terça-feira, janeiro 31, 2006

7 meses

Daqui a 3 horitas a minha princesinha faz sete meses. Sete. Sete meses que passaram num ápice e que permitiram à princesinha aprender muitas coisas. Adora dançar ao som da música (quando está sentada ou na aranha), ri às gargalhadas a dançar ao nosso colo. Senta-se embora de vez em quando ainda caia quando tenta agarrar alguma coisa. Adora brincar com tudo. Gosta de agarrar os brinquedos e bater com eles em todo o lado, na mesa, nos joelhos, até se magoar. Adora os legos, os bonecos com música e a aranha (aprovada pela ortopedista desde que não seja em excesso). Sorri logo assim que ouve o som de certos brinquedos que conhece bem. Adora mandar os brinquedos para o chão e procurá-los. Agarra um brinquedo em cada mão e brinca. Já utiliza mais os 2 dedos para agarrar. Os pés ainda são um dos brinquedos favoritos.
Sorri muito, embora para nós e família mais chegada esses sorrisos sejam em dobro.
Continua a adorar a maminha e durante a noite às vezes "pede-a" a horas impróprias.
Palra bastante com sons já muito diferentes. Um dos que emite quando está sozinha é um "memã" que me deixa de coração derretido (bem sei que não sabe o significado mas isso agora não interessa nada).
Só quer estar em pé e adora estar agarrada ao cão e a tentar lambê-lo. Adora o colinho enquanto está a puxar o nosso lábio ou os nossos cabelos. Adormece assim. Já não precisa da maminha para adormecer.
Já come bem a sopa com carne, a fruta e a papa. Continua a preferir o leitinho. Emagreceu enquanto esteve doente mas já está a recuperar.
É meiguinha e é capaz de estar sossegadinha só a olhar para nós nuns momentos e é rebelde noutros. Continua refilona, resmunga muito. Quando está zangada estica-se toda, levanta o rabito e tenta "fugir".
Mexe em tudo que esteja ao seu alcance. Adora agarrar garrafas, especialmente de 7 up (verdes pois claro, a minha filha tem bom gosto), comida, pratos e afins.
Tenta arrastar-se mas não levanta aquele rabito nem por nada para gatinhar.
Não gosta de estar sozinha e grita muito quando nos vamos embora. Tem que ter sempre companhia. Estende-nos os bracinhos quando nos vê. E eu não lhe resisto. Continua tão linda (aos meus olhos, pois claro) a minha filhotinha.

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Infantário- novidades

Pois é , para que não pensem que no infantário da Mariana só escrevem nos babetes e afins...
Este fim de semana mandaram-me um caderninho encapado com um desenho pintado com tintas, com uns patinhos (a sala dela é a dos patinhos). Nesse caderninho está a informação diária do que se passou com a Mariana: se comeu, o que comeu, se brincou, como brincou, se dormiu, se fez cocó, etc. A primeira frase de sexta feira era : A Mariana portou-se lindamente. Fiquei toda contente. Estive a ler o que foi escrito desde o primeiro dia e fiquei toda contente porque no caderninho dizia para lermos e escrevermos o que queremos sobre ela para assim " a ajudarmos a crescer melhor".
Este fim de semana mandavam ainda uns desenhos para pintarmos (se quisermos, claro) com um textinho para preencher: A minha família..., Quando choro é porque... e ainda sobre dados da Mariana (onde nasceu, cor dos olhos e cabelos, quanto pesava e media, etc)...
Acho que para além de tudo também é importante para que as educadoras possam conhecê-la melhor. Preenchi e pintei o melhor que pude. Acho que até ficou bonito. E hoje já mandei um recadinho. Coitadas, nem sabem onde se meteram, com uma mãe galinha destas...

domingo, janeiro 29, 2006

Neve? Onde?

Aqui vou eu ver a neve


Neve em Santa Catarina da Serra (Leiria)


A alegria da primeira vez na neve...

A priminha Helena...

Já fomos...

ver a neve. Tanta...

sexta-feira, janeiro 27, 2006

Aulas

De partida para o Porto. Vamos ver o que me espera ( a semana passada já estávamos prontos para sair quando a Mariana teve um ataque de tosse e já não fomos).

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Outra doença?

Ao que tudo indica, a priminha Helena está com varicela. Já conseguimos imaginar qual será a próxima doença da Mariana. Ai, ai, que ainda não nos refizemos desta...

Tentativa

Alguém tem a poção mágica para alterar factos inalteráveis?

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Desejando

Acordei com a sensação que tinha dormido minutos e com um cansaço extremo. Agora em vez do euromilhões queria descanso, pode ser? (Ou será que o euromilhões compraria esse descanso?)

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Já me esquecia...

A Mariana foi cumprir o seu dever cívico, foi votar.

Recepção

21.10
Chego a casa. Bato à porta (nunca tenho chaves porque o Pedro chega antes). Ouço perguntar: "Quem vem lá, quem é?" E vejo um rostinho sério a espreitar enquanto do outro lado da porta respondo: "E a mamã." Em resposta obtenho um grande sorriso como que a dizer: que bom que chegaste. É a melhor recepção que podia ter. Até fiquei com a sensação que o dia tinha sido fácil.

As melhoras

Dormiu bem. Já sorri, já ri e brinca muito. Parece outra. E a mãe também (pois claro!). Tive tanto medo.

domingo, janeiro 22, 2006

Ainda doente...

Continua rouca e com alguma tosse. Passou a pior noite desde que nasceu. Já não sei o que pensar...

sábado, janeiro 21, 2006

Melhoras

Embora ainda com muita tosse a minha princesa voltou a sorrir e a dar guinchinhos de alegria. Finalmente a minha princesinha "está de volta".

Merecido descanso

Depois de uma hora a chorar e a tossir compulsivamente adormeceu que nem um anjinho. Não sei se dos aerossóis de soro, se do cansaço. Dorme profundamente há 2 horas. Durante o dia também dormiu mais que o normal. A médica disse que está a recuperar das noites mal dormidas e do cansaço.
Amanhã vamos para o Porto para eu começar o mestrado. Era para ter sido hoje o primeiro dia. Espero que ela esteja melhor e faça bem a viagem. Tão linda a minha princesa e tão doentinha.

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Continuação...

Depois de uma noite mais ou menos dormida (a melhor das últimas), a Mariana acordou cheia de tosse. Vomitou e ficou melhor mas a temperatura passou de 40º para 34,5º. Aconcheguei-a e subiu para 35.2º. Decidi ligar para o saúde 24 (dói dói trim trim) e depois de a aconchegar e dar-lhe líquidos quentes consegui uns desesperantes 35,5º. Ligaram-me uma hora mais tarde e depois de algumas perguntas decidiram enviar-nos para o Hospital ( a 3ª vez em 4 dias). Desta vez parece que foi só o susto. Não foi necessário fazer máscaras porque a respiração da minha princesa está melhor, e como ela estava a reagir bem aos estímulos a médica disse apenas para mantermos a vigilância e a medicação. Vamos a ver se é desta que descansamos um bocado. A princesinha continua mais tristinha. Que saudades daqueles sorrisos que distribuía a toda a hora. Só a quero ver bem e rapidamente.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Actualização

Os sorrisos da minha princesa deram lugar a muito choro, uma tosse sufocante, febre a rondar os 40º C e uma falta de apetite como nunca visto. Novamente horas de espera no hospital (a pediatra não estava disponível) e máscaras de Salbutamol (muitas). A mãe está K.O.. A princesa parece outra tão debilitada que está. Vamos ver a noite...

Noite

Uma noite a escaldar em febre e sempre com o coração nas mãos. Este vírus está a dar cabo de nós.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Momentos

Enquanto se balança ao som da música, tosse sem parar, e refila com a tosse. Parece ter dores. Eu tenho uma dor muito forte: vê-la asssim. Só peço para melhorar rapidamente.

Anca- novidades

E para animar, fomos à ortopedista, depois de sucessivas desmarcações, e parece que a anca esquerda continua imatura. Como não há deslocação do centro de crescimento, e embora tenhamos que vigiar daqui a 2 meses, parece que não teremos que nos preocupar. Menos mal.

Bronquiolite

A situação piorou. Entre (muita) tosse, febre, aerossóis, medicamentos, e uma mãe muito stressada, lá vamos tentando gerir a situação. Voltamos em breve para actualizar. (E cada sorriso dela tem agora outro valor).

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Filhotinha...

ver-te, mesmo doentinha, a dançar (balançar-te de um lado para o outro) ao som de música enquanto sorris deixa-me a pensar que também eu tenho muito a aprender contigo. Estás (quase) sempre tão feliz que me pergunto a quem sairás...

Tosse

De vez em quando tem tosse. Dormiu muito bem mas assim que acordou tossiu tanto que bolsou tudo. Continua bem disposta e não tem febre. Hoje não vai ao infantário. Espero que melhore rapidamente. É só na primeira doença deles que ficamos assim com o coração apertadinho?

domingo, janeiro 15, 2006

E aos 6 meses e meio...

a primeira doença chegou. Esperemos que seja breve e que não "ataque" muito a minha menina.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

No infantário

Aparentemente a adaptação foi boa, mas como não podia correr tudo às mil maravilhas, houve algumas alterações que notámos na pequena. A principal foi que começou a exigir muito mais atenção. Nunca quer ficar a brincar sozinha como anteriormente fazia e temos sempre que estar a olhar para ela ou com ela ao colo. Já guinchava muito, mas parece que aprendeu a guinchar ainda mais alto e mais vezes. A outra alteração (e a que me preocupa mais) é que as noites tornaram-se mais complicadas. Na noite de 2ª para 3ª choramingou a noite inteira. Na altura não sabia se era por estar com o narizito entupido desde que o ano começou. Depois apercebi-me que com miminho a rabujice passava. Parece que foi mesmo a adaptação.
No início não queria comer lá no infantário. Só a fruta uns dias e noutros nem a fruta. Não me alarmei porque sei que ela é difícil a adaptar-se aos novos alimentos ( talvez notasse diferença por não serem feitas lá em casa.) Ontem parece que já comeu bem.
Perguntei se brincava. No início parece que não queria. Devia ser muita confusão para ela. São 7 ou 8 crianças a brincar, a gritar e alguns já gatinham. Deve ter-se sentido perdida. Agora parece que já brinca desde que esteja ou a S. ou a C. a olhar para ela.
Dormiu sempre bem lá e adormece sozinha desde que com a fralda e a chupeta. Essa é novidade para mim porque embora ela em casa da minha mãe também adormeça assim, comigo não. Quando está comigo só quer mamar.
Não bebia água lá porque não lhe davam mas como notei que ela vinha com os lábios sequitos e bebia muita água quando eu lha dava, falei nisso e começaram a dar-lhe.
Continua a ficar só 3 ou 4 horas lá (ontem ficou 5) porque a S. disse que era melhor assim. Deixo-a dormir de manhã e vou levá-la antes de almoço. Trago-a depois da sesta da tarde. Para a semana já vai um pouco mais cedo...
Sei que lhe dão muito miminho e confio plenamente. Gosto de ouvir perguntar " Então , princesa?..." quando chegamos. Gosto do sorriso que ela dá à S. e à C. assim que chega. Gosto que fique atenta a olhar para os meninos e para os brinquedos e que nem olhe para trás ( será que se esquece de mim?), que não fique a chorar. Mas o que gosto mais é da hora de a ir buscar, e ter dois bracinhos estendidos para mim.

Comentário ao comentário

Ainda hoje (com tempo), virei falar da adaptação da Mariana ao infantário. Quanto ao post do dia 9 de Janeiro- "Passada" e mais concretamente ao comentário anónimo (como não sei a quem responder...) tenho a dizer que discordo. Como é óbvio o que interessa é o carinho, " a chave fundamental do seu desenvolvimento" ( e estar zangada com o que escreveram no babete significa o contrário?) mas ... Suponho que só colocam o babete à criança para ela comer a sopa (visto que ainda não fica lá o dia todo, ainda não come lá a papa.) Suponho que assim que acaba de comer, lho tiram, até porque fica em condições não recomendáveis. Logo o tempo para ela comer a suposta etiqueta em papel autocolante não seria muito. Ainda não lhe conheço a capacidade para arrancar um autocolante da etiqueta (tem apenas 6 meses) e para além disso todos os babetes tem uma etiqueta que podia ser usada para o efeito. Quanto ao carinho, (e neste caso amor também), eu tenho-o e muito pela minha filha e não escrevo o nome dela na testa. Quanto muito bordo-o em algum lugar visível e próprio.
Este blog é para a minha filha e daí as minhas opiniões serem expressas assim cruamente. Talvez seja aqui o único lugar onde podemos ser tão directas. Agradeço todos os comentários (como já o tenho feito tantas vezes) e também as visitas, mas como o comentário era anónimo, não sabia a quem me dirigir....

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Albúm fotográfico (ainda de 2005)

Na noite de Natal

Natal

Com a priminha Helena e a mamã

A curtir

Durante a festa

Quando aprendi a sentar-me

Nas últimas horas do velhinho 2005...

Há espera do ano novo...

À espera

Acabei de partir um espelho. sete anos de azar não é? Venham eles.

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Novidades

Parece que o infantário faz mudar muita coisa...

terça-feira, janeiro 10, 2006

Chegou o J.F.

O J. é um amigo de infância. Hoje, ao fim de 36 semanas e 3 dias de uma gravidez atribulada da M. J., o J. foi papá. Nasceu o J. F. de cesariana com 3 kilos. Estamos felizes.

Noite

Uma noite inteira a chorar. Nunca a tinha visto assim...

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Enfim...

há pessoas tão complicadas que até mete dó.

Passada

Pago eu um dinheirão num infantário que supostamente é "in"( e entenda-se que a Mariana só foi para lá por ser o que tem melhores condições aqui), para me escreverem o nome da miúda a caneta de feltro na fita dum babete. Bem sei que eu não o tinha identificado mas será que não havia um papel autocolante ou não viram a etiqueta para escrever. Amanhã já vou perguntar se é prática corrente naquele infantário escrever na roupa...

Desabafos

Muitas vezes queremos estar em todo o lado, conseguir fazer tudo, e apercebemo-nos que o mais importante nos está a passar ao lado.

domingo, janeiro 08, 2006

Pé descalço- a saga continua

Sempre descalça a minha filha. Parece uma "maria descalça". Mas o que é que hei-de fazer se ela tira os sapatos mais rapidamente do que eu lhos calço?

Mariana malvada

Como a menina Mariana não me deixou descansar de manhã, o papá Pedro deixou-nos dormir até às 2 da tarde e quando acordámos tinhamos o almoço feitinho (e a cozinha limpa e arrumada!). Foi só dar comida à Mariana e a seguir almoçámos nós. Estava óptima a comida. Este papá é um amor.

sábado, janeiro 07, 2006

Hoje...

Dois anos e sete meses de casamento. Para comemorar.

Hoje...

Seis meses e seis dias de Mariana.

Hoje...

Vinte e nove anos e meio já cá cantam...

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Não quer mesmo

A revolta dos sapatos continua...

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Aversão

Esta minha cara de piolhica, enquanto não tira os sapatos não descansa.

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Visitas

Já passámos as 20 000 e ninguém me avisa... O número 20 000 não se acusou.

Primeiro dia

Logo pela manhã senti um nervoso miudinho. Não seria a primeira vez que deixaria a Mariana ao cuidado de outras pessoas, visto que nem sempre a posso levar comigo para o trabalho. Mas seria a primeira vez que a deixaria com estranhos. Seria o primeiro dia de infantário. O infantário é muito bonito, parece ser tudo pensado ao mínimo pormenor e as salas são espectaculares, grandes e arejadas. Tem muitos brinquedos e por acaso a educadora da Mariana foi da minha turma nalgumas disciplinas, um ano. Tenho ideia dela como uma pessoa meiguinha. E isso sossega-me um pouco.
Chegámos lá por volta das 10 horas: a tia Vera com a descontracção de quem já há quase 4 anos faz isto diariamente, eu nervosa e a Mariana sorridente. Foi logo ao colo da S. e ficou a olhar para tudo. Nunca mais olhou para mim, tal era o interesse nos brinquedos à sua volta. Conversei um pouco com a S. e ficou decidido que iria buscar a Mariana mais cedo para se adaptar melhor. Tive a sensação que para a S., eu era só mais uma mãe stressada com a primeira ida da filha para o infantário. Eu gosto de explicar tudo muito bem: os gostos, os hábitos, as rotinas. Ela olhava para mim enquanto me fazia algumas perguntas sobre a alimentação dela e se ela dormia com fralda e chupeta. Pareceu-me tudo mais simples com a descontração dela. Disse-me que podia ir ligando.
A mana Vera começou logo a gozar que não valia ligar logo quando chegasse a casa. As manas acharam que a devia ter deixado todo o dia. Eu fiquei mais descansada assim. Não liguei mas 3 horas depois fui buscá-la. Dormia profundamente. "Não comeu muito: meia concha de sopa e meia banana às 11.45. Estava a ficar rabujenta e assim que a agarrámos ao colo adormeceu. Dormiu de manhã." Grande novidade...
Acordou toda bem disposta como se não fosse nada com ela. Parece que gostou. Acho que neste caso temos que falar é na adaptação da mãe ao infantário. Tive saudades. Agora à noite, já "conversámos" acerca da escolinha, já rimos, já dançamos, já brincámos, enquanto eu pensava que começou uma nova fase que só terminará na faculdade. Tantos anos de escola pela frente. E eu a tentar-me mentalizar que a minha adaptação vai ser fácil. Sim, porque a dela será com certeza mais fácil que a minha. Mãe sofre.
l

terça-feira, janeiro 03, 2006

Infantário

Amanhã é o primeiro dia da Mariana no infantário. Aaaiiiii...

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Desejos

Que 2006 vos possa trazer a concretização de sonhos mas essencialmente muita, muita saúde. Bom ano.

Simpatia

Miss simpatia foi o que chamaram à minha "cara de piolhica". Acho que nessa altura fiquei tipo "miss baba". Não sei onde vai buscar tão boa disposição.

domingo, janeiro 01, 2006

Seis meses

Não podia deixar de assinalar o "meio aniversário" do meu maior tesouro. Um dia que pudémos brincar muito e aproveitar ao máximo a companhia dela.