quarta-feira, janeiro 04, 2006

Primeiro dia

Logo pela manhã senti um nervoso miudinho. Não seria a primeira vez que deixaria a Mariana ao cuidado de outras pessoas, visto que nem sempre a posso levar comigo para o trabalho. Mas seria a primeira vez que a deixaria com estranhos. Seria o primeiro dia de infantário. O infantário é muito bonito, parece ser tudo pensado ao mínimo pormenor e as salas são espectaculares, grandes e arejadas. Tem muitos brinquedos e por acaso a educadora da Mariana foi da minha turma nalgumas disciplinas, um ano. Tenho ideia dela como uma pessoa meiguinha. E isso sossega-me um pouco.
Chegámos lá por volta das 10 horas: a tia Vera com a descontracção de quem já há quase 4 anos faz isto diariamente, eu nervosa e a Mariana sorridente. Foi logo ao colo da S. e ficou a olhar para tudo. Nunca mais olhou para mim, tal era o interesse nos brinquedos à sua volta. Conversei um pouco com a S. e ficou decidido que iria buscar a Mariana mais cedo para se adaptar melhor. Tive a sensação que para a S., eu era só mais uma mãe stressada com a primeira ida da filha para o infantário. Eu gosto de explicar tudo muito bem: os gostos, os hábitos, as rotinas. Ela olhava para mim enquanto me fazia algumas perguntas sobre a alimentação dela e se ela dormia com fralda e chupeta. Pareceu-me tudo mais simples com a descontração dela. Disse-me que podia ir ligando.
A mana Vera começou logo a gozar que não valia ligar logo quando chegasse a casa. As manas acharam que a devia ter deixado todo o dia. Eu fiquei mais descansada assim. Não liguei mas 3 horas depois fui buscá-la. Dormia profundamente. "Não comeu muito: meia concha de sopa e meia banana às 11.45. Estava a ficar rabujenta e assim que a agarrámos ao colo adormeceu. Dormiu de manhã." Grande novidade...
Acordou toda bem disposta como se não fosse nada com ela. Parece que gostou. Acho que neste caso temos que falar é na adaptação da mãe ao infantário. Tive saudades. Agora à noite, já "conversámos" acerca da escolinha, já rimos, já dançamos, já brincámos, enquanto eu pensava que começou uma nova fase que só terminará na faculdade. Tantos anos de escola pela frente. E eu a tentar-me mentalizar que a minha adaptação vai ser fácil. Sim, porque a dela será com certeza mais fácil que a minha. Mãe sofre.
l

3 Comments:

At 5/1/06 17:09, Anonymous Anónimo said...

ah pois é!!!
custa mais a nós.
ela adaptou-se, caso contrário nem dormir conseguia!
jocas
vera e marianita

 
At 6/1/06 12:22, Blogger Rita said...

ufa! o pior já passou :)
vais ver que daqui a uma semana já te habituaste.
beijinhos

 
At 8/1/06 23:08, Blogger ~Su~ said...

Olá! :)

Olha, estou muito contente ao ver que a tua menina gostou da escolinha! Ao ler o teu relato, imagino a minha angústia quando esse dia chegar para mim :( Acho mesmo que tudo é mais difícil para nós, mães. Eles ficam bem entregues e contentes com tantos amiguinhos e brinquedos! Mas coração de mãe não se consola com isso, pois não? *suspiro*

Beijinhos e coragem :)
Su e Lara :)

 

Enviar um comentário

<< Home