sexta-feira, janeiro 30, 2009

Posts perdidos porque o tempo até abunda...

Dois posts perdidos, agora. Achas que tenho muito tempo, não é blogger?
Pois bem, dizia eu que estamos melhores (obrigada CLS, pela preocupação). Depois da mana Vera já estiveram doentes o Pedro e o Al, novamente a mana Vera (e a Helena também já tinha estado). Depois a avó L. (ainda está) e o Pedro também ainda não está 100%. Desde terça-feira um fungo oportunista "apanhou" o rabito da Matilde mas aqui a mãe detectou-o e tratou-lhe da saúde.
Já acabaram os antibióticos mas não as doenças. Não houve um dia de Janeiro que algum não estivesse doente.

Dizia no segundo post, que a ausência se devia a trabalho, viagens, aulas (última semana do semestre), semana antes de exames, novas rotinas de readaptação da Matilde ao infantário, doenças, etc. O costume. O verdadeiro caos, organizado, pois claro. (Uma coisa de cada vez e nada de tentarem saltar o lugar na fila, que eu estou atenta, ouviram tarefas atrasadas? Ou melhor, muita coisa ao mesmo tempo, mas cada uma a seu tempo.)
Agora, trabalhar que se faz tarde...

Etiquetas:

Ainda vais ser poetisa

-" Mamã, eu sou a pintura, o papá é o pincel, tu és o papel e a mana é os desenhos."
-" Oh filha, a mamã não pode ser antes ...a... (deixa-me ganhar tempo e pensar em qualquer coisa)"
-" Não, tu és o papel, eu sou a pintura."
(Pronto, tu lá sabes filha)

Etiquetas:

domingo, janeiro 25, 2009

Finalmente


Estão melhores as pequenas.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Passada

Fomos à reunião da escola da miúda e venho a crispar de fúria. Tenho que me conter para não escrever uns recadinhos amanhã (visto que não terei tempo para falar com elas). Quando não há confiança nalguma coisa...
Só me lembro de ti, S., a dizeres-me que quando tiraste a B. do infantário onde andava, o que te custou, mas o quanto foi bom para ela...

Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Na prateleira do frigorífico,

lado a lado, o Augmentin Duo e o Betamox Plus. Dois ml e meio para uma, cinco para outra. O pai cá de casa que prova tudo antes de dar às filhas, também prova remédios e diz que o melhor é o Augmentin Duo. Que é docinho. A mais velha já não faz fita para tomar e a mais nova demora 5 minutos a engolir a colherada. Eu que não os tomo, nem os provo, lambo os restinhos antes de lavar a colher. Isto está bonito, está. E este blog, devia também tomar antibiótico que até ele está impregnado de doenças. Ou isso, ou mudar de nome. Talvez "diário das doença de 2009" lhe assentasse que nem uma luva.

Etiquetas: , ,

Bronquiolite

Onde é que já vi este filme há 3 anos (e um dia)? Só a personagem principal mudou. Raios, há para aí uma bruxa disponível?

Etiquetas: , ,

segunda-feira, janeiro 19, 2009

Mas onde é que ela vai buscar este palavreado?

-" Mamã, eu quero ir tomar banho porque cheiro a cú."
(E eu juro que cá por casa não se usa essa terminologia. E ainda por cima era vê-la a correr pela casa da minha mãe a dizer que cheirava a isso mesmo. My God...)

Etiquetas:

Top doenças 2009

Pronto, para continuar, a catrefada de posts das doenças:
A Mariana melhorou mas agora é a "pequena" que tem expectoração e alguma tosse.
Eu tive novamente com diarreia, mas penso que foi de ter comido normalmente quando ainda não estava bem curada (ou um vírus vindo sabe-se lá de onde...).
A mana Vera esteve assim .
Este ano promete. Ainda hoje é dia 19 e eu já estou um bocado farta de doenças este ano. Espero ser o último post sobre tal assunto, tão depressa.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, janeiro 15, 2009

Da mais velha

Já me ligaram dois dias do infantário a dizer que estava com uma tosse horrível e que não conseguia parar. Umdia levei-lhe a bomba, a amiga "inseparável" de todos os dias e noites, porque me tinha esquecido. Ontem, disseram-me que estava muito aflita e que era melhor ir ao hospital. Cheguei lá ao infantário e estava bem. Liguei para a pediatra e finalmente consegui consulta para ela. Fui trabalhar e pedi ao Pedro para a levar lá. Como a pediatra estava muito atrasada ainda consegui chegar a tempo de conversar com ela. Parece que tem um "pio aqui, outro em França"(ainda vou aos meus calhamaços ver se é uma designação médica. eheheh.). Que não vale a pena ir ao pneumologista. Quanto muito ao alergologista (mas só aos 4 anos é que lhes fazem os testes...). Como está também com adenoidite (já tinha reparado que a tosse estava mais produtiva), está a fazer antibiótico (o 4º ou 5º da vida dela) e a bomba de manhã e à noite. Já me estou a mentalizar que será por muitos anos. Espero enganar-me. Marquei consulta com a alergologista mas se calhar espero até aos 4 anos. Eu sou alérgica a pólens e coço logo o nariz quando chego a alguns sítios. Ela desde pequena que coça o nariz nos mesmos sítios que eu, e que tosse quando corre. A pediatra nunca valorizou mas não me agrada muito andar sempre com a bomba atrás. Nunca tivemos asma, nem ninguém familiar directo com asma. Nunca pensei que ela pudesse ter. Mas aqueles eczemas que lhe apareceram em Novembro junto com a primeira crise são mais ou menos denunciadores. Pelo menos alérgica. Espero que passe. Aflige vê-la assim. E pensar que estas coisas são mais ou menos crónicas. Queremos ter sempre filhos saudáveis.
Mas está gira. Sempre a ver se os objectos e coisas são femininos ou masculinos: " A taça é menina, o chão é menino, ...)"
Hoje a mana chorou um bocado e ela começou logo a dizer:
"Mana, que chorona. Bocê (que educada...) assim não recebe prenda do Pai Natal."
É meiga, brinca muito com ela e estimula-a muito. É lindo de ver a interacção delas. A Matilde ri-se e olha com um ar de admiração... Chama-a. A Mariana fala com ela, conta-lhe histórias, põe a "fazer de tartaruga" enquanto lhe pede que gatinhe. Só visto.
Está muito independente (sempre foi, mas enfim). No outro dia disse-me:
-"Mamã, estou a beber leite."
Foi buscar a caneca, o pacote de leite ao frigorífico, pôs o leite sem entornar, bebeu e arrumou o leite novemente no frigoríco. Faz tudo sozinha, e só para a limpar ou lavar é que precisa de ajuda. Mesmo assim, quando vai tomar banho, lava-se e sai da banheira a dizer que já tomou banho. Temos que a convencer que ainda não está bem lavada, que por ela, faz tudo sozinha. Está gira.

Etiquetas:

De mim

Não tem sido fácil. Estive dois dias a pão e chá. E claro que quando eu dizia que queria perder algum peso, não era desta maneira. Já comecei a comer bananas e isso é o sinal clínico que estou bem melhor.
Eu adoro marisco. No outro dia, quando estava pior, vinha no elevador e uma vizinha vinha com um tabuleiro de sapateira já preparadinha e com um ar igual ao meu, de morta viva. Ela confidenciava-me que o pai tinha vindo fazer-lhe uma surpresa, e como não sabia que estavam todos com febre de cama lá em casa (ela, o marido e o filho), lhe tinha preparado aquela sapateira. Ela olhava com um ar de nojo para aquilo enquanto me perguntava quem é que quereria comer aquilo, no estado em que estavam. Eu olhei para "aquilo" com um ar (de nojo também) e seguimos até casa. Se fosse hoje, acho que lhe tinha sugerido fazer-lhe o favor de comer a dita sapateira. Que aspecto delicioso, não consigo esquecer a imagem dela. Prova que tudo é relativo e que já estou bem.

Etiquetas:

Da pequena

A semana passada foi todos os dias ao infantário de manhã. Ficou sempre bem e comeu bem. A meio da semana passou de meia concha de sopa para uma e iniciou a fruta. Já experimentou os vegetais principais e ontem iniciou a sopa com carne.
Parece que brinca muito e adora ver os amiguinhos a brincar. Olha muito para eles e chama-os com guinchinhos. Adormece sozinha e dorme sestas de duas horas. Só na Segunda-feira é que choramingou para adormecer e adormeceu ao colinho. E é ao colinho que está sempre que a vou buscar. A sorrir. Mas assim que me vê começa quase sempre a "fazer queixinhas".
Nunca mais teve vómitos e o cócó mais líquido também já passou. Parece que não afectou muito, mas emagreceu um bocadito e andou mais chorona. Está um doce.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 14, 2009

Dele

Já está melhor da má disposição.
Já (re)começou os disparates:
A contar a história da noite à Mariana, com o tema do Bob o construtor:
- "... e assim já não é exploração de trabalho infantil..."- Oh God, no coments.

Foi buscar um medicamento para a Mariana que tinha escrito na caixa:
12/12 horas
8 dias
agitar
frigorífico

-"Olha, este medicamento só pode ser tomado depois de agitar o frigorífico."
Vai até ao frigorífico e agita-o.
-"Pronto, já está. Mariana, já podes tomar o medicamento."

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 13, 2009

Para completar

Pronto, o quadro está completo. A Mariana também está mal disposta. Que lindo.

Etiquetas:

Doenças

Depois do vomitar, veio uma espécie de diarreia para a mais pequena. A maior continua com tosse e a pôr a bomba. Eu fiquei super maldisposta depois do jantar de ontem, passei mal a noite, e hoje já tive que desmarcar os dois últimos tempos porque não aguentava mais a má disposição. O Pedro está mal disposto também.
Portanto foi mesmo acertado o pedido de saúde para o ano de 2009 (e atenção que eu disse que a única coisa que pedia era saúde- "Este ano queria apenas saúde.").
Começámos da melhor forma (Será que o pedido pode ser extensivo a mim, também? Até duas aranhas daquelas pretas enormes já nos apareceram nas meias, a picar-nos os pés, a mim e ao Pedro). Oh God...

Etiquetas: ,

domingo, janeiro 11, 2009

Deste ano que começou pelo melhor

Estou um bocado farta de doenças. Há mais de 3 semanas que a pequena andava constipada. A semana passada veio a tosse e esta madrugada vomitou. Voltou a vomitar agora à tarde e estamos em vigilância. Para mim, esta do vomitar é nova, visto que nunca aconteceu à Mariana. Ela é mais doenças do foro respiratório. Anda com a "bomba" atrás e sexta feira já vamos ao pneumologista.
Uma animaçã0...

Etiquetas: , , ,

Da surpresa da maior, cada vez que a menor emite sons diferentes

- "Mamã, a mana já fala. Ela está a dizer "Ólhá". Vês mamã?"
E estava. Óá. Óá. Que é o som que faz quando quer chamar a atenção. Tem um som próprio para chamar a mana e outros para refilar, para brincar, etc. Passa o dia nisto. Vai ser pouco faladora vai...

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 08, 2009

6 meses

De ti princesa. Que és uma ternura, uma simpatia, uma calmia, uma alegria, uma guinchona.
Fazes-me tanta falta nos momentos que não estou contigo. Um sorriso teu, basta. Apenas um sorriso para fazeres brilhar o meu mundo. Amo-te demais, bonequinha.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 07, 2009

Há precisamente 6 meses...

fazia 32 anos e saía do médico, directa para o meu jantar de aniversário. Começam as primeiras "mini-contracções" verdadeiras que trariam a minha segunda menina a este mundo. Faltavam apenas 6 horas. Embora eu naquela altura não pudesse adivinhar quantas horas faltariam, sabia que estaria para muito breve (mãe de segunda viagem não se engana). Estava grávida de 37 sem. e 2 dias (que foi corrigido para 37 e 1 dia, que o médico enganou-se).
Nós a dizermos à senhora do restaurante que a Matildinha ia nascer daí a umas horas e ela a dizer que não podia ser. Eu estava felicíssima. Foi dos melhores aniversários que tive.
Pelas 23.30 h saíamos do restaurante e ainda combinávamos ir andar para Leiria (eu ainda a sonhar que era desta vez que me mandavam andar, como eu leio em tantos blogs). Depois lá desistimos da ideia e ainda fomos a casa da minha mãe e levar a Mariana a casa da minha sogra ( e era suposto eu ainda ir a conduzir, quando me lembrei que já não conseguia, com as contracções). Entrávamos no hospital 2 horas antes da minha menina nascer e eu estava eufórica de alegria, mas já com algumas dores.
Passaram 6 meses. Meio ano. A Matildinha cresceu tanto e preencheu as nossas vidas como se sempre tivesse existido. Seis meses, daqui a umas horas...

Etiquetas: , ,

terça-feira, janeiro 06, 2009

Da escolinha delas

A pequena foi ao infantário toda a manhã e esteve a distribuir charme, dormiu 2 horas e quando acordou comeu a sopa toda. Quando fui buscá-la estava ao colo a sorrir. Assim que me viu mandou-se para mim e começou a fazer "queixinhas".
A maior fez o teatro de Natal novamente, para a festa dos avós (o ginásio da escola não dava para tanta gente e pediram aos avós que fossem hoje ver a repetição da festa de Natal), e chegou ao microfone e disse: "O menino já nasceu", olhou para a plateia e saiu. Tudo certinho. Não vi ao vivo mas o Pedro filmou. Já revi vezes sem conta. Estou tão orgulhosa. Esta manhã tinha-lhe dito como fazer. Para não ter vergonha. E assim fez. Tão linda.

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Da "piquena" (Chegam, C.?)





Etiquetas:

Pensamentos soltos, assim em jeito de conversa

Esta semana vai custar a passar. Amanhã recomeçam as idas às aulas e consequentemente as viagens. A pequena vai para a escolinha dela e eu vou para a minha pela primeira vez, sem ela. À hora de almoço vou buscá-la. Nestes dias ainda vai comigo para o trabalho. Ainda só come uma refeição de sopa e mesmo assim precisa de mamar no fim. Amanhã vai provar a fruta.
É estranha esta forma de introduzir alimentos. Acho estranho porque com a Mariana foi completamente diferente. Aliás, tudo está a ser diferente. E ainda me espanto com isso. Porque em vez de bebé pequeno, agora tenho um grande. Em vez de um bebé mais chorão agora tenho um menos chorão mas também um pouco menos simpático (ela é simpática mas a mana era ultra simpática). E outras diferenças vão também aparecendo.
Mas gosto de ser mãe de duas e gosto de ter novamente um bebé pequeno em casa. Gosto da forma como já olham uma para a outra. Dos mimos entre elas. De amar assim tanto, dois seres. De as abraçar. De as ver sorrir.
A mais velha, no alto dos seus três anos e meio (dia 1), mudou muito. Surpreende-me com as suas expressões e pela forma como compreende quando lhe digo que vamos conversar. Hoje fui espreitá-la a brincar e tremi quando olhei para ela e me pareceu que tinha crescido naquele instante. Está linda e crescida com o cabelito assim. Continua a ser uma simpatia. Feliz. Meiga. E rabugenta e cheia de caprichos da idade também. Chorou tanto quando viu a prima sair para nova casa. Queria ir com a tia e com a prima, também. Penso que percebeu que as brincadeiras do final do dia com a prima terminaram. Tenho pena. Acho que as brincadeiras e as brigas diárias faziam-lhes bem. Outros benefícios adviram para ambas, da nova vida da prima. Espero que ela goste dos novos coleguinhas e que seja muito feliz na nova casa.
Nós por cá estivemos a organizar roupas, brinquedos, estudo, etc. Espero que tão depressa ninguém se lembre de nos oferecer presentes. A casa do vizinho ainda não está À venda e mesmo que tivesse não a podia comprar. Como não nos resta mais espaço para absolutamente nada, o melhor é os presentes serem viagens, espectáculos e afins (eheheh).
Este ano queria apenas saúde. Para todos nós. O resto que venha por acréscimo. Amor, paz, trabalho e estudo. Não espero que seja um ano de grandes mudanças. Se for será mau sinal. Por isso não haverá grandes resoluções a não ser que espero ter um pouco mais de tempo para mim (tanta coisa para querer e fui logo pedir o impossível). Também tenho saudade de sair. Assim, rir com vontade mesmo. Divertir-me. Sentir que para além de mãe ainda posso divertir-me. Sugestões de saídas divertidas, precisam-se. Sem nunca esquecer que não vivo em Lisboa e a oferta é mais limitada e que não me posso ausentar muito tempo por causa da mama da miúda.
E agora vou dormir. Para começar o ano com força e energia. Mas não tenho sono. amanhã quando tiver que me levantar vou dizer cobras e lagartos por não me ter deitado mais cedo. E continua tudo igual. O meu organismo parece que não sabe que o ano mudou. (Dois mil e) Oito ou nove, who cares?

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, janeiro 02, 2009

Começamos bem o ano

Aerochamber com ventilan para mais a velha.
Máquina verde, Narinel e soro para a mais nova.
Alguma tosse para mim.

Etiquetas: ,