quarta-feira, agosto 31, 2005

(Quase) dois meses

Há 2 meses estava eu a sentar-me nesta cadeira, em frente a este pc, a esta hora, quando senti o liquidozinho a sair. Estava a 3 horas de ser mamã. Mesmo relembrando as dores daquela noite, tenho saudades das sensações. Há 2 meses que sou mãe. Há 2 meses que não podia estar mais feliz.

Para mais tarde recordar...

Aos (quase)dois meses...

Com a priminha Helena...

A brincar com o m�bil...

...

...

Depois do banhito...

A tentar conversar...

Jardineiras

Fui a única grávida do mundo que não teve umas jardineiras... Na próxima gravidez a primeira coisa que faço é o teste e a segunda é ir a correr comprar umas jardineiras. É a vingança...

terça-feira, agosto 30, 2005

Roupinhas que falam

Estou a arrumar as tuas primeiras roupinhas com um misto de alegria e nostalgia. É bom ver-te crescer mas tenho adiado ao máximo este arrumar. Cada roupinha significa um dia, um momento, uma nova conquista tua e é como se ao arrumá-la me fosse desfazer dalgum momento, como se perdesse algum instante teu. Estás muito mais crescida para além dos centímetros que cresceste e tenho medo de perder algo teu. Tudo o que te diz respeito me alegra, me faz recordar, me enternece e me faz amar-te acima do que sempre imaginei. Não sei se alguma vez mais alguém vai vestir aquelas roupinhas, mas aqueles 40 ou 50 cms de pano já são para mim a tua história, o teu crescimento. Tem o teu cheirinho de bebé que eu espero não esquecer nunca.
Foi apenas o primeiro arrumar de trapinhos mas para mim está ali tanto de ti.

Ontem foi um dia muito atarefado. Logo de manhã fomos tirar fotos com a Mariana. Esteve sempre acordadinha e muito bem disposta enquanto a sessão decorria. Estava com um ar de superstar e lá ia fazendo poses improvisadas para a máquina.
Depois fomos ao ginecologista, que começou por nos dar os parabéns e fazer algumas perguntas acerca do nascimento. Depois de se fartar de gabar a pediatra da Mariana, passou à acção. Eu que nunca tive medo das ecografias ia um pouco receosa. Mas não custou: lá estava o útero no lugar e o resto tudo bem. Disse-me que estava com muito bom aspecto e eu fiquei toda satisfeita. Embora eu ache que a minha barriga ainda está muito mole em relação ao que era. Alguém sabe quanto tempo é normal ficar assim (ou não será normal???)? Disse-me que me tinha feito o toque para acelerar o parto porque tinha o estreito inferior da bacia estreita e não queria que a Mariana crescesse mais. Fiquei a pensar nisso. Como em princípio a bacia não crescerá, os próximos filhos também não chegarão ao fim de tempo... Disse-me: " Não lhe disse nada na altura para não a preocupar e não condicionar o trabalho de parto." Mas a verdade é que já me tinha dito isso da bacia, só não tinha dito que tinha sido por isso que tinha feito o toque às trinta e sete semanas e tal. Mas também não me importo porque até gostei que a Mariana fosse pequenina. É um piolhico pequenino. Claro que daqui a uns anos gostava que ela fosse alta mas para já estou a adorar ter uma bonequinha pequenina para cuidar e amar. O resto da consulta foram alguns conselhos sobre o dia a dia conjugal, algumas dicas , falar e prescrever contracepção e fazer o teste de Papanicolau.
À tarde fomos à pediatra. Fez o exame normal, mediu e pesou. Disse-nos que a Mariana tinha uma prega nadegueira maior que a outra e que tinhamos que vigiar aos 4 meses e fazer eco para ver se não havia nenhuma displasia. Fiquei em pânico. Estou superpreocupada.
Disse-nos que ela tinha mais tendência para olhar para o lado direito e para em casa a virarmos também para o outro lado. Deve ser por eu lhe dar o leitinho sempre da mesma mama...
Disse-nos que ela estava a crescer muito bem porque passou do percentil 25 de peso para o 50 e do 5 de altura para o 10 (embora eu ache que foi mal medida a verdade é que continua pequenina). Deviam arranjar uma escala de percentis consoante a semana em que nascessem...
À noite foi a festa de anos da mana Rita. Como sempre, juntámos a família e foi uma noite bem passada. A Mariana dormiu o tempo todo. Estava cansadinha de um dia agitado.

Gargalhada

Hoje foi a tua primeira gargalhada sincronizada com som. Foi delicioso

Avaria

Temos estado sem pc ( e eu a stressar) e por isso não temos dado notícias. Hoje (29), fomos à pediatra, ao ginecologista e tirar fotos. Mais tarde contamos as novidades...

A mana Rita fez hoje 26 anos. Parab�ns mana Rita.

segunda-feira, agosto 22, 2005

Danças modernas

Mariana, será normal eu e o teu papá dançarmos agarradinhos uma versão remix da música do teu móbil cantada pelo teu papá? Estaremos a ficar viciados em ti?

quarta-feira, agosto 17, 2005

Sorriso vs horror

O teu sorriso quando nos vês pela manhã contrasta com o ar de horror quando eu te dou um beijinho de bons dias.

segunda-feira, agosto 15, 2005

Saudades de estarmos sempre abraçados e aos beijinhos... Hoje os miminhos já são repartidos a três e empurrar o carrinho da Mariana não nos deixa mãos livres para os nossos antigos passeios de mão dada... Mas o meu amor por ti está bem vivo. Amo-te muito Pedro

domingo, agosto 14, 2005

Pequena... só em tamanho

Que és pequenina é um facto. Neste momento poderias ser uma recém nascida com os teus 52 cms e 4200 kgs.
Hoje fomos a Castanheira de Pêra ver a famosa piscina de ondas. A tua priminha Helena fartou-se de andar na água e adorou. Tu mantiveste-te muito sossegadinha a dormir até o teu papá entornar sumo para cima de ti. Ao nosso lado estava uma bebé que me pareceu ter mais ou menos a tua idade. Segundo a mãe tem um mês e meio e nasceu com 49 cms e 3500 kgs. Mas era tão grande. Ao pé dela és mesmo o que te costumo carinhosamente chamar: um piolhico. As tuas mãos, os teus pézinhos os teus refeguitos... tudo tão pequenino ao pé daquela bebé. E o mais engraçado é que os papás dela são bastante mais pequenos que nós. Confirma-se filha, és pequenina mas enches-me o coração. Amo-te.

Sorrisos

Os teus sorrisos para mim compensam tudo o que tenho sofrido com a amamentação.

terça-feira, agosto 09, 2005

Risos

Ouço no quarto o móbil : tim-tim-rim-tim-tim-tim. O papá Pedro a chamar: olha ela a rir-se tanto. Levanto-me do pc e corro para o quarto: "Já não viste". Decididamente este sorriso não era para mim...

Apaixonada

Estou apaixonada. Uma paixão daquelas que nos deixa nas nuvens, que nos leva a sonhar acordadas, que nos tira o apetite, que nos põe horas a olhar para o alvo da nossa paixão, que nos deixa felizes... É verdade, estou apaixonadíssima pela minha filha. Apaixonada pelo seu olhar meigo, pelo seu rostinho pequeno, pelo seu sorriso pelas manhãs, pelo seu riso ainda sem som, por os seus gritinhos, pela posição de dormir, pelas suas mãozinhas, enfim, por ela. Apaixonadíssima e feliz. Daquela felicidade que só uma grande paixão (e amor) nos pode dar. És linda filha.

segunda-feira, agosto 08, 2005

Estrela cadente

A última vez que vi uma estrela cadente, na noite em que nos despedimos do meu papá, interpretei-a como um sinal de que ele estaria a olhar por nós lá no céu. Foi há 4 anos e 4 meses.
No domingo o Pedro disse-me que se tinha esquecido de me dizer que na noite em que a Mariana nasceu e regressavam de Coimbra, ele e a minha irmã tinham visto uma daquelas estrelas cadentes enormes que vem desde lá de cima até cá abaixo. Ele pediu um desejo para a Mariana.
Só pode ser um bom presságio...

domingo, agosto 07, 2005

Filha porta chaves

Ontem fomos passear a S. Martinho do Porto ter com a tia Vera e a primita Helena. O Frederico passeava a Mariana mais à frente enquanto nós vinhamos mais atrás. Passou um grupo de rapazes e raparigas, que não sabendo que nós os estávamos a ouvir falar da nossa filha comentaram:
"Tão pequenina"- disse um dos rapazes.
Uma das raparigas colocou as mãos em concha como que a concordar. Ao que o primeiro rapaz acrescentou: " Parece um porta chaves".
Acreditem ou não, fiquei orgulhosa... embora a comparação pudesse ter sido mais lisonjeadora.`
És o meu porta chaves favorito filha.

Gosto tanto que sejas pequenina, filha. Pequenina, no verdadeiro sentido da palavra. Eu que sempre imaginei que serias grande, visto eu e o papá não sermos muito pequenos. Eu que sempre quis que fosses grande... Agora que nasceste pequenina, estou a adorar. Quando fomos de férias ao Luso e tu tinhas cerca de 15 dias, eu passeava-te orgulhosamente enquanto ouvia comentários: " Tão pequenina , tão linda." Agora que estás com o tamanho de um recém nascido ( 51 cm e 3800 Kg) continua a ser o comentário que mais ouço sobre ti. A noite passada dormimos em casa da avó, e enquanto te dava de mamar, com menos luz do que cá em casa, achei-te tão pequenina... Como se tivesses encolhido. E quando os papás doutros bebés maiores dizem que já não se lembram deles serem assim, eu penso que não quero esquecer-te assim pequenina nunca, nunca.

quinta-feira, agosto 04, 2005

Primeiro banho II

A tia Vera reivindicou os seus direitos: ela deu o primeiro banho à Mariana na terça feira e também quer ter o direito a um post. A Mariana adorou e a tia Vera ficou extasiada. Afinal era o seu primeiro banho (não a um bebé porque já é mãe) mas a uma sobrinha.

"Obrigada tia Vera, gostei muito do banhinho dado por ti". Mariana

Primeiro banho

Ontem foi dia do teu primeiro banho... dado pelo papá. Estavas com um ar deliciado como em todos os banhos. O papá estava nervoso mas saiu-se muito bem. No final, à espera dum miminho da mamã disse: " O papá não sabe dar banho à menina". A mamã orgulhosa respondeu: " Claro que sabe. Sabe tanto como a mamã". O papá ficou mais descansado (o banho era o que mais preocupava o papá Pedro porque no resto ele está mais que prático). A menina Mariana com o seu ar consoladinho também adorou este banhinho dado pelo papá. "Estás aprovado papá"- diria ela caso falasse. ;)
(Não há registo fotográfico porque o papá disse que precisava de ajuda da fotógrafa para outras funções tal com dar o champô, etc. Não fosse ele atrapalhar-se e a fotógrafa seguiu à risca o seu pedido. Talvez no próximo...)

terça-feira, agosto 02, 2005

H� um m�s

Um m�s depois

segunda-feira, agosto 01, 2005

Um mês de ti

Este mês foi o mais emocionante da minha vida. Depois de seres vista na maternidade pela pediatra que disse estar tudo bem contigo (embora eu te achasse um pouco amarela a médica disse que era normal e que se não aumentasse que não havia problema), liguei ao papá e preparámo-nos para vir para casa. Só fiquei triste porque o A. não teve alta e a mamã dele fartou-se de chorar porque tinham que ficar mais um dia lá na maternidade. Nesse dia o leite "subiu-me" e estava tipo vaquinha, inchada e com algumas dores. Mas estava feliz, vinha para casa contigo. Ao sair da maternidade lembro-me que te desejei toda a sorte, saúde e amor para enfrentares o mundo que estavas prestes a conhecer. Fomos a casa da avó Dete e da avó Lurdes e só chegamos a casa à noite. Entrámos em casa com o papá Pedro e eu a segurar-te para te darmos as boas vindas. Lembro-me de chorar agarrada ao papá porque depois de todos os medos, tinha corrido tudo bem e estavas aqui connosco na nossa casa, que passou a ser também a tua casa. Os primeiros dias foram complicados e aceitamos todas as ajudas que se disponibilizaram: as refeições em casa da avó Lurdes, etc. Ainda bem que o papá tirou aqueles 5 dias porque a parte da amamentação foi muito complicada para mim. Continuavas a não saber mamar muito bem e a demorar muito, o que levou a que os meus mamilos ficassem macerados. Tive dores horríveis. Tu não sabias pegar no mamilo, choravas e "escarafunchavas" enquanto eu desesperava. Lembro-me de pensar que te amava muito mas que detestava ser mãe porque tinha a sensação que estava a ser uma má mãe. No dia 6 fomos fazer o teste do pezinho (não choraste muito), pesar-te e a Coimbra registar-te. Foi um momento muito importante: já existias oficialmente. Nesse dia à noite o papá correu as farmácias todas da zona com a tia Vera à procura duma bomba para tirar leite porque eu já não aguentava com dores nos mamilos. Passavas 2 e 3 horas seguidas a mamar e eu estava a desesperar. Eu tinha a noção que não era correcto mas choravas tanto quando eu te tirava a mamita (porque eras muito preguiçosa a mamar) que eu deixava-te estar o tempo que querias. No dia seguinte, fazia anos e chorei com dores e desesperada a manhã inteira. Depois o papá comprou a bomba e o Purelan e as coisas melhoraram. À noite já estava superfeliz e com outra disposição. Foi um aniversário especial por já existires. No dia seguinte fomos ao peso, onde se iniciou uma saga que te descreverei noutro dia. Acabámos o dia no hospital e ficámos bem mais descansados. Voltámos ao hospital 2 dias depois porque o teu umbiguito estava a deitar sangue. Não era nada de especial mas andei num estado de nervos tal... O papá só dizia que isto era só o início... Na semana seguinte o papá foi trabalhar e eu também fui 2 dias. Custou-me tanto "deixar-te". Fomos à tua primeira consulta na pediatra. Na semana seguinte o papá ficou de férias e depois do meu trabalho fomos até ao Luso ( prenda dos meus anos da avó Lurdes e das tias). Adorámos e tu fartaste-te de passear. Aliás, tens passeado muito desde que nasceste e adoras andar de "cu tremido". Às vezes é a forma de te acalmares e de não quereres comer a toda a hora. És uma comilona de primeira (a quem sairás?). Viemos depois passar o aniversário do papá a casa e voltámos às nossas férias, desta vez para Cinfães e Sta Maria da Feira. Gostámos muito deste descanso e domingo regressámos. O papá já foi trabalhar hoje mas à noite cantámos-te os parabéns (enquanto dormias) e comemos um bolito para festejar o teu primeiro mês. Neste mês cresceste tanto: Já estás muito mais atenta a tudo, já fixas mais o teu olhar em nós e nos objectos. Já passas muito mais tempo acordada e já estás também muito mais mimada (sua marota). Adoras o banho desde o primeiro dia mas não gostas de mudar a fralda. Exceptuando um ou dois dias, não tens cólicas e só choras (e muito) quando tens fome. Tens um choro muito feminino e que me aflige imenso. Não posso ouvir-te chorar que me parte o coração. Fico derretida com o teu olhar meigo, com os teus olhos rasgados, grandes e cinzentos, lindos. Quando sorris fazes duas covinhas que me deliciam. Toda a gente diz que és a cara chapada do papá( sua ingrata, quem é que te carregou 9 meses?). És um amor e eu não me canso de te "esmagar" com beijinhos.

Os nossos passeios foram por aqui...

A vista do nosso quarto, em Cinf�es

Eu, na minha actividade favorita

No anivers�rio do pap� Pedro... Vejam como eu sou pequenina

Enquanto o pap� Pedro lia o jornal, eu dormia na minha posi��o favorita