terça-feira, junho 03, 2008

Parecenças

Sim, tens razão. Realmente a Matilde pode ser parecida com o papá Pedro, mas os lábios e o beicinho que está a fazer, não há dúvida que é todo do nosso lado.

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, junho 02, 2008

Ecografia 3º trimestre II

Bem, agora mais a sério.
A cachopa é grande (P. 75), tem uma "cabeçourra" maior (DBP- 86 mm e PC- 304,7 mm) do que a irmã tinha, com quase uma semana de gestação de diferença. É menos barriguda (PA- 296 mm) que a irmã, mas como também tem menos tempo de gestação, pode não significar diferença efectiva.
Tem a pernoca maior que a irmã (64 mm) e um peso estimado de 2,225 gr (mas afinal por onde é que ela pensa que vai passar?)
Claro que como nesta gravidez, tudo tem acontecido, e tal como eu já tinha reparado, a cachopa está com a cabeça na direcção certa mas está atravessada. Ou seja, muito bom para não pressionar o colo do útero mas muito mau para nascer ( e eu a imaginar-me a fazer a dilatação toda e rapidamente, e depois terem que a "ir buscar" por causa da posição. Mas enfim, como diz o Pedro, nestas semanas até é bom estar assim, senão a esta altura já a tinhamos cá fora).
Pela primeira vez, o Dr ligou o ecógrafo 3D e eu fiquei maravilhada. Como tenho a placenta anterior não se vê completamente a cara (um dos olhos tem a placenta à frente) mas foi espectacular. Até o Pedro que é muito discrente acerca destas ecos (diz que não se percebe bem e que o bebé fica deformado) gostou muito de ver. A mana Vera diz que ela tem os lábios iguais à Mariana. A mim, de frente parece-me diferente da Mariana mas com os olhos rasgados também (pois, pois, iguais aos do pai). E é linda, linda, a minha macaquinha (eu digo que ela parece um macaquinho porque no perfil da eco anterior, parecia mesmo. Mas sabem como é uma mãe, os nossos são sempre lindos de morrer). Estou apaixonada pela minha bebé. Acho que realmente quem diz que estas ecos são boas para estabelecer uma relação mais precoce entre pais e filhos, tem razão. Agora já consigo imaginá-la. É como se pudesse já olhar para ela. Estou muito, muito feliz.

Etiquetas: , ,

Da ecografia do 3 º trimestre

Está tudo bem com a Matilde, e isso é que interessa.
No entanto, já percebi pelo perfil da cachopa, que ela vai ser parecida com a irmã, e eu vou ter que ouvir a vida inteira: "Ai, tão parecida com o pai."
E eu juro que desta vez me faço de coitadinha e com um ar infeliz, direi que ela é filha doutro pai (da Mariana costumo dizer que ainda nem disse quem era o pai). Pelo menos divirto-me (tanto tempo grávida para estar a toda a hora a ouvir: "Tão linda, tão parecida com o pai. Humpft)

Etiquetas: , , ,

segunda-feira, maio 26, 2008

A falta de notícias pode ser (ou não) uma boa notícia

A mala do primeiro dia, está pronta. Agora seja o que Deus quiser.

(Eu sabia que as coisas não podiam ser assim tão simples. Espero que não passe apenas do que estou a pensar).

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, março 18, 2008

Ecografia morfológica

Estava marcada para as 20h30m mas começou 40 minutos depois. O Dr. começou por ver a cabecita da Matilde e fazer medições. Insistiu nalgumas porque a "régua" não lhe estava a obedecer. Mostrou-noso perfil (a minha filha parece um macaquinho, mas um macaquinho lindo, ah pois).
Passou para a zona torácica e abdominal onde vimos o coração e os os diferentes orgãos do tubo digestivo. Aqui começou a tortura. Sim, tortura. Porque como a miúda estava mesmo por trás da placenta ele não conseguia ver bem e carregava-me com quanta força tinha num ponto que me doía tanto mas tanto, que eu pensei que não ia aguentar. Com a outra mão abanava-me violentamente a barriga. Esteve nisto mais de um quarto de hora. E lá ia dizendo que ela não saía dali, de trás da placenta (que é anterior). Eu afirmei que ela até costumava ser muito mexida. O Dr. lá disse que mexida ela era mas que era só para o sítio que ela queria (Teimosa ou persistente? Prefiro pensar na segunda hipótese...)
De repente ela virou-se mas só por breves segundos (não aproveitou, aproveitasse, lol.) Entretanto lá se mexeu mais um bocadinho e o Dr. perguntou-nos se já sabíamos o sexo. Entretanto lá ia passando lá com a sonda e eu a confirmar mais uma vez que era a minha Matilde. Fartou-se de medir e fazer contrastes de cores, até que se acabou o rolo. E eu preocupada se ele já tinha acabado sem medir o úmero e o fémur. Voltou com o rolo e lá fez essas medições. Mostrou-nos um pezito em grande plano e novamente a face.
No final (meia hora depois) lá disse que era uma menina.
Disse que estava tudo bem e aguardámos pelo relátório. Tudo muito próximo do percentil 50 para as semanas de gestação (perímetro cefálico ligeiramente inferior e comprimento do fémur ligeiramente acima). Pela estimativa 423 gr de bebé.
Foi lindo. Ver ali uma vida a fazer bolhinhas com o líquido, a brincar com os pés, a rodar como se dançasse. A minha menina (mais nova) estava tão linda.

Etiquetas: ,

quarta-feira, março 12, 2008

Do tempo que passa depressa demais às vezes e devagar demais outras

Segunda feira com 21 semanas mais 2 dias temos eco morfológica. Costuma ser às 22 semanas mas como na semana que as completamos é 2ª feira de Páscoa, o Dr. não trabalha e assim antecipámos uma semana. É preciso dizer que estou ansiosa?
(E esta semana está a ser terrível e ainda muito me espera. O que vale é que para a semana é Páscoa e descanso uns dias e depois é só mais uma semana de trabalho até às esperadas férias.)

Etiquetas: ,