quarta-feira, dezembro 31, 2008

Desejos

Que o melhor de 2008, seja o pior de 2009, é o que desejamos a todos os amigos e familiares.

Etiquetas:

De 2008

Foi um ano bom, no geral. Nasceu a minha princesinha e só por isso, já valeu por tudo. O melhor foi mesmo isso, o pior até nem foi assim tão mau. Pelo menos deu para repensar a minha vida e tomar decisões que precisava há muito de tomar. Claro que neste momento de quase festa, tudo nos parece relativamente mais fácil. Mas eu sou positiva e acredito que tudo veio para melhorar a nossa vida. Amanhã será outro dia (e outro ano) que espero que seja ainda melhor.

Etiquetas:

Primeira sopa

A Matildinha iniciou o mundo da comida sólida. Ontem pela primeira vez, provou comida, sem ser o meu leite. Uma sopa ainda muito pouco consistente e que ela comeu super bem. A pediatra tinha mandado dar 2 ou 3 colheres mas ela não se fez rogada e comeu muito mais que isso. Hoje, com sopa já muito mais consistente, voltou a comer muito bem. Quase não deita fora, nem faz cara feia ( e eu continuo a achar que depois da Mariana, já merecia uma filha que comesse bem). Quando ela conseguir fazer uma refeição apenas de sopa, iniciamos a fruta. Para já a maminha dela ainda teve que entrar em acção, no final. E pela primeira vez também, bebeu água, num biberão. Ontem foram só novidades.

(Na escolinha, ontem, esteve sempre bem disposta e só choramingou porque levou com um brinquedo na cabeça. Um amiguinho que achou que ela não pertencia ali... Hoje, chorou um bocadito porque queria dormir e não estava lá a C. para a adormecer como ela gosta. Mais de resto é "muito simpática, sempre a rir e bem disposta". Nesta idade parece que é mais fácil mesmo...)

Etiquetas:

Corte de cabelo

Pela primeira vez, cortei o cabelo à Mariana (da outra vez tinha sido só uma espécie de...). Ficou bem curto e agora parece-me um "Joãozinho". Está linda a minha menina, mas ainda não me habituei. (E ela toda feliz, porque o pai tinha ido cortar o cabelo e ela também. E eu a ver que não é nada fácil cortar cabelos a uma miúda que não pára quieta. Mas estou orgulhosa da minha obra de arte. Cof, cof, cof.)

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 30, 2008

Dos blogs e não só II

Tudo começou com a necessidade de alguém tomar conta da minha mais pequena. Descobrimos uma pessoa espectacular que para além de ser uma doçura com a Matilde, vale a pena conhecer.
Obrigada C. e M.. Adorámos a vossa visita e já temos saudades vossas.

Etiquetas: ,

Dos blogs e não só

É bom poder estar presente em momentos importantes da vida de "blogamigas". Obrigada pela confiança. Espero poder revê-las brevemente (essas princesas são ainda mais lindas ao vivo).

Etiquetas: ,

Sem palavras

Quando os nossos amigos passam por fases difíceis, o nosso coração fica mais pequeno. Lamento muito que tenham que passar por isto assim, desta maneira. Também conheço essa sensação. Um beijo muito grande e um colinho sempre disponível é só o que vos posso dar neste momento.
Muita força.

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 29, 2008

Já não me lembrava que era assim

A minha pequenina ficou no infantário. Apenas uma hora para se habituar. Eu é que parece que não me habituei. Ao segundo não custa menos, não. Somos a prova disso. Logo à tarde vou trabalhar e ela vai comigo. Que saudades, já.

Etiquetas: ,

sexta-feira, dezembro 26, 2008

Claudinha,

podes mandar-nos um toque, que nós temos o telelé avariado e perdemos os números (este telemóvel não os recuperou)...

Etiquetas:

Duma paixão

Tenho um "brinquedo" novo. Agora é que é mesmo todo o dia a disparar. Ainda um dia, quando me reformar, vou dedicar-me à fotografia.
(Já disse que a parte dos presentes, no Natal, também me agrada?)

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 24, 2008

Feliz Natal

O Natal, os presentes, a família, o significado da quadra, nada parece ser consensual. Tudo serve para desculpar o presente que não se dá ou se dá a mais. A altura que se pensa nos outros ou a única altura que não pensamos só em nós. O nascimento de Jesus ou até o "Natal ateu".
Desta vez, era bom que mesmo cada um tendo a sua ideia sobre esta quadra, vivêssemos este tempo com muita paz, rodeados da nossa família e recuperássemos boas energias para o ano que se adivinha.
Assim, agradeço desde já à dangerous, à Luz, à Ana Santos, à Muchi, à Mãe das borboletas, à Kika, à mamã Diana, à mamã e à Lília e a todos os que mandaram mails, sms e os que pensaram em nós ou passam por aqui. Desejo-vos um Natal quentinho em paz e amor, cheio dos vossos maiores desejos.

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 23, 2008

Do Natal

Gosto do Natal. Adoro ao Natal, aliás. O frio transformado em fumo, os sons na rua, as luzes cintilantes, o ar que transmite felicidade, paz. Da solidariedade. De pensar mais nos outros. De dar mais. Gosto das sensações de Natal. Do cheiro do Natal. E das músicas de Natal. Das recordações que me trazem. Dos Natais de miúda. Do Natal que fui aos States com o meu pai, quando ainda havia esperança. Do primeiro Natal da minha filha. Do segundo Natal, grávida.
Sento-me aqui, a ouvir música natalícia e calmamente revivo cada bocadinho de tudo o que me faz vibrar no Natal. Pronto, para mim, chegou (finalmente) o Natal. Estou feliz.

Etiquetas:

Do atraso adiantado

Depois de 4 horas num (a espécie) de centro comercial, os restantes presentes estão comprados. Falta apenas a Matilde, o papá Pedro, e alguns "resquícios" das manas. Amanhã será outro dia (e que dia). Não podem já ser 9 da noite de amanhã (dia 23)?

Etiquetas:

domingo, dezembro 21, 2008

Da festa de Natal na escolinha

Já nos tinha dito que era uma ovelha e que ia dizer que "o menino já nasceu".
Eu estava nervosa e expectante. Conheço-lhe a timidez. Tanta como a minha e a do pai. Não estranho quando chora, no momento que devia apagar as velas. Como aconteceu no seu aniversário, na escola. É uma criança muito feliz. Não chora de tristeza, apenas de timidez. Quem foi assim, sabe do que falo. Não que goste muito que ela seja assim. Mas é, ponto final.
Dizia eu que a dúvida seria se ela falaria ou não.
Levantou-se, chegou ao microfone e com a voz mais baixinha que se pode falar disse:
-"O menino já nasceu."
Voltou a repetir no mesmo tom de voz.
E o meu coração ficou pequenino. Por ela. Pela timidez dela. Porque também eu já falei assim numa qualquer festa de Natal, bem baixinho. Ao mesmo tempo feliz, pela sua primeira actuação, pela primeira "fala".
(A educadora ficou muito feliz por ela ter falado. Diz que nos ensaios nem sempre falava...)

Etiquetas: ,

Dito

-"Mamã, eu quero portar-me bem."- dito centenas de vezes ao dia.
Que engraçado, queremos as duas a mesma coisa.

Etiquetas:

Afinal são bem diferentes


Matilde (3 meses e 3 semanas) vs Mariana (3 meses e 1 semana)

Etiquetas:

quarta-feira, dezembro 17, 2008

Conclusões

Depois de 22 anos sem comer bananas, tenho andado a comer muitas bananas (não digo a quantidade que tenho vergonha). Sendo a banana um alimento "carregadinho" de magnésio, e estando eu com falta deste no organismo, só podemos concluir que somos uma máquina muito bem magicada (já me tinha passado pela cabeça ter esta baixa de magnésio, pela quantidade de bananas que me apetece ingerir por dia).

Etiquetas:

Vai-se tornando hábito

Mais um dia direitinha às urgências. Pulseira amarela. Uma senhora ao meu lado a dizer que a culpa era da "tiragem". Para a sala de colheita, ser picada por uma "maçarica", que até tinha jeito (a minha veia agradeceu). Para a sala de enfermagem para ser picada novamente noutro lado.
Parece que o diagnóstico final está feito: cocktail de hipoglicémia, com baixa de magnésio, tudo temperado com exaustão.
Conclusão:
- Para as bocas foleiras e reaccionárias de que eu como muito, e a toda a hora, está a prova que preciso de comer mais, e assim mo aconselhou quem me viu as análises. Ou seja, eu depois de ter comido 2 pães, 1 banana, 1 iogurte, 1 barra de cereais e um pacote de açúcar, tinha glicémia de jejum. Culpados: amamentação, stress, trabalho e o meu organismo que é assim.
- O cansaço tem ajudado à festa no caso das vertigens, mas os 8 andares com 3 lances cada também não ajudam. Passo a manhã a subir escadas.
- Claro que o meu belo corpinho gostou tanto do magnésio na gravidez, que deve estar cheio de saudades. Façamos-lhe a vontade. Durante uma quarentena não vai poder queixar-se de falta (e eu que já tinha tantas saudades daquilo...)
- Como o magnésio é um co-factor de muitas reacções importantes no nosso organismo, espero que aquele susto do meu coraçãozinho tenha vindo daí, da falta do magnésio. Só daí...

Etiquetas: ,

As novidades

Conversas, brincadeiras e sentar sem apoio

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 16, 2008

Urgente

Ideias (muito boas) de presentes, precisam-se.
Visto que me falta para toda a gente da lista, podem ser desde baratinhos, até aos mais caros para filhas, sobrinhas, manas e afins.

Etiquetas:

Aos 5 meses, resumidamente

A pequena só está bem em pé, mesmo que esteja ao colo. Sempre gostou dessa posição, mas agora exige estar assim, senão solta aqueles guinchos infernais tão característicos dela. Deixamo-la em pé agarrada ao sofá e é vê-la toda contente.
Olha para todo o lado e é uma verdadeira cusca.
Guincha a chamar as pessoas e ri com o seu melhor charme.
Adora a mana e ri muito para ela. Olha-a com um ar de admiração, que só visto.
Só está bem a meter tudo na boca. Mama em tudo o que pode. Também gosta muito da chupeta. A mama é só para quando tem realmente fome. Aliás, a fome é a única coisa que a faz chorar.
Guincha muito.
Fica sentada toda direitinha e passa os brinquedos de uma mão para a outra (esta, desde já há três semanas).
Está linda, com aquele sorriso desdentado.
Guincha por tudo e por nada.
Acorda muito bem disposta e adora atenção.
Guincha muito, muito.
Está o máximo.
(E guincha muito, muito, mas isso já disse, não foi?)

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 15, 2008

Desta época festiva

Estão a brincar as duas. A mais pequena guincha para chamar a atenção da mais velha. E ri muito para ela. A mais velha ensina-lhe como deve fazer, mexe-lhe, puxa-lhe os braços, abraça-a, lambuza-a de beijos.
E eu orgulhosa das minhas duas princesas. E feliz por cada uma delas já ter o melhor presente de Natal que um dia terão: uma irmã.
(Minhas ricas meninas)

Etiquetas:

Da próxima semana

Esta semana temos o papá Pedro em casa (férias). Tão bom.
(Pode ser que possamos comprar os milhentos presentes que faltam. Ok, faltam todos ainda, confesso. Mas ainda há esperança. O Natal ainda vem longe, não? E se fosse só os presentes que faltam...)

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 12, 2008

Tio V.

Não te liguei porque estava sem telefone, mas fica aqui a mensagem de parabéns para veres que não nos esquecemos. Beijinhos e parabéns.

Etiquetas: ,

quinta-feira, dezembro 11, 2008

Ideias

Ando com vertigens e preciso de tomar ferro. Vou ali buscar um carril de uma linha de comboio e comê-lo à dentada (aquilo é feito de ferro, não é?).

Etiquetas:

Aniversários e nascimentos

Parabéns prima T. e priminho M..
Benvindo S. (parabéns novos papás) e D. (parabéns novos papás)

Etiquetas:

segunda-feira, dezembro 08, 2008

5 meses

de doçura, de guinchinhos, de sorrisos, de muito amor. Amo-te tanto bebé. Parabéns, princesinha.

Etiquetas:

Do fim de semana prolongado

O fim de semana começou com um dia de trabalho, daqueles longos. Em caminho para cá, passámos a um centro comercial para comprar roupa para as miúdas (já em saldo, yupi). Jantámos em casa da minha mãe.
No domingo passámos o dia em casa dos pais do Pedro porque estavam cá familiares do Porto (e o festejo dos 5 anos e meio de casamento foi adiado).
Hoje foi dia de estudar, brincar e passear. À noite fizemos a árvore de Natal e a Mariana adorou. Cantámos os parabéns pelo 5º mês da Matilde e ela também parece ter adorado.
(E agora estamos em pré depressão pela semana que se avizinha e que vai ser daquelas...)

Etiquetas:

5 anos e meio


Há 5 anos e meio, dizíamos um sim que mudaria a nossa vida.
Amo-te muito, amor.

Etiquetas:

sexta-feira, dezembro 05, 2008

Socorro, casei com um homem

No outro dia, estava com vontade de mudar o visual, mas como era feriado, não havia cabeleireira. Então decidi mudar o risco da franja do lado direito (como sempre usei) para o lado esquerdo (grande mudança não é?Eheheh). A verdade é que me dava um ar diferente, não me perguntem porquê. Perguntei ao Pedro se gostava e ele ficou meia hora a tentar convencer-me que a franja estava ao meio ou meio centímetro ao lado do meio. Bastava dizer que sim, que gostava, ou mais ou menos ou até não gostava. Mas era tudo o que eu queria. Tudo menos discutir questões "burocráticas". Mesmo à homem, sem um pingo de sensibilidade. Zanguei-me e mudei outra vez para o lado direito (o meu marido ainda tem muito que aprender a como reagir quando lhe pedimos um mimo...)

Etiquetas:

quinta-feira, dezembro 04, 2008

Do tamanho das minhas olheiras

Alguém entendido no assunto, no outro dia dizia-me que um dos meus problemas era estar muito tempo "sozinha".
É assim que me sinto hoje. Sozinha.

Etiquetas: ,

Da tua teimosia

Mais uma vez provaste-me que eu tenho razão em insistir em certas coisas. Estou muito desiludida, mas isso já tu sabes, não é?

Etiquetas:

Nunca mais é sábado (à noite)

Depois de uma constipação brutal, que tive no fim de semana, a minha mãe caiu e partiu as costelas, o meu avô está doente e a Matilde está com febre e constipada.
O Pedro tem o último exame amanhã e não sabe nada. Eu tentei estudar com ele, mas ele adormeceu antes mesmo de eu terminar as explicações. Amanhã tenho que me levantar cedo e estou super cansada. O dia e a semana estão a ser horríveis e estou com a sensação que piores dias virão. Tudo normal, portanto.

Etiquetas: , , ,

quarta-feira, dezembro 03, 2008

Da Mariana aos 41 meses

A prima a chateá-la com uma canção tipo: "a Matilde é minha".
Ela:
-"Não é nada. A Matilde é minha porque eu trouxe-a de minha casa."
Assim, tudo dito sem uma única palavra em espanhol. Quem fala assim não é gago.

Etiquetas:

terça-feira, dezembro 02, 2008

41 meses,

no dia em que choraste sempre que o balão-flor que te deram, rebentava mais uma "pétala".
No dia que sorriste e brincaste tanto com a mana.
No dia que fizeste birra porque querias sumo antes de comer.
No dia que cedeste aos nossos pedidos depois de te dizermos que tínhamos que conversar.
No dia que a toda a hora querias escrever as letas (letras) nos meus cadernos.
No dia que percebeste que o O era igual ao zero.
No dia que alegremente fizeste os teus trabalhos.
No dia que sorriste tanto, tanto e riste ainda mais.
No dia que disseste que nos amavas.
No dia que correste para a tia e a abraçaste.
No dia que brincaste com a avó.
No dia que deliraste com a chegada da prima.
No dia em que refilaste para ires tomar banho e depois não querias sair.
Um dia tão igual aos outros. Um dia tão diferente de todos os outros. Este dia. Hoje. 41 meses. Teus e nossos. Que estamos muito mais ricos contigo.
Amo-te princesinha. Parabéns por seres assim.

Etiquetas: