sábado, setembro 30, 2006

Dia 30

Há um mês, o mundo ficava mais pobre e o céu mais rico. Há um mês que te perdemos. Há um mês que choramos a tua ausência. Temos muitas saudades Cirilo.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Outro filho

Ultimamente parece que toda a gente acha que a Mariana já é crescida o suficiente para eu "mandar vir" um(a) mano(a). Pois então, passo a explicar:
Sempre imaginei ter 3 filhos (ou mais, mas 3 é a conta certa tendo em conta várias situações). Sempre imaginei que teriam2 anos de diferença entes eles. Primeiro porque gostava que tivessem idades próximas para brincarem e crescerem mais acompanhados. Também porque às vezes punha-me a pensar que por mais um ano ano de diferença poderia perder alguma coisa do crescimento deles (por ex., o meu papá por meses não me viu formada). Depois porque adoro ver crianças com idades próximas, a sua cumplicidade, etc. Depois porque as minhas irmãs têm apenas 13 meses de diferença e (agora nestas idades) é muito giro.
Assim sendo, e tendo em conta que preferiria ter sempre os bebés em Junho/Julho/início de Agosto, agora seria a altura ideal para engravidar novamente, mas... Em termos de trabalho e estudo não está fácil. Aceitei mais uma clínica, estou a acaber o curso no Porto mas vou começar em Coimbra. Já fiz o meu calendário de trabalho e aulas, até Outubro do ano que vem, e não vai ser fácil. Preciso de uma boa dose de energia e seria incompatível com uma gravidez que desejo que seja mais sossegada que a anterior.
Por outro lado o Pedro já me comunicou a incapacidade dele de tocar conta de 2 crianças tão pequenas desde que vai buscar a Mariana até eu chegar a casa. Sei que a nível profissional e de estudo (está a estudar também) não lhe dará jeito agora (embora nunca tenha referido isso), visto ser ele que tira a licença de maternidade/paternidade.
Por outro lado, gostava que a Mariana fosse filha única mais tempo. De a "aproveitar" mais, as suas descobertas, os miminhos das duas, a nossa cumplicidade.
Outro factor bastante importante agora também é a questão monetária. Dava-me jeito agora adiar esse projecto pelo menos mais um ano. Porque estamos a pensar construir a nossa casa, e isso implica esforço monetário e também de tempo, pois claro.
Também não me apetecia muito agora ficar outra vez barriguda, gorda, inchada e deformada. Agora que me sinto novamente bem (ou mais ou menos bem) apetecia-me "gozar" mais um pouquinho este estado (embora este seja um factor irrelevente) e vestir o meu número antigo mais um tempo.
Também me apetecia ter férias à vontade sem condicionalimos de alimentação e locais.
Claro que o ideal era deitar isto tudo para trás das costas e embarcar novamente numa gravidez. Mas analisando tudo isto racionalmente, a verdade é que não posso. Mas tenho muita pena. Mesmo muita pena. Compreenderam? Então, este ano não me "melguem" mais, ok?

Dança

Adora cantar enquanto dança. Canta a música da Lili e dança. Canta a música das galinhas e dança. Qualquer som que se pareça com música é dançável para ela. Agora a novidade é uma música nova que lhe canto e ela vai repetindo alguns sons dalgumas palavras enquanto dança , faz gestos e bate palmas. Bem dizia a educadora que eles nestas idades são dançarinos.

quinta-feira, setembro 28, 2006

1 º recado

Foi no dia 10 de Setembro. Disseram-lhe que fosse dizer à mamã que o papá a estava a chamar. Chegou ao pé de mim e disse: "Mamã...papá". Tão linda.

Cenas

Abre a porta do armário, tira duas fraldas sujas do caixote e vai a rir-se e a correr toda satisfeita com uma em cada mão. Tudo o que é "proibido", é o seu passatempo favorito.

Final do dia

Há dias que saio do trabalho e parece que acabei de levar porrada. Hoje é um deles.

Chupeta

A minha filha pôs uma chupeta na boca, por sua auto-recreação.
Adormece sempre a mamar. Hoje decidi tentar doutra maneira.
Pû-la no berço com música, um boneco e um livro. Passado um bocado, levantou-se e ouvi-a remexer numa caixa que pertence ao berço onde tenho chupetas esquecidas. Ouvi-a a mamar. Fui ver o que era. Estava com uma chupeta na boca e com um boneco na mão. Fiquei tão contente. Já tinha tentado pôr-lha há uns tempos e ela assim que a via chorava logo. Hoje foi ela que quis experimentar. Punha-a na boca e chorava. Fez isto 4 ou 5 vezes mas também não queria mamar. Chorava. Parecia que estava indecisa. Tentou mamar e pôr a chupeta ao mesmo tempo. Punha outra vez a chupeta e passados uns segundos largava-a. Também não quis mama e fez cara feia à chupeta.
Ainda não adormeceu. Vamos ver se é desta que sou despromovida de mama-chupeta a mama só de leite.

(Claro que põe sempre a chupeta de pernas para o ar...)

quarta-feira, setembro 27, 2006

Reunião

Saí mais cedo para poder ir à reunião que começava às 19 horas.
Começámos por preencher um "processo" que vai acompanhar os nossos filhos sobre os dados gerais e pormenores acerca de doenças, alimentação, sono e características da criança.
A directora do infantário começou por apresentar os pais dos meninos "novos" que não tinham transitado da outra sala mas que são todos irmãs de outros meninos que já andam lá (não houve vagas para novos). Explicou que as salas da creche tinham mudado de nome. O ano passado eram de animais, agora são das estrelinhas, das nuvens e do sol. As do Jardim de infância e da Primária continuam com os mesmos nomes.
Pediu para levarmos uma foto. Por cima do cabide colocaram uma casinha de palhinhas em que as janelas estão divididas em 4 espaços: um com uma nuvem (sala da Mariana), um com o nome, outro com a data de nascimento e o outro para a foto. Essas casinhas são as dos 3 porquinhos (visto serem 3 salas). Por cima das casinhas há o desenho do porquinho correspondente ( e está muito giro).
Falou dos aniversários e pediu para quando levarmos bolo, de preferência ser sem cremes. Falou da importância das festinhs de anos deles.
Falou do projecto para este ano e que se prolongará por mais 2 anos: literatura. O objectivo para além de incentivar o gosto pela leitura (e neste caso pelos livros) é em última análise produzir um livro. Para que um dia possam estudar e serem pessoas completas e felizes. Pediu aos pais que fossem um dia até à sala, levarem um livro se sentarem numa almofada na sala e lerem uma história para os meninos todos. Falou nos diferentes tipos de leitura que vão ser abordados.
Falou da filosofia daquele infantário: em vez de competição, cooperação, ajudar o próximo (gostei desta).
Falou da importância dos pais terem contacto com a educadora, de falarem com elas. De irem buscar e levar as crianças à sala. Daí terem retirado o papel que todos os dias colocavam com as informações deles (embora haja um caderno diário que podemos consultar) para que haja mais informação de boca.
Falou da importância das rotinas, da importância de cada actividade que fazem que por mais insignificante que possa parecer, do estímulo dessas actividades na memória e aprendizagem.
Explicou como ia decorrer o ano lectivo em termos de educadoras e auxiliares (visto haverem 7 grávidas no infantário) e cada passo das crianças ao longo do dia. As educadoras explicaram
também o dia a dia das crianças e foram dialogando com os pais. Que dão primeiro a fruta. Que comem sozinhos mas com ajuda (os mais velhos, a Mariana e a outra menina mais nova não). Que começam a ir ao bacio aos 18 meses (com variações). Que vão para a rua brincar quando está tempo bom. Que ajudam a arrumar os brinquedos, visto estes estarem ao alcance deles. Conhecem as crianças e os seus hábitos como se dos seus pais se tratassem, respeitam-nos e isso agradou-me.
A directora propôs-nos escolher 30 dias entre os meses de Julho e Agosto para o mês de férias. Este ano o infantário fechou em Agosto mas nas próximas férias já será melhor. Já poderemos escolher por ex. , quinze dias em Julho e quinze em Agosto.
Por fim, leu-nos um texto acerca do que as crianças da idade dos nossos filhos gostam e sabem fazer. Despedimo-nos, trocámos impressões, comemos uns bolinhos e café e viemos embora.
Já no carro, ao falar com o Pedro chegámo mais uma vez à conclusão que gostamos da personalização daquele infantário. De não ser educação em série.

Elixir para o ego

Hoje encontrei uma amiga com quem já não falava há muito. Disse-me que me achava bem. Que não parecia que tinha sido mãe. Que estava bonita. Fiquei contente. Às vezes sabe-nos bem e precisamos de ouvir estas coisas.

terça-feira, setembro 26, 2006

Aos 14 meses (antes que a miúda faça 15)

- Pesa 9.300 kgs e mede cerca de 77 cms (medidas caseiras). Continua no mesmo percentil
- Geralmente come bem, especialmente se for carne ou massa. A sopa come bem nuns dias mas noutros nem por isso. No infantário come muito bem
- Continua a dormir muito bem mas nas últimas noites tem pedido para mamar às 3h, e depois só lá para as 7 h. Normalmente não volta a mamar até ir para o infantário
- Continua com 4 dentes
- Tira tudo do sítio e enfia as coisas nos sítios mais estranhos que se possa imaginar. Põe pão em todos os buraquinhos que vê
- Adora dançar. Tudo o que se parece com música lhe serve. Gosta especialmente do Noddy e da Lili. Abana os ombros e a cabeça enquanto se balança
- Canta a Lili "Tá tá tá tá papá" e dá-lhe uma entoação parecida e muito engraçada. Canta canções indecifráveis e imita tudo o que ouve
- Continua a sorrir muito mas está mais envergonhada com estranhos
- Sempre que vê um carrinho de bebé, começa a chamar "bebé" e lá vai ela espreitar
- Anda muito bem. Depois de se ter largado pela primeira vez, esteve os dias que não queria andar em lado nenhum a não ser dar uns passitos em casa da minha mãe. Depois começou a andar em sítios amplos (rua e casas grandes), até que ganhou confiança e depois ninguém mais a parou. Agora corre. Parece-me que vai ser uma criança cautelosa, pela sua evolução no andar
- Ri-se quando nos vê rir. Choraminga se nos vê chorar ou então ri-se muito para ver se paramos de chorar. Imita os nossos sons quando temos soluços, etc
- Aponta para a barriga, boca, cabelo, pés , mãos e às vezes para o nariz. Agarra o pé e diz pé. Diz mão. Agarra a língua quando lhe perguntamos pela língua
- Para ela o pato faz "pá, pá, pá", a vaca "bu", o cão "bão, bão", o mé-mé "mé", e o porco faz uma coisa esquisita tipo fungar o nariz
- Continua a responder "um" quando lhe perguntamos a idade e "tês" quando começamos a ccontar. Responde que se chama "na" e diz logo de seguida "bá" (má) e "da" (linda)
- Pede "pã", ábua" e "papa" quando lhe apetece alguma dessas três coisas
- Para além das palavras que dizia, consegui decifrar: "pó"(porta), "Ti ta" (Rita), "bá" (bola), "bó" (embora), "ápá" (sapato), "an cá"(vem cá) enquanto faz o gesto com a mãozita, "titxi" (xixi), "á cá" (dá cá)
- As palavras favoritas são "nã, nã nã" e "nã qué"
- Bate palmas cada vez que faz alguma coisa bem ou quando eu lhe pergunto alguma coisa que ela sabe (a antecipar o sucesso)
- Aponta para o espelho e pergunta "qui é"?
- Aponta para imagens de cães e vacas em livros, mas chama "cã" aos gatos também
- Brinca muito sozinha. Adora jogos de encaixe e de empilhar. Também brinca muito com objectos não brinquedos. Adora livros e gosta de "escrever"
- Dá miminhos aos bonecos e "dá-lhes" água. Dá-nos mimos e beijinhos a nós
- Vai para a porta chorar e chamar por mim quando me atraso mais um bocado
- Grita muito quando está eufórica, levanta os bracitos e corre
- Continua muito meiga, sorridente e simpática mas às vezes com um feitiozinho idêntico ao pai (esta é da praxe...)

No fim de semana passado

- Mariana não vás para aí que é perigoso.
Ela, sorrateiramente vai até lá, vira-se para mim e com o dedito espetado:
- Nã, nã, nã.
Vem-se embora e passados uns minutos volta ao mesmo sítio e repete o mesmo. Não fosse eu esquecer-me ou mudar de ideias.

Lógica das crianças

Para a minha filha os patos fazem "pá, pá, pá". Porque é que eles hão-de fazer "quá, quá, quá" se eles não são "quatos"? (E ai de quem diga que a minha filha não tem razão...)

Análise

Entre consultas, fui buscar a Mariana ao infantário. Enquanto a C. lhe mudava a fralda lá me foi dizendo que a Mariana andava a comer muito bem (só se for lá), que dançava muito (ah pois, mas isso não é de agora) e que falava muito (pois, pois, mas em espanhol, que aqui a mãezinha percebe por que é mãe). Mas fiquei contente. Parece que já está no mundo dela. Eu também andei sempre em infantários e escolas e não fiquei com nenhum trauma, mas mãe é mãe. E mãe sofre muito quando os filhos ficam na escola. Se calhar mais que eles. Mas o facto de estar num infantário e não numa ama, foi escolha nossa. Tem vantagens e desvantagens, mas acho que escolhemos bem.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Para não me esquecer

5 de Junho
3 de Julho
31 de Julho
30 de Agosto
25 de Setembro

domingo, setembro 24, 2006

Estranho mas verdade

Parabéns Raquel


A madrinha Raquel faz hoje 30 anos (e alguns meses).
Esperamos que a vida te sorria, Raquel. Que este dia seja muito especial e que comemores muito anos. Que sejas sempre muito feliz. Beijinhos de parabéns.

Sessão





sexta-feira, setembro 22, 2006

S. Martinho




O fim de semana foi passado em S. Martinho do Porto em casa do Paulo. Ficámos num estúdio tipo turismo de habitação e tivémos um pequeno almoço e almoço de reis. Passeámos e divertimo-nos bastante. (Quando é a próxima vez?). E as piolhas-primas fizeram tanta "judearia" que terminaram o dia assim...

quinta-feira, setembro 21, 2006

Não é todos os dias

São 19.21 e já estou em casa. Um luxo, portanto...

(E a aqui a bichinha não perdeu tempo e já está atrelada a mim...)

Detesta banho

- Marianinha, vamos tomar banho filha?
- Nã, nã, nã.
- Então vem à mamã.
- Nã, nã, nã.

Pois, pois, quando adivinha que é para o banho...

quarta-feira, setembro 20, 2006

Às vezes é difícil entender...

mas a moeda tem dois lados.

Há dias assim...


No infantário

Há 3 dias que a Mariana não fica a choramingar no infantário e manda-se para os braços da C. enquanto me sorri.

terça-feira, setembro 19, 2006

Terrível


Ainda têm dúvidas que a minha filha é uma peste?

segunda-feira, setembro 18, 2006

Tontices

Estava a lembrar-me que quando erámos pequenas costumávamos dizer que éramos filhas do mesmo pai e da mesma mãe sempre que havia olhares espantados pelo facto de sermos as 3 irmãs tão diferentes. E agora que continuamos muito diferentes adoramos "escandalizar" o pessoal e damos as mãos ou beijinhos para pensarem que somos "viradas". Ai, o que nos rimos. Ninguém nos imagina irmãs.

Jantar

Eu também vou.

Morena:

Uma das razões porque não "posso" ter mais filhos para já: a Mariana passeia-se pela casa a arrastar ou a empurrar um banco enquanto grita desalmadamente. O irmão ou irmã iria com certeza ficar traumatizado in útero.

Imaginem a cena

A mãe a trabalhar, o pai a dar um jeito na casa (Será que ainda lhe podemos chamar isso? Às vezes parece tudo menos uma casa ) e um bebé/menina muito caladinha. Quando o pai vai ver, lá estava ela a... comer chocolate. Ai, pai, pai. Este bebé é perigoso. Não pode ficar nem 20 segs sem supervisão.

Ah,

e já tem bibe (são todos iguais) mas ainda não lho vi vestido. Deve ficar o máximo...

Do infantário

Gosto do facto de ser um infantário feito de raiz. De ter creche, jardim de infância e primária, mas todas estas secções devidamente separadas. De ser um espaço onde há dias em que se fecham os portões e as crianças podem "usar" os 10 000 m2 de espaço a andar de bicicleta ou brincar em festas. Gosto do enorme espaço exterior pensado ao mínimo pormenor. Com brinquedos, relvados, areia, campo de futebol e outros jogos e uma horta.
À entrada existe um hall onde costumam estar expostos alguns trabalhos das crianças e onde há a banca de venda do jornal de lá, que é feito trimestalmente. Há a entrada para a secretaria e sala de reuniões, há a porta que dá para a creche, para baixo há a rampa para a sala dos jardim infantil e para cima a rampa da primária. Nesta última secção há ginásio, biblioteca, sala de plástica e de audiovisuais. Existe ainda a cozinha e um espaço anexo tipo refeitório que também é usado nas festas.
Do hall tocamos à campaínha e entramos num largo corredor que dá para as 3 salas dos mais pequeninos. Cada sala tem integrada uma outra sala onde dormem as crianças e os respectivos berços. As salas são enormes mas acolhedoras, com cor e muitos brinquedos adequados à idade. Na sala dos mais pequenos há ainda uma terceira sala para mudar as fraldas e amamentar. Há um refeitório e uma cozinha só para esta secção. Todas as salas comunicam com o exterior com enormes janelas e a porta em vidro também, o que nos dá a sensação da comunhão com o exterior. Organizam festas do dia da mãe e do pai, no ginásio, com a decoração e comida feita pelas crianças e os pais dos mais velhos. Têm actividades lá e no exterior. Sempre que é um dia comemorativo, por exemplo o dia da àgua, enviam postais pintados por eles e com versos. Oferecem uma lembrança no dia da criança. Fazem convites para os pais nos dias das festas, cuidadosamente elaborados. Tiram fotografias às crianças e oferecem (às vezes) em "albúns" feitos por eles e com o tema da comemoração. Promovem formação para os pais nas mais diversas áreas, lá no infantário (socorrismo, alimentação, educação, etc).
Fazem um caderno diário onde escrevem tudo o que se passa com eles. Lavam os dentes às crianças a partir dos 18 meses e lavam-nos aquando da muda da fralda. Não temos que levar fraldas, toalhitas, nem papas ou leites. Usam marcas boas. Sabem o nome de todas as crianças e conhecem-lhes os hábitos. Entramos à hora que queremos e podemos espreitá-los pelas enormes vidraças que cada sala tem. Vamos buscá-los e levá-los directamente à sala embora não entremos na sala calçados.
A directora é um amor de pessoa sempre pronta a falar connosco e a resolver os problemas.
Pago bem mas estou descansada (se é que se pode falar em descanso quando os nossos filhos não estão connosco). Gosto da filosofia deles e da forma como tudo é pensado. Das reuniões cuidadosamente elaboradas, da forma como falam dos nossos filhos, como únicos que são.
Desagrada-me o facto de continuarem a escrever o nome dela nos babetes (quando eu o escrevo na etiqueta) e o facto de começarem a dar o almoço às crianças tão cedo. Na sala anterior seguiam o ritmo de cada crinça, mas agora almoçam todos juntos.
Se fosse eu a pensar no infantário que quereria para a minha filha, provavelmente não iria a tanto pormenor. Assim sendo, estou muito satisfeita.

domingo, setembro 17, 2006

Coincidências ou nem tanto (será que estudámos pelos mesmos livros?)

Ao perguntar ao Pedro:

Se ele fosse um mês seria Julho
um dia seria sábado
uma árvore seria oliveira
uma fruta seria melão
um clima seria tropical
um animal seria girafa
uma canção seria "She"
um perfume seria o meu
um estilo musical seria balada
um gosto seria doce
uma estação seria o Verão
uma frase seria " A minha mulher é uma chata e boa como o milho" (Ele que até estava a ir tão bem...)

S. Martinho do Porto

Voltámos de um fim de semana diferente, que nos soube super bem.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Desafio

A pedido desta linda menina:

Se eu fosse um mês seria Julho
Se eu fosse um dia da semana seria o Sábado
Se eu fosse um número seria o 7
Se eu fosse uma direcção seria Sul
Se eu fosse um móvel seria uma cama
Se eu fosse um líquido seria chá
Se eu fosse um pecado seria gula
Se eu fosse uma pedra seria negra e redondinha
Se eu fosse um metal seria o ouro branco
Se eu fosse uma árvore seria uma oliveira
Se eu fosse uma fruta seria uma meloa
Se eu fosse uma flor seria um "copo de leite"(alguém sabe como se chama?)
Se eu fosse um clima seria tropical
Se eu fosse um instrumento musical seria uma harpa
Se eu fosse um elemento seria a água
Se eu fosse uma cor seria azul
Se eu fosse um animal seria uma girafa
Se eu fosse um som seria o do vento
Se eu fosse uma letra de música seria "Eu sem você" (acho que não é este o nome)
Se eu fosse uma canção seria "She"
Se eu fosse um estilo musical seria uma balada
Se eu fosse um perfume seria o da pele da minha filha
Se eu fosse um sentimento seria o Amor
Se eu fosse um livro seria um álbum de fotos
Se eu fosse uma comida seria um prato com legumes que o Pedro faz
Se eu fosse um lugar seria o Alentejo ao entardecer
Se eu fosse um gosto seria doce
Se eu fosse um cheiro seria o da maresia
Se eu fosse uma palavra seria sonho
Se eu fosse um verbo seria sonhar
Se eu fosse um objecto seria uma vela
Se eu fosse uma roupa seria um biquini
Se eu fosse uma parte do corpo seria a boca
Se eu fosse uma expressão seria um sorriso
Se eu fosse um desenho animado seria a Lili
Se eu fosse um filme seria o da minha filha
Se eu fosse uma forma seria assimétrica
Se eu fosse uma estação seria o Verão
Se eu fosse uma frase seria "Não podes escolher o que te acontece mas podes escolher as atitudes a tomar perante o que te acontece"

Passo este desafio:
CLS
Caterina
Diana
mana Vera
Morena

Recomeço

E hoje lá recomeço eu as viagens até à Invicta, depois de umas férias das aulas. Hoje tenho mais 2 horas de aulas que o normal. É para apanharmos o ritmo depressa...

quinta-feira, setembro 14, 2006

Caminho pós-graduado

Antes de tirar o meu curso só as medicinas me interessavam. Depois de o terminar descobri que há mais 2 ou 3 áreas que gosto. A microbiologia, a bioquímica e a medicina legal são as que realmente me fascinam. Após ter tirado alguns cursos na minha área para enriquecimento profissional decidi começar uma outra licenciatura. Interessava-me a microbiologia ou a bioquímica. A finalidade era mais tarde ingressar num mestrado nessa área e poder quem sabe um dia, seguir investigação. Bioquímica existia em Coimbra que significava uma hora de viagem para cada lado quase todos os dias, visto que não podia deixar de trabalhar. Microbiologia era nas Caldas, a 25 minutos de caminho. Decidi por este último. Em Setembro de 2004 comecei. Tentei ir ao máximo de aulas e fiz os primeiros exames. Engravidei um mês depois. Continuei a ir às aulas entre consultas e uma gravidez com bastantes percalços. Fiz imensos sacrifíos entre noites mal dormidas e a fazer trabalhos, relatórios, etc. Veio o 2º semestre e já "bastante grávida" e com indicação de repouso absoluto (que nunca fiz) lá me fui desdobrando entre trabalho, consultas e o curso. Comecei os exames mas a 1 de Julho nasceu a Mariana. Optei por deixar 2 exames para o ano seguinte.
Recomecei em Setembro e inúmeras vezes a Mariana foi comigo para o trabalho ou "passear" até às Caldas. Em Dezembro de 2005 decidi concorrer para um mestrado na mesma área. O ano e meio de esforço dava agora frutos porque era admitida e começaria em Janeiro deste ano no Porto. Às 6ª e Sábados lá vou eu até Novembro em direcção à invicta.
Como estou a acabar a parte lectiva do mestrado, decidi concorrer para Coimbra para Medicina Legal, a começar em Outubro próximo. Soube hoje que entrei. Fiquei super-feliz. Mais um passo para a concretização de mais um sonho. Muitos sacrifícios terei mais uma vez de fazer mas acredito que poderei profisionalmente estar cada vez mais perto do que sempre sonhei. Hoje, à parte de todas as tristezas que nos têm acompanhado, estou particularmente feliz.

Miragem?

Claro que o vizinho nunca mais apareceu à janela (e tem sempre o estore fechado) mas em contrapartida a Mariana dormiu a terceira noite (intercalada) sem pedir mama. Só acordou de manhã (não se pode ter tudo, bem sei).

Mais calmas

Devagarinho, estamos a voltar ao activo neste blog. Para mais tarde ficam os agradecimentos a quem nos seguiu e apoiou neste momento difícil.

quarta-feira, setembro 13, 2006

Pensar

Quando estamos muito indecisos e ponderamos muito, a maioria das vezes dá asneira.

Tu sabes que é para ti

Parabéns amiga. Fiquei tão feliz.

terça-feira, setembro 12, 2006

Com o creme que ela come...

o estômago da minha filha deve estar super hidratado. (Como é que ela descobre cremes nos locais mais recôndidos?)

Estar no sítio certo à hora certa é...

acordar e levar a Mariana à janela para ver a rua e estar na varanda do 5º andar do prédio ao lado um vizinho bonzão em tronco nu. Que visão logo pela manhã. Hoje o dia só pode correr bem. Eheheh.

(Post a apagar antes do fim do dia. Entenda-se, antes do Pedro ler e me pedir explicações...)

Novidade

Quem mudou a minha barrinha? Vá, confessem. Obrigada. Gostei muito. ;)

Mais travessuras

Para compensar a altura em que não metia nada na boca:
Apanhou um pacote com quadrados de chocolate, abri, virou o conteúdo e já ia começar a comer. Cheguei a tempo.
Agarrou numa bisnaga de creme hidratante e comeu creme e ainda lambeu as mãos. Não cheguei a tempo.
Agarrou num frasco de soro e mamou como se fosse uma garrafa de água (penso que no infantário lhe dão a beber assim). Não teve tempo...

Da prima

Em conversas com a prima Helena, às vezes digo-lhe:
- " A Mariana porta-se mal, batemos-lhe?"
- "Sim, sim, tia"- responde ela toda entusiasmada.
- "Com força?"- insisto eu.
- "Sim tia, com muita força."

(O ciúme a funcionar...)

segunda-feira, setembro 11, 2006

Porrada

Fui buscá-la ao infantário e quando vinhamos estava a falar com ela e falei na palavra "tau-tau".
Virou-se para mim e disse: " Tumba, ta-tau". Quem lhe terá ensinado esta versão "hard-core"?

Só a mim

Eu devo ter escrito na testa para as pessoas chatas me melgarem.

domingo, setembro 10, 2006

Há um ano...

nascia a prima C. . Recordo a primeira imagem dela via SMS, com uns olhos lindos e "rasgados". Um ano depois estamos a festejar a sua vinda.
Continua assim, linda e inteligente e que sejas muito feliz. Parabéns (e para vocês também, papás).

10 de Setembro de 2001

Acordei sobressaltada das poucas horas que tinha dormido. Era talvez o dia mais importante dos últimos anos. Lá fui hiper-mega-nervosa. E os minutos que aquele exame oral demoraram foram uma eternidade difícil de suportar. Mas terminava ali uma infinidade de anos na mira daquele objectivo e atingia um sonho de criança. Estava formada. Muitas lágrimas, muito estudo, muitos amigos, outras tantas desilusões e esperanças. Coimbra vira-me crescer e via-me agora partir diferente.
O Pedro assim que soube da novidade foi ter comigo. Não lhe liguei nem um minuto. Estava demasiado eufórica e passei o tempo todo ao telefone. Ainda hoje não me perdoa. E foi isto que me respondeu hoje, quando tentei explicar-lhe que me podia dar um presente para comemorarmos a data (não perco uma oportunidade. Quem não pede...)

Ontem logo pela manhã, sai-se com a seguinte pérola...

- "Olha , agora é que vejo mesmo bem"- enquanto colocava umas lentes novas para experimentar
- "Afinal não és assim tão boa..."
- (???? Claro que ignorei a piada. Ele nunca teve muito jeito para piadas.)

Sim porque o meu excelentíssimo marido costuma andar atrás de mim a dizer-me coisas demasiado chocantes para serem publicadas num babyblog.

sábado, setembro 09, 2006

Recompensa

Chegar a casa e receber uma gargalhada tua e um miminho é a melhor recompensa para um dia como o de hoje. Obrigada amor.

sexta-feira, setembro 08, 2006

Antes que me esqueça

Quando estávamos no Algarve a Mariana agarrou numa moldura que lá temos com uma fotografia dos 5 (pais, manas e eu) e começou a apontar para mim e a dizer mamã. Fê-lo inúmeras vezes e eu até filmei para mais tarde recordar. Não seria nada de anormal se eu naquela foto não tivesse 8 anos (ok, ok, toda a gente diz que desde bebé que se nota que sou eu).

quinta-feira, setembro 07, 2006

De volta ao infantário II

Com os lençóis, a toalha, uma muda de roupa, a chupeta (que não usa, mas enfim...), os babetes, uma fralda de pano, o protector solar, a escova e o creme no saco lá fomos nós. Chegámos e a S. (antiga educadora) abriu-nos a porta enquanto se admirava como a Mariana estava crescida. Fomos até à nova sala e deparámo-nos com a maior parte dos meninos a chorar. Grande parte deles já eram coleguinhas do ano passado. A C. veio receber-nos (a outra antiga educadora). Depois das instruções dadas deixei-a no colo da C. . Chorou um pouquinho mas calou-se logo. Vim embora bastante mais descansada do que quando a deixei a primeira vez há 8 meses. Mesmo assim estava nervosa como quando era criança e ia para o primeiro dia de aulas.
Parece que se portou bem embora de manhã tenha estado um pouco birrenta. Comeu sozinha e bem, o segundo prato. Dormiu uma grande sesta.
Tem comido sempre bem o almoço e o lanche. Tem dormido bem as sestas e quando a vamos buscar está sempre a dormir (perde as brincadeiras na rua). Hoje choramingou assim que entrámos no corredor e quando foi ao colo da C. . Fiz-lhe a brincadeira do cu-cu e já ficou a rir-se.
Acho que gosta de lá estar (mas claro que quando a vamos buscar é uma alegria).

39 meses


Parabéns para nós e obrigada pelo miminho.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Fotos das férias (para animar)



















Ontem...

saí mais cedo do trabalho, por volta das 18 h. Passámos a casa da minha madrinha para deixar a minha mãe e acabámos por deixar também a Mariana a e a Helena (obrigada madrinha). Chegámos ao Porto em tempo record para assistir à missa de 7º dia. Ainda passámos ao cemitério a deixar mais umas flores e com quase meia hora de atraso , parece que só perdemos 10 min do início da missa (que atrasou também). Ouvimos mais uma vez aquelas palavras, que não morremos, que passamos para outra condição de vida, etc, mas ditas por um padre amigo. Que até chorou na última despedida ao Cirilo. Confesso que nunca tinha visto um padre chorar e emocionou-me ainda mais. Porque afinal eles dizem "aquelas coisas" mas também sofrem como nós.
Fomos jantar e "trouxemos" a mana Rita que tinha ficado lá a tratar de assuntos. Deixámos lá o cão (que passou a ser nosso mas virá mais tarde) e despedimo-nos. Não aguentei. Despedir-me daquela casa, da família, trazer a minha irmã sabendo que tudo mudou. Sabendo que ela o tinha escolhido para passar o resto da vida e que regressa assim, sózinha, com meia dúzia de coisas que partilharam e com muitas histórias de 9 anos. Pensar que aquela também era a família dela porque fim de semana sim, fim de semana não, era passado lá. Que os conhece como conhece a nossa família. Que riu muito e chorou muito com eles. Claro que continuará a poder ir sempre lá. Que estará com eles. Mas tudo mudou tanto. Falta lá qum ela escolheu para o resto dos dias. E isso dói muito. Como se para trás ficasse um período da vida dela. Os amigos, a família, os lugares lhe fossem "roubados". E chorei com o Pedro. Porque a vida não é justa. E já sofremos tanto. Porque o Cirilo não merecia. Porque sofreu tanto nestes últimos tempos. Porque a minha irmã não merecia, que esteve sempre ali ao lado dele a toda a hora nestes últimos meses. Porque nós não merecíamos mais uma perca assim. Porque a Helena não fala noutra coisa. Porque a Mariana nunca o vai conhecer realmente. Porque lamento tanto coisa nesta história toda.
E a vida continua. Mais pobre com certeza. Com muita dor, muito sofrimento nos próximos tempos. Porque a presença dele estará na maior parte dos sítios onde estejamos. P0rque tenho medo pela mana Rita. O que possa sentir e não consiga partilhar. A nova vida dela. Porque queria poder ajudar mais. Preencher algum espaço do vazio que fica.
Chegámos já passava da meia noite e meia. Fomos a casa da minha mãe para a mana Rita abrir os presentes de aniversário que ficaram por abrir naquele dia que partiu à pressa para se despedir dele. Senti ali uma união entre todos. Os 7, como se ali naquela casa estivessemos protegidos de tudo e de todos. Unidos. Com o papá e o Cirilo a olharem por nós. E a sorrirem por estarmos juntos neste momento difícil.

segunda-feira, setembro 04, 2006

De volta ao infantário

Correu bem. Mais novidades mais logo.

domingo, setembro 03, 2006

Imagens


A minha filha faz-me festinhas no braço enquanto a amamento. Sem ter noção disso, vai embalando e tentando sossegar o meu coração. E acalma um pouco esta dor, por uns segundos ...

Só para assinalar


os 14 meses da Mariana (há 2 dias atrás). Está crescida, a minha princesa.

sexta-feira, setembro 01, 2006

Agradecimento

Nestas alturas começamos a dar ainda mais valor a um abraço, a um carinho, a algumas palavras e a desvalorizar o que até aqui nos parecia importante. Cada segundo da nossa vida tem um valor incalculável mas demasiadas vezes perdemos tempo com coisas insignificantes.
Já regressámos do Porto. Ficou o vazio do lugar dele mas o coração e a lembrança repletos de saudades e boas recordações. Ainda sem grandes forças tentamos ir em frente com esta enorme perca. E com o coração embalado pela vossa ajuda que foi preciosa, daí desse lado. Muito obrigada pela amizade. Voltamos assim que as lágrimas deixarem o nosso pensamento estar mais lúcido.