terça-feira, setembro 06, 2005

Anca

Hoje fomos ao centro de saúde para a consulta dos 2 meses. A Mariana já cresceu um pouquinho desde a consulta dos 2 meses na pediatra (que foi a semana passada). Correu tudo muito bem até à observação das pregas nadegueiras. O médico mostrou-me a assimetria e aconselhou-me a não esperar até aos 4 meses (como tinha dito a pediatra) para fazer a ecografia à anca. Ele assustou-me ainda mais. Disse-me que provavelmente se ela tivesse uma luxação congénita da anca usaria um aparelho até aos 12 ou 15 meses. Não aguentei e desatei a chorar mesmo à frente dele. Ele perguntou-me se eu também matava logo os doentes quando lhes fazia o diagnóstico. Acho que ele não percebeu que estavamos a falar da minha filha... E o coração de mãe não aguenta estas coisas. Será que a minha filhinha vai estar sem andar, sem gatinhar e sem se sentar até essa idade? Será que vai ficar bem? Nem o facto de ser tudo mais fácil quando detectado precocemente me anima. Fiquei de rastos.

21 Comments:

At 7/9/05 11:19, Anonymous Anónimo said...

Queriad, nao te assuste. Eu tb tive uma luxação na anca, provocada por um enfermeira enquanto me dava banho no hospital, no dia em que ia para casa com a minha Mamã... tinha 2 dias! Com 1 mes fui operada, tb usei o aparelho de gesso, dps o de ferros, e qd o tirei comecei logo a andar! Diz a minha mãe que era uma criança muito feliz e sempre risonha! Arranjava brincadeira com o aparelho e tudo me parecia normal. Nao me atrasou em absolutamente nada. Se quiseres conversamos por email e ficas mais descansada. Um grande beijinho
*Pipa*

 
At 7/9/05 11:27, Blogger Pat said...

Não te preocupes. A Martinha também teve uma luxação na anca, provocada no parto. Queriam que eu esperasse, mas com 2 meses

 
At 7/9/05 11:29, Blogger Pat said...

levei-a a um pediatra particular. O facto de usar dupla fralda ainda piorou a situação, mas o pediatra ( que é um excelente médico do Hospital D. Estefânia), tirou-lhe um aparelho passado um mês.
Não te assustes, pois caso ela venha a usar aparelho, não significa que seja tanto tempo.

 
At 7/9/05 11:56, Blogger Contas e Cores said...

Vai correr tudo bem!! Não sofras por antecipação!!! Vou torcer pela Mariana... Beijinhos

 
At 7/9/05 15:10, Blogger Clara said...

Ò linda, os médicos falam assim mesmo, até não foi muito torto, há-os bem piores (educação não se compra). Vais ver que vai correr tudo bem com a bebé.

 
At 7/9/05 15:40, Blogger Maria Joao said...

Conheço uma bebé que teve de usar até ao ano e correu tudo bem, começou a andar logo de seguida. Acho que o pior nem e' para eles nem para nós. Mas o facto de algumas pessoas não saberem pq é que ela está a usar o aparelho... podes também andar com ela às costas, como as mulheres africanas. Há provas de que os bebés africanos não terem nunca este tipo de luxação por andarem às costas. Vai correr tudo bem.

 
At 7/9/05 19:40, Anonymous Anónimo said...

Fico aqui a torcer por vocês. Beijocas grandes

 
At 7/9/05 22:24, Blogger Mamuska said...

Afinal vim descobrir o teu blog pela minha irmã...
Como ela mesma já disse...o que interessa é ela ser seguida por um especialista...
Dá noticias...
Beijosss

 
At 7/9/05 22:35, Blogger Ana said...

Vai tudo correr bem...respira fundo e conta até 10 quando falares com o médico novamente, ou se calhar até 50.

Uma segunda opinião às vezes atrapalha mas outras vezes...

Beijocas

 
At 8/9/05 15:29, Blogger Rita said...

Espero que corra tudo bem com a tua menina. Vais ver que não é nada de grave!
Beijinhos e muita força

 
At 8/9/05 23:01, Anonymous Anónimo said...

oieeeeeeee..estou aqui pela primeira vez e amei...tudo muito lindo mesmo,....Muito legal ver um papai coruja.Espero que meu marido seja assim tb...estou gravida de 26 semasn..passa la no meu?

Grande beijo,sorte e Luz..Bia e Lucas 26 semanas

www.gravida_do_lucas.blogger.com.br

 
At 9/9/05 10:24, Blogger Ana Luísa said...

Faço votos para que tudo corra pelo melhor mas não fiquem já muito assustados pois pode tratar-se dum engano. Lembro-me sempre da minha mãe contar algo semelhante em relação a mim, quando era bebé. Os meus pais ficaram de rastos com a ideia da filha ter problemas na anca mas, afinal, tratou-se dum engano/erro e eu nunca tive nada...
Força e ânimo :)

 
At 9/9/05 15:56, Blogger Licas said...

Que tudo corra pelo melhor.
1 bjx, licas e inês

 
At 12/9/05 00:02, Blogger Nana said...

Eu sei que um coraçãozinho de mãe e de pai fica apertadinho sempre que se sonha que algo não esta bem com os fiolhotes... mas vais ver que tudo vai correr bem. Hoje em dia essas coisas já não são asism tão graves

bjoquinhs

 
At 14/9/05 20:14, Anonymous Anónimo said...

calma. tenho um bebe de 19 meses , que aos 4 meses o pediatra detetou-lhe um cliqe na anca. graças a Deus acabou por passar e não foi preciso fazer nada, vais ver que acontece o mesmo com a tua Mariana. jokinhas e força.

 
At 19/9/05 12:07, Anonymous Anónimo said...

não te assustes. a mariana também fez o exame com 2 meses pois a médica desconfiou mas deu negativo, pode não ser nada. calma
jocas
vera e marianita

 
At 9/9/06 14:16, Anonymous Anónimo said...

Eu sei o que isso é...a minha menina tem luxação da anca e foi detectada logo no dia que nasceu ( ainda bem)usa o arnês de pavlik ( ainda não tinha um mês quando o colocou) que é um aparelho ortopedico feito com umas tiras de tecido que consiste em não deixar a criança fechar as pernas...ou seja esta sempre com as perninhas encolhidas e abertas...custa ver a minha menina assim, mas custa mais a nós do que que a elas, a minha filhota é uma criança super bem disposta e feliz e adptou-se mto bem...faz hoje 4 meses e na proxima 4ª feira vai ver se tira o aparelho ou se tem de o usar mais algum tempo.
não desesperas...vai correr tudo bem

 
At 19/7/08 15:11, Blogger edineia silva said...

oi a minha Rafaela tb tem uma luxaçao, sofri muito chorei muito tb, mas ela ta sendo tratada em agosto dia 19 vai ao medico fazer um raio x pra ver como esta, ela esta usando um aparelho desde que nasceu, espero que agora venham boas noticias e a minha pequena tira o aparelho...assim que tiver noticias deixa uma mens.....

 
At 15/9/08 16:26, Blogger Filipa said...

Olá:) Também tenho uma menina, chama-se Raquel e nasceu com uma luxação congénita da anca, detectada no terceiro dia de vida, usou um aparelho durante três meses e agora já o tirou e parece estar tudo bem. Ela nem sentiu q usou aquilo. Em Outubro confirmamos se está tudo bem através de raio-x. Não se preocupem, os bebés surpreendem-nos pela boa forma com que se adaptam a tudo.
Vai correr tudo bem.
Filipa
www.momentocerto.blogspot.com

 
At 15/1/09 22:06, Anonymous Anónimo said...

Olá :)
sou a Luisa sou do Algarve .
em 1º lugar gostava de saber como esta a tua menina .
tenho uma menina que agora ta a fazer 4 anos e foi-lhe detectado no segundo dia de vida que tinha também luxaçae congénita da anca bilateral o q quer dizer que é nas 2 pernas ,
uzou dupla fralda , aparelho , e teve dos 3 meses aos 6 meses enternada no hospital de Faro a tracçao . caso nao saibas isso é tar presa na cama com pesos nas pernas ..
fez varias posiçoes nada resultou .
foram momentos muito dificeis chorei muito .
depois foi tranferida para o hospital D, Estefania em lisboa também nada resultou .
falaram-me em cirugia e entrei em panico .
teve 1 ano ah espera da operaçao .
ja foi operada 4 vezes ,2 em cada perninha .
andou com gesso durante +/- 4 meses .
a ultima vez q foi operada foi em março de 2008 onde lhe foram retirados os ferros que tinha nas pernas .
hoje olho para traz e acho que o pior ja passou mas sei que ainda tenho muita luta pela frente .
ela hoje em dia corre , pula , anda mas tem dias que esta pior .
mas da maneira que vi a minha fiha tenho que agradeçer a deus por ela estar como esta agora .
haveria muito mais para te dizer , mas antes de acabar , para quem veija esta mensagem e que seija da zona do algarve e que tenham filhos com este problema , aconselho um grande ortopdista para mim dos melhores dr. Henrrique Cruz do Hospital de Faro que tudo agradeço op que ele fez pela minha filha , para além de bom médico é muito humano outro medico a quem tenho muito que agradeçer dr. Santana do Hospital D.Estefânia . ja agora a minha menina chama-se Ana Luisa.

E quero que saiba que tudo isto que lhe disse nao foi para a dezanimar porque o caso da minha filha é bastante grave e pelo que os medicos dizem nao tem cura , mas cada caso é um caso .

dezijo todas as felecidades do mundo e muita muita força .

Querendo me contactar deixo aqui o meu e-mail que é o luisaluis5.4.98@hotmail.com .

beijinho
boa sorte
Luisa e Ana Luisa ( 4 anos ) !

 
At 29/10/09 11:57, Anonymous Anónimo said...

Olá!
Tenho actualmente 30 anos, quando nasci foi-me diagnosticada uma luxação na anca.
Nos meus primeiros meses de vida usei uma tala, que mantinham as minhas pernas afastadas.
Ainda criança, por volta dos 6 anos e até completar 11 anos, usei um aparelho nas pernas.
A minha infância foi acompanhada por ortopedistas, tive algumas vezes para ser operada, mas tal facto nunca se concretizou.
Hoje tenho uma vida perfeitamente normal, não tenho qualquer dificuldade em caminhar, não uso nenhum tipo de calçado especial e quem olha para mim não diz que tenho esse pequeno problema.
Recuperei muito bem do problema, sempre tive uma vida normal.

 

Enviar um comentário

<< Home