sábado, dezembro 31, 2005

Ano de 2005?

Ano de 2005? Cada vez que tento fazer um balanço deste ano, só consigo lembrar-me que fui mãe. Que estive grávida até (precisamente) meio do ano, visto a Mariana fazer amanhã 6 meses (primeiro dia do ano). Que foi uma gravidez atribulada mas feliz, muito feliz. Que fui mimada e acarinhada e que embora tenho sofrido um pouco (com amamentação, etc) passei os melhores meses da minha vida ao ser mãe. E cada dia deste ano teve um gostinho especial a barriga grande, deliciosos pntapés, primeiro contacto com a Mariana, primeiro sorriso, primeiro abraço, primeiras papas, o sentar, o rir, o acordar. Tudo este ano parece ter tido a mão duma fada a espalhar pozinhos de felicidade. Mas também chorei muito, também desesperei umas quantas vezes e confesso que não imaginava que este ano terminasse tão mal, com a minha mãe tão doente.
Para 2006? As melhoras da minha mãe e que não seja pior que 2005. Que mais posso querer?

sexta-feira, dezembro 30, 2005

Que crise!

Os nervos também fazem ressaca? Sinto-me como se tivesse bebido, ontem, até não aguentar mais.
(A Mariana começou a usar fraldas nº 4, está grande a minha filhota...)

quinta-feira, dezembro 29, 2005

No fim da festa, exausta...

Depois das comprinhas de Natal

Na noite de Natal...

Sexta feira treze

A minha mãe caiu na escada lá de casa e está hospitalizada porque fracturou uma vértebra. Espero que dentro do mal, não tenha mais nada. Estou aqui com o coração nas mãos. E para piorar as coisas fomos à pediatra e temos que ir ao ortopedista com a Mariana (ainda)por causa da anca. Há dias...

Menina Mariana...

estamos mesmo viciadas na maminha. Ai estamos, estamos.

quarta-feira, dezembro 28, 2005

Admiração da Mariana

Olhar para o seu sorriso quando vê o papá Pedro, deixa-me a pensar que a minha filha realmente adora o pai. É um olhar de felicidade misturado com admiração. Adoramos-te papá Pedro.

terça-feira, dezembro 27, 2005

A Mariana adora:

Rasgar o papel de embrulho dos presentes
Dançar ao som da música da girafa peluche
Olhar para a borboleta pendurada no vidro do carro
Rir às gargalhadas com o papá enquanto ele se ri para ela
Brincar (adora a maior parte dos brinquedos)
Tirar toalhitas do pacote
Puxar o pêlo ao cão
Gritar
Mamar
Comer fruta
e sorrir. Está sempre a sorrir.

segunda-feira, dezembro 26, 2005

Presente valioso

Recebi um daqueles presentes que não têm preço: o nosso blog (1º ano) impresso e encadernado. Adorei e vou guardar religiosamente. Quem me conhece sabe o valor que estas coisas têm para mim. Quero que um dia a Mariana possa ler tudo o que sentimos desde que soubemos que éramos papás até aos 5 meses. Adorei. Adorei.

Segunda feira

Segunda feira depois de dia de Natal? Este mundo está louco. Estou cansada...

sábado, dezembro 24, 2005

A minha estrela do céu

Adoro o Natal. As luzes, o calor da época, a música nas ruas e nas casas, os doces, a azáfama, a paz e o amor. Adoro a véspera em que se prepara tudo em casa da minha mãe para mais uma noite passada com a família e uns amigos. Sempre a casa cheia. Antigamente era o meu papá que preparava quase tudo.
Este será o 5º Natal sem ti papá. Um Natal mais pobre com a tua ausência mas que é passado há 5 anos com a pequena Helena e este ano com a Mariana e a Carolina (filha da prima F.). Estas estrelinhas ajudam-nos a sorrir mesmo depois da tua partida. Com um misto de nostalgia e amor recordo-te na azáfama de tantos Natais passados. Este Natal és a minha estrela, a mais brilhante do céu. A olhar por nós e a sorrir, com certeza, por continuarmos todos unidos e felizes em mais um Natal. A memória do teu sorriso ilumina-me todos os dias e brilhas sempre tanto no meu coração.
Amo-te papá.

Querido Pai Natal:

Como sou muito pequenina, portei-me muito bem e sei que os meus papás, restante família e amigos não se vão esquecer de me dar presentes para eu brincar, queria pedir-te algo diferente.
Queria pedir-te que levasses muitas luzinhas como eu, brilhantes e recheadas de amor, aos papás e mamãs que tanto nos desejam. Sabes, é que eu ouvi dizer que sou a alegria dos meus papás. Prometo portar-me muito bem. Sei que não me vais desiludir Pai Natal. Um beijinho dos meus e já agora um puxão de barbas...
(Mariana)

Pai Natal:

Este ano quero agradecer-te teres satisfeito o meu desejo do Natal passado. Nunca tive um presente tão valioso, a minha luzinha continuou a crescer dentro de mim e hoje é uma menina linda, linda.
Este ano, como me portei muito bem, queria pedir-te que nos trouxesses muita saúde para podermos "crescer" com a nossa pequenina e a fazermos muito feliz. Não é pedir muito, pois não Pai Natal? É que o amor não pesa no teu saquinho de presentes.
Obrigada e prometo portar-me bem.
Beijinhos, mamã Patrícia.

Ao fim do dia sabe bem...

E foi tão bom, ontem, aquele bocadinho ao fim do dia só os 3 a saborear suavemente os sons e luzes desta época natalícia. E tu, princesa, absorver o teu cheirinho é das melhores sensações que conheço. Tudo com muitos beijinhos. Muitos Natais felizes é o que posso desejar. Amo-vos.

Feliz Natal

Feliz Natal para todos.
O nosso espírito natalício está finalmente ao rubro.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

A Mariana e os beijinhos

Costuma rir-se muito e mamar na nossa cara quando lhe pedimos beijinhos. Depois olha para nós e ri-se. Ontem quando lhe pedi, para além de não dar, guinchou muito, desagradada.
Oh mãe, não achas que andas a exagerar com tantos beijinhos?

Primeiro Natal

Há um ano por esta hora , tinha acabado de escrever a carta ao pai Natal, e quando fui à casa de banho aconteceu o que tanto receara. Um corrimento acastanhado, fez-me estremecer e o meu coração bateu a mil à hora. Pensava que acabara de perder o meu bebé. Fui a chorar para o hospital. A médica, supersimpática fez-me a eco, disse que estava tudo bem e prescreveu-me repouso absoluto. No dia seguinte liguei ao meu obstreta que me receitou umas hormonas. Foi o pior Natal da minha vida. Eu que sempre achara que passar o Natal grávida devia ser um espectáculo. Estive deitada durante 10 dias. Chorei muito. Estava a confirmar-se o que sempre temera. Felizmente, a minha filhota foi mais forte e continuou a crescer dentro de mim. Um ano depois, não podia estar mais feliz. Mas lembro-me que cheguei a pensar que não teria aqui a minha filhota este Natal ao pé de mim.

quinta-feira, dezembro 22, 2005

Pequeno problema

Mais uma vez a amamentação. Até ir para o infantário em Janeiro, a Mariana costuma ir "trabalhar" comigo quando vou para longe. Quando fico perto de casa fica com a minha mãe ou com a mãe do Pedro. Às vezes arranjo uns minutinhos para ir amamentar mas como ela já come sopa e papa, já está mais independente de mim, pelo menos umas horas. Acontece que o meu trabalho estende-se muitas vezes até muito tarde e ela fica esfomeada à minha espera porque biberon é que ninguém lhe consegue dar. Esta semana tenho saído particularmente tarde. Nunca tiro leite com a bomba (a minha é eléctrica), porque sempre que o fazia a produção aumentava consideravelmente e encaroçava, fazia febre, etc. Terça feira a minha prima emprestou-me uma máquina manual. Ontem experimentei. Tentei dar-lhe. Ao início bebeu mas depois gritou, esperneou e não quis mais. Experimentei outro biberon, outra tetina mas nada. Ela só quer mesmo a maminha e eu estou a ficar preocupada. Até aos 2 meses nunca rejeitou o biberon. Depois disso nunca mais bebeu leite adaptado (já experimentei 6 marcas diferentes) e o meu só bebe um pouquinho no biberon. Conclusão, fica horas e horas sem comer à minha espera. Eu não consigo compreender e estou a ficar preocupada. Alguém que tenha passado pelo mesmo, me pode dar alguma sugestão? E quando eu ficar sem leite, como é que faço?
Para a semana vou à pediatra e tenho que arranjar solução para isto. Se me puderem ajudar... Obrigada desde já.

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Atrasadíssima

Ei, ó senhor que inventou o Natal, havia alguma hipótese de este ano a coisa ser mais lá pó fim do mês? Brigadinha

Quarta feira

Hoje o dia promete...

terça-feira, dezembro 20, 2005

Natal

Ai, o meu espírito natalício já teve melhores dias...

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Novas experiências

Pela primeira vez sentámos a Mariana numa cadeirinha daquelas que se "agarram" às mesas (normalmente nos restaurantes). Adorou. Fartou-se de brincar e mandar guinchinhos de alegria.
A semana passada esteve numa "aranha" e também adorou. Fartou-se de andar para o lado (porque deve ser mais fácil que andar em frente) e guinchar de satisfação. Está muito maria-rapaz a minha menina...

Que semana!

Entre fraldas, mamadas, trabalho, estudo, marido, filha, miminhos, restante família, afazeres atrasados , de hoje e os de amanhã, hei-de arranjar um tempinho para vos visitar.

O que é que consegui?

Já tinha pensado entrar para um mestrado. Na minha área apenas havia mestrados que ocupariam os 5 dias da semana, de manhã até à noite. Como não podia deixar de trabalhar, desisti da ideia. Como gostava de investigação, entrei noutra licenciatura , e estava a desdobrar-me para conseguir conciliar tudo. Estou no 2º de 4 anos. Mas surgiu um mestrado à 6 e sábado e eu decidi concorrer. Consegui entrar. Começa em Janeiro e é no Porto. Lá vou eu ter de repensar novamente a minha vida. Mas consegui, e era por isso que estava feliz 6ª feira.

domingo, dezembro 18, 2005

Homens!!

Uma das desvantagens da amamentação é, aquando da publicidade da "vaca parade" que vai decorrer em Lisboa, o maridinho exclamar:
-"Olha, podes ir desfilar".
E depois ainda se admiram da minha sobrinha Helena perguntar se dar leite à Mariana faz de mim uma vaca!!??!!
Resta-me o consolo de o dito leitinho da dita "vaca" (entenda-se, eu) estar sempre prontinho, ser barato e fazer o "milagre" de calar uma criancinha em três tempos.

sábado, dezembro 17, 2005

Aos 5 meses

Primeira saída a dois depois do nascimento da Mariana. Soube bem.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Resultados

Consegui. Agora só preciso de sorte e paciência nos próximos 2 anos.

Vida

Há dias que a vida parece tão simples, outros tão complicada.

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Cara de piolhica

A minha filhota quando se ri fica com uma cara tão engraçada que só me dá vontade de a apertar e esmagar com beijinhos. Como tem a cara pequenita, só se vêem bochechas. Fica a parecer uma "cara de piolhica". É assim o meu nome carinhoso para ela: cara de piolhica.

Felicidade

Se os sorrisos e gargalhadas da minha filhota significarem felicidade, tenho realmente um bebé feliz. E que não fica também feliz assim?

quarta-feira, dezembro 14, 2005

Doce

Aviso as pessoas sensíveis que não devem ler isto. Ontem a tia (e não digo qual) deu mousse de chocolate para a Mariana lamber. Parece que fez sucesso (ai, ai, aquilo tem ovos, chocolate, manteiga, etc, não é?). Afinal a minha menina não é esquisita nos sabores. É mas é selectiva (e esperta pois claro, bem sabe que o doce nunca amargou). Por isso é que se lambe toda e baba-se quando nos vê a comer a nossa comida. Ela quer é passar à frente aquelas sopas e papas.
E eu passei a noite toda a sonhar que ela estava a fazer uma alergia brutal. Ai, ai...

terça-feira, dezembro 13, 2005

Pequenas conquistas

Aos 5 meses a Mariana:
É uma refilona. Quando não lhe correm as coisas como ela quer começa logo: "tatata ahh" a queixar-se.
Chama-nos com guinchinhos mas quando vê que não está a conseguir o objectivo, começa a sorrir ou a rir às gargalhadas para chamar a atenção. Às vezes tosse...
Tenta fugir da cadeira ou do ovo e como não consegue, refila (que grande refilona me saiu).
Adora a Moa (cadela da tia Tita). "Chama-a" e puxa-lhe o pêlo. Quando passa um cão na rua fica a olhar pasmada. Não sai à mãe que tem medo de cães que se pela.
Adora a prima Helena, brinca muito com ela. "Fala" com ela e faz-lhe queixinhas.
Articula inúmeros sons imperceptíveis em "bebelês", normalmente para refilar.
Adora brincar com os brinquedos, outros objectos e com os cabelos da mamã. Puxa-os como se fossem um badalo (principalmente quando está a mamar).
Ri-se muito com palminhas e sorri para toda a gente. Passa o dia a rir.
Senta-se por uns segundos e começa logo a refilar com os pés ao tentar agarrá-los.
Não rebola e só se vira de lado.
Já gosta mais da chupeta e por vezes já acalma com ela.
Ri-se às gargalhadas com as nossas brincadeiras mas quando se farta, só refila.
"Abraça-nos" e fica muito sossegadinha no miminho.
Já come melhor mas ainda prefere o leitinho. Abre muito os olhitos e mama como se não houvesse amanhã.

( Quantas vezes escrevi a palavra refilar? E ainda só tem 5 meses. Ai, ai, estou feita).

Presentes

Para quê comprar brinquedos quando a princesinha se diverte com sacos de plástico, tangerinas, guardanapos, toalhitas, etc...

Pequeno descanso

Amanhã e quinta-feira também eu vou estar de "férias". E se preciso...

Bom dia amor

Trata bem da Mariana que eu venho já. Bjs.

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Vivó descanso (do papá)

Temos o papá Pedro de férias esta semana. Iupi. Só para nós. Iupi.

domingo, dezembro 11, 2005

Dores de parto: sentir ou não sentir, eis a questão

Ao ler outros blogs acerca deste assunto dou comigo a pensar que ainda bem que o meu foi assim. A verdade é que senti dores horrivelmente indiscritíveis, e eu que até quero ter 3 ou 4 filhos, e nem me considero muito sensível à dor, na altura só pensava que nunca mais me apanhavam lá. Depois da Mariana nascer passou tudo voltei a pensar nos 3 ou 4 filhos e por isso acho que até ultrapassei bem aquele "choque". Mas não trocava por nada deste mundo as sensações que tive (descritas no dia 13 de Julho). Sempre disse que queria epidural, que não era masoquista, etc. Assustava-me a episiostomia mas não pensava muito nisso. Afinal a rapidez da dilatação fez com que passasse por aquilo que nunca imaginei. Pensei sempre ter tempo para levar a epidural e não sofrer muito. Contracções violentas e sem intervalos, permitiram que eu saiba o que são dores a sério. Mas dei comigo nestes dias a pensar que ainda bem que passei por isso. É uma sensação violenta, arrebatadora mas que o fundo sempre quis conhecer. Para não "morrer estúpida". Mas se me perguntassem hoje como prefereria voltava a responder com epidural. É um sentimento contraditório. Compreendo quem não quer sofrer (oh, se compreendo). Eu própria espero nunca mais sentir aquelas dores. Mas por outro lado ( e já que teve que ser), ainda bem que assim foi. E não sou masoquista...

sexta-feira, dezembro 09, 2005

Finalmente...

vamos montar a árvore de Natal. Iupi.

Correspondência

Carta ao Pai Natal ainda não escrevemos, mas é já a seguir. É que é já a seguir.

quinta-feira, dezembro 08, 2005

Bom feriado

Capital, aqui vamos nós.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

Histórias de amor

"Era uma vez...
Um conhecimento breve, uma paixão pequena, que florescia e dava frutos
Um amor cuidado, suave e sereno, que se alimentava de beleza e de calma a cada instante,
Uma história de partilha, de vidas e de sonhos, de lembranças e esperanças.

Era uma vez...
Um dia em que ousámos ir mais além, desvendar os mistérios da vida em comum,
Um dia memorável, que imaginámos alegre, inesquecível,
Um dia em que resolvemos tão simplesmente casar!

Era uma vez...
O dia de hoje, pelo qual tanto esperámos, que convosco queremos imortalizar!
Um dia como todos os outros, sendo apenas e só o mais importante das nossas vidas!

A todos o nosso muito obrigado, e a promessa de que, como nas histórias, seremos felizes para sempre!"
V. A. (07/06/03)



E já foi há trinta meses. Dois anos e meio de um amor "cuidado, suave e sereno", uma história " de sonhos, de lembranças e esperanças."
Parabéns amor e obrigada por teres cruzado a minha vida desta forma. Amo-te.

domingo, dezembro 04, 2005

Rastos

O Pedro já me disse qual seria a minha prenda de Natal: uma sirene tipo pirilampo dos carros prioritários. Diz que só me falta isso para ser uma verdadeira ambulância. Não devo estar muito longe disso. Ontem entre "urgências" e outros que tais, a verdade é que acabei o trabalho às 21.26 h. Amanhã é dia de trabalho novamente e eu (ainda) estou de rastos. Há 4 anos que é assim. Só que de há 5 meses para cá, há uma diferença: tenho uma filha e muito pouco tempo. Estou cansada (e não me estou a queixar, estou apenas a constatar.)

sábado, dezembro 03, 2005

Vacina em dobro

Ontem foi dia da Meningitec. Fomos com a priminha Helena e a tia Vera. A priminha Helena foi a primeira. Nem um ai, portou-se como uma verdadeira princesa. Até recebeu uma medalha. A Mariana nunca chora quando espetam a agulha. Ao entrar do líquido chorou um pouco mas nada de especial. Não fez reacção. Foram umas valentes.

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Solução: chupeta

A Mariana costuma "pedir" maminha por volta das 6 ou 7 da manhã. Vou buscá-la para a minha cama e deitada dou-lhe até ela estar satisfeita. Ela continua a dormir até ao fim da manhã. Nunca me tinha lembrado de lhe pôr a chupeta porque ela não gosta muito. Hoje levantei-me e em vez de lhe dar leite, pûs-lhe a chupeta. Continuou a dormir. Pode ser que tenha descoberto a forma dela dormir a noite toda. Bendita chupeta.

A mais bela flor

Ontem apareceste ao colo do papá com uma flor na mão, a sorrir para mim como se percebesses o que estavas a fazer. Lindo. Nunca esquecerei.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Actualizações

Há 5 meses...

E agora aqui estou eu...

Balanço

Seis quilos, quatrocentos e cinquenta e 64 centímetros de gente aos 5 meses. ( E linda pois claro...)

Nuestros hermanos

E viva os espanhóis que fizeram com que ficássemos em casa a descansar hoje.