quarta-feira, fevereiro 25, 2009

54

Parabéns mamã. Espero que possas comemorar muito mais anos na nossa companhia. Amo-te muito. Um beijo.

Etiquetas: ,

Afinal até não foi assim tão mau

Lá está a pauta: Pedro... 10 valores. Entre 1`s e 3`s (sim, a escala é até 20 mas só o Pedro é que teve nota com dois algarismos... a melhor nota seguinte foi mesmo um 3). Parece que anda para aí muito boa gente a ler o índice também.

Etiquetas: ,

Parabéns

Parabéns avó L.. Esperamos que tenhas um dia muito feliz e logo à noite vamos cantar-te os parabéns, na tua festa. Gostamos muito de ti, avó.
Mariana e Matilde

Etiquetas: ,

Relíquias de família

Lembro-me de na primeira classe ter dado um erro e ter ficado traumatizada. Nunca me esquecerei da sensação de dar o primeiro erro. "Bescoço", tal como dizia. Pescoço era uma palavra que nem fazia ideia que existia. Lembro-me de ter chorado porque tinha que chegar a casa e dizer que tinha dado um erro. Errar não condizia comigo, naquela altura.
A minha sobrinha diz "bescoço". A mana Vera acha que é genético. Eu rio-me mas acredito nela quando a minha pequena grande me diz, orgulhosa:
-" Mamã estou a fazer bestinhas (festinhas) e massagens à mana."

Etiquetas: , ,

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

Da nota do Pedro

Ele andava ansioso, à espera. Já tinha enviado mail à prof a perguntar a nota. Ela disse-lhe hoje que assim que soubesse, que lhe enviava. Há pouco, chamou-me para ver um mail que dizia:
-" Teve 9,497. Cumprimentos."
Eu, olho para o écran e digo:
-" Não passaste Pedro."
Ele ainda incrédulo, já dizia que lhe fazia isto e aquilo.
Eu mais prática, mandei-lhe um mail, como se fosse ele, a perguntar com quanto passava (não é só estudar para os exames dele, também faço a parte de secretariado. Eheheh. E ia-me descaindo a dizer obrigada em vez de obrigado...)
Recebe um mail, um minuto depois a dizer:
-"9,5. Passou"
Já viram dois tolinhos aos saltos? Pois bem, éramos nós. (E a prof. fê-lo sofrer mas acho muito bem porque ninguém tem 9,497. Deve ter sido do tipo: "Dou-te a nota mas tens de sofrer". Antes assim.)
E agora só falta um trabalhito, que vai entregar em Julho para terminar a licenciatura.

Etiquetas: ,

Saídas

Eu a pôr o carro a trabalhar sem sequer o deixar aquecer ou desligar as luzes (claro que foi abaixo). Diz-me ela com um ar de conhecedora do assunto:
-" Mamã, este carro não é assim tão difícil."

Etiquetas:

Do domingo

Os tempos são de crise e não vale a pena desperdiçar. A mana decidiu cortar a SportTv lá em casa e agora encontramo-nos todos os fins de semana cá em minha casa. Claro que não temos o espaço que há em casa da minha mãe, mas mesmo todos a monte, têm sido noites bem passadas.
Ontem, como a mana Vera teve alta do hospital (mesmo sem estar ainda bem) passámos o dia num dolce faire niente, deitadas no sofá (entre papas, sopas e mamas para a Matilde) a ver programas fúteis (e eu com tanto para fazer...).
No sábado, depois do trabalho, visitámos a mana Vera e vimos o jogo.
Muito produtivo, este fim de semana.

Etiquetas:

Dia dos namorados

Foi passado a trabalhar no sul. Levantámo-nos às 6.30 e saímos de lá às 8 e tal da noite. Conclusão: passámos a Lisboa (por volta das 21.30) e jantámos num sítio super-romântico (valeu pela companhia...). Ao final do dia, o Pedro ainda me surpreendeu (como sempre). Chegámos a casa já no dia 15, pelas 1.30 da manhã. Bem, pelo menos, estivemos juntos...
(E nós somos daqueles que até ligamos muito a esse dia, não fossemos nós os "de festa em festa ". Quase todos os dias há alguma coisa para festejar. Eheheh)

Etiquetas:

Mãe desnaturada

Disse-me, na quinta-feira, que os amiguinhos iam mascarados para a escola e que ela também queria ir. Eu respondi-lhe que no dia seguinte também ela iria de pirata como os outros meninos, mas quando vi os amigos mascarados, percebi que não era ao fato de pirata que se estava a referir. Eu já tinha lido que eles podiam ir mascarados durante a semana, mas não liguei. Bem sei que quando era criança adorava o Carnaval, mas como até ao ano passado ela não pedia nada, eu este ano pensava que lhe chegava ir vestida de pirata. Então prometi-lhe que lhe arranjava um fato para segunda feira. Para ela não interessava do quê (ufa!) desde que fosse mascarada. Como a prima tem muitos fatos, fomos ontem procurar um que lhe servisse. Veio logo à mão um de palhaço, com peruca e nariz e tudo. Ficou delirante. Hoje levantou-se a correr assim que lhe falei no palhaço. Quis que a mana fosse de anjo (o único fato que comprei para a Mariana, há 3 anos. Nos outros anos vestiu-se de porco, com um fato feito na escola e no ano seguinte, de jardineira, com um fato comprado pela escola). Estava tão feliz. E quis que eu me escondesse para não saberem quem ela era. E resultou. E ela estava mesmo, mesmo feliz (e eu tenho que começar a preocupar-me mais com o Carnaval...)
Sim, sou uma mãe desnaturada que nem se lembrou que a filha podia gostar de carnaval. Para o ano não me esqueço (até porque a Mariana agora sempre que pede para ela, pede também para a irmã).
Amanhã vão de piratas as duas. Estavam lindas (a Mariana era das piratas vermelhas, Carla).

Etiquetas:

quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Do carnaval (eu já disse que detesto o carnaval?)

Amanhã, terei duas piratinhas (escolhido pela escola). Aliás, eu já tenho duas piratinhas em casa todos os dias, só que amanhã vão mesmo vestidas disso mesmo.

Etiquetas:

Esclarecimento

Quem disse "Oh mãe, ontem a Matildinha ..." foi a educadora da Matilde, e não a Mariana. Elas tratam-nos por mães (aliás, desde que as minhas filhas nasceram que passei a ser mãe e deixei de ser Patrícia).

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Hoje ao deixar a Matilde no infantário

-" Oh mãe, ontem a Matildinha bateu as palmas e disse pápá. Não sabemos se era papa ou papá."

E eu a babar, pois claro...

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 17, 2009

Está muito bem comportada a minha pequena grande

A Matilde a agarrar a Mariana tipo polvo, como ela costuma fazer à Matilde, enquanto se despedem com o beijo de boa noite:
"Matilde, larga-me que eu tenho que ir dormir, que amanhã tenho que me levantar..."

Etiquetas: ,

quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Do Pedro

Foi fazer hoje o último exame. Esperemos que passe (mas não posso deixar de "chorar" os mil euros de propinas deste ano lectivo...). e leu um pouco mais do que o índice. Menos mal. Mais esperança...
Foi às compras, fez o jantar, deixou a cozinha arrumada, deu banho à Mariana e vestiu-lhe o pijama e ainda tomou conta das duas (só tinha ficado sozinho com as duas pouco tempo, tirando um dia que fui para Coimbra). Está apto com distinção. Acho que já pode vir a terceira...

Etiquetas:

Da Mariana (atrasadas)

Já sabe guardar segredos. No Natal o Pedro teve que a levar para comprar os meus presentes e pediu-lhe que guardasse segredo. Ela que é um "chocalhinho" respondeu assim às minhas investidas de tentar saber antes do tempo o que tinham comprado para mim:
-"Mamã, é seguêdo. Eu não posso dizer."

Sempre que lhe perguntamos o que fez na escola, responde invariavelmente:
-" Eu comi ..." enquanto descreve as refeições. A comida parece que é fulcral na vida dela. Tem bem a quem sair...

Etiquetas:

Dos dias da Matilde

Nunca tínhamos estado tantas horas separadas, porque levo-a ao infantário de manhã ou de tarde. Nunca o dia todo. No resto do dia vai comigo.
Hoje foi preciso deixá-la no infantário até à hora de o Pedro ir buscar a Mariana também, e depois ficaram à minha espera. Quando cheguei bati à porta, como sempre. Foram abrir e só vejo uma bebé linda a sorrir. Depois a rir. A dobrar o riso. Para mim. A estender os bracinhos para mim enquanto se desdobrava em risos. A mamar-me na cara. Aliviada por me ver. E eu aliviada por a ver e abraçar. Tinha tantas saudades dela(s). E as mamocas agradeceram também...

(Mas ela precisa de ficar no infantário porque agora já quer brincar mais, mais interacção e também dorme melhor lá no infantário. Aliás, parece que para além de adorar observar os amigos, e brincar um bocadinho, só quer é dormir. Dorme grandes sestas de 3 horas. Porta-se muito bem. Sem birras. Come muito bem agora, que já melhorou. Já não mama na colher e até se manda para chegar mais depressa à comida. Já está a recuperar o peso também. E está linda. Tanto...)

Etiquetas:

Dos exames

Saí de casa com tempo para chegar a horas ao exame. Cheguei tarde e a (muito) más horas. Tive que pedir autorização ao regente da cadeira para entrar (e o tempo do exame a passar). Claro que estava uma pilha de nervos porque pensei que já não podia fazer o dito exame (e o tempo a passar). Como isto do Bolonha é para facilitar, então vá de "facilitar" e juntar 8 cadeiras num só bloco e passar a ser um "cadeirão". Uma mistura explosiva para o insucesso. Pensava eu. Que não tenho estudado o suficiente nem ido às aulas o que devia (as doenças têm contribuído para tal, também). Que precisava de mais confiança e de não ter chegado tarde para me conseguir concentrar. Pensei mal e a pauta lá vai dizendo que não fui brilhante, nem sequer boa, mas que passei ao dito cadeirão. Assim sendo, nas manhãs seguintes terei exame prático e sua defesa. Pois bem, que assim seja. E claro que não posso deixar de estar feliz, mesmo não sendo com uma nota de sonho. No próximo semestre vingo-me (ou não, ou não).

Etiquetas: , ,

A mesma tecla (ou será que ainda estamos em Janeiro?)

Desde sexta feira uma (brutal) constipação para mim com direito a dor de garganta, tosse, dores no corpo, nariz entupido (devia ter ficado na cama, não?). A pequenina, que já estava melhor, lá teve direito a umas remelas e uns olhitos chorões. Não passam dois ou três dias sem ela estar doente.
Já chega, não?

Etiquetas: , , ,

Gosto muito de ver a "Liga dos últimos"

Mais do que muitos jogos (ditos) a sério. Gosto de ver pessoas aguerridas por um clube sem receberem nada em troca. Das piadas que essas mesmas pessoas dizem. Dos trocadilhos. Dos "cromos". Gosto mesmo de ver a "Liga dos últimos" (mesmo nos dias antes de exames).
Há pouco, nesse programa, perguntavam a um senhor o que é que ele pensava sobre a crise.
Ele, filósofo da "Liga dos últimos", divagava:
-"Ah, isso da crise... a crise já é uma palavra muito curricular."
E para quem pensa que estes programas não elevam a nossa cultura, engana-se... eu tive que parar para pensar o que quereria dizer o tal pensador. Curricular, curricular... E fez-se luz... Curriqueira, sr filósofo. A crise tornou-se uma palavra curriqueira.
(E não é que o sr tem toda a razão?)

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 08, 2009

Matilde



Parabéns minha linda. A minha vida é muito mais rica há 7 meses. Amo-te tanto princesinha.
(Obrigada pelas fotos, C.)

Etiquetas:

A Matilde já não é a prima mais nova, do lado do meu pai

A prima M "chegou" ontem. É sempre uma emoção ver a família aumentar. Parabéns aos papás e à maninha (agora) mais velha. Sê muito feliz M.
(E parabéns ao meu avô, também, que tem neste momento 10 netas e bisnetas. O próximo será um menino... ou não.)

Etiquetas: ,

Aos 7 meses

É muito cusca. Olha muito para tudo em volta. Adora ver crianças a brincar (delira com os colegas da sala dela da escola).
Dança muito. Às vezes começa sozinha, outras quando lhe pedimos ou ouve música.
Senta-se e da posição de sentada passa para a posição de gatinhar. Dessa posição, vira-se de lado.
Adora brincar, principalmente com objectos que façam barulho. Mas os pés continuam a ser o seu brinquedo favorito. Mesmo quando está na cadeira de descanso está dobrada para brincar com os pés.
Adora os bonecos com música. Sorri logo e olha muito assim que ouve o som de certos brinquedos que conhece bem. Quando não têm música, fica à espera de ouvir. Quando manda brinquedos para o chão procura-os por uns segundos. Tranfere bem e brinca muito com as mãos também. Já utiliza mais os 2 dedos para agarrar. Brinca ao jogo da "Matilde não está cá" puxando o que lhe pomos a tapar (e ri muito).
Tem um sorriso lindo mas já começa a estranhar quem não conhece. Para quem conhece bem os sorrisos são aos montes. Para a ira estão reservadas as gargalhadas.
Começou a comer papa há duas semanas para ver se recupera o peso perdido, e adora. A sopa tem dias. A fruta ainda não é muito apetecida. Já come duas refeições de sopa de carne e fruta. Continua a adorar a maminha.
Palra bastante, com sons já muito diferentes. O "gágágágá" (para refilar), o "cá" (para chamar o cão), o "té" (enquanto brinca com os pés), o "pápápápá" e o "mámámámá" (quando está sozinha, para chamar alguém) são os favoritos. Adora tirar a língua a imitar-nos mas às vezes já é ela que nos desafia.
Só quer estar em pé (pois, quase "desde que nasceu"). Vai dando aos pézitos mas ainda muito trôpega. Agarrada levanta-se até perder a força.
Gosta de estar agarrada ao cão e a tentar lambê-lo. Adora o colinho enquanto está a puxar os nossos cabelos.
É meiguinha e calma mas às vezes é refilona. Quando está zangada estica-se toda e levanta o rabito.
Mexe em tudo que esteja ao seu alcance. Adora agarrar comida, pratos e afins. Por vezes já faz o gesto de adeus, a abrir e fechar a mãozita.
Não gosta de estar sozinha e estende-nos os bracinhos quando nos vê. A irmã continua a ser a sua perdição. Chama-a e os olhos brilham só de a ver. É lindo de ver as duas a interagirem.
E continua tão linda, a minha filhotinha mais nova.

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 06, 2009

Ser mana mais velha também tem vantagens

E o que eu me ria com as tuas respostas. Nunca foste muito esperta, pois não? Eu fazia sempre as mesmas perguntas (eheheh), dos mesmos países. A dos belgas era típica também. Ah, e tinhas mais ou menos a idade da Helena (eu teria 10 ou 11 anos).

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 04, 2009

Agora é que vai ser

Amanhã, primeiro exame. Aiiiii.

Etiquetas: ,

segunda-feira, fevereiro 02, 2009

Recordando com saudades: Matilde ( 23 dias) e Mariana (18 dias)


Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 01, 2009

43 meses


Parabéns por mais um mês.
Amo-te muito princesa.

Etiquetas: