quinta-feira, janeiro 21, 2010

Novidades da aprendizagem dela

Vai buscar uma das enciclopédias da minha mãe (a mais antiga, com mais de 30 anos) e pede à minha mãe para a ler. Como as letras são muitas e pequenas, a minha mãe lá lhe explica que não consegue ver bem. Ela não se atrapalha. Finge que está a ler. No outro dia, estava na página das Eras. Hoje na dos dinossauros. Gosta dos "livros com muitas folhas". É ávida de aprender.
Tem arriscado a perguntar-me como se conta até 10 em "chinês". Como no outro dia inventei (mas claro que lhe expliquei que não sabia, mas que podia inventar), no outro dia começou a imitar-me dizendo que estava a contar em chinês.
Gosta muito de fazer "traduções" de inglês. Sexta feira, juntei palavras tipo " one blue cat" . Expliquei-lhe também porque é que o adjectivo vinha no meio. E ela com calma e com a minha ajuda ia traduzindo. Hoje, começou: "one yellow doll, uma boneca amarela". É estranho ouvi-la a falar inglês. Tão perfeitinho. E ela fica tão orgulhosa quando consegue. Ainda lhe noto algum medo de errar, mas está a melhorar.
Queria ler. Pede-me imensas vezes. Na passagem de ano lembrei-me que lhe podia fazer a vontade. Conhecemos uma Xana que é mãe duma Mariana. Ela sabe ler Xana, mamã e Mariana. Escrevi "Xana mamã Mariana (A Xana é mamã da Mariana) e ela leu. Ficou tão contente. Agora quase todos os dias aprende palavras para ler. No outro dia a educadora escreveu urso no quadro. Ela chegou a casa e foi mostrar-nos que sabia escrever urso. Nunca mais se esqueceu.
A novidade dos números é que agora aumentou a dificuldade e diz:
-" Quando eu tiver 5 anos, a mana vai ter 2, a C. 5 como eu, a M. 1, a Helena 9, a Érica 8 e o M. vai fazer 3 (porque ele só faz em Dezembro e ela sabe que é o último a fazer)."
Adora o ballet. Não se cansa de dizer que é o que mais gosta.
A "crise" do piano já passou. Uma história longa. Ela queria tanto ir para o piano. Nas férias só falava nisso. Depois a fase da negação. No último dia antes de terminar o 1º período, a educadora disse-me:
-" A Mariana tem uma novidade do piano. Fizeram um "teste" e a Mariana foi a melhor."
Claro que fiquei contente. Não que ache que ela vai ser pianista. Mas porque conseguiu ultrapassar uma dificuldade que tem em lidar com o medo de errar e com a timidez. Agora adora ir e está sempre com medo que eu me atrase a levá-la. Ontem teve um recital e tocou o "Jingle bells". Eu já não cheguei a tempo de ver, mas o Pedro disse-me que ela tocou bem. Sem olhar para o teclado do piano, só para a pauta. Ainda só com uma mão. (O Pedro só tirou uma foto, não filmou. Mas no próximo vou chegar a horas e filmar.)
Anda a aprender os planetas e os continentes e ficou toda contente por ter um "planeta terra" (globo) em casa. Diz que a terra é um planeta azul por causa da água. Já sabe localizar Portugal Continental e a Madeira. Hoje trouxe um desenho do mapa mundo pintado por ela e começou logo a mostrar onde era a Madeira (tem esta fixação, por termos ido lá o ano passado).

Etiquetas:

1 Comments:

At 22/1/10 09:21, Blogger Nita said...

Eehhehehe,

quando ela te voltar a perguntar como se conta em chines ensinas-lhe

Mandarim

PYIN COMO SE LÊ
1 yī 一 I
2 èr 二 AR
3 sān 三 SAN
4 sì 四 SE
5 wǔ 五 U
6 liù 六 LIU
7 qī 七 TXI
8 bā 八 BA
9 jiǔ 九 JIOU
10 shí­ 十 XE

 

Enviar um comentário

<< Home