sexta-feira, setembro 30, 2005

Três

Rebentou-se o saco das águas há precisamente 3 meses. Estava ansiosa. Hoje estou calma, com saudades daquela noite mágica (dispensava bem as dores...) mas extasiada com esta nova condição: ser mãe. Daqui a 3 horas a minha menina faz 3 meses. Um sonho cumprido há 3 meses. Uma vontade incessante de a fazer feliz... tanto como sou desde que ela existe.

Laços

A revolta dos laços instalou-se. Com a fúria contra os laços, cortei o laço que (inesteticamente) existia na minha cinta de grávida, na minha cinta pós parto e em todos os sítios mais esquisitos que inventam para pôr laços. Hoje na onda do "não ao laço" o Pedro depois do banhinho da Mariana enquanto eu lhe vestia o pijamita (com um laço cor de rosa à frente) perguntou:
- Posso lhe cortar o laço?
Também não exageremos...

quinta-feira, setembro 29, 2005

Sublime

Num ano, a minha vida mudou tanto. Faz hoje precisamente um ano que estava a deliciar-me com a beleza destas paragens. Paisagens sublimes de paraísos distantes. Será que mudaram tanto como eu?

Alemanha...

A�stria...

quarta-feira, setembro 28, 2005

Viagens

Há um ano estávamos a fazer uma viagem pela Europa. Partimos em direcção a Espanha, França, Itália, Eslovénia, Croácia, Hungria, Eslováquia, Aústria, República Checa e regressámos pela Alemanha e Suiça em direcção a casa. Adorámos a viagem e embora eu já conhecesse muitos destes países já tinha saudades destas viagens. Costumávamos passear pela Europa com os meus tios. Férias que nunca irei esquecer. Adoro viajar. Agora com a Mariana temos ficado "cá dentro" mas estamos a planear entretanto mostrar-lhe o que é andar de avião. Embora tenhamos saído quando eu estava grávida (26 semanas), ela ainda não viajou de avião depois de nascer. Falei com a pediatra e ela aprova as viagens aéreas. Ainda bem.

terça-feira, setembro 27, 2005

Nº 3

Fraldas nº 3 de Portugal, estejam atentas. Desde ontem que precisamos de vocês. Podem ser as próximas contempladas a acompanhar por umas horas (ou minutos, quem sabe...) uma Mariana muito linda.

segunda-feira, setembro 26, 2005

Música

Quando estava grávida, todos os dias enquanto ia para o trabalho começavam as sessões de pontapés da Mariana. Aproveitava para a acariciar e cantar-lhe uma música para que quando nascesse se acalmasse ao ouvi-la. Logo quando era recém nascida tentei. Ela simplesmente ignorou a minha desafinação (mas cantado com muito amor!) e continuou numa berraria desenfriada.
Durante a gravidez à noite, eu e a minha doce Helena costumávamos cantar esta música com coreografia e tudo :

Está na hora da caminha, vamos lá dormir
Vê lá fora as estrelas, dormem a sorrir
...

Um dia destes ao tentar acalmar a Mariana, cantei-lhe esta canção. Parou de chorar e olhou para mim com o ar mais calmo do mundo. Pensei: coincidência. Experimentei novamente uns dias mais tarde e resultou novamente. Hoje enquanto ela berrava, segurei-lhe a mãozinha e cantei. Calou-se naquele instante. Olhou para mim e sossegou.
Está provado que a outra música não foi perca de tempo porque era cantada com muito amor, num momento do dia só nosso e que com certeza serviu para reforçar ainda mais os nossos laços. Quanto ao efeito de a acalmar, parece que falhou.
Esta música parece que foi mais do agrado dela. Nunca foi cantada com esse intuito mas parece que a minha menina já tem preferências.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Científico?

Já andava a pensar escrever este post há muito tempo. Um texto lido numa revista semanal bem conhecida fez com que o escrevesse. Desde que conheço o Pedro que uma das nossas principais "discussões" era acerca de eu estar a contar qualquer coisa ou falar sobre qualquer assunto e mais tarde ou por eu perguntar ou em situações do dia a dia, constatar que ele não tinha ouvido nada do que eu tinha dito. Ou ter ouvido uma coisa aqui, outra acolá mas a ideia não estar consistente. Intrigava-me porque é que ele não ouvia e fazia-me muitas vezes sentir frustrada por pensar que se tantas vezes o "apanhava" sem ouvir o que eu tinha dito, então provavelmente muitas vezes estaria a falar "para o ar". Se eu dissesse uma palavra que lhe chamasse a atenção, então ele perguntava: " Diz lá outra vez..." E eu passava-me.
Quem não se lembra duma publicidade na TV a um carro qualquer (mercedes?) que vai um casal na estrada, ela vai a falar com ele e repara que ele não estava a ouvir nada e começa a dizer coisas disparatadas a que ele lá vai entoando um "humhum" em tom de aprovação.
Parece, segundo a tal revista que os homens tem alguma dificuldade em processar vozes mais agudas no cérebro e daí a não entenderem facilmente o que nós dizemos.
O Pedro riu-se e acha que tem uma explicação científica para não ouvir o que eu digo. Eu (que pensava que era só ele) continuo irritada e por vezes ponho em causa se ele me ouve quando eu falo com ele. Não fiquei nada satisfeita com os dados científicos. Para uma mulher não há coisa pior que não ser ouvida ou compreendida. Realmente os "Homens são de Marte e as Mulheres são de Vénus".

quarta-feira, setembro 21, 2005

Aliviada

A Mariana está bem. A médica disse que realmente existe ali qualquer coisa na anca mas que passa com a idade. Se não passar até aos 4 meses temos de repetir a eco. Estou aliviada. A minha menina está bem...
Chorou mais que nas vacinas. Enquanto eu a agarrava numa pernita e num bracito, a médica fazia a eco e uma senhora falava, a Mariana berrava. A senhora era uma tonta qualquer que entrou lá, sentou-se e começou a falar com a médica. Ela bem tentava mandá-la embora subtilmente. A senhora destrancou a matraca durante a eco toda. A Mariana só chorava. A senhora espetáva-lhe a chupeta na boca enquanto a Mariana bolsava. O papá atrapalhado limpava o bolsado e arrumou a chupeta. A sra falava e a Mariana continuava a chorar. Parecia uma cena de comédia. O papá Pedro teve vontade de mandar a sra embora. Com os nervos pôs-nos a todos (mais a empregada do consultório) à procura da chupeta que já tinha arrumado. Eu lá ia dizendo que não fazia mal e que comprava outra chupeta. Ela também não lhe liga nenhuma... A médica que era simpática lá ia dizendo que a Mariana tinha muita personalidade (talvez quisesse dizer que era mal comportada) e que se tinha portado bem. Que era normal os bebés chorarem assim nas ecos mas normalmente só quando são mais velhos. E sra continuava a falar e a dizer que um senhor qualquer que elas conheciam nunca se calava. Alguma vez se teria ouvido a ela própria?
Saí aliviada e o Pedro passado com a sra. Não duvidou da competência da médica mas não achou normal a tal sra. A Mariana calou-se e quanto à sra, espero não me voltar a cruzar com ela num qualquer consultório

segunda-feira, setembro 19, 2005

Sapatinhos

Pela primeira vez hoje a Mariana calçou sapatinhos. A minha perdição são os sapatinhos. Temos duas prateleiras do armário cheias deles de vários números. Não temos ainda mais porque me tento controlar. Mas como ela é tão pequenina parecia que lhe ficavam mal. Como alguns estão a deixar de servir, hoje calcei-lhe uns cor de rosa lindos. Ficou o máximo. Fizemos a vontade à tia Vera que estava farta de a ver só de meias. Um miminho para ti tia Vera que hoje estás tristinha. Adoramos-te.

Eco

Amanhã a Mariana vai fazer a ecografia à anca. Estou tão nervosa como quando a ia ver nas ecos durante a gravidez. Já não me lembrava deste medo, deste nervoso miudinho.

Num post meio atabalhoado (como estão as minhas ideias agora) aqui vão as novidades destas férias:
Começaram no sábado depois do trabalho e depois do delicioso almoço em casa dos sogrinhos. Rumámos ao sul co a avó Lurdes, depois de falarmos com os recém papás da prima A. C. que decidiu nascer nesse mesmo dia 10. Como pudémos ver por MMS é linda, com os olhos rasgados e bochechuda como a prima Mariana.

Estivemos desde sábado à noite até quinta feira no Algarve. Fomos à praia a partir das 17.30/18 h quase todos os dias. A primeira reacção da Mariana ao toque da areia foi de medo. Assustou-se mas depois ficou admirada. Passeamos bastante com ela pela praia no "macaco", como lhe chama o Pedro (entenda-se porta bebés) até ela se render ao soninho. Dormiu bastante na praia. Não a levei a molhar os pés porque a àgua estava geladinha.

Foram umas férias de miminho. Não se pense que foi só para a Mariana, porque a mamã também recuperou o tempo que passa a trabalhar e não pode estar com a Mariana. Foram as férias da "mama sempre na boca". Agora que já não tenho dores nem febre e amamentar já se tornou um prazer, aproveitei para lhe dar sempre que ela estava com dores, com fome ou com miminho. Só para estar mais próxima dela, agarradinha a ela. Ela mamou tanto que até esqueceu o suplemento que lhe costumamos dar enquanto estou a trabalhar. Ela sempre gostou mais do meu leitinho do que do biberon mas agora vem mesmo viciada. E eu estou a adorar. Quem diria que amamentar ainda ia ser para mim um prazer... Estou feliz porque agora tenho imenso leite e ela está a crescer a olhos vistos.

Cresceu muito embora continue pequenina tal como nasceu. Pesava pouco mais de 5 kgs na sexta feira e media cerca de 56 cms ( medidas caseiras). Continua um piolhinho muito lindo(aos olhos da mamã).

Não faz muito mais do que antes mas o que faz, fá-lo com mais perfeição. Já se vira melhor, já palra melhor embora ainda muito baixinho, já brinca mais... Refila muito quando está zangada, mexe-se muito mais e já só chora (berra, para ser mais específica) com as malditas cólicas que de vez em quando aparecem ou quando tem muita fominha. Continua uma cusca sempre a olhar para tudo.

Já dorme a noite toda, até às 7 ou 8 horas. A essa hora refila, mama a dormir e só acorda por volta das 11 horas. Está uma dorminhoca. E refilona também. Quando algo não lhe corre como quer dá guinchinhos de descontentamento.

Ri-se muito para toda a gente mas principalmente para mim. Isso filha, mãe é mãe. Fico por ela ser simpática. Tinha medo que ela não fosse feliz. Para já parece ser.

Já tenta chegar às coisas, levá-las à boca e agarrar tudo. Está muito mais activa.

Está linda de morrer... Linda, linda...

domingo, setembro 11, 2005

Telegama urgente:

Pais da Mariana e Mariana no Algarve. STOP
O Pai da Mariana não deixou a Mãe da Mariana passar num cyber-café para informar os cyber amigos destas férias. STOP
A Mariana promete voltar nos próximos dias. STOP

Obrigada. STOP

Ass.: Tia da Mariana (sem STOP)

terça-feira, setembro 06, 2005

Anca

Hoje fomos ao centro de saúde para a consulta dos 2 meses. A Mariana já cresceu um pouquinho desde a consulta dos 2 meses na pediatra (que foi a semana passada). Correu tudo muito bem até à observação das pregas nadegueiras. O médico mostrou-me a assimetria e aconselhou-me a não esperar até aos 4 meses (como tinha dito a pediatra) para fazer a ecografia à anca. Ele assustou-me ainda mais. Disse-me que provavelmente se ela tivesse uma luxação congénita da anca usaria um aparelho até aos 12 ou 15 meses. Não aguentei e desatei a chorar mesmo à frente dele. Ele perguntou-me se eu também matava logo os doentes quando lhes fazia o diagnóstico. Acho que ele não percebeu que estavamos a falar da minha filha... E o coração de mãe não aguenta estas coisas. Será que a minha filhinha vai estar sem andar, sem gatinhar e sem se sentar até essa idade? Será que vai ficar bem? Nem o facto de ser tudo mais fácil quando detectado precocemente me anima. Fiquei de rastos.

segunda-feira, setembro 05, 2005

Demasiadas saudades

Não pudeste ver a Mariana nascer. Nunca saberás como é bom abraçá-la ou sentir o seu cheirinho. Nunca a ouvirás a chamar-te avô. Não vais poder contar-lhe historias ou levá-la a passear como tu tanto gostavas.
Como foste capaz de nos deixar? Tu que sempre foste o meu grande e eterno amor. Tu que sabias que quando partisses uma parte de mim morreria para sempre. Não podias partir e deixar-nos... E tu que nunca quiseste partir... Tu que amavas a vida... Sei que adorarias ter sido um avô como foste um pai. E eu tenho tantas saudades tuas.
Tenho saudades dos teus telefonema diários enquanto estava a estudar. Tenho saudades de te ligar a toda a hora para te contar novidades. Tenho saudades dos passeios que demos, das conversas que tivemos. Tenho saudades da tua energia e do teu amor pela vida, dos teus conselhos, dos teus abraços, dos teus beijinhos. Tenho saudades da forma como demonstravas o amor que tinhas por nós, da tua paciência e da tua bondade. Tenho saudades dos teus cozinhados, das festas que dávamos para os amigos. Tenho saudades da tua voz, da tua cara, dos teus braços que me abraçavam na rua enquanto passeávamos. Tenho saudades de chegar de Coimbra e saltar para a vossa cama e ficar ali a falar pela noite dentro. Tenho saudades de desabafar contigo e de te ouvir.
Todos os dias penso em ti. Todos os dias tenho tantas saudades tuas que nem o tempo as consegue acalmar. Hoje choro por ti papá. Amo-te como sempre e para sempre...

domingo, setembro 04, 2005

Noites

Esta noite como adormeceste um pouquinho mais tarde, só acordaste às 8 da manhã a reclamar o teu leitinho. É a segunda vez que deixas a mamã dormir a noite toda. A mamã agradece.

sexta-feira, setembro 02, 2005

Obrigada tias

Quero agradecer às tias: à tia Raquel que me corta as unhas com uma perfeição invejável, à tia Rita que me tira os macaquitos do nariz que não me deixam respirar bem e à tia Vera que é mais dedicada às artes e me organiza o albúm de fotografias. Tudo isto para além dos miminhos e dos colinhos, claro.

Palrar

Que fique bem explícito, que quando estás mesmo zangada palras assim: Aaaaaaaaau. E quando estás feliz fazes: Agggggggrr. Sempre muito baixinho...

quinta-feira, setembro 01, 2005

Dois meses (já?!)

E com dois meses :

Sorris muito mais para nós e para os teus amiguinhos bonecos. Muito ocasionalmente soltas uma gargalhada (a maior parte das vezes ainda sem som).

Palras um bocadinho mas sempre muito baixinho e com uma "voz" muito feminina. Também soltas uns guinchinhos (muitos femininos também) quando alguma coisa não te agrada, e daí eu estar a suspeitar de que vais ser muito menininha e muito mimadinha...

Adoras olhar para tudo sempre que chegas a um lugar novo. Antigamente adoravas os tectos, agora interessas-te mais por tudo o que está à tua volta. Tens sempre um olhar muito atento como que a tentar absorver tudo o que se passa à tua volta.

Sorris quando vês o mamilo a aproximar-se e já sabes mamar em condições. Se o papá te dá suplemento e tu já não tens muita fome, choras até eu te dar maminha. Estás muito sabida. Já não queres mamar só pela fome mas também pelo miminho.

Já brincas muito com o móbil, com os bonecos e com o ginásio, embora os teus movimentos das mãos ainda sejam muito descoordenados. Mas é uma delícia observar-te a brincar. Estás a descobrir as tuas mãozinhas e já passas muito tempo com elas abertas. Ontem dei contigo a abocanhar as pernas do ginásio, o que me faz pensar que ainda vês as coisas pelo prisma de: comida, muita comida (sim, porque continuas uma comilona...)

Continuas a adorar o banho e embora te estimulemos sempre para dar às mãozinhas e pézinhos, só ontem tentaste brincar no banho. Talvez tenhamos culpa nisso porque estamos sempre à pressa para não teres frio. Tremes muito o queixito quando demoramos um pouco mais (vais ser friorenta como a mamã?)

Já passas muito mais tempo acordada e normalmente, depois de satisfeitas as tuas necessidades básicas, estás muito bem disposta, a brincar e a sorrir até te dar o soninho. À vezes fazes birrinha, antes de dormir. Mas são só uns chorinhos de mimo, nada comparado com o choro da fome ou os gritos desesperados quando não consegues fazer cocó.

A partir de um mês, começaste a ter dificuldade cólicas e depois de muito te estimular, começamos a dar-te duas gotinhas de Aero-OM de vez em quando. Já estás muito melhor e raramente te queixas, mas quando gritas, ficas muito vermelha e ouve-se a kms de distância. Ainda não deves ter percebido que as gotinhas são doces, porque fazes uma cara muito feia quando as metemos na tua boquita.

Continuas sem querer a chupeta. Só quando já estás meia adormecida e mesmo assim estás sempre a deitá-la fora até cerrares completamente os lábios. Eu bem tento mas...

Estás muito mais crescida e muito mais gordinha. Já olho para as tuas primeiras roupinhas com um ar de quem não acredita que já foste daquele tamanho.

Já tens uma rotina durante a noite. Adormeces por volta das 23h ou 24 e acordas quase sempre às 5.20 da manhã ( mais minuto, menos minuto...). Já acordo uns minutos antes de ti e fico à espera que reclames. Ainda hoje acordei o papá para ele confirmar a tua exactidão nas horas- 5 h 24 m. Raramente acordas mais tarde, e quando acontece, é por volta das 6 h. Depois dormes normalmente mais 2 ou 3 horas. Durante o dia aguentas normalmente 3 h (às vezes 4 e só raramente mais).

Já tiras um pouquinho a língua quando te fazemos o mesmo. Acordas sempre muito bem disposta e é de manhã que brincamos mais contigo. À tarde normalmente adormeces, ao final da noite, antes de adormeceres às vezes fazes um birrinha e durante a noite és um anjinho. Dormes no teu bercinho ao meu lado e só te vou buscar para mamares. Depois deixo-te comigo até de manhã. Estás tão adormecida que nem reparas onde estás. As noites são para dormir, não é meu amor?

Estás linda (aos olhos de mamã e papá) e já não conseguimos lembrar-nos como era a nossa vida sem ti. Amamos-te muito. Parabéns pelos teus dois meses, princesinha.