domingo, novembro 27, 2005

Má educação

Se eu deixasse a Mariana passava o dia a mamar. Mama por fome, por miminho, por aconchego, quando tem sono, etc. Eu tento dar-lhe sempre que ela tem fome mas sinceramente já não estou preocupada se passaram 2 horas ou 5. Algumas vezes as pessoas dizem-me que eu lhe dou mama vezes demais. A mana Rita por exemplo está sempre a tentar entretê-la quando ela está rabujenta até perceber se ela tem fome ou não. Critica-me muitas vezes dizendo que a ponho a mamar por tudo e por nada. Aceito as críticas, até porque ela é minha irmã e só quer ajudar. Mas o que se passou hoje ultrapassou todos os limites. Numa festa, quando o Pedro foi levar o meu avô, a minha mãe, sobrinha e irmã a casa, eu fiquei com a Mariana. Ela começou a chorar e agarraram-na ao colo a tentarem adormecê-la. Ela começou a chorar mais alto, e sempre a pressionarem-me para eu não lhe dar mama. " Eu não lhe dava", " O pediatra a mim disse para eu nunca lhe dar com um intervalo menor que 2 horas", " Os bebés tem que chorar", etc. A Mariana deixou de chorar e começou a berrar, a guinchar, a soluçar, a ficar sem ar, como eu nunca tinha visto. É certo que não ia morrer por isso, mas claro que apanhei um tal estado de nervos que só me apetecia chorar, agarrar nela e ir a pé para casa.
Fui tentar "arrancá-la" do colo onde estava e quando fui ver, ela estava vermelhíssima, com um arranhão em sangue mesmo por baixo do olho e a soluçar. Assim que lhe dei mama, mamou desenfredamente, e esteve a soluçar um monte de tempo. Estava mesmo com fome. Não chorei por vergonha. Bem sei que ando nervosa e que empolei a situação, mas ela é minha filha. Eu é que tenho que a educar. E se ela umas horas antes tinha adormecido a mamar, desta vez tinha mesmo fome. Nunca me passou pela cabeça meter-me na educação de quem quer que seja. Porque mo fazem a mim? Posso não ser uma mãe perfeita e não tomar sempre as atitudes mais correctas mas haverá donos da verdade? Teremos de ser todos iguais?
Educar nunca foi fácil e jamais será consensual mas se eu e o Pedro somos os pais e concordamos com com a mesma forma de educar, não será isso suficiente? Miminhos nunca fizeram mal a ninguém. Vou já a correr dar-lhos. Ao menos em casa não corro o risco de ma arrancarem dos braços e darem palpites sobre a maneira como a educo. Isto só a mim...

8 Comments:

At 28/11/05 01:18, Anonymous Anónimo said...

Olá
É a 1ª vez q aqui venho mas não resisto e vou comentar!!! Como te compreendo!! O meu filho tem 7 meses e 1 dia ( eheheh pormenores ) e ao fim de ouvir muitos comentários e aturar muitas atitudes lastimáveis e opiniões de quem é e foi uma " excelente" mãe fartei-me fiz valer o meu mau feitio ( de q tenho mais fama do q proveito... ) e respondi a quem está constantemente a fazer-me reparos: Você criou os seus filhos como bem quis e entendeu, este é meu filho e eu crio-o como quiser e entender!!!
Talvez tenha sido bruta demais mas q resultou, resultou!!!
beijinhos
Teresa e Filipe

 
At 28/11/05 01:47, Anonymous Anónimo said...

Olá

Bem, com esta história, até me deu nervos a mim imagino a ti!!
Realmente há cada um pior do que o outro!!

Da próxima não deixes a menina no colo de ninguém, bolas...

Eles é que estão desactualizados, e ninguém é detentora da verdade verdadeira, mas nós pais temos sempre a última palavra e esta tem que ser respeitada e ponto final.

Dá muita maminha, muito miminho, muito colinho, SIM SIM.
Lá vão os tempos em que se deixavam os bebés a chorarem, lá se vai o tempo que morriam tantos bebés sufocados, lã se vai o tempo em que se pensava que os bebés não tinham direito a sentimentos...

Benditos tempos modernos onde se respeita as crianças, e se entende que o amor é a melhor terapia para as desgraças que vemos espalhadas por este mundo egoísta.

Um jinho grande pa todos

Diana
Rafael 6 anos e 9 meses
Afonso 14 meses e meio

 
At 28/11/05 11:37, Blogger Diana Bento said...

Nem sei por onde começar. Para já, tens toda a razão: bons ou maus, os pais são vocês e com toda a certeza que farão os possíveis e impossíveis para dar a melhor educação ao vosso bebé e fazer o que acham que é o melhor.

Concordo com a Teresa quando diz que é a ela que compete criar o filho e não às outras pessoas. É que mesmo que estas coisas venham da nossa própria família (mães, irmãs, cunhadas...) os filhos são nossos e ela, família, tem que entender e não se meter.

Temos que dar miminhos aos nossos filhos, sim. Muito miminho. Se é muito ou pouco o tempo entre as mamadas, só à mãe e ao bebé dizem respeito. Somos nós que vamos ficar a tomar conta deles quando os restantes forem para casa descansadinhos e o bebé fica a chorar.

Bem, isto já vai longo, mas serve para dizer que te entendo bem e esses são os meus maiores receios. Que se intrometam demais e possam levar uma má resposta. É que eu também tenho cá um feitiozinho...

Beijinhos grandes e cabeça sempre para cima.

 
At 28/11/05 14:07, Blogger Pat said...

Nunca passei por uma situação semelhante ...mas com o meu feitio tb seria difícil.
Quando as minhas filhas eram pequenas, eu não queria que fossem habituadas ao colo e muitas vezes dizia ás pessoas para não lhes pegarem...quem não percebia...AZAR!!!!
Tens que ser «dura» e só tu e o teu marido é que sabem como estão a educar a vossa filhas. Os outros, se não gostarem...podem sempre não voltar....Desculpa o desabafo....
tadinha da menina.

 
At 29/11/05 11:29, Blogger Clara said...

O nome do teu post diz tudo.

Gente com doutoramento nos filhose vida dos dos outros é o que mais há.

O importante é tu e o Pedro estarem de acordo.

 
At 29/11/05 14:44, Blogger Ana said...

Mas quem é que inventou essa de que os bebés têm de chorar...irrita-me :/

 
At 29/11/05 15:43, Blogger Margarida said...

Olá

É a 1ª. vez que comento no teu blog, mas essa situação irritou-me e a filha nem é minha.
Eu dou de mamar á minha filha que tem 6 meses as vezes que ela quer, por vezes come a papa e ainda quer a maminha, eu sei que é mimo, mas não me interessa nada e nunca lhe recusei a mama, apesar de me dizerem que ela já não devia mamar á noite eu ainda lhe dou porque ela acorda e quer.
Ela gosta, eu adoro e não admito sequer que se intrometam, eu sou a mãe e só faço o melhor para ela.
Tenta agir de acordo com o teu coração e não dês importância aos comentários de familiares que não fazem por mal mas...
A mãe és tu e a tua opinião é que interessa, leva as coisas com calma mas faz sempre valer as tuas decisões.


bjs

 
At 29/11/05 17:52, Blogger Tia Moky said...

Mimos, mimos...muitos e bons!!

Quando é q se pode mimar?! quando sairem de casa?! Agora é que é bom!!

Eu sou fã da máxima: "o filho é meu, eu é que sei"!!
Oiço toda a gente, mas só acato o que quero! E até hoje, salvo raras excepções com a minha mãe, tenho me dado bem!!!

Tu é que sabes!!

Beijos

 

Enviar um comentário

<< Home