quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Sono

Ontem a Mariana mamou às 21.30 e depois só voltou a pedir às 8 h da manhã.
Fizemos o seguinte: adormecemo-la a choramingar pela mama mas sem lha dar. Durante a noite, sempre que ela pedia, quem a sossegava era o Pedro (e como ele não tem...), ela voltava a adormecer. Hoje vamos tentar usar a mesma táctica. Assim pode ser que eu consiga dormir mais de 6 horas sem ela pedir leitinho. É que ultimamente ela tem pedido às 5 ou 6 da manhã e eu acordo e depois já não consigo dormir em condições.

(Esta noite soube-me a ouro...Até adormeci de manhã e acordei um quarto de hora mais tarde)

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 27, 2007

TM. e N.

Todos os dias leio vários blogs. Alguns comento, outros nem por isso.
Ultimamente têm surgido vários blogs que só se pode aceder por convite. Claro que fico com pena de não os continuar a ler. Mas a maior parte das vezes não tenho coragem para pedir o acesso porque embora essas pessoas façam parte do meu dia-a-dia, provavelmente muitas nem sabem quem eu sou.
Hoje, deparei-me com um blog que leio todos os dias, só com acesso a pessoas com convite. Fiquei tão triste. Até porque aquela princesa linda só tem um mês a menos que a Mariana e adoro seguir a sua evolução. Oh, fiquei triste.

Queixinhas

Ontem o Pedro foi buscar um copo de água e deu à Mariana. Eu bebi mais um pouco da água e ela pediu-me o restinho que o copo ainda tinha. Como o copo era grande e eu não estava muito a jeito, dei-lhe, e correu-lhe alguma para dentro do body. Ela começou a gritar, toda zangada. Entretanto calou-se mas quando o Pedro chegou da casa de banho, ela começou (a soluçar, a fingida):
- " Papá, ábua, tôda" (papá, água, barriga toda) enquanto esfregava a mão na barriga-
- " Tôda" e continuava a explicar que a água tinha caído para a barriga toda
Eu só me ria e ela soluçava, muito sentida, enquanto o Pedro a consolava e lá lhe ia dizendo que para a próxima ia buscar àgua ao frigorífico e também me punha pela barriga abaixo (muito pedagógico!!).
A certa altura ela vira-se:
- " Papá, pé" e apontava, como se a água também tivesse ido para o pé ( a fazer-se de vítima, a malvada)
Eu tentou agarrá-la enquanto lhe pedia desculpa mas ela afastou-me. Ficou sentida por eu me estar a rir, a queixinhas.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Lado positivo

A vantagem de a filha nos acordar para mamar às 5.30 h da manhã, é que podemos ver em primeira mão, o vencedor dos óscares para melhor filme.

Etiquetas:

26 de Fevereiro de 1977

Parabéns para mim que faço 30 anos que sou baptizada.

Segunda feira... bahhh.

Culinária

A minha filha sabe identificar e dizer cebola. Penso que lhe vai ser muito útil para a vida (?!?!)

Etiquetas:

domingo, fevereiro 25, 2007

Parabéns bó Lurdes

Bó, eu gosto muito de ti.
Gosto muito de brincar contigo e dos miminhos que me dás.
Um beijinho muito grande de parabéns.
Mariana

Parabéns mamã. Espero que possas estar sempre feliz como hoje, durante muitos anos. Amo-te muito.
Patrícia

sábado, fevereiro 24, 2007

Síndrome do sábado à noite

Quando nos dizem apenas "olá" e nós começamos a cerrar os dentes, sentimos um nó na garganta e tentamos evitar que nos caia uma lágrima, algo está mal. O meu limite é sempre acima do meu próprio limite, mas acho que atingi o auge do cansaço. E como a solução passa por aguentar sempre mais um pouco, aqui vou eu estudar e tentar arrastar-me mais uma semana. Até quando?

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Descanso

É triste quando todos os dias fazemos contas de quanto tempo falta para aquelas férias que estamos mesmo a precisar, e descobrimos que falta muito mais tempo do que achamos que conseguimos aguentar.

Etiquetas:

F(r)ases dela

Adora gritar a chamar pela avó.
"Bó, bó, bó"
Ontem:
"Bó, ana cá bancar" (Vó, anda cá brincar)

(E o orgulho de mãe, por ouvir uma frase grande...)

Etiquetas:

Eu

"Quem é linda, Mariana?"
" Aue" (eu), apontando com a mãozita para ela.

(Ou tenho andado distraída, ou foi a primeira vez que a ouvi dizer "eu". Claro que depois disso já a ouvi repetir imensas vezes para tudo e para nada. No entanto continua a ser a "Nana".)

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Aos 19 meses

- Continua a comer muito bem nuns dias, e pessimamente noutros
- Demora muito tempo a adormecer mas dorme muito bem
- Ainda mama
- Continua envergonhada mas sempre sorridente e bem disposta
- Grita muito quando quer alguma coisa
- Anda sempre a correr mas já está muito menos trapalhona
- Adora jogar à bola e agora até já diz: "gôo pótin" (Golo Sporting)
- Todos os dias ouvimos uma palavra nova dela(post a seguir mais tarde)
- Faz recados. Dá-nos os sapatos quando nos vê a calçar, arruma-os quando nos descalçamos. Leva os papéis para o lixo, e o pacote de açúcar do café do Pedro, mesmo sem lhe pedirmos.
- Continua a adorar o Noddy e a Lilly
- Continua a adorar dançar e cantar. Hoje assim que entra no carro: "Cantá" (Cantar)
- Vai buscar objectos amarelos, verdes, azuis, vermelhos, castanhos, amarelo e cor de laranja a nosso pedido. Aponta correctamente e diz : "amái" (amarelo), dêde (verde), "atádo" (encarnado) e átâne (castanho).
- Adora brincar a fingir que está a fazer as tarefas do dia a dia
- Adora jogos de encaixes e de brincar com as cores
- Imita todos os sons e canções que cantamos
- Está linda

Post de mãe

Já tinha aqui dito, que só quero começar a tirar as fraldas à Mariana no Verão. Também já sabia que no infantário a levavam no bacio depois do almoço e depois do lanche.
Hoje parece que fez o primeiro "cócó" no bacio (amanhã, já haverá um bacio cá em casa porque não tem lógica ela já fazer na escola e cá em casa não ter bacio). Embora eu ache que foi coincidência (até porque, ela sempre que nos vê ir à casa de banho começa logo: "xixi, xixi" e acho que ela nem associa ao cócó). Mas claro que não pude deixar de me sentir "mãe-de-uma-menina-que-faz-a-primeira-vez-cócó-fora-da-fralda-que-é
-como-quem-
diz-no-bacio" quando recebi a mensagem do Pedro a "avisar".

Etiquetas:

Coisas de mãe

Já era de noite. Ela olha para a praia e aponta: "Máre"(mar)
E eu a babar, tipo: a "minha-filha- está-tão-crescida-que-já-não-vê-o-mar-desde-a-passagem-de-ano-e-
mesmo-assim-ainda-se-lembra-que-o-mar-está-ali...

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Do fim de semana de Carnaval

Ontem à noite fomos ficar à Nazaré como já é costume no Carnaval. Jantámos lá e à noite fomos dar uma volta. Hoje estava lá um frio que não se podia. Mesmo assim, ainda deu para passear e ver o corso carnavalesco (e estudar que sexta feira há exame, e não se adivinha fácil...), jantar e vir embora.
No sábado fui trabalhar para Montemor (levantar às 6 e tal, que bom) e depois à noite fomos ao cinema (que saudades!) ver o "Babel". Gostei.
No domingo fomos à música para bebés e a Mariana ficou sempre muito quieta e atenta. Acho que gostou (será que estaria a recordar a última vez?). À tarde fomos ver um desfile de carnaval com a Tita e a mamã. Jantámos com elas. Depois, estivemos a arrumar umas gavetas onde eu tinha umas coisas antigas que já não mexia há muito tempo (que vale é que a casa da mamã é grande, porque o Pedro já disse que não queria nada daquilo cá em casa). Descobri lá umas "pérolas" que vou postando aqui, assim que tiver tempo.
Claro que pelo meio, fui estudando mas ainda estou atrasada. Vamos ver.

Etiquetas:

Carnaval 07

No domingo, voltou a "ser um porquinho". Hoje ninguém a convenceu, nem a vestir o fato do ano passado que ainda lhe serve, nem a ser novamente o porquinho. Hoje a máscara dela foi mesmo de "menina que não quis comer nada de jeito todo o dia".

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

De hoje

Levei uma menina para a escola e trouxe um "porquinho" espectacular. Está tão feliz, ela...

Etiquetas:

Ontem

As duas (ela e a prima) aos saltos em cima da cama da minha mãe, a rirem que nem umas perdidas (e a avó desesperada a dizer que assim não conseguia tomar conta das duas, que a mais nova ainda é muito perigosa). Riam alto. Felizes. Despediram-se como sempre com beijinhos e um abraço apertadinho. Sentido. Felizes e cúmplices. Amigas.
(E eu feliz, por gostarem tanto uma da outra)

Etiquetas:

Do carnaval

Nunca fui grande adepta. Quando andava na escola detestava por causa das brincadeiras parvas com ovos e água. Com a idade fui aprendendo que o melhor para aproveitar aquilo que não gostamos é tentarmos divertir-nos também. Às vezes saímos, às vezes "mascaramo-nos" e até já nos conseguimos divertir. Este ano apetecia-me sair, divertir-me. Quem sabe...

Carnaval

Já levamos as meias e a camisola cor de rosa e as jardineiras de ganga tal como nos pediram. Amanhã no infantário a Mariana vai ser um(a) dos (muitos) 3 porquinhos. Com um bocadinho de sorte ainda vou poder ir espreitar o desfile.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Esforço

Comentário do Pedro à saída de uma nota minha: "Até que enfim que nesta casa há alguém com boas notas."
Tradução: "Até que enfim que nesta casa há alguém que se esforça um bocadinho"
(É que estudar não é mesmo com o papá Pedro, é um baldas)

Etiquetas:

Conservadora

Eu sou sempre a última a acertar o relógio quando muda a hora. Sou sempre a última a tirar a árvore de Natal. Para não fugir à regra, seria a última a mudar para a versão Beta. Seria, digo bem. Porque o Pedro mudou-me isto e eu nem dei por nada. Eu que sou renitente a mudanças, (principalmente quando as julgo muito complicadas ou quando não lhes vejo utilidade, como seria o caso aqui). Mas afinal parece que foi fácil. Eu nem dei por isso... (Já agora, para que é que isto serve?)

A contar

"Apanhei-a" a fazer que contava pelos dedos. Muito compenetrada a levantar os deditos e a dizer "tês". (Acho que esta é obra da prima Helena).

14 de Fevereiro

Claro que o dia dos namorados é todos os dias, ou pelo menos assim devia ser. Mas nós somos daqueles que não perdemos uma oportunidade para festejar o que quer que seja que diga respeito a estarmos juntos. Às vezes festejamos os meses de casamento, outras os de namoro, outras os de sermos pais e até me lembro de festejarmos o primeiro beijo.
Claro que no dia dos namorados não podíamos passar sem jantarmos juntos (afinal, como todos os dias) mas num sítio diferente. Onde já vamos há 4 anos. No ano anterior tinhamos ido fazer uma viagem e estávamos longe daqui ( e o frio que passámos...).
Este dia é também um dia importante porque faz dois anos que soubemos que o nosso rebento seria uma menina, a nossa princesa. Foi o dia em que passou a ter " um nome".
Claro que todos os anos preparamos uma pequena surpresa um ao outro. E este ano não foi excepção. O jantar foi superdivertido (às vezes os dois juntos parecemos dois adolescentes e agradecemos desde já à mana Rita que ficou com a Mariana até horas impróprias).
Mas o que me fez escrever este post não foi propriamente o dia 14 de Fevereiro mas sim o dia 15. E porquê? Porque por motivos alheios à nossa vontade, no primeiro ano que namorávamos não podemos estar juntos no dia 14 e festejámos no dia 15 . Assim hoje é dia de festa cá em casa outra vez. Ou seja, hoje vamos jantar fora outra vez (tudo bem que é a casa da mamã, como costume à quinta feira, mas é fora...) e pode ser que haja tempo para uma surpresa (eheheh).
Assim, o dia 15 é especial porque é o nosso dia dos namorados (só nosso, eheheh)

Contradições

Quando lhe interessa:
" É mou" (É meu)
Quando não quer:
"É tê" (É teu)

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Mandona

Agora as palavras de ordem são:
"Dêxa" (Deixa)
"Panha" (Apanha)
"Xai" (Sai)

Não sei se ria ou se chore...

Pergunta

" Mariana vem cá, filha."
" Ti é?" (Que é?)- pergunta ela com um ar importante
(Desde quando é que besnicos decidem se vêm ou não, consoante o assunto lhe interesse ou não?)

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Resultado do referendo

Ouvi os resultados e não consegui sentir o sabor de uma vitória. Porque hoje não era disso que se tratava. Não de festejar ou lamentar mas de acreditar. Acreditar que demos um (pequeno) passo em frente. (Que com tempo, visto que não acredito que isto mude já "amanhã") a mulher possa ser mais informada, aconselhada e possa decidir com apoio. Que possa voltar atrás na sua decisão. Que possa pensá-la e repensá-la às claras e com ajuda. Que possa, em último caso não ter esse filho. Mas que ao tomar essa decisão tenha esgotado todas as outras opções. Que não chore em silêncio, solitária. Que não seja discriminada e julgada por não ter a capacidade de poder naquele momento aceitar e disfrutar da oportunidade de conceber uma vida. De reproduzir o milagre de ser mãe.
SIM, porque vida, para além do "amontoado" de células e dum coração a bater, é amor. A vida começa quando a mulher sente que está ali um ser que vai conseguir amar, cuidar e acarinhar, mesmo que não o faça desde o primeiro momento. Não consigo pensar em vida sem amor. Tal como não consigo conceber um projecto sem motivação ou dedicação. Como se o sangue "fluisse" com a vibração e a ansiedade da primeira ecografia e o coração "batesse" com o delírio do primeiro pontapé.
Em pleno séc XXI, acredito que vida seja muito mais que carregar no ventre por obrigação , ter para não ser julgada, para depois descurar ou abandonar. Mesmo que possa vir a haver a possibilidade de um dia (bastante) mais tarde ser amado por "outros pais".
Se a vida começa com a fecundação, então que essa vida seja plena desde esse momento. Só a essa situação se poderá chamar verdadeiramente, vida.

Adaptação

Invariavelmente cada vez que me dispo, ouço uma vozinha: "Eh, boa" (adivinhem quem a ensinou...).
Hoje de manhã estava a dar um programa qualquer com umas raparigas em fato de banho e ela olha e exclama: "Eh, boa".
Parece que aprendeu bem a lição, o papá deve estar orgulhoso...

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Ajudar não custa

Tive conhecimento desta associação (Associação Portuguesa de Leucemia e Linfoma - http://www.apll.org) através dumas trocas de Natal da mana Vera, com um membro dessa mesma associação.
"O objectivo principal desta Associação é fomentar o desenvolvimento do Tratamento e Investigação Clínica e Laboratorial, Ensino e Divulgação das Doenças Oncológicas do sangue assim como dar apoio aos doentes e seus familiares."
Debatem-se com problemas económicos mas não baixam os braços. Lutam contra a doença e contra as dificuldades económicas da associação.
Este Sábado, dia 10 (e aproveitando que o dia dos namorados se aproxima), vai haver uma feira de artesanato contemporâneo no Centro Paroquial de Mafamude (Vila Nova de Gaia, junto ao El Corte Inglês) das 10 às 22 h, com entrada livre, para angariação de fundos. Cada um de nós pode dar um pequeno contributo, ou divulgando a iniciativa nos blogs ou aparecendo na feira de artesanato (à qual se seguirá um baile de namorados).
Com o nosso pequeno contributo, esperemos que seja um sucesso.

Ontem...

44 meses e um amor que cresce todos os dias.

Teatro

E amanhã vamos ver "Hamlet", cá na terrinha. Isto está a evoluir...(E o que eu gosto de teatros. Parece que finalmente temos uma sala preparada para cenários e vamos começar a receber estes espectáculos)

Resolvido o engano

O Pedro diz que a Mariana o confundiu com o Granger por causa do cabelo, do nome e do talento (ahahah).

Descoberta

Ainda com a luz desligada e a janela quase fechada, levanta-se, pega num "jornal" que recebemos todas as semanas que tem o Pedro Granger na capa e começa:
-"É papá. Ar Tété" (É o papá. Foi ganhar tostão.)

Era para ter sido filha, mas não houve tempo. Eheheh

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Estudo

Como a princesa já dorme, nós vamos estudar. O papá Pedro está cá com uma vontade...

Em cheio

Às vezes em pequenos desabafos, apanhamos quem lhe "serve a carapuça" (ihihih).

Necessidade ou falta dela

E com a noção que meio mundo bloguista me vai cair em cima...Cada vez percebo melhor o facto de nos preterirem em relação aos homens em termos de emprego. Eu sou patroa e simultanemte empregada ou seja, trabalho uns dias como patroa e outros como empregada. Dou o melhor de mim tanto num local como noutro (embora muitas vezes até tenha de me esforçar mais quando sou empregada)mas a verdade é que ultimamente tenho tido provas que há pessoas que se aproveitam dos filhos quando não lhes apetece trabalhar (mesmo quando eles ainda não nasceram). E espanta-me a facilidade com que isto é feito em Portugal. Porque eu também sou técnica de saúde e até ver, ainda sei avaliar a necessidade das baixas, etc. Sou mulher, sou mãe, sou trabalhadora. Sei dar valor a noites mal dormidas, a doenças dos nossos filhos, a dias com preguiça ou sono, a cansaço. Mas sou essencialmente uma pessoa com respeito por os outros e pelo o que o meu trabalho é necessário aos outros. E nunca me passou pela cabeça ficar em casa sem ser por situações de verdadeira necessidade. E não estou a falar dum caso isolado. Neste momento conheço vários e sinto-me revoltada por outras pessoas serem sobrecarregadas por situações que lhes são alheias. Mais rigor, era o que eu pedia a quem deixa passar em claro estes casos.

Constantemente desde que ela nasceu, ouço...

agora é que ela está mesmo parecida com o pai. (E isso de tirarem conclusões acerca de quem é o pai, só pode ser por auto recreação, que eu nunca disse a ninguém quem era o pai. Eheheh)
(Post a apagar antes dele chegar a casa. Isto hoje começa cá com um humor... Eheheh)

E porque isto está a ficar sério...

há que aligeirar. E (com direitos de autor, pois claro, mana Vera)eu também acho que se o aborto tivesse sido despenalizado mais cedo, talvez não tivessemos que gramar com certos cromos...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Referendo III

Confesso que já estou a ficar um pouco farta de argumentos estúpidos mas com sinceridade: Alguém acredita que despenalizando o aborto este vai aumentar?
Então expliquem-me lá esse fenómeno como se eu fosse muito burra... Ora bem, despenaliza-se e a mulher pensa assim: "ora eu agora já não vou para a prisão, já nem tenho grandes hipóteses de morrer nas mãos de uma "bruxa/curandeira/abortista", vou engravidar já. Isto agora é mais fino, é nos hospitais portugueses que mais parecem hóteis de 5 estrelas, logo o ideal é fazer um aborto e ficar uns dias em casa. Está um sol fantástico e depois de me rasparem ou aspirarem o útero ainda vou até ali à praia planear o próximo aborto."
Com franqueza. Juro que há argumentos que não percebo.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

No restaurante

A minha irmã assoava-a, enquanto ela exclamava alto e bom som:
- "Puta" (bruta)

E eu se tivesse um buraquinho, tinha-me escondido...

O dever

Eu não disse que ela voltava? (http://dancas-contradancas.blogspot.com, continuo sem conseguir linkar)

domingo, fevereiro 04, 2007

2ª Edição

A versão de Domingo do "papá Pedro faz o almoço, dá almoço à Mariana e deixa-me dormir desde o meio dia e meio quase até às 3 horas" foi reeditada. Obrigada papá Pedro. Sinto-me outra.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Cúmulo

Socorro, ele acabou de exclamar: "Eh pá, foi pena não ter comprado outra caixa destas". Acreditem ou não, comprámos 4. E ele ainda queria mais uma... Um Valium, por favor... Ou melhor, dois. Um para ele dormir e não pensar em caixas. Outro pra mim, para não o ouvir (eheheh).

Da mãe

Já que falei deles, também tenho que fazer um post a falar de mim, não?
Sou um anjinho. Porto-me tão bem. Não sujo a toalha, não canto enquanto como e não compro gavetas (ok, ok, alguém tem que dizer bem de mim, não?)

(E não é que passei o post número 1000 sem dar por isso? Será que estou uma tagarela feita?)
Enquanto isso, o Pedro continua a apertar parafusos para montar as caixas que comprámos hoje.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Do pai

Sempre que vamos a uma loja onde haja móveis ou caixas, é vê-lo todo interessado. Por ele, comprava todos os dias caixas e móveis. Diz (e aí com alguma razão) que não temos espaço para arrumações. Argumenta que esta ou aquela caixa, este ou aquele armário seria o ideal para nós. Já não posso com mais caixas e armários. E ainda ameaça: "a tua sorte é não vivermos perto do Ikea, senão comprava montes de caixas" (ainda mais?). E sempre que ele vem com aquela conversa da casa estar muito cheia, já sei que vem lá a conversa da falta que mais armários nos fazem. Socorro, estou a ser invadida por caixas, gavetas e armários.

Da filha

Agora, canta enquanto mama. Esta miúda inventa cada uma.

Enquanto lhe damos a sopa, ela brinca com outra colher para estar distraída. Suja a toalha enquanto com um ar inocente (como se não tivesse sido ela)exclama: "Tá xuxo" (está sujo)

Pega no telemóvel e começa a tagarelar como quem está a fazer um frete: " Atépá, atépá". Finge que está a marcar o número, põe o telemóvel na orelha (ao contrário) e exclama com um ar irritado (e de frete): "Atépá, atépá"

19 meses

Dezanove meses depois, estou completamente rendida a ti. És sorridente, marota, atenta, teimosa, frágil, envergonhada, linda e alegre. És a minha obra mais perfeita e eu amo-te de uma forma arrebatadora. Parabéns princesa.