quarta-feira, julho 02, 2008

Ontem (reacções à gravidez)

Um senhora, vizinha do meu avô:
- Ai o teu avô anda tão ansioso. Mas olha com esse formato de barriga, quando tiveres, vai ser num instante. (Esse instante pode dar-me tempo de chegar à maternidade e ter tempo para tudo???)

Na caixa de supermercado:
- Ai, que barriga tão redonda e para a frente. Está quase, não? É um menino, não é? ...Uma menina? Com esse formato de barriga? (Esta já estou habituada a ouvir. E na gravidez da Mariana também me diziam sempre que era um menino)

No infantário da Mariana:
- "Mas ainda aqui anda? Pelo ar cansado nota-se que está para breve. Até pensava que já nem vinha à festinha.

Uma vizinha:
- " Está com o lábio de baixo inchado, é para breve..."

O meu amor:
- "Estás muito bonita" (ok, esta embora seja quase diária, é a que melhor me sabe)

Etiquetas: ,

domingo, junho 29, 2008

Comentários (continuação)

Ontem tivemos um dia altamente social. Ouvi pelo menos 6 ou 7 vezes:
- " Olha, esqueceste-te de deixar a bola em casa?"
Tal e qual, como se ouvissem os comentários uns dos outros. Também me disseram que estava uma grávida muito bonita (Quando deixar de ouvir isto vou estranhar. Acho que já me habituei e estou a gostar...) e que :
- "Tu não estás grávida. Tens é uma bola aí à frente. Porque grávida não estás."
Ok, está confirmadíssimo que tenho uma barriga enorme, tipo bola, mas pelos vistos, fica-me bem.
(Começo a desconfiar que isto de me dizerem que estou bonita tem a ver com a minha felicidade. Ando felicíssima agora no final da gravidez, até porque já passámos aquela fase terrível e não tenho muitos sintomas de terceiro trimestre. Na da Mariana era no segundo trimestre que andava radiante porque ainda não tinha grandes sintomas e no terceiro já estava muito inchada, embora também radiante).

Etiquetas: ,

sábado, junho 28, 2008

Estou a melhorar

Na primeira vez, a minha linda irmã mais nova andava sempre a dizer que estava farta de me ver, que só me queria voltar a ver quando a Mariana nascesse, que eu era um mero transporte da sua sobrinha e que estava farta de "Xeliques" de grávida. Desta vez, só comentam (as duas e o Al) que a barriga está enorme. Parece que estou uma grávida mais fácil de aturar. Eheheheh.

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 27, 2008

Porque eu também posso dizer disparates ou pela lógica devia ser assim

Na primeira gravidez, elogiavam-me todos os dias, no segundo trimestre.
Nesta gravidez, elogiam-me todos os dias no terceiro trimestre.
Acho que ainda vou à terceira, pode ser que me elogiem todos os dias no pós-parto.

Etiquetas: ,

Desta recta final

A minha barriga não está grande, está gigantesca.
Ainda assim, todos os dias recebo elogios, que estou uma grávida bonita e que não engordei, que é só barriga.
(Claro que também há quem diga que já tenho cara de grávida. Ontem inchou-me o nariz e os lábios. Parece que isso é sinal que está para breve. Mais uma semaninha se faz favor, que eu ainda tenho muito que fazer...)

Etiquetas: ,

domingo, junho 22, 2008

Uma das coisa boas da segunda gravidez

é não nos estarem sempre a lembrar:
- "Aproveita agora que depois a vida nunca mais é a mesma"
Como se fosse um fatalismo ter um filho. Com um ar de "coitada que nem sabes onde te vais meter". Juro que não compreendo. Porque não é dito no sentido construtivo nem a alertar para as eventuais alterações. É assim como se fosse a pior coisa do mundo, como se a nossa vida quase terminasse. E dito normalmente, por pessoas que também têm filhos e que dizem que foi o melhor que já lhes aconteceu. Juro que não percebo. Sadismo? Ou vontade de assustar?
Eu cá, quando me dizem que vão ter um filho prefiro a parte do "a tua vida vai ser tão boa, que nem te vais lembrar como era antes, sem ele(a)".

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 20, 2008

Ontem, ou uma grávida já não pode sair à rua

Quando andava a passear pela rua, passei num jardim onde estava um senhor sentado num banquinho, assim já com os seus 60 e tal anos. À medida que me aproximava, via que ele estava a olhar para mim e a dizer qualquer coisa, mas ignorei. Então, quando passei perto dele, ouvi-o:
- "Anda cá minha linda, que tens uma cara tão bonita. Tens uma cara mesmo bonita. Anda cá."
(Seria para compensar o tamanho da barriga, que ele me disse isso da cara???????)

Mas não ficou por aqui. Fomos ao estádio, mas quando Portugal estava a perder 3-2, aqui a grávida que já tinha uma bolha no dedo de comer pevides, não aguentou a pressão. Decidi ir andar pelas ruas de Leiria que estavam quase desertas. Estava uma carrinha parada no semáforo cheia de homens que começaram logo com aqueles piropos próprios da condição humana masculina. Quando passaram por mim, só percebi qualquer coisa como:
- " Agente dá-te boleia, blá, blá, blá..."
(Não sabia que as grávidas faziam parte do rol de mulheres a quem mandar piropos, etc...)

Mais à frente, vem um grupo de 3 miúdos pouco maiores que a minha sobrinha, pelo menos em tamanho. Começo a ouvir:
- "Olha, blá, blá, blá." (conversa pouco recomendável a putos daquela idade/altura)
- "Olha, mas está grávida." (já começava a escurecer e daí se compreender a lentidão da percepção do meu estado)
- "Deixa lá, eu faço-lhe um gémeo."
(Juro que me apeteceu dar um tabefe em cada um e explicar-lhes que tinham idade para andar agarrados à saia da mãe).

Ah, e mais, ontem um homem casado (que não o Pedro) apalpou-me a barriga.
Não, estava a brincar, também não exageremos. Foi o obstetra, que assim que cheguei ao pé dele, mete-me a mão (palpou, não apalpou) na barriga e exclama:
- Tão rija.(Olha que novidade...)

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, junho 17, 2008

Mimos nesta gravidez

Dizem-me a toda a hora que estou gira, e que não engordei muito e que tenho uma barriga enorme mas bonita. Que estou uma grávida bonita. E eu que gosto de mimos, mesmo sabendo que não é totalmente verdade, gosto de ouvir. As grávidas gostam todas de mimo, não?

Etiquetas: ,

domingo, junho 15, 2008

Todos os dias se comprova mais

A Pamela Anderson ao meu lado, parece uma menina de 13 anos.

(A mana Rita diz que pareço da Etiópia, que "só se vêem mamas e barriga". A cunhada R. diz que parece que tenho silicone. A M. diz que arranjo sempre maneira de no Verão andar "toda boa". O Pedro faz uns comentários que não posso dizer aqui. E eu já não me lembrava que isto crescia tanto. Ou se calhar na gravidez da Mariana não cresceu assim tanto).

Etiquetas: , ,

segunda-feira, junho 09, 2008

Afinal não é só o Pedro que tem sentido de humor

A minha madrinha ligou-me para me dizer que o meu tio acha que a Matilde não queria andar em pé e por isso, sentou-se.

Uma colega de trabalho, disse-me que o melhor era me atarem de pernas para ao ar. Perguntei-lhe porquê:
- " Então, pela boca, ela não nasce..."

Etiquetas: ,

sexta-feira, maio 02, 2008

Mais pérolas ( estas não são da D. I. que há mais "D. I.`s " por este mundo fora)

Ontem no pinhal iria estar uma "miúda" uns anos mais nova que eu, que tem sempre umas tiradas inteligentíssimas. Eu até nem tenho assim tanta confiança com ela mas ia preparada. Na gravidez da Mariana, no casamento do meu primo chegou ao pé de mim, com um "Ai estás tão gorda" que levou de resposta "Não está gorda, está grávida" da minha irmã.
Ontem ia preparada para responder ao mesmo. Quando lhe disse o tempo de gravidez, ela e a mãe dela (que é igual, só mais velha) disseram que até tinha uma barriga pequena e que nunca engordava nas gravidezes. Eu até estava a estranhar. Um pouco mais tarde quando me apanhou a jeito:
-"Mas olha lá, engravidaste de propósito ou foi assim, quer dizer, porque calhou?"- com aquele ar sádico de quem diz, que "se foi assim porque calhou, ai coitadinha".
Eu ainda lhe expliquei que queria mesmo ter o segundo filho e que provavelmente ainda ia ter o 3º e quem sabe o 4º.
Olhou para mim como se fosse extraterrestre.

(Lá no piquenique toda a gente me dizia que tinha a barriga pequena e que não tinha engordado. Agora esperem para ver nas últimas semanas (36/37 semanas) (Com o calor e o inchaço... Cuidado que vai passar a elefanta... Mas até era bom sinal, significaria que chegaria ao final...)

Etiquetas: ,

Conversa absurda

Uma senhora (com cerca de 40 anos) pergunta-me:
- "Então, está grávida. E agora o que é?"
- "É outra menina. Fico com um casalinho de meninas (Agora respondo sempre assim, antes que a conversa descambe para o "Outra menina? Deixe lá, interessa é que venha com saúde...")
- "Olhe, eu tenho 2 meninos. Pois... tenho um casalinho de meninos. Mas também, assim o meu marido diz que não andou a fazer carne para ser comida pelos outros..."

(Eu juro que fiquei em estado de choque com a conversa. Bela visão da "condição humana feminina". Eu devo estar muito desactualizada, é o que é...)

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 12, 2008

Momentos altos da D. I.

Não é só em actos. As palavras às vezes também são fenomenais. Quando soube que era uma menina, a D. I. (que já tem que "aturar" seis mais a cadela):
-"Outra? Tá a brincar. Não é nada uma menina. Olhe deixe lá, interessa é que venha com saúde. Há coisas piores. Mais uma, vejam lá bem. O quê? Queria outra menina? Não podia querer. Já são tantas..."- Sempre com um ar e uma entoação super escandalizada.

Hoje:
-"Ah finalmente uma barriguita. Eu de quatro meses tinha uma barriga que chegava aos joelhos quando me sentava e de cinco parecia que já queria nascer. Também, ele era grande. A sua vai nascer assim (enquanto demonstrava com os dedos uns 20 cms)"
E eu:
- "Não, olhe que no final fica enorme como na gravidez da Mariana"
- "Ah, pois. Está bem. E o nome?"
- "Matilde"
- "Matilda? Ai, isso já é um nome tão antigo. Há tanto nome. Blá, blá, blá...
(Confesso que aqui para além duma vontade de rir enorme, dispersei os meus pensamentos...)

Etiquetas: