sexta-feira, março 31, 2006

Sorrateiramente...

Estou no mestrado.Tenho que ser discreta...

quinta-feira, março 30, 2006

Madrugada

Amanhã tenho que estar no Porto às 9. Às 9... ( e não dormia, era? Será que os mestrados são feitos só para as pessoas do Porto?)

Protecção, precisa-se

Como é que fazemos para voltarmos à barriga das nossas mães? Alguém me diz?

quarta-feira, março 29, 2006

O que é o "tem-tem"?

É, segundo me explicaram, quando os bebés ficam uns segundos em pé sozinhos, a fazer "tem-tem", até cairem. É portanto uma manobra acrobática para o bebé, e de diversão para os papás.

( O papá diz que é "tim-tem", mas como ele é dos Pousos, tem desculpa.)

terça-feira, março 28, 2006

E para me animar um pouco...

a Mariana já faz "tem-tem" (Também não sabem o que isso é? Eu também não sabia, aprendi há pouco).

Quando estiver mais calma venho desabafar...

segunda-feira, março 27, 2006

E já passaram 9 anos ...

Este fim de semana envelheci 10 anos ...

domingo, março 26, 2006

O pesadelo repete-se, a 3 dias de fazer 9 anos desde a primeira vez. Resta-nos rezar e esperar que não seja assim tão mau. E nestes momentos fazes-me ainda mais falta papá.

sexta-feira, março 24, 2006

Mistério

Ontem o papá deixou-te sentada a brincar no ginásio. Quando ele te foi espreitar estavas do outro lado, muito mais para a frente e sentada na mesma. Como terás ido lá parar?

Pequenas novas conquistas (por terras brasileiras e não só)

Na segunda feira dia 13, levantou-se sozinha apoiada na avó L.. Fiquei superfeliz. A avó L., quem sabe mais atenta nestas coisas, diz que não foi a primeira vez. Para mim foi. Ainda não a tinha visto fazer isto. Depois disso, é vê-la levantar agarrada a tudo e mais alguma coisa.
Continua a gatinhar para trás mas mesmo assim já é muito mais independente. Se a sentamos, começa logo a a tentar gatinhar, de joelhos,a rebolar ou a chegar a sítios onde consiga levantar-se. Vale tudo só para se tentar pôr de pé. Está uma verdadeira perigosa.
Pensa que é uma estrela e assim que vê a máquina fotográfica, pára o que está a fazer só para fazer pose.
"Fala" muito mais. Quando se quer pôr em pé ou quando lhe perguntamos ou agarramos os pés diz: "à té". Imita o olá, "óá" mas tudo o restpo é imperceptível. Fala bebelês, portanto.
Agarra em pinça com as duas mãos ao mesmo tempo dois objectos diferentes. Não sei quando adquiriu esta faculdade mas hoje fê-lo perfeitamente, como se já o soubesse há muito.
Começou a semana passada também de repente a "fazer xau" mas só quando lhe apetece. Com uma mão, pega na outra e abre e fecha enquanto se ri e abana o braço (uma maneira estranha mas para quem não fazia nada, não está mal). Continua a não querer bater palminhas mas adora que eu bata.
Dançou ao ritmo do forró brasileiro, enquanto dava guinchinhos de alegria e levantava os bracitos, ia abanando as mãozitas. Nunca a tinha visto tão "histérica". Parece que são mesmo contagiantes aqueles ritmos.
Sorria para toda a gente e pela primeira vez estendeu os bracitos para outra pessoa (mana Rita), quando estava ao meu colo. Nunca se estendia para mais ninguém a não ser para mim. Ontem voltou a estender os bracitos, desta vez, para a educadora.
Continua a dar uns passitos, mas agora um pouco mais certinhos, quando a agarramos pelas mãos.
Acho que aquela semana de férias lhe fez muito bem. Pelo descanso, pelo calor e por podermos estar juntas tanto tempo. Ah, é está cada dia mais linda...

quinta-feira, março 23, 2006

Obrigada

Assim que tiver uns minutinhos venho logo, logo, agradecer-vos e retribuir-vos os comentários. Está bem?

Aos portistas

Já dizia o Pinto Da Costa: "A taça é de barro".
Eu nem nunca liguei a futebol... (risos).

quarta-feira, março 22, 2006

Ao dragão

O (portista) papá Pedro foi com a (sportinguista) mana Rita, o (portista) pai dele e o (benfiquista) namorado da mana Rita ver o Porto-Sporting.
Que vença o melhor: SPORTING.

terça-feira, março 21, 2006

Pode ser outro dia, se faz favor?

"Há dias de manhã, que uma pessoa à tarde, não pode sair de casa à noite."

segunda-feira, março 20, 2006

Como não podia deixar de escrever...

mais um dia do pai sem te poder abraçar. Mas este ano foi diferente. Passei o dia num país que tu amavas, a pensar em ti. À noite enquanto cruzávamos as nuvens, "sonhei" que voava para junto de ti. Estive mais perto do céu, mais perto de ti. E enquanto percorria este céu "dei-te" as mãos e voámos só os dois. Fazes-me falta papá.

Fotos

De férias? Com a minha mamã só para mim? Huum... Deixem-me aproveitar.












Genipabu















Com a tia Tita


Rescaldo

Voltámos com energia renovada. Passámos uns dias excelentes. A Mariana adorou o calor e a água do mar e da piscina. Agora estamos ansiosas que venha o Verão. E hoje até parece que o trabalho "custou" menos...

De volta com muitas novidades

Chegámos agora (e pensar que há 13 horas apenas estávamos numa piscina com água a mais 20 graus do que estão aqui de temperatura...ai).

domingo, março 12, 2006

Inté

Finalmente férias. Vamos tentar manter o blog actualizado. Prometemos ser breves (mais que o que queríamos, claro).

sábado, março 11, 2006

Roupas

O papá Pedro diz que o meu decote já denuncia o meu espírito "natalício". É para o "choque térmico" não ser muito grande.

(O papá dia que as roupas da Mariana são do mesmo tamanho das da mamã. Será que já podemos começar a trocar???)

Se fosse possível...

Era uma estrada daqui até lá se faz favor...

(Tenho um medo terrível de andar de avião, e embora não deixe de andar por isso, fico sempre stressada)

E já só falta um dia...

e algumas horas de trabalho. Ainda não tenho nada pronto. Só a roupa da Mariana é que já está inspeccionada para ser escolhida. Já comprámos a tenda de protecção de UV e já temos os bilhetes e os passaportes. Tudo o resto está por preparar por falta de tempo. Tenho que ir tratar de mim, trabalhar e depois então arrumar tudo. Férias, ai o que eu esperei por elas...

sexta-feira, março 10, 2006

Ainda acerca das férias

Estava a "conversar " com a Mariana. Tentava explicar-lhe que iríamos estar 9 dias juntas, para fazermos o que quisermos. De repente lembrei-me que já há muito tempo que não estavamos juntas tantos dias. Tinhamos estado 5 dias em Setembro no Algarve e fomos tirando uns fins de semana prolongados. Quando ela nasceu estive 10 dias em casa com ela. E mais? É verdade. Nunca estive tanto tempo com a minha piolha sem trabalhar. E é no momento desta descoberta que reparo quanto lamento não poder estar mais tempo com ela. E choro, de raiva por ter esta vida, de pena por não poder alterar os factos, de desejo de conseguir compensar isto. Vou aproveitar ao máximo estes dias. Como se só existissemos nós (e o papá Pedro, pois claro).

Comentário do papá Pedro

"Ela até só com a tua voz se acalma."

(Baba, orgulho... Linda menina!)

Miminho

Pelo terceiro dia consecutivo, a Mariana choramingou e estendeu-me os braços quando a deixei no infantário. Hoje voltei atrás e vi que ela já estava a rir e quando me viu teve novamente a mesma reacção. Parece-me que ela já sente que eu vou embora mas depois esquece logo. Está a crescer a minha piolha.

quinta-feira, março 09, 2006

Torcicolo

Acordei com um torcicolo. O dia promete...

quarta-feira, março 08, 2006

Dia Internacional da Mulher

Feliz dia.

(É impressão minha, ou devia ser feriado?)

terça-feira, março 07, 2006

33

Trinta e três meses num percurso (que esperamos) de muitos anos. Obrigada amor por estares sempre aqui.

Humor fácil

Vamos para um sítio que fica entre a Páscoa e o Carnaval. E já só faltam 5 dias.

segunda-feira, março 06, 2006

Miami

"Gostava de ir a Miami, vamos lá um dia?" - dizia a mana Vera.
"Só se for sem silicones"- respondi eu.
"Silicones?????"

(O que eu queria dizer era ciclones, furacões, que eu nisto da natureza sou muito medricas e não gosto de emoções fortes. E esta troca de palavras só pode dever-se à minha (in)sanidade mental que a esta altura do campeonato anda por um fio. Ai férias, não demorem, está bem?)

Ainda a reportagem sobre a maternidade

O Pedro viu e comentou: Ah, estes foram fáceis. Nasceram num instante.
Este comentário foi porque, embora eu tenha feito a dilatação em apenas 2 horas e meia desde o rompimento do saco, a fase de expulsão da Mariana demorou cerca de meia hora. A Mariana encravou e teve que ser puxada com ventosa e eu sei que podia tudo ter corrido muito mal. Apercebi-me pelos comentários e termos médicos que tentavam esconder o que se estava a passar. Diziam apenas que estava a portar-me muito bem e iam dando instruções. Sei que estive nas mãos de uma equipa fantástica e se assim não fosse provavelmemente tudo podia ter acabado doutra forma. Eu sei que todos os partos são diferentes mas acho que o Pedro ficou com a sensação que era sempre complicado. Como ele diz: "A médica fez tanta força que se pendurou na cabeça da Mariana e puxou com uma força incrível." E daí o espanto dele ao ver aqueles bebés a "fluirem". De qualquer maneira penso que também ele viu a reportagem de uma maneira diferente daquela que veria há 8 meses atrás. Também ele viveu o parto. E fez-lhe bem ver que estes foram diferentes. Para a próxima também quero um destes mais rápido para o "menino" não se impressionar com a força, pode ser? (não não é para não ser cortada e evitar ventosas e outras coisas. É só para ele não se impressionar. Risos.)

Féééééérrrriiiiaaaaaaaaaaasssssssss

Parece que os bilhetes já foram emitidos. E já só faltam 6 dias.

domingo, março 05, 2006

A bonança

Depois de uma noite bem dormida e do descanso (o trabalho ontem foi violento, como todos os sábados) estou com outra visão. O tempo passa, nós mudamos mas hoje sou com certeza mais feliz. Tenho a minha família que adoro, o meu marido que é um doce, um bom amigo, o melhor marido do mundo (ainda que não tenha tido mais nenhum), uma filha que é a minha principal razão de sorrir todos os dias. Tenho uma vida mais ou menos organizada (com excesso de trabalho pois claro, mas antes assim) e quero continuar a minha vida a pensar que vale a pena evoluir. Talvez algumas características nossas se vão com o tempo, mas outras senão melhores, pelo menos equivalentes, substituirão estas. Hoje sou pelo menos mais completa, mais estável, com mais "bagagem" para enfrentar a vida e logo mais "disponível" (se não falarmos em termos de tempo, claro) para ser e fazer as pessoas felizes.

(Malditas hormonas que às vezes dão cabo de nós. Isto da amamentação é muito bom mas torna-nos seres (muito) frágeis. Já não me lembro como era sem elas... 17 meses a conviver com estas malditas... Ai, ai.)

Milagres

" O momento mais violentamente feliz para o qual o Homem está preparado." Terminava assim uma reportagem sobre a maternidade. Vi e ouvi atentamente. Tremi e chorei ao ver aqueles bebés a nascerem. Recordei intensamente aquela noite de 1 de Julho em que fiquei tremendamente mais completa. O nascimento da Mariana foi violentamente mágico. Desde aí que não consigo ver um parto sem chorar. É mais forte que eu. As imagens daquela noite reavivam-se e sinto-me frágil e pequena perante o milagre da vida.

Post sem nexo ou para não ter em conta

Esta noite, ao mexer numa (das muitas) caixa de recordações, li uma carta duma amiga (da qual perdi o contacto) que viveu comigo no primeiro ano em Coimbra. Lembro-me de passarmos serões a estudar as duas enquanto falávamos da matéria uma à outra, a conversar sobre nós, sobre os nossos sonhos, etc. Deixávamos recadinhos e animávamos uma à outra em momentos mais difíceis.Esta noite peguei numa carta dela ao acaso. Dizia qualquer coisa como: " Admiro a tua inteligência, a tua beleza, a tua força, a tua maneira de dar conselhos e o misto de tristeza e doçura do teu olhar."Fiquei a pensar que hoje em dia talvez já não tenha amizades tão puras e dedicadas como foi esta. Que em tempos alguém me achou bonita e inteligente. Que talvez até já tenha sido uma pessoa doce. Que ouvia frequentemenete este tipo de elogios. Que há muito tempo que não ouço. Que talvez não os ouça por fazerem parte do passado. E ponho-me a pensar que talvez o melhor de mim se tenha perdido. Que talvez a minha vida seja agora mais virada para o dia a dia, sem dar o melhor de mim aos outros, sem me cuidar como devia, sem a força doutros tempos. Talvez os olhos tristes e doces de antigamente sejam agora uns olhos cansados, desgastados, fartos de algumas coisas, ávidos de outras. Não sei se tenho saudades daquele passado mas tenho a certeza que alguns momentos daquele passado me fariam extremamente feliz agora. Tenho saudades, talvez, da minha inocência, da minha dedicação, da minha vontade, da minha alegria. E quando pensava que era muito mais completa, muito mais madura, descubro numa simples carta que sou afinal muito mais superficial, muito mais supérflua. E choro porque estou a perder o melhor de mim. E não sei se terei alguma vez tempo para voltar atrás...

sábado, março 04, 2006

Vacinas, até daqui a uns meses

Fomos às vacinas dos 6 meses ontem. Costumamos ir sempre no dia que faz meses ou no dia mais próximo mas as doenças impediram-nos. Finalmente ontem lá fomos. Já estava a ficar preocupada. Até comentei com a enfermeira que estava a ver que a miúda ia para a universidade sem as vacinas. Chorou com birra assim que a deitei na maca mas não reagiu às 3 "picas". Não fez qualquer tipo de reacção e esteve todo o dia bem disposta. Já chega de doenças...

Férias

Com um pouco de jeito a escolher e algumas roupas que tinham sido emprestadas e eram grandes, lá conseguimos arranjar vestimentas de Verão para a piolhica. Agora só faltam umas t-shirts. O sol espera-nos.

quinta-feira, março 02, 2006

B.I.

Fiquei apaixonada pela impressão digital do B.I. da minha filhotinha. Tão piriri. Tão linda.

Errata

Já sei que a minha mamã anda a dizer que eu peso 7 kilos, mas eu pesei-me hoje de manhã antes de mamar e a balança dizia 7.160 kg. A minha mamã ficou toda contente porque eu finalmente engordei. Um bebé já nem pode estar doente.

Mariana

Lúcia, a receita:

Pão de ló de Alfeizerão

8 gemas
2 ovos inteiros
8 colheres (de sopa) de açúcar
4 colheres (de sopa, rasas) de farinha
1 colher de água

Bater os ovos com as gemas e o açúcar durante 15 minutos. Juntar farinha e o fermento (este, nunca ponho) e mexer. Deitar a água e mexer novamente. Levar ao forno a 220º durante cerca de 10 minutos.

As minhas alterações à receita: Misturo tudo durante 7 ou 8 minutos, até me fartar. Pré-aqueço o forno e só deixo 5 minutos (o melhor é ir controlando) porque a primeira vez cozeu demais e não ficou com aquele creme que o faz chamar-se pão de ló de Alfeizerão. É superfácil, rápido e muito bom.

quarta-feira, março 01, 2006

Medidas caseiras

Para não esquecer: 69 cms e os mesmos 7 kilos (de há quase 2 meses para cá).

Mãos com bicho carpinteiro

Fiz um pão de ló de Alfeizerão para lhe cantarmos os parabéns pelos 8 meses. Enquanto tirávamos fotos, a menina Mariana decidiu pôr lá as mãos e remexer na parte mal cozida do bolo. Resultado final: bebé satisfeito e uma porcaria que das mãos passou para tudo o que estava à sua volta.

Urgente

Empregada doméstica precisa-se.

Questão

Estamos em Março, será que já é altura de tirar a árvore de Natal?

Pausa

Deixei-a mais cedo que o costume no infantário. Sabia que só a voltaria a ver quase 12 horas depois. Tinha que magicar uma maneira de a ver mais cedo. Só tinha 15 minutos para almoçar mas como passei perto do infantário, parei. Toquei e veio a C. abrir-me a porta. Perguntei a que horas tinha comido a sopa e expliquei que ia chegar tarde a casa, e precisava de fazer as contas para ver se ela se aguentava com a papa e as sopas até eu chegar a casa (bela desculpa). E depois discretamente como quem não quer a coisa, perguntei se podia ir vê-la. A C. disse que sim. Dormia, linda. Olhei para ela uns segundos e vim embora. A C. deve ter pensado que eu era tontinha. Eu vim melhor (mas confesso que com as mesmas saudades). Ai, estes ataques de saudades...

Voltou

Parece outra. Voltou a ser uma bebé calma, paciente, risonha e meiga. Como já não a via desde que ficou doente pela primeira vez há um mês e meio. Primeiro a bronquiolite, depois a constipação e agora por último a otite (com direito a um fungo pelo meio) deram-nos um mês e meio complicado. Uns dias melhores, outros piores mas desde que está melhor passou a sorrir muito outra vez. Este fim de semana no aniversário da avó portou-se superbem e ontem passou um dia espectacular. Sorriu, brincou, dormiu sem fazer fita (yes!) e esperou pacientemente que víssemos o cortejo na Nazaré. À noite a brincar, soltou gargalhadas que me trouxeram alívio e me encheram de alegria. A minha princesinha "voltou".

8 meses

Parabéns meu amor.