sexta-feira, maio 16, 2008

Não é pedir muito, pois não?

Depois desta sesta de duas horas (ando a aprumar-me), era um fondue de chocolate com morangos, umas cerejas, uns caracóis e uma massagem relaxante.
(O fondue e as cerejas até tenho. Só faltam os caracóis e a massagem. Alguma alma caridosa?)

Ah, e outra sesta no relvado da mãe, com este solinho também não ia mal. Acho que vou já providenciar isto.

Etiquetas: ,

terça-feira, maio 13, 2008

No seguimento do post anterior

Não me esqueço do que me disse um dia destes, uma amiga, acerca desta situação. Da forma como compreendeu tudo e do conforto que me deu nas suas palavras (mesmo tendo me "puxado" um bocadinho as orelhas...). Obrigada X. (mais uma vez).
E obrigada a ti, também, P. de Mir., que também estás sempre atenta a estes momentos.
Obrigada pelos comentários e mimos. Convosco eu sei que conto sempre.

Etiquetas: ,

A salientar

O obstetra que sabe que costumamos viajar nas férias e sair aos fins de semana que não trabalho, pergunta-nos se vamos ter férias antes da Matilde nascer.
Respondemos que não. Ele diz-nos convicto, que acha muito bem.
Não sei se era "inveja" ou estava preocupado, mas ficou demasiado satisfeito com a nossa resposta.
Ele até é sempre tão liberal (está sempre a delirar com as nossas viagens, se calhar estava a pensar: "Toma lá que se eu não vou, tu também não vais...")

Etiquetas: , ,

Só para dar notícias

Está tudo na mesma, apenas com menos contracções.
Quando me sentir mais recomposta, dou novidades.

Etiquetas: , ,

quinta-feira, maio 08, 2008

Porque rir é o melhor remédio

Segundo o médico, o meu colo do útero está permeável à polpa. Será à de tomate????

Etiquetas: ,

Indecente

Acho indecente uma pessoa ser acordada às 15 h41 m em plena sesta de beleza, pelo telemóvel.
Pronto, lá tenho que ir comer, agora que acordei...

Etiquetas: ,

Das roupas lavadas

E assim sendo, vou ali deitar-me enquanto me delicio com as roupinhas da minha piolhica. E os tamanhos. Ai os tamanhos (tudo o que é extra pequenino é lindo, não é?)

Etiquetas: , ,

quarta-feira, maio 07, 2008

Os três

Vou sair da clausura. Vamos lanchar fora...

Etiquetas: ,

Trabalhos intelectuais

Ontem foi dia de descanso (quase) total.
Hoje estou a fazer o trabalho para o curso de pós graduação. Mas acho que entretanto canso-me e vou mas é dormir a sesta, tal como ontem.
Até 15 de Julho tenho que fazer e apresentar o trabalho e até 31 de Julho, fazer uma monografia.
Só me ocorre dizer, ai, ai.
(O repouso não era da cabeça, pois não?)

Etiquetas: ,

terça-feira, maio 06, 2008

Declaração escandalosa

Eu vi os "morangos com açúcar". E gostei.
(As outras opções eram o preço certo ou uma telenovela brasileira qualquer. Acho que serve de desculpa.)

Etiquetas: ,

Afinal até podia ser espanhola

Que bela sesta que eu dormi.

Etiquetas: ,

Socorro,

que estes medicamentos dão-me uma fome que ainda não consegui parar de comer (ou os medicamentos, ou as hormonas ou sei lá o quê...).
Obrigada pelas sugestões dos livros, de como beber água, arranjar as unhas e afins.
Hoje o Pedro diz que já vai comprar-me mais livros e para já têm-me valido o livro que ainda não acabei e a televisão (e eu aqui com tanto para fazer, a olhar...)
Hoje acordei com dores, mas agora estou melhor (os medicamentos não fazem só fome, não é?). Acho que vou almoçar.

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 28, 2008

Por cá

- Continuamos a comer atum a toda a hora (na gravidez da Mariana era bacalhau com natas , mas mais no início da gravidez). Uns amigos que estiveram connosco este fim de semana até brincaram a dizer que era pior se fosse caviar. Que ao menos coma atum "Bom petisco" (publicidade), já que os "desejos" são assim tão baratos... (Claro que se esquecem da parte do chocolate Milka, eheheh)

- Já temos as roupas separadas para lavar (as da Mariana que têm algumas manchas vs as novas só da Matilde vs lençóis, toalhas e afins)

- O papá Pedro ainda não pintou o (nosso) quarto onde vai ficar o berço. O quarto da Mariana apenas está a sofrer algumas alterações com vista à colocação do móvel novo (que a roupa das duas não cabia nos existentes)

- O roupeiro está separado. Um lado para cada uma. Os brinquedos de bebé estão prontos para lavar.

- As compras da farmácia e para levar para a maternidade estão feitas. Comprámos apenas uma chupeta (será que é desta que filha minha vai usar?), duas tetinas de biberão (será que é desta que filha minha vai querer?) porque os biberãos estão impecáveis e depois vamos comprando tetinas se necessário.

- Comecei a ler um livro ontem e não o acabei porque o Pedro começou a dizer que depois queria ler e não tinha. Apetecia-me fazer noitada a ler (visto que me dou ao luxo de acordar a estas lindas horas), mas depois a Mariana acordava-me e não era fácil levantar...

- Isto de estar com "movimentos condicionados" é engraçado. Na sexta feira fomos aqui ao parque ao lado de casa (onde raramente vamos) e encontrámos "montes" de amigos e conhecidos. É preciso estar "mais quieta" para ver toda a gente. (E o bem que me soube estar deitadinha na relva, a ver os patos, rodeada de amigos e família, com este calorzinho...)

- Isto dos "movimentos condicionados" (chamo-lhe assim, porque não é um verdadeiro repouso, onde só nos levantamos para ir ao WC) é complicado. Tento abstrair-me de tudo o que tenho para fazer... Vale-me o maridinho que é um amor...

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 21, 2008

Desta fase

Acordei com dores, para não variar. Ao mínimo esforço elas voltam. E tenho sempre a sensação de muito peso. Mesmo assim, sinto-me melhor que a semana passada que foi para esquecer. Um dia de cada vez, em "busca" para já (e pelo menos) das 34 semanas. E ainda me parece tão longe...

Etiquetas: ,

sexta-feira, abril 18, 2008

Bom dia

Acabei de acordar (oh yes, 10 h34 m).
(E as análises ficam para segunda feira que ainda vou muito bem a tempo, visto que já não tenho consulta dia 27).

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 17, 2008

Como me sinto

Depois do toque fico sempre com uma dor e uma sensação de peso ainda mais acentuada. E perco um fluído esquisito. Muito desconfortável. E espero que seja por isso que me sinto assim hoje. Estou péssima fisicamente. Psicologicamente agora à noite já estou mais calma e confiante que vamos conseguir chegar às 34 semanas embora Junho me pareça ainda demasiado longe.
Um dia de cada vez.
Apenas horas depois de estar de repouso confesso que estou farta de estar "sem fazer nada". Vou até casa da minha mãe porque tenho mais apoio a todos os níveis e assim não tenho a tentação de arrumar coisas em casa. Claro que a maior parte do tempo ainda é passada a matutar. Mas ainda está tudo muito fresco e acho que foi o "choque inicial".
Estive um bocadito a organizar papelada (semi deitada, claro) porque os braços ainda posso mexer...(Claro que o Pedro começou logo: " Raio, que não consegue estar quieta um minuto"). Mas assim sempre me distraio. E não prejudico o repouso.
Vou começar a ler um livro e tenho estado a contemplar as lindas roupinhas da minha filhota.

(Claro que estar à frente da fogueira deitadinha no sofá um bocadito a meio da tarde não me parece nada mal. Mas estar deitada muito tempo, com tanto para fazer e com o síndroma do ninho em alta, é que me stressa. Aceitam-se sugestões de actividades que possam ser feitas semi deitada sem grandes esforços...)

Etiquetas: ,

Da consulta de hoje

Lá fui à consulta. Começou por me perguntar da viagem a Porto Santo e estivemos a falar da ilha e dos hotéis. Contei-lhe mais pormenorizadamente o que se passou na segunda feira e a conversa com a médica. Relembrou-me que já me tinha dito algo semelhante ao que ela disse. Falou-me de haver outra medicação para as contracções mas com efeitos secundários, e sobre o repouso ser a principal medida em caso de ameaça de parto prematuro. Disse-me que não queria que eu deixasse de trabalhar a 100%, porque conhece a situação mas pelo menos reduzir ao mínimo indispensável. Mediu-me a tensão e passei à sala de observação.
Disse-me que devia usar sempre a cinta. Palpou-me a barriga e confirmou o tónus elevadíssimo do útero (está sempre demasiado contraído).
Eu disse-lhe para ele me dizer o que tinha a fazer que seguiria à risca tudo o que dissesse. Acho que ficou admirado por eu estar tão assustada.
Fez-me a eco e vi a minha menina, que desta vez estava muito quietinha. Até fiquei com medo. Mediu o úmero e fémur (49 mm) e comparou com a tabela das semanas. Disse que estava tudo bem mas que o problema agora também não era esse.
E depois lá veio mais um toque (já nem têm conta) e confirmou. Colo muito amolecido e muito, muito fino. E ele que até é muito liberal lá me foi dizendo que antes das 34 sem. não é nada conveniente, e que antes das 32 nem pensar. Porque quando nascem antes das 32, são crianças que podem até não ficar com sequelas mas têm tendência para infecções complicadas, etc. Voltou a referir as 34 como meta. Disse-me que o facto de ter feito a dilatação tão rapidamente no parto da Mariana, que também não ajudava. E que como tenho o colo do útero apagado que qualquer contracção pode desencadear a dilatação e que nestes casos raramente é reversível.
Disse-me que assim sendo, viagens de carro nem pensar. Nem andar, nem relações, nem força, nem pegar em pesos nem na Mariana. Trabalhar só o tempo indispensável, nos dias que for necessário (e só se for mesmo necessário). Mesmo assim se sentir contracções parar imediatamente (ou seja, contracções tenho eu a toda a hora, por isso a sentença é estar paradinha). Até às 34 sem.
Reforçou a dose de magnésio e prescreveu-me os tal comprimidos dos efeitos secundários (parece que tem mesmo que ser). Assustou-me (será que ainda era possível mais?).
Mudou-me as consultas que eram de 5 em 5 semanas para 3 em 3. Concordei (aliás se ele não sugerisse, sugeriria eu).
Pediu-me que repousasse o mais possível porque não estava só preocupado com a Matilde mas também comigo. Como poderia reagir se acontecesse alguma coisa agora. Disse-me para ver se conseguia que a Mariana não se ressentisse de não lhe dar colo.
Disse-me que o ideal era não fazer uma viagem que temos marcada para o feriado de 25 de Abril (embora seja de avião, que ele diz que é melhor que andar de carro).
Vim embora, chorei todo o caminho para descomprimir e aqui estou. De repouso e com uma dor que mal me deixa andar (parece que é um ligamento qualquer mas que não tem importância), para além da sensação horrivel de não conseguir mexer-me por causa da rigidez da barriga. Pareço uma grávida de fim de tempo já em trabalho de parto. A minha mobilidade não é muito diferente dessa fase da gravidez. Penso até que quando entrei na maternidade para a Mariana nascer, já com 5 cms de dilatação, me mexia melhor. Pelo menos as dores não eram muito diferentes.

Etiquetas: ,