quinta-feira, janeiro 21, 2010

Reunião da avaliação do primeiro período

Chegámos atrasados e já só ouvimos a educadora (primeiro fala sempre a directora). Mostrou imensas fotos (agora tiram fotos à maioria das actividades que fazem) e foi falando delas. Dia de S. Martinho, confecção de marmelada e outras iguarias, passeio a Lisboa, ao jardim, apanha da caruma, actividades lectivas curriculares e extracurriculares, etc. Foi bom poder vê-la nas fotos sempre a sorrir. Pareceu-me sempre a menina feliz que conheço.
Este ano decidiram inovar na avaliação. Primeiro eles fazem uma auto-avaliação. Foi bom saber que ela tem plena noção do que sabe fazer melhor e quais as suas maiores dificuldades (tipo calçar sapatos, que ela pintou o bonequinho do "às vezes" porque tem uns atacadores dumas botas que ela não consegue atar). Foi giro ela a explicar-me que o bonequinho a sorrir era o que fazia sempre, e que o boneco triste significava que ainda não sabia fazer. Em relação à avaliação da educadora: em determinados dias ela acompanha uma criança numa actividade e depois faz uma ficha sobre as competências adquiridas. Cada ficha dessas, tem a foto da criança, a descrição da actividade, a avaliação da educadora e as observações. No final tem uma grelha geral da avaliação global. A Mariana de tudo que foi proposto tem um "às vezes" no "identificar a mão direita e esquerda nela e nos outros". Tudo o resto, segundo a educadora tem um "Sempre" (A avaliação é "sempre", "às vezes" e "nunca"). O caricato da situação é que ela aprendeu muito cedo a esquerda e a direita, mas há cerca de um ano no DVD do Panda na escola, viu as miúdas a dançar e como elas estavam
de frente para ela, ela começou a baralhar a mão direita e esquerda. Agora já sabe, mas andou um tempo baralhada.
Também devem ter discutido a avaliação lá na escola, porque ontem ela veio ter comigo e disse-me:
-"Mamã a minha mão esquerda é esta e a tua é essa."- tipo a mostrar-me que já sabia.
Mais tarde disse-me que queria aprender a atar os atacadores.
O comentário da educadora dizia que ela tinha evoluído muito em todas as áreas. Que estava muito participativa e que era muito responsável. Gostei desta última parte (E que ela tivesse reparado que a Mariana escreve muitas vezes com a mão esquerda, mas também com a direita. Anda mais atenta.)
A avaliação da professora do Inglês dizia de um modo geral que ela tinha bastante interesse na disciplina e que aplicava os conceitos, e compreendia-os.
Claro que o melhor disto tudo foi perceber que a vergonha lá na escola está ultrapassada. De resto, eu conheço-lhe bem as outras capacidades e dificuldades.

Etiquetas: ,