quinta-feira, janeiro 28, 2010

Do resultado do internamento

Dormir estendida numa cama, abraçadinha à minha pequenina, é um luxo. Dormir naquele cadeirão deixou-me a coluna feita num oito.

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 26, 2010

Daqui

Supostamente viria aqui explicar porque é que há 18 meses e meio que não tinha o quarto só para mim e para o Pedro. Explicaria que finalmente este fim de semana tínhamos ido só os dois ficar a um hotel, com o programa Cupido gourmet, up grade para a suite nupcial. Supostamente acrescentaria que tinha sido um presente de Natal. Que tinha uma bela decoração, uma vista fantástica, iguarias deliciosas, banhos de espuma irrepetíveis e uma companhia fabulosa. Supostamente acrescentaria que a Mariana tinha ficado com a mana Vera, e a Matilde (pela primeira vez) com a mana Rita.
Só supostamente escreveria um post tão leve. Porque no dia seguinte a Matilde ficou com uma dificuldade respiratória que nos levou a ficar hospedadas neste "maravilhoso hotel" onde nos encontramos. Segunda feira, pouco depois das 9 da manhã entrámos no SAP e fomos imedietamente enviadas para o Hospital. Depois de intermináveis horas de colinhos e "máscaras", "estamos" internadas. A minha pequenina está doentinha e o meu coração está pequenino.

Adenda- SCAS, nós fomos mesmo passar o dito fim de semana, só que eu é que não me sinto em condições para escrever um post leve sobre ele.

Etiquetas: ,

sábado, janeiro 23, 2010

Da noite

Há 18 meses e meio que não tenho um quarto só para mim e para o Pedro.

Etiquetas: , ,

sexta-feira, janeiro 22, 2010

Quem me manda ouvir o papá Pedro

Como a Mariana está sempre a insistir no Inglês, francês e Espanhol, o Pedro vai dizendo para eu inventar quando não souber traduzir alguma palavra. Não costumo fazer isso. Costumo dizer-lhe que não sei, ou que vou ver. Mas no outro dia ela estava tão chata que lhe respondi que balancé era "balancei" em Inglês. Hoje ela:
- " One blue balancei, um balancé azul."
Fiquei tipo "quem te manda inventar, agora desenrasca-te."
Nisto, ela adormeceu (vínhamos no carro). Apetecia-me acordá-la para lhe explicar.
Amanhã assim que acordar vou dizer-lhe como se diz balancé. Espero que acredite (tem a mania de não acreditar se emendo qualquer coisa).

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Reunião da avaliação do primeiro período

Chegámos atrasados e já só ouvimos a educadora (primeiro fala sempre a directora). Mostrou imensas fotos (agora tiram fotos à maioria das actividades que fazem) e foi falando delas. Dia de S. Martinho, confecção de marmelada e outras iguarias, passeio a Lisboa, ao jardim, apanha da caruma, actividades lectivas curriculares e extracurriculares, etc. Foi bom poder vê-la nas fotos sempre a sorrir. Pareceu-me sempre a menina feliz que conheço.
Este ano decidiram inovar na avaliação. Primeiro eles fazem uma auto-avaliação. Foi bom saber que ela tem plena noção do que sabe fazer melhor e quais as suas maiores dificuldades (tipo calçar sapatos, que ela pintou o bonequinho do "às vezes" porque tem uns atacadores dumas botas que ela não consegue atar). Foi giro ela a explicar-me que o bonequinho a sorrir era o que fazia sempre, e que o boneco triste significava que ainda não sabia fazer. Em relação à avaliação da educadora: em determinados dias ela acompanha uma criança numa actividade e depois faz uma ficha sobre as competências adquiridas. Cada ficha dessas, tem a foto da criança, a descrição da actividade, a avaliação da educadora e as observações. No final tem uma grelha geral da avaliação global. A Mariana de tudo que foi proposto tem um "às vezes" no "identificar a mão direita e esquerda nela e nos outros". Tudo o resto, segundo a educadora tem um "Sempre" (A avaliação é "sempre", "às vezes" e "nunca"). O caricato da situação é que ela aprendeu muito cedo a esquerda e a direita, mas há cerca de um ano no DVD do Panda na escola, viu as miúdas a dançar e como elas estavam
de frente para ela, ela começou a baralhar a mão direita e esquerda. Agora já sabe, mas andou um tempo baralhada.
Também devem ter discutido a avaliação lá na escola, porque ontem ela veio ter comigo e disse-me:
-"Mamã a minha mão esquerda é esta e a tua é essa."- tipo a mostrar-me que já sabia.
Mais tarde disse-me que queria aprender a atar os atacadores.
O comentário da educadora dizia que ela tinha evoluído muito em todas as áreas. Que estava muito participativa e que era muito responsável. Gostei desta última parte (E que ela tivesse reparado que a Mariana escreve muitas vezes com a mão esquerda, mas também com a direita. Anda mais atenta.)
A avaliação da professora do Inglês dizia de um modo geral que ela tinha bastante interesse na disciplina e que aplicava os conceitos, e compreendia-os.
Claro que o melhor disto tudo foi perceber que a vergonha lá na escola está ultrapassada. De resto, eu conheço-lhe bem as outras capacidades e dificuldades.

Etiquetas: ,

Novidades da aprendizagem dela

Vai buscar uma das enciclopédias da minha mãe (a mais antiga, com mais de 30 anos) e pede à minha mãe para a ler. Como as letras são muitas e pequenas, a minha mãe lá lhe explica que não consegue ver bem. Ela não se atrapalha. Finge que está a ler. No outro dia, estava na página das Eras. Hoje na dos dinossauros. Gosta dos "livros com muitas folhas". É ávida de aprender.
Tem arriscado a perguntar-me como se conta até 10 em "chinês". Como no outro dia inventei (mas claro que lhe expliquei que não sabia, mas que podia inventar), no outro dia começou a imitar-me dizendo que estava a contar em chinês.
Gosta muito de fazer "traduções" de inglês. Sexta feira, juntei palavras tipo " one blue cat" . Expliquei-lhe também porque é que o adjectivo vinha no meio. E ela com calma e com a minha ajuda ia traduzindo. Hoje, começou: "one yellow doll, uma boneca amarela". É estranho ouvi-la a falar inglês. Tão perfeitinho. E ela fica tão orgulhosa quando consegue. Ainda lhe noto algum medo de errar, mas está a melhorar.
Queria ler. Pede-me imensas vezes. Na passagem de ano lembrei-me que lhe podia fazer a vontade. Conhecemos uma Xana que é mãe duma Mariana. Ela sabe ler Xana, mamã e Mariana. Escrevi "Xana mamã Mariana (A Xana é mamã da Mariana) e ela leu. Ficou tão contente. Agora quase todos os dias aprende palavras para ler. No outro dia a educadora escreveu urso no quadro. Ela chegou a casa e foi mostrar-nos que sabia escrever urso. Nunca mais se esqueceu.
A novidade dos números é que agora aumentou a dificuldade e diz:
-" Quando eu tiver 5 anos, a mana vai ter 2, a C. 5 como eu, a M. 1, a Helena 9, a Érica 8 e o M. vai fazer 3 (porque ele só faz em Dezembro e ela sabe que é o último a fazer)."
Adora o ballet. Não se cansa de dizer que é o que mais gosta.
A "crise" do piano já passou. Uma história longa. Ela queria tanto ir para o piano. Nas férias só falava nisso. Depois a fase da negação. No último dia antes de terminar o 1º período, a educadora disse-me:
-" A Mariana tem uma novidade do piano. Fizeram um "teste" e a Mariana foi a melhor."
Claro que fiquei contente. Não que ache que ela vai ser pianista. Mas porque conseguiu ultrapassar uma dificuldade que tem em lidar com o medo de errar e com a timidez. Agora adora ir e está sempre com medo que eu me atrase a levá-la. Ontem teve um recital e tocou o "Jingle bells". Eu já não cheguei a tempo de ver, mas o Pedro disse-me que ela tocou bem. Sem olhar para o teclado do piano, só para a pauta. Ainda só com uma mão. (O Pedro só tirou uma foto, não filmou. Mas no próximo vou chegar a horas e filmar.)
Anda a aprender os planetas e os continentes e ficou toda contente por ter um "planeta terra" (globo) em casa. Diz que a terra é um planeta azul por causa da água. Já sabe localizar Portugal Continental e a Madeira. Hoje trouxe um desenho do mapa mundo pintado por ela e começou logo a mostrar onde era a Madeira (tem esta fixação, por termos ido lá o ano passado).

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 18, 2010

Esta foto diz tudo sobre ela

Etiquetas:

Doenças (mais uma vez)

Depois do dia 11 de Dezembro, em que me queixava que a Matilde estava novamente doente, já teve de tomar antibiótico novamente. Três no espaço de 1 mês e meio. Depois disso, já esteve a semana passada com tosse durante 3 dias. Ontem, (e depois de uns dias com o nariz a pingar) teve 38ºC de temperatura. Também estava com tosse mas hoje já estava um pouco melhor.

A Mariana desde que está a tomar a medicação para a asma tem estado bem. Ou melhor, esteve bem até esta semana. Já tivemos que "reactivar" o Ventilan à noite quando se deita, três dias. O último foi ontem. Ela ia dormir com a minha irmã Vera, lá em casa. Estavam felizes, as duas. A Mariana começou com um ataque de tosse, que o Pedro teve que ir buscá-la. Ela super triste só perguntava porque é que tinha que ter tosse. Muitas vezes também me costuma perguntar porque tem que tomar a medicação se não tem tosse. Lá lhe explico que é para prevenir e ela pergunta-me porque é que a mana não toma.
Ontem fiquei triste. Sabia que alguma vez a doença iria impedi-la de alguma coisa. Foi ontem. E parece que ela ainda não compreende que a doença vai acompanhá-la e algumas vezes alterar-lhe hábitos e desejos. Eu também ainda não estou mentalizada. Ninguém está preparado para doenças. E eu queria tanto que não fosse assim.(Mas claro que sei que há doenças mil vezes piores e que do mal o menos...)

Etiquetas: , ,

quarta-feira, janeiro 13, 2010

Estranho mas verdade

Juro que no início pensei que a pessoa estava revoltada com um calção...

Etiquetas:

O pão que ele faz (finalmente)

Etiquetas: ,

Coisas engraçadas que ela diz

Hoje de manhã:
"Que inda, manha (Que linda, mana)".- quando viu a irmã com um "gouo" (gorro)

A irmã estava a dar-lhe umas sapatilhas para ela calçar e disse-lhe:
-" Calça os sapatos, lindinha".
Ela:
-" Papatiuas" (Sapatilhas)
Distingue sapatos, de sapatilhas e botas.

Quando vê a comida quente:
-" Tá quente. Sópa." (Está quente. Sopra)
Quando chega à rua:
- "Tem fio" (Tenho frio)
No outro dia, não queria casaco. Chegou à rua e estava a choviscar:
-" Oh chuba. O caáco?" (Oh chuva. O casaco?)

Ontem:
-" Oh papá. Oh pá."- com uma entoação de má, que só visto.

Hoje a ver o jogo duplo:
-" Quem caéga?" (Quem carrega?)-isto porque a irmã costuma perguntar quem irá carregar no botão. E depois de alguém carregar começa logo a dizer "É, carregou."

-" As pissoas. Os maninos." (As pessoas. Os meninos)- enquanto apontava.

(Claro que o que diz mais ainda continua a ser:
- Queuo maminha
- Xai
- Deixa passari)

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 12, 2010

Consulta dos 18 meses

Correu bem. Quando entrou, reconheceu o local e começou logo a encolher-se. Não berrou, nem sequer chorou. Apenas fez um beicinho e umas queixinhas, enquanto ouvia atentamente a Dra. Deixou auscultar, pesar, medir e fazer o restante exame. Falou muito. Pediu a "históia", chamou os "anhimais" (animais), etc. Na auscultação, parece que ainda tem muita expectoração. Mostrou o dente partido mas detestou que ela lhe visse a garganta (quem sai aos seus...). Tudo o resto "está óptimo". "Cresceu muito bem, o peso também aumentou bem". A médica elogiou o facto de ela se ter portado bem na "terrível" consulta dos 18 meses. Disse que ela em vez de se pôr a berrar, ouviu-a a dizer que não custava nada, e como não custou mesmo, percebeu que não valia a pena chorar. Linda menina.
Falámos da Mariana. Depois da vacina da gripe A.
Voltamos aos 24 meses.

Etiquetas: ,

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Ano e meio



Há dezoito meses, olhava-te pela primeira vez.
Princesinha. Cheia de vitalidade. Rebelde. Tagarela. Meiga. Marota.
O meu amor por ti é imensurável.

Etiquetas:

Da vida

Hoje vi nascer o Martim. 2300 kgs. Os nervos do pai. O cansaço e alegria da mãe. A serenidade daquele bebé. Dezoito meses depois de ter tido a minha princesa. As memórias. A lágrima retida. A euforia de ver nascer uma nova vida.
O nascimento de um bebé continua a ser para mim o maior mistério. A magia mais bem engendrada.
(A certeza de não querer passar por tudo novamente. A vontade de ter um bebé pequenino perto...)

Etiquetas: ,

quinta-feira, janeiro 07, 2010

Amanhã

Nervoso miudinho...

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 05, 2010

Dela, para não me esquecer

-" Iate pa papá" (chocolate para papar)
-" A histoía" (a história?) ou "Sa histoía" (acabou-se a história)
-" Ou Caguega" (eu carrego)
-" Aitão? Oh papá, ai ai, ai." (Então? Oh papá. Ai ai ai.)

Etiquetas:

Gira mas teimosa (se eu quisesse, ela não o carregaria)



Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Janeiro

Por norma, não gosto do mês de Janeiro. A ressaca das festas, o início do ano, as (novas) resoluções, tudo me põe stressada. Este ano, vou contrariar essa tendência. Vou começar o ano duma outra perspectiva. Um dia de cada vez.

Etiquetas: ,

sexta-feira, janeiro 01, 2010

4 anos e meio

Meiga, teimosa, caprichosa, interessada, sorridente, mandona. Feliz. A minha "menina sorriso" tem 4 anos e meio mas anseia pelos 6. A minha menina que me diz a toda a hora "mamã, tu tens sempre um abraço para mim."
Amo-te princesa.

Etiquetas: