terça-feira, maio 20, 2008

Figuras de uma grávida prevenida

Saí de casa cedo mas saí prevenida.
Uma camada de creme na barriga para afuguentar as estrias, umas meias de compressão de gravidez para afuguentar as varizes, umas meias curtas para afuguentar os pés gelados, uma cinta para afuguentar o desconforto, umas calças com cinta para afuguentar o frio, uma camisola para afuguentar os olhares de "olha, aquela vai nua", um casaco de malha para afuguentar o resto de frio que ainda poderia ter, e um casaco para afuguentar a chuva. (E roupa interior, pois claro). Uma carteira de magnésio no "bucho" para afuguentar as contracções e uma criança ao colo ainda ensonada, para afuguentar as birras.
Juntamente com uma dor que me faz andar tipo grávida de final de tempo, e enchouriçada com esta roupa toda, somando a barriga que parece que foi insuflada de ontem para hoje, estou pronta para afuguentar tudo. Até o maridinho logo à noite. Quero ver se ele continua a dizer que estou uma grávida sexy.

(E o tempo que estive para vestir isto tudo. Só as meias...)

Etiquetas:

terça-feira, maio 06, 2008

Do comer desenfreadamente

Hoje ao telefone:
- " Ai, M., eu aqui deitada e com estes medicamentos, tenho uma fome que como a toda a hora."
- "Não faz mal, que precisas de engordar porque a semana passada estavas com as pernas muito magrinhas."

(Tão querida... Será que o médico vai dizer o mesmo quando eu subir para aquela balança?)

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 23, 2008

Que manhã

Surreal é pouco para descrever o que tive que ouvir hoje de manhã por causa duma dor da Mariana. Já almoçámos e estamos em casa (da minha mãe) a descansar. A Mariana está bem (obrigada Xana) e a Matilde penso que também, tendo em conta os deliciosos movimentos (nunca pára esta miúda). Depois daqueles nervos todos, estou mais calma mas ainda com uma vontade de chorar que acho que tenho que deitar tudo cá para fora. Vamos dormir a sesta as três até o papá Pedro sair do trabalho e vir buscar-nos. Até logo.

Etiquetas: ,

segunda-feira, abril 21, 2008

Desta fase

Acordei com dores, para não variar. Ao mínimo esforço elas voltam. E tenho sempre a sensação de muito peso. Mesmo assim, sinto-me melhor que a semana passada que foi para esquecer. Um dia de cada vez, em "busca" para já (e pelo menos) das 34 semanas. E ainda me parece tão longe...

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 10, 2008

Às (quase) 25 semanas

chego ao fim do dia tão inchada como se estivesse com 35. Vamos ver o que isto vai dar...

Etiquetas:

segunda-feira, abril 07, 2008

Energia

Venho cheia de energia. Há muito tempo que não tinha umas férias tão relaxantes. Talvez me tenha desta vez, entregue mesmo de corpo e alma às férias. E aos meus amores. Venho outra. Mais calma, com mais paciência e com muita, muita energia. Ainda não parei hoje e estou cheia de planos para estes meses. Já arrumei e organizei as roupas todas. Já as escolhi e troquei as de Inverno pelas de Verão. Deixei algumas menos invernosas e organizei todos os roupeiros. Organizei papelada, cd e dvd e brinquedos. Organizei mentalmente (e na agenda) os planos para pôr as roupas da Matilde para lavar, fazer as malas, limpar o carrinho, montar o berço, etc.
Depois de jantar andei e subi escadas (aproveitei viver num prédio com 16 andares) e estou aqui ainda com energia para dar e vender. Nem a maldita azia que tenho desde ontem me derruba. Alguém precisa de energia?

(O Pedro diz que estou doida e que esta energia é muito mal empregue. Que ele sabia bem o que lhe fazer...
Vai sonhando amor...)

Etiquetas:

segunda-feira, março 03, 2008

Crescimento da barriga

A minha barriga está muuuuito grande. Se comparada com a da Mariana, parece que estou com mais 3 ou 4 semanas. O que é estranho, é que este crescimento foi de há 2 ou 3 dias para cá. Ainda na noite que soube que vinha aí uma Matilde, estava a falar com a minha comadre e lhe dizia que a barriga até nem estava assim tão grande. (Parece que os mais velhos têm razão ao dizerem que ela cresce imenso quando se sabe o sexo da criança. Ok, é coincidência, porque é por esta altura que acontecem as duas coisas mas que bate certo, bate.)

Obrigada pelas tuas palavras, comadre. Um beijinho cheio de saudades.

Etiquetas: ,

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

Às 18 semanas e 4 dias

Se esta gravidez demorasse o tempo que demorou a da Mariana, estaríamos precisamente a meio.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Hoje de manhã

Recebo uma mensagem da clínica a dizer que os valores do rastreio bioquímico estavam normais. Fiquei 10 minutos em que não conseguia parar de chorar de alívio/alegria. Não me lembro de ter esta reacção na gravidez da Mariana.
Um dia de cada vez...

Etiquetas:

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Dia não

Ontem fui ao médico por causa das contracções e do útero continuar sempre demasiado contraído. O médico perguntou-me se não podia parar mesmo. Não respondi (porque poder toda a gente pode mas na realidade não posso) e ele disse-me que estes dias não posso fazer mesmo nada (para ver se passa) e que depois posso trabalhar duas horas de manhã e duas à tarde (What? 4 horas... Que farturinha. Ainda sou capaz de me cansar...). Que se não for a bem, posso ter que ficar "até às 35 semanas de repouso absoluto".
Hoje era para ficar a descansar mas tive que ir resolver um problema criado por uma parvinha e que tinha que ser resolvido ainda hoje. E assim vai ser, até logo à tarde. Para completar, fui buscar as análises e para além de anemia (que nunca tive na gravidez da Mariana), tenho as plaquetas a razar os limites inferiores e a glicémia (como sempre) muito baixa. Daí o cansaço. Portanto hoje o dia ainda promete e eu estou farta disto tudo. Só me apetece chorar ou para bem longe onde possa gritar até não ter forças. Ainda que nenhuma das soluções resolva absolutamente nada.

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

E com este tempo (17sem e 4 dias) senti pela primeira vez a Mariana mexer

E hoje para comemorar o facto, o raio da(o) miúda(o), não parou de se mexer. E eu, como se fosse a primeira vez, incrédula com a(s) sensaçõe(s), fui acariciando a barriga e cantando para este bebé. E é tão boa, mas tão boa a sensação, que acho que todas as mulheres mereciam pelo menos uma vez na vida passar por isto.

Etiquetas: ,

domingo, fevereiro 17, 2008

Domingo caseiro

Hoje só saimos para ir almoçar a casa da minha mãe, beber café com os amigos que estavam de passagem por cá, dar uma voltinha e voltar para casa. Conclusão: deu para estar deitada a ver dois filmes e dormir um pouco. Amanhã é segunda feira. Espero ter uma semana calminha.
(E eu decididamente não gosto de me sentir "presa" em casa. Eu até nem me importo de estar em casa mas a palavra repouso mexe comigo. E com tanta coisa para fazer. Mas é por uma boa causa... E já te amo muito, meu bebé pequenino.)

Etiquetas:

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Queixas

Desde sábado à noite (dia em que me enervei muito) uma dor ao fundo da barriga, lado direito, que me incomoda muito. Domingo estive bem. Segunda novamente mal e hoje acordei bem mas a partir do final da manhã estava igual. Por um lado não quero que pensem que sou mariquinhas e que não aguento a dor, por outro, mal me consigo mexer e sinto-me mais limitada que no final da gravidez da Mariana.
Esta gravidez está a ser bem diferente. Não tive tantos enjoos (foi mais quando tomei a progesterona) nem tantos sustos até agora, mas tenho às vezes dores de cabeça, contracções (que também tinha da Mariana) e estas dores abdominais.
Por outro lado preocupa-me o facto de ainda não a sentir mexer e da barriga ter um formato esquisito, como se o bebé estivesse muito acima.
O pior sintoma, é que na segunda gravidez, literalmente ninguém nos liga. Raramente perguntam pelo bebé (até já me aconteceu falar na besnica e me perguntarem do que estava a falar, uma pessoa que sabe que estou grávida). E isso deixa-me triste e apreensiva. Ninguém nos liga a perguntar se está tudo bem, se já sabemos se é menina ou menino, como na primeira gravidez. Aliás, ninguém nos telefona para nada a não ser para o normal, de quando não estamos grávidas. Este bebé parece que é menos que o primeiro só porque não é isso mesmo, o primeiro.
Posso não o demonstrar mas fico triste com isso. O meu segundo filho é já muito amado. Magoa-me a indiferença, principalmente de certas pessoas. E é por isso que certas pessoas só vão saber o sexo do bebé quando e se eu quiser. Como se só isso lhes interessasse.
Mas os verdadeiros amigos e família, aqueles que estão sempre connosco, fazem-nos esquecer a indiferença doutros amigos (?) e família. Para sentirmos que este bebé já faz parte das nossas vidas. E é já tão amado.

Etiquetas:

Do mexer

Faz hoje 3 anos que tive a certeza que te senti, minha princesa. Foi uma das melhores sensações da minha vida. Sentir a vida que trazia dentro de mim. Às 17 semanas mais 4 dias.
Talvez por ter começado a sentir os movimentos da Mariana bastante cedo, sempre pensei que nesta gravidez não teria dúvidas. Que saberia perfeitamente quando o bebé estaria a mexer. A verdade é que com menos uma semana de gravidez que da Mariana, tenho muitas dúvidas.
Há já um tempo que um pouco depois de comer, principalmente à noite, sinto um reboliço na zona do útero. Mas não é aquela sensação de uma parte do corpito a mexer. É um movimento em bloco do próprio útero, empurrado ou assim qualquer coisa do género.
Desde quinta feira tenho estado mais atenta porque principalmente à noite, sinto duas ou três vezes aquela sensação de passagem ligeira de qualquer coisa. Mas sinceramente não sei dizer se é o bebé a mexer. A sensação é boa porque começo logo a imaginar que possa ser. Mas é tão fugaz e tão leve que não sei. E espero ansiosamente por aquela sensação. Mexe bebé, mexe.

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

Ainda do nome de menina

Não me agrada muito o facto de termos nome para menino e não para menina. Então tenho andado a melgar o Pedro para irmos escolhendo o nome de menina.
Dos que gostávamos ficaram:
Matilde
Benedita
Caetana
Retirámos o Madalena porque o Pedro não gosta muito e eu retirei o Joana (que o Pedro gosta) porque embora goste não me vejo com uma filha com o nome de Joana. Beatriz já tinha sido retirado da lista mas voltou a vir à baila. Pelo mesmo motivo, foi retirado.
Dos três, gosto mais de Matilde e Caetana. O Pedro acha Caetana um nome muito forte embora goste. Assim sendo, em princípio a nossa besnica vai ser Matilde (Matilde e Mariana acho que conjuga muito bem).

(A madrinha Vera anda aliviada por ser um nome "mais normal", mas diz que Matilde não conjuga bem como nome de menino. Eheheh)

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Post um bocado estranho

Ainda dizem que na gravidez não há gostos estranhos. Pois bem, esta história não é assim muito digna de se contar, mas aqui vai.
Desde pequenina que sempre adorei bananas. Quando tinha 10 anos, houve uma diminuição substancial da venda de bananas por cá. Nesse ano no Verão fomos passar uns dias ao Gerês (uma semana das nossas férias era sempre passada lá) e fomos até Espanha. Por lá abundava a venda de bananas e a preço muito acessível. Os meus pais compraram 5 kgs de bananas e nós as três viemos até Portugal a comer banana com tudo o que a imaginação deixava. Até com pão (que nojo). Claro que as estradas não eram como são hoje e eu que já tenho muita tendência para enjoar, vim todo o caminho a deitar banana por quase todos os "buracos naturais da cabeça".
Durante anos cada vez que inadvertidamente comia um bocadinho de banana, vomitava. O organismo rejeitava mesmo. (E até hoje ainda há pessoas que se admiram por eu não gostar de bananas. Às vezes ainda vou para contar a história mas as minhas irmãs param-me a tempo. Lol).
Passados uns anos o organismo passou a tolerar mas eu não. Nem o cheiro. Caso para dizer que enjoei em pequena. Com o passar de mais alguns anos, ainda continuo a escolher a banana da salada de fruta. Se for por engano como, mas de mau agrado.
Ontem no intervalo do trabalho fui buscar a Mariana e a tia R. foi comigo. Deu uma banana à Mariana e eu fiquei a olhar. Apeteceu-me. Tirei um bocadinho e dei-lhe duas valentes trincas com satisfação. Vinte e um anos depois. E soube-me pela vida...

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Da (3ª) consulta

Nunca me passou pela cabeça levar a Mariana a nenhuma consulta, porque sempre achei que ela ia estar demasiado irrequieta e que não ia deixar a consulta decorrer com normalidade. Como estávamos sem tempo de a ir levar a quem quer que fosse, lá foi connosco.
Entrámos e o Dr. mediu-me a tensão, que está sempre igual. Perguntou-me com quem achávamos parecida a Mariana, porque ele achava que ela era muito parecida comigo mas com os olhos do pai. Disse-nos que ela perecia ser uma criança muito simpática. E ela sorria para ele a fazer charme com aquela cara de quem quer conquistar. Muito sossegada.
Pediu-me para ir para a sala onde nos pesamos e onde está a cadeira com o ecógrafo. Entretanto fez-me uma pergunta do meu trabalho, para esclarecer uma dúvida sobre ele. Estivemos a falar sobre isso. Ele começou a eco e lá estava o meu besnico. Sempre a mexer muito as pernitas e os bracitos. As mãos perfeitinhas com os 5 dedos. A cabeça que foi rigorosamente medida. E eu mais uma vez vidrada naquele milagre da vida. Pasmada a olhar para o ecrãn enquanto o Pedro explicava à Mariana que era o mano. Ela a certa altura começou a querer ir embora mas sem perturbar a consulta.
O médico perguntou se a Mariana queria um mano ou uma mana. E depois andou lá à procura mas disse que não conseguia ver ainda. Eu também não consegui ver nada.
Que estava tudo bem. E isso é que interessa.
Passámos para o consultório e eu aí já estava descansada a pensar que ele não me ia perguntar pelo que eu não tinha feito. Perguntou. Eu lá fui tentado dar a volta à questão. Até que ele disse para não me esforçar, que fazia depois. Respirei de alívio e disse-lhe que nem tinha dormido de noite só a pensar nisso. Ele disse que não era preciso tanto.
Passou-me o rastreio, análises e disse-me que não tinha aumentado muito de peso nestas 6 semanas, principalmente nesta época de Natal, etc. Mas a seguir, olhou para o Pedro e disse que ele estava mais gordo. Que fixe. Vou levar sempre o Pedro, porque o médico nunca me fez nenhum reparo negativo acerca do peso nas duas gravidezes e já fez ao Pedro (lol).
A Mariana começou a pedir para abrirmos a porta e a explicar-me qual era (não fosse eu não saber sair dali) e ele disse que ela até era sossegada. Primeira experiência com ela decorreu com sucesso.
Despedimo-nos e voltamos dia 29 (ainda falta tanto tempo).
Claro que durante o jantar em casa da minha mãe, só dizia ao Pedro para ele não comer isto ou aquilo que estava gordo. Quanto a mim, tive direito a um chocolatinho por me ter portado bem (nos outros dias, invento outros motivos para o chocolatinho. Este besnico há-de nascer com cara de chocolate. Eheheh)

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 21, 2008

13 semanas



Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 18, 2008

Ok, eu confesso...

B- Busto
C- Cintura
A- Abdómen
A- Anca
Pc- Perímetro da coxa

(Xana, o que está em franca expansão é o abdómen, a barriguita, mesmo. E atrás dela, lá vai a cintura. Ou melhor, a falta dela... E tenho pena de não ter feito isto da gravidez da Mariana para comparar. Embora tenha algumas medidas da outra gravidez, não está tão completa... Acabei a gravidez da Mariana com 90 e tal de abdómen, por isso vê lá o que isto esticou...)

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Eco 1º trimestre

Às 20 horas e 44 minutos, aparecia no ecrãn, um bebé aparentemente indiferente ao stress da mãe. Com 63 mm, e muito mexido. Fartou-se de dar às pernas e aos braços. Aparentemente tudo normal, com TN de 1,2 mm e CF de 8 mm. Eu só sorria e acentia quando o médico nos mostrava os 5 deditos de cada mão. Tudo a correr bem, até a besnica se lembrar de nos virar as costas. Até o médico reclamou porque assim não dava para fazermos as nossas medições. Mas bem mandada como é, logo se virou para nós. Com um perfil quase fotocópia da irmã mais velha, foi uma emoção ver um ser tão pequenino já com tanta genica.
E hoje senti-me finalmente grávida. Senti uma felicidade indescritível quando vi aquele bebé tão pequenino mas já tão nosso.

(E não, ainda não deu para ver o sexo. Ou melhor, o médico nem se pronunciou porque é política dele não se pronunciar ainda na primeira eco. Quanto a mim, não vi lá nada pendurado. Mas ainda é muito cedo. Até prova em contrário, é tratada como uma besnica. A irmã foi sempre tratada como pimpolho e depois passou a ser pimpolha, por isso não tem mal se esta for ao contrário.)

Etiquetas: