segunda-feira, setembro 18, 2006

Do infantário

Gosto do facto de ser um infantário feito de raiz. De ter creche, jardim de infância e primária, mas todas estas secções devidamente separadas. De ser um espaço onde há dias em que se fecham os portões e as crianças podem "usar" os 10 000 m2 de espaço a andar de bicicleta ou brincar em festas. Gosto do enorme espaço exterior pensado ao mínimo pormenor. Com brinquedos, relvados, areia, campo de futebol e outros jogos e uma horta.
À entrada existe um hall onde costumam estar expostos alguns trabalhos das crianças e onde há a banca de venda do jornal de lá, que é feito trimestalmente. Há a entrada para a secretaria e sala de reuniões, há a porta que dá para a creche, para baixo há a rampa para a sala dos jardim infantil e para cima a rampa da primária. Nesta última secção há ginásio, biblioteca, sala de plástica e de audiovisuais. Existe ainda a cozinha e um espaço anexo tipo refeitório que também é usado nas festas.
Do hall tocamos à campaínha e entramos num largo corredor que dá para as 3 salas dos mais pequeninos. Cada sala tem integrada uma outra sala onde dormem as crianças e os respectivos berços. As salas são enormes mas acolhedoras, com cor e muitos brinquedos adequados à idade. Na sala dos mais pequenos há ainda uma terceira sala para mudar as fraldas e amamentar. Há um refeitório e uma cozinha só para esta secção. Todas as salas comunicam com o exterior com enormes janelas e a porta em vidro também, o que nos dá a sensação da comunhão com o exterior. Organizam festas do dia da mãe e do pai, no ginásio, com a decoração e comida feita pelas crianças e os pais dos mais velhos. Têm actividades lá e no exterior. Sempre que é um dia comemorativo, por exemplo o dia da àgua, enviam postais pintados por eles e com versos. Oferecem uma lembrança no dia da criança. Fazem convites para os pais nos dias das festas, cuidadosamente elaborados. Tiram fotografias às crianças e oferecem (às vezes) em "albúns" feitos por eles e com o tema da comemoração. Promovem formação para os pais nas mais diversas áreas, lá no infantário (socorrismo, alimentação, educação, etc).
Fazem um caderno diário onde escrevem tudo o que se passa com eles. Lavam os dentes às crianças a partir dos 18 meses e lavam-nos aquando da muda da fralda. Não temos que levar fraldas, toalhitas, nem papas ou leites. Usam marcas boas. Sabem o nome de todas as crianças e conhecem-lhes os hábitos. Entramos à hora que queremos e podemos espreitá-los pelas enormes vidraças que cada sala tem. Vamos buscá-los e levá-los directamente à sala embora não entremos na sala calçados.
A directora é um amor de pessoa sempre pronta a falar connosco e a resolver os problemas.
Pago bem mas estou descansada (se é que se pode falar em descanso quando os nossos filhos não estão connosco). Gosto da filosofia deles e da forma como tudo é pensado. Das reuniões cuidadosamente elaboradas, da forma como falam dos nossos filhos, como únicos que são.
Desagrada-me o facto de continuarem a escrever o nome dela nos babetes (quando eu o escrevo na etiqueta) e o facto de começarem a dar o almoço às crianças tão cedo. Na sala anterior seguiam o ritmo de cada crinça, mas agora almoçam todos juntos.
Se fosse eu a pensar no infantário que quereria para a minha filha, provavelmente não iria a tanto pormenor. Assim sendo, estou muito satisfeita.

7 Comments:

At 18/9/06 16:09, Anonymous Anónimo said...

Sim realmente sabermos que estão bem entregues é um descanso.
Eu sei que os meus estão bem embora ás vezes tenha um aperto no coração. Acho que nunca vou ultrapassar o facto de eles terem de passar tanta hora longe de mim.

 
At 18/9/06 16:22, Anonymous Anónimo said...

parece um colegio muito bom.
eu tenho a sorte de a minha filha estar com a familia, mas nem todas as crianças podem!
anabela e Lara (16 meses)

 
At 18/9/06 21:53, Blogger Morena said...

Epá, eu gosto do infantário da B, mas esse deve ser espectacular!
Beijinhos

 
At 18/9/06 22:07, Blogger Patríciangélico said...

A parte que não gosto tanto é do pagamento, mas parece que nem é tão caro como isso para os preços doutros sítios.
E o da Moreninha também me parece ser muito bom, pelo que descreveste.

 
At 20/9/06 23:54, Anonymous Anónimo said...

Pelo que tenho lido por aí o colégio da tua filhota é um verdadeiro paraíso. e ela é umas traquinas. beijocas

 
At 24/9/06 14:01, Blogger Patríciangélico said...

Olha Luísa, eu moro perto de LEiria. Não é em Lisboa...

 
At 19/8/10 16:01, Blogger Sandra said...

olá
Sou de Leiria e ando a pesquisar infantários para o meu filhote. Ao ler esta descrição fantástica do infantário, não resisto a perguntar onde fica! Obrigado

 

Enviar um comentário

<< Home