quarta-feira, novembro 30, 2005

Amanhã

Comemoramos sempre os meses-aniversários da Mariana. Descobri no outro dia que 4 deles são feriado: 1 de Novembro, 1 de Dezembro, 1 de Janeiro e depois 1 de Maio. Que bom. Os próximos, os 5 e 6 meses serão comemorados em feriados. Vou poder estar com ela e aproveitar o dia. Só para ela.

Cinco meses e feriado

Estamos a preparar-nos para o feriado de amanhã. Vamos descansar muuuiiito.

terça-feira, novembro 29, 2005

Tcharam...

O Pedro já abriu tudo o que é gavetas, armários e afins à procura do pacote das papas da Mariana. A D. Irene (empregada da minha mãe) "passou" cá por casa, e é certo e sabido que à terça feira há coisas desaparecidas. Esconde-as nos sítios mais estranhos. No outro dia pôs um saquinho com botões no armário da comida. Hoje parece que teve menos imaginação. O Pedro já achou as papas. Estavam dentro do pacote dos nossos cereais. Ai, a minha cabeça já não aguenta tanta emoção. Uma caça ao tesouro interactiva todas as semanas, é obra.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Curvada

Se esta coisa da amamentação se prolongar estou convencida que me vão convidar para fazer o filme " O corcunda de Notre Dame".

Outro dia

Acordou como sempre com um sorriso e uma gargalhada, e a palrar imenso. Parece que a história de ontem me irritou mais a mim que a ela. Para ela já é outro dia. Ainda bem.

domingo, novembro 27, 2005

Má educação

Se eu deixasse a Mariana passava o dia a mamar. Mama por fome, por miminho, por aconchego, quando tem sono, etc. Eu tento dar-lhe sempre que ela tem fome mas sinceramente já não estou preocupada se passaram 2 horas ou 5. Algumas vezes as pessoas dizem-me que eu lhe dou mama vezes demais. A mana Rita por exemplo está sempre a tentar entretê-la quando ela está rabujenta até perceber se ela tem fome ou não. Critica-me muitas vezes dizendo que a ponho a mamar por tudo e por nada. Aceito as críticas, até porque ela é minha irmã e só quer ajudar. Mas o que se passou hoje ultrapassou todos os limites. Numa festa, quando o Pedro foi levar o meu avô, a minha mãe, sobrinha e irmã a casa, eu fiquei com a Mariana. Ela começou a chorar e agarraram-na ao colo a tentarem adormecê-la. Ela começou a chorar mais alto, e sempre a pressionarem-me para eu não lhe dar mama. " Eu não lhe dava", " O pediatra a mim disse para eu nunca lhe dar com um intervalo menor que 2 horas", " Os bebés tem que chorar", etc. A Mariana deixou de chorar e começou a berrar, a guinchar, a soluçar, a ficar sem ar, como eu nunca tinha visto. É certo que não ia morrer por isso, mas claro que apanhei um tal estado de nervos que só me apetecia chorar, agarrar nela e ir a pé para casa.
Fui tentar "arrancá-la" do colo onde estava e quando fui ver, ela estava vermelhíssima, com um arranhão em sangue mesmo por baixo do olho e a soluçar. Assim que lhe dei mama, mamou desenfredamente, e esteve a soluçar um monte de tempo. Estava mesmo com fome. Não chorei por vergonha. Bem sei que ando nervosa e que empolei a situação, mas ela é minha filha. Eu é que tenho que a educar. E se ela umas horas antes tinha adormecido a mamar, desta vez tinha mesmo fome. Nunca me passou pela cabeça meter-me na educação de quem quer que seja. Porque mo fazem a mim? Posso não ser uma mãe perfeita e não tomar sempre as atitudes mais correctas mas haverá donos da verdade? Teremos de ser todos iguais?
Educar nunca foi fácil e jamais será consensual mas se eu e o Pedro somos os pais e concordamos com com a mesma forma de educar, não será isso suficiente? Miminhos nunca fizeram mal a ninguém. Vou já a correr dar-lhos. Ao menos em casa não corro o risco de ma arrancarem dos braços e darem palpites sobre a maneira como a educo. Isto só a mim...

Bom Domingo

Acordei agora

Bom dia

Fim da festa

A festa da minha luz (sobrinha Helena) foi um sucesso. E parece que serviu também para calar as bocas reacionárias que acham que eu tenho muito jeito para o meu trabalho mas não sei cozinhar. Parece que a minha quiche e a minha tarte estavam deliciosas. Ehehehe (pelo menos não sobrou!!!)
Tudo isto porque como eu passo o dia fora de casa a trabalhar, regresso já muito tarde, não tenho muito tempo para as lides domésticas. O que não quer dizer que não tenha jeito... Ouviram , oh maninhas?

sexta-feira, novembro 25, 2005

Voltámos em pleno

Quase prontas para outra...

Silêncio reparador

Ainda um pouco combalida mas voltei. É que quando estou triste não consigo falar, preciso de um tempo só para mim, caladinha. Sem que ninguém me diga nada. Sem que eu diga nada. Parece que no blog também se passa a mesma coisa. Volto para explicar o que se passou. Agora já consigo falar...

quinta-feira, novembro 24, 2005

Eu não me fui embora

E para que não fiquem sem notícias minhas...

Enquanto a minha mamã continua com a neura, eu continuo dorminhoca

terça-feira, novembro 22, 2005

Até já

Obrigada a todas. Acho que este estado de tristeza veio para ficar. Regresso quando me sentir menos down.

segunda-feira, novembro 21, 2005

Miminhos...

era o que eu estava a precisar agora. Só. Sem mais nada.

Doce Helena

Numa manhã de sol, depois de uma noite sentada numa cadeira ao lado da mana Vera, eu era a primeira a ver-te. Eras uma menina como a mamã Vera dissera. Eram 10.50 h, em Coimbra, na sala onde 3 anos e meio depois a minha vida voltava a mudar (a priminha Mariana nasceu na mesma sala que tu, Helena). Naquele dia só me apetecia dizer ao mundo que era tia. Estava feliz. Cresceste linda e sorridente. Cheia de vida. Feliz. Acompanhei o teu crescimento, crescendo eu também. Sofri por ti, sorri por ti, ri contigo. Como costumo dizer, só não nasceste de mim. Mas fizeste nascer em mim um amor que antes não conhecia.
Hoje, 4 anos depois és uma menina linda, simpática, risonha, doce e muito alegre. Consigo imaginar-te daqui a muitos anos com uma vida plena, linda e feliz. E eu estou aqui para que continues a crescer assim, meu amor. Parabéns Helena pelos teus 4 aninhos.

domingo, novembro 20, 2005

Primeira mudança

A Mariana vai dormir hoje pela primeira vez no berço grande. Nós comprámos um bercinho pequenino igual aos grandes mas de dimensões mais reduzidas. É o que tem usado. Já se estava a tornar pequeno e hoje decidimos mudá-lo. Vamos ver como reage à novidade. A mudança de quarto fica para mais tarde. Por causa do frio, ou melhor, por minha causa. Porque gosto de acordar e olhar para ela. Gosto de a ter ali. E ainda é tão pequenina...

Siamesas

Segundo li ontem, aos 4 meses o bebé percebe que ele e a mãe são duas pessoas distintas. Será que começou aqui a nossa "separação"? (Ai não, eu não quero.)

quinta-feira, novembro 17, 2005

63

Aos quatro meses e meio, o número 63 predomina. 63 cms e 6300 kgs. Ainda pequenina (mas linda).

Arrependimento

Sei que é chique dizer que não nos arrependemos de nada. Toda a gente o diz.
"-Do que é que se arrepende na sua vida?"
" -Nada."
São actores, escritores, políticos, e agora até os comuns dos mortais não se arrependem de nada. Pois eu arrependo-me de muita coisa. Muito do que digo, do que não digo, do que faço, do que não faço. E quase todos os dias. Devo ser mesmo uma Madalena arrependida. Ou então não sou chique. Antes assim. Ao menos com o arrependimento vêm muitas vezes os pedidos de desculpa. Eu fui educada assim. A pedir desculpa. E não me envergonho disso. Nem do arrependimento. Sou mesmo má.

Lindo

Hoje uma doente minha fez-me um desenho, que orgulhosamente me ofereceu. Fiquei feliz.

Comemorar

Parabéns para nós que hoje é o nosso dia. Dia dos não fumadores. Dia da Mariana , do Pedro e meu.

Infantário

Vamos hoje inscrever a Mariana no infantário. Ai, ainda é tão pequenina. Era para ela ir em Dezembro mas acho que vou tentar que ela vá em Janeiro. Ai, ai, mãe sofre.

terça-feira, novembro 15, 2005

Suspense

Na sexta à noite em conversa com a mana Vera perguntei-lhe se já sabia se a InêsN ia ter um menino ou uma menina. Eu já sabia. Ela não. Perguntou-me. Fizemos suspense (eu e o Pedro). Comecei: É ...um... bebé. E disse uma série de coisas até a irritar ao máximo. Ela tentou adivinhar: "É menina". Baralheia. Ela que estava pacientemente sentada no sofá a fazer o seu ponto cruz, levantou-se a praguejar qualquer coisa do estilo: "Não me dizem, vou já ver." Levantou-se (tarefa difícil) e já ia ligar o fio da net (na província é assim!) e eu sempre atrás dela sem lhe dizer e a inervá-la. Ela já morta de curiosidade dirigiu-se ao pc e eu desfiz o mistério. Quando acalmou, ficou feliz, tal como eu. Não por ser menina, ou menino mas porque sempre vimos o blog da Inês ( e a própria Inês, pois claro) como um exemplo. Quando entrei neste mundo dos blogues a mana Vera disse-me logo que gostava muito do blog dela e eu sigo-o também diariamente. Parabéns Inês.

Ainda a propósito do saco de batatas

O Pedro diz que sou tonta: " Boa como o milho. Era só apanhar-te a jeito. Era uma festa". Bem sei que não é um comentário muito digno de se expor num blog (principalmente da minha filha) mas que o rapaz tem jeito para me animar, lá isso tem. E para festejar, lá vai mais um docinho...

Ultra saco de batatas

Pensar que já fui uma pessoa (mais ou menos) bem parecida e que agora me assemelho mais a um saco de batatas sem curvas faz-me vingar-me. E em quê? Nos doces pois claro (bem sei que é uma contradição, mas...). Tenho sempre a desculpa das hormonas por causa da amamentação, não é? O problema não é de peso, é mais de formas e firmeza (ou falta dela). Animam-me os filosóficos pensamentos das pessoas amigas: " A menina ainda é tão pequena, ainda só tem 4 meses...

Ainda bem

A minha doente que se tinha entusiasmado quando viu a Mariana (post do dia 18 de Outubro) e começou a tentar engravidar, foi à consulta a semana passada. Deu-me a novidade: estava grávida (que rapidez, foi pensar e fazer!), só que tinha tido um corrimento e so na 6ª feira ia saber se estava tudo bem. Ganhei coragem e mandei-lhe uma sms hoje a perguntar se estava tudo bem. Respondeu-me que ainda estava de repouso mas que estava tudo bem. Ainda bem. Fiquei feliz. Parabéns S., eu bem disse que ia correr tudo bem.

É com cada um

Socorro. Este mundo está virado ao contrário.

Diversidade alimentar

A sopa já vai um pouco melhor, a papa também, mas o alimento preferido dela é sem dúvida o leitinho da mãe. Não sei a quem ela sai. Eu sempre fui uma comilona e o Pedro (acho que) também.

Ai, ai

Alguém que ponha uma cunha para eu ficar em casa e não ir arrastar-me para o trabalho...

segunda-feira, novembro 14, 2005

Dois tolinhos

Hoje de manhã cheguei à sala e deparei-me com a linda cena:
O Pedro a fazer cócegas violentamente à Mariana (como se ela tivesse 5 ou 6 anos), a fazer também cócegas com a boca na barriga e a gritar"estamos doidos, estamos possuídos." A Mariana ria à gargalhada enquanto mandava guinchinhos histéricos de satisfação. Parecia uma casa de tolinhos. Só visto...

domingo, novembro 13, 2005

Dito pelo não dito

O que eu queria mesmo dizer, era isto(o que o papá Pedro disse há cerca dum ano):

"Obrigado pelas mensagens, pelos conselhos, pelas experiências, pelos carinhos que nos têm deixado. A mamã Patrícia não passa um dia sem vir aqui ver se há mensagens e comentários novos. Acho que tem sido muito importante para ela (e para mim também, pois claro) saber que há mais mamãs (ou futuras) como ela, que sentem a mesma coisa que ela, que sentem coisas diferentes, que aconselham, que partilham, que vivem como ela, como nós. Gostávamos que nos contassem como foi a experiência da 1ª ecografia (ou como anseiam ser), como vai ser a próxima, o que sentem ou sentiram... Obrigado..."

Não acham que ele tem muito jeito? Eu bem o tento convencer a voltar a escrever mas...

Pequeno balanço

Após um ano, temos 16.297 visitas e a nossa primeira visita identificada (sem contar com a mana Vera pois claro) foi a Karla (Sapinho gordo). A nossa última visita a deixar testemunho foi a Ana (Baby Leonor). Obrigada a ambas (e à mana Vera também, pois claro) e a todos que com uns minutinhos das vossas vidas, nos deram atenção. Que venha mais um ano de troca de experiências. Até já.

Blogodiário

Desde pequena que gostava de registar o que mais importante se ia passando. Como que a perpetuar memórias que doutra forma iriam com certeza perder-se. Quem me conhece sabe que não vivo agarrada ao passado mas adoro recordações (como boa carangueja que sou). E desde cedo que decidi que quando fosse mãe iria escrever as conquistas diárias dos meus filhotes. Nunca imaginava que iriam "nascer" estas modernices dos blogues. Melhor que isso, nunca me imaginei a aderir a estas modernices. Mas como pela boca morre o peixe, conheci o Pedro pela net (no velhinho mirc) e escrevo quase diariamente aqui o que quero "reter" na memória (e o que não quero também, mas isso é outra história...). O Pedro começou este blog, pelas mãos da tia Vera, há um ano quando soubemos que íamos ser pais mas estávamos a viver o terror de pensar que essa gravidez seria extra uterina. Felizmente dois dias mais tarde confirmava-se que as piores expectativas (nossas e dos médicos) estavam erradas. Eu estava grávida. Só às 13 semanas depois de vários sustos e da eco de confirmação que estava tudo normal, comecei a escrever. Não deixei este blog morrer, ( o papá Pedro foi deixando de escrever) e hoje estou feliz por ter agarrado este diário. Aprendi muito com todas vós, desabafei e acima de tudo fiz deste o meu diário. O tal com que sempre sonhei escrever o crescimento da minha piolha. Aqui para além de diário, temos interacção e ganhei uma nova família. Um ano depois já não sei viver sem este blog. Quando estou feliz e quando preciso de desabafar...
E há um ano este blog começava assim:

Sábado, Novembro 13, 2004

Pai pela primeira vez... Yeaahhhh....

Olá. Pedro é o meu nome. E vou ser papá!!! Yeaaaaahhhhhhhh!!!!
Este blog é dedicado à minha princesinha kiducha, aquela que me atura todos os dias desde que casou comigo faz hoje 1 ano, 5 meses e 6 dias. E dedicado também a alguém muito especial que entrou nas nossas vidas há 3 dias atrás quando soubemos que vamos ser mamã e papá. Ainda só terá cerca de 2 milimetros, mas já está a virar a nossa vida e a condicionar tudo.
Mas ainda é cedo, muito cedo, temos que esperar pra ver se tudo corre bem! O sonho com que temos vivido e planeado desde há um tempo está a começar a realizar-se, um sonho de muito amor, de muitos sacrificios, de muitas emoções boas e más, mas sobretudo de uma vontade enorme de sermos uma família grande, alegre, feliz e cheia, muito cheia de tudo...
A mamã está a dormir e a descansar, tenho que a acordar, a avó materna (do nosso bebé) está à nossa espera pró almoço. Princesinha, estás tão linda!!!!! Se Deus quiser vamos ser 3 (ou 4, nunca se sabe!!), quero muito que corra tudo bem e que as nossas preocupações de hoje se transformem numa azáfama de compras de roupinhas, berços, fraldas e outros adereços (tia Vera, toca a trabalhar no meu enxoval!!!) que vão encher a nossa casa de um cheiro de bebé tão doce e tão lindo... Amo a ti... e a ti...
posted by Pedro Costa @ 9:41 PM 6 comments

sexta-feira, novembro 11, 2005

Ontem...

Uma rosa para comemorar a data. Um gesto simples e meigo. O Pedro ainda sabe como me há-de surpreender e mimar. Obrigada amor.

quinta-feira, novembro 10, 2005

Há um ano era assim...

E começava a contagem que segundo o médico (mais tarde) era de quatro semanas e um dia , segundo a data (que penso ser) da concepção quatro semanas e três dias. Segundo a última menstruação estaria de três semanas e cinco dias.

10 de Novembro

Há um ano acordei e como já estava constipada há uns dias decidi tomar medicação. Como era (supostamente) o primeiro dia da menstruação (sempre fui muito certinha), e tinhamos iniciado os treinos nesse mês decidi ir comprar o teste antes de tomar qualquer coisa. Já sentia o peito dorido e acordava algumas vezes para ir à casa de banho. Já desconfiava também que estava grávida porque desde o dia a seguir àquela noite (que penso que a Mariana foi concebida) que tinha uma dor horrível na zona do ovário direito. Fui à farmácia e corri para casa. Nervosa fiz o teste e não consegui olhar. Esperei os três minutos e voilá... Sorri, chorei. Seria capaz de tamanha responsabilidade? Estaria mesmo grávida? A risca era tão ténue. Estava feliz. Conseguira.
Aguentei o dia todo sem dizer ao Pedro (e como custou). À noite disse-lhe para não fazer jantar (saí tarde) e fomos jantar fora. Há uns dias que só me apetecia bacalhau com natas. Ele uns dias antes tinha lido qualquer coisa na net acerca de testes de gravidez com riscas azuis e rosa serem positivos ou negativos (já não me lembro bem). Durante o jantar mostrei-lhe o teste. Ficou a olhar petrificado. Aquele era roxo. Ele não percebeu o significado (homens...) . Perguntou-me se era positivo, ao que eu acenei que sim . Íamos ser papás. Seguiu-se uma explosão de alegria. Um ano depois a minha pequenina acordou (como sempre) com uma sonora gargalhada. Fui buscá-a. Escrevi este texto com ela ao colo a relembrar a manhã de 10 de Novembro de 2004. Hoje estou ainda mais feliz que há um ano.

quarta-feira, novembro 09, 2005

Muito fashion

A minha filha está com um pijamita manga três quartos. Ou os braços cresceram (a quem sairá braçuda?) ou o pijama encolheu. Já nem nos pijamas pudemos confiar. Houvesse quem inventasse roupas que crescessem com eles...

Mau feitio

Tenho-me esquecido de dizer às pessoas que dizem que a Mariana tem os olhos iguais aos do Pedro, que tem mais semelhanças : o mau feitio (desculpa amor mas se não é meu , só pode ser teu). Então a cachopa não foi o caminho todo até Alcobaça a refilar... "aaauuuueeeeee, aaaauuueee".

Outras vantagens

da amamentação são os euros que poupamos em leite e pensos higiénicos. Para além disso não há SPM (síndroma pré menstrual). Mas há outros síndromas, também hormonais. Ai estas malditas hormonas...

segunda-feira, novembro 07, 2005

Meu príncipe...

Obrigada por estes 29 meses. Não me podias fazer mais feliz. Amo-te

domingo, novembro 06, 2005

Puxar

A minha querida filha acabou de agarrar a "tetina do biberom" favorito dela e puxá-la. Agora não sirvo só de biberom, como de chupeta e ainda de brinquedo... Mãe sofre nas mãos de piolhicos...

Miminhos

Há dias em que só o olhar dele me irrita. São raros, mas acontece. Hoje não é um desses dias. Hoje é um daqueles que só me apetecia estar com ele a namorar, sair, ir ao cinema... A vontade de namorar voltou depois de já estar habituada à tarefa de ser mãe. E confesso que já tinha saudades de me apetecer dar e receber miminhos. E não sei porque ainda estou aqui ;)

sexta-feira, novembro 04, 2005

Espera

Talvez o motivo da minha neura apareça hoje. Deve ser premonição. Esperemos que não. Só acho estranho não ter sido contactada até agora. Aguardemos (com stress!)

Porque sim

Há momentos em que nos sentimos tristes sem motivo. Só porque sim. Este noite é um desses momentos. Porque sim. Sem mais razão (aparentemente).

quinta-feira, novembro 03, 2005

Banana?

Mamã:
Nem penses voltar a meter-me na boca aquela coisa mole e horrorosa a que vocês grandes chamam banana. Senão eu grito como ontem e no dia anterior. Se tu não gostas porque insistes em dar- me? Dá-me antes pêra. Gostei tanto.
Mariana

terça-feira, novembro 01, 2005

Para mais tarde recordar

Aos 4 meses a Mariana pesa 6000 kgs e mede 61.5 cms (medida caseira). A minha pequenina está a crescer.

4 meses

Parabéns meu amor.