Reunião
Saí mais cedo para poder ir à reunião que começava às 19 horas.
Começámos por preencher um "processo" que vai acompanhar os nossos filhos sobre os dados gerais e pormenores acerca de doenças, alimentação, sono e características da criança.
A directora do infantário começou por apresentar os pais dos meninos "novos" que não tinham transitado da outra sala mas que são todos irmãs de outros meninos que já andam lá (não houve vagas para novos). Explicou que as salas da creche tinham mudado de nome. O ano passado eram de animais, agora são das estrelinhas, das nuvens e do sol. As do Jardim de infância e da Primária continuam com os mesmos nomes.
Pediu para levarmos uma foto. Por cima do cabide colocaram uma casinha de palhinhas em que as janelas estão divididas em 4 espaços: um com uma nuvem (sala da Mariana), um com o nome, outro com a data de nascimento e o outro para a foto. Essas casinhas são as dos 3 porquinhos (visto serem 3 salas). Por cima das casinhas há o desenho do porquinho correspondente ( e está muito giro).
Falou dos aniversários e pediu para quando levarmos bolo, de preferência ser sem cremes. Falou da importância das festinhs de anos deles.
Falou do projecto para este ano e que se prolongará por mais 2 anos: literatura. O objectivo para além de incentivar o gosto pela leitura (e neste caso pelos livros) é em última análise produzir um livro. Para que um dia possam estudar e serem pessoas completas e felizes. Pediu aos pais que fossem um dia até à sala, levarem um livro se sentarem numa almofada na sala e lerem uma história para os meninos todos. Falou nos diferentes tipos de leitura que vão ser abordados.
Falou da filosofia daquele infantário: em vez de competição, cooperação, ajudar o próximo (gostei desta).
Falou da importância dos pais terem contacto com a educadora, de falarem com elas. De irem buscar e levar as crianças à sala. Daí terem retirado o papel que todos os dias colocavam com as informações deles (embora haja um caderno diário que podemos consultar) para que haja mais informação de boca.
Falou da importância das rotinas, da importância de cada actividade que fazem que por mais insignificante que possa parecer, do estímulo dessas actividades na memória e aprendizagem.
Explicou como ia decorrer o ano lectivo em termos de educadoras e auxiliares (visto haverem 7 grávidas no infantário) e cada passo das crianças ao longo do dia. As educadoras explicaram
também o dia a dia das crianças e foram dialogando com os pais. Que dão primeiro a fruta. Que comem sozinhos mas com ajuda (os mais velhos, a Mariana e a outra menina mais nova não). Que começam a ir ao bacio aos 18 meses (com variações). Que vão para a rua brincar quando está tempo bom. Que ajudam a arrumar os brinquedos, visto estes estarem ao alcance deles. Conhecem as crianças e os seus hábitos como se dos seus pais se tratassem, respeitam-nos e isso agradou-me.
A directora propôs-nos escolher 30 dias entre os meses de Julho e Agosto para o mês de férias. Este ano o infantário fechou em Agosto mas nas próximas férias já será melhor. Já poderemos escolher por ex. , quinze dias em Julho e quinze em Agosto.
Por fim, leu-nos um texto acerca do que as crianças da idade dos nossos filhos gostam e sabem fazer. Despedimo-nos, trocámos impressões, comemos uns bolinhos e café e viemos embora.
Já no carro, ao falar com o Pedro chegámo mais uma vez à conclusão que gostamos da personalização daquele infantário. De não ser educação em série.
3 Comments:
Pareceu-me bem.
:)
Há infantários que mais se parecem com os aviários!
Estou como a Diana, pareceu-me muito bem... :)
Estou como a Diana, pareceu-me muito bem... :)
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