quarta-feira, junho 30, 2010

30 de Junho

Eu jamais esquecerei aquela noite. Ela já dorme. Amanhã será o dia porque tanto anseia desde Janeiro. Aquele brilho no olhar. Aquela expressão. Espero que tenha um dia feliz amanhã. E que a vida lhe traga toda a felicidade do mundo. Se as palavras chegassem para lhe dizer como a amo...

Etiquetas: ,

Do gato borralheiro cá de casa

A Mariana teve hoje a última audição de piano e parece que correu bem. Desta vez o Pedro filmou. Eu não pude ir. Cheguei agora e deitei-me. Estou de rastos, mesmo. As miúdas já tomaram banho e jantaram. Ele veio dar-me a sopa à boca. Com direito à colher limpar-me o queixo e tudo (o que eu detesto isso). E depois, ele, a fingir um ar infeliz:
-" Já és a terceira a quem dou a sopa à boca..."
Ainda devia agradecer-me. Sempre a praticar...

Etiquetas:

Mariana

Há 5 anos acordava sem imaginar que seria ainda nesse dia que rumaria à maternidade para conhecer a minha princesa.
Há 5 anos desconhecia este amor imensurável e incondicional.
Estou tão feliz, quanto ela: amanhã será finalmente o grande dia.

Etiquetas:

Do jogo ou mais valia ter ficado a trabalhar até mais tarde

Juro que não em importo de perder. Para mais com "nuestros hermanos", por quem até nutro alguma simpatia. Mas detesto perder injustamente. Golos fora de jogo é que não.

Etiquetas: ,

terça-feira, junho 29, 2010

Logo

É isto mesmo (mas em casa da minha mãe, não na minha).

Etiquetas:

segunda-feira, junho 28, 2010

Matildinha

Tem a mania de se esfregar com cremes e afins. E de se riscanhar toda. Tudo o que seja disparate é com ela. E tem imaginação fértil nessa área. Não nos podemos distrair nem um segundo, com tamanha peste.
Hoje após o jantar, aparece-nos com os cabelos todos molhados:
-" Então Matilde, o que foi isso?"
-" Tou tão xira mamã."

Com as calças de pijama da irmã, vestidas:
-" Mamã, os meus pés tão xeconidos. Faz eles apaiexer."

-" Bais dúmie (dormir) discáuxa, mamã?

O Pedro chamou-lhe a atenção de qualquer coisa:
-" Num gosto do papá."
Começa cedo.

-"Oh Matilde és tão reguila."
-" Não é nada. Tu é que éx reguiua, mamã."

Etiquetas:

domingo, junho 27, 2010

Do mês dos aniversários

Vai finalmente fazer 5 anos esta semana e não cabe nela de contente.
Vai fazer 2 anos para a semana e diz que tem 1 e vai fazer 5.
Vou fazer 34 anos para a semana e nem me lembro.
Vai fazer 32 anos este mês e nem sabe quantos faz.

Etiquetas: ,

sexta-feira, junho 25, 2010

Depois de mais dois anos de (grandes) sacrifício(s)

Hoje, o último dia (oficial) de aulas do meu segundo curso (dito assim, até parece que este é mesmo o segundo e não, o milionésimo segundo). Merecia comemoração (não fosse faltar o pior: os exames.)...
(Uma sensação de alívio misturada com nervoso miudinho pelo que se avizinha...)

Etiquetas: ,

domingo, junho 20, 2010

Delas

A mais velha vai contando os dias que faltam para o aniversário:
-" Hoje é dia 19, sábado."
-" Como é que sabes, Mariana?"
-" Olha, então a X. ontem escreveu no quadro Sexta-feira, dia 18... Faltam dia vinte, um dia. Dia vinte e um, dois dias, dia blá blá blá..."
Já há uns tempos que pede de presente um relógio. Perguntei-lhe o que gostaria de receber mais.
-" Roupa, cuequinhas, livros e molas com brilhantes."

A mais pequena não pára. Está melhor e amanhã já vai à escola. Tão reguila, tão sabida.
Como ficou em casa da minha mãe esta semana, a D. I. é que lhe dava a comida.
-" Se não comes Matilde, dou a tua comida a esta boneca."
-" Num dás náda. Eua (ela) não tem boca."
Tem sempre resposta. Vai buscar expressões não sei bem aonde. A irmã é sempre a culpada dos disparates dela. Continua linda, o raio da miúda.

Etiquetas: ,

quarta-feira, junho 16, 2010

Mais aliviada

Estamos em casa desde ontem. A Matildinha está a recuperar bem.

Etiquetas:

domingo, junho 13, 2010

Tudo isto para dizer que preciso mesmo de descansar

Na Terça dia 2 estive a fazer um trabalho até às 3 da manhã. Dormi pouco. Na noite seguinte, como seria feriado na Quinta, aproveitámos para sair, mas ao fim da noite comecei a sentir-me mal disposta. Para mais, a Matilde teve febre, dormi pouco e mal. Na Quinta-feira tive um grande stress e foi um dia difícil. Na Sexta comecei a sentir-me sem forças, muito cansada, sonolenta e meia baralhada. Com dores de estômago também. No Sábado não estava melhor. Fui ao SAP. Mandaram-me para o hospital. Fiquei lá 2 horas sentada à espera mas como não aguentava nem o peso da cabeça, deram-me uma maca. Teria chegado o meu estado, mas passado algum tempo, lá deitada à espera e cheia de dores, o Pedro ligou-me porque a minha mãe tinha caído e estava a dar entrada lá no hospital também. Ouvi o nome dela na triagem e a muito custo levantei-me para ir dar informações clínicas dela. Por sorte o bombeiro que a transportara até ao hospital, antigamente era da nossa freguesia e conhecia-a bem. Aliás, foi o mesmo que a tinha levado há 13 anos. Vi que ela estava " em boas mãos" e fui deitar-me novamente. Deram-me medicação e soro. Fiz exames e várias horas e peripécias depois, estava a levantar a minha mãe, porque ambas tínhamos alta. Claro que me "caiu redonda" nos braços (e mais uma vez, cairia no chão, se eu não estivesse lá). Ela trouxe o acrómio partido, uma dor na perna e o braço tão negro que parece apodrecido. Eu trouxe medicação e exames para fazer. O domingo acabou por ser um dia calmo, dadas as circunstâncias. E eu que tinha reservado esses 4 dias para descansar e por isso tinha "carregado" mais a semana seguinte, em trabalho. Para variar, planos furados. Durante a semana fui melhorando das dores e do cansaço. Na segunda, o nosso aniversário de casamento que teve tantos contratempos que passámos a noite a rir (tipo pior era impossível, não fosse a companhia ser do melhor ;) ). Quarta-feira foi um dia duro porque fui a Lisboa de manhã e depois ainda fui trabalhar para dois locais diferentes a mais de 50 kms de distância entre eles. Acabei cansada, mas supostamente descansaria no dia seguinte. Pois, mas a pequena começou com tosse nessa noite. Continuou no dia seguinte e na sexta teve febre. Depois de almoço, ela estava a dormir a sesta e começou a ficar vermelha e com tremores. 39,9ºC que não cediam a nada. Apanhei um susto valente. Depois ficou sub-febril até ao dia seguinte. Aguentou-se melhor durante o dia. Como tínhamos ido ao Alentejo trabalhar, ela foi connosco. Na viagem para cá tivemos que parar imensas vezes, que ela já não estava bem. À noite, voltou aos 39.9ºC e com uma respiração medonha. Depois de um telefonema para o saúde 24 fomos enviados a um centro médico, onde ficou internada. Mais uns sustos depois, adormeceu. E eu passei a noite em branco, com os valores do oxímetro a atormentar-me. Hoje ao longo do dia foi melhorando mas foi difícil adormecê-la. Está agitada.
Tudo isto para dizer que preciso mesmo de descansar (e já agora de umas bruxas...)

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, junho 10, 2010

Da maior...

- "Quando for grande, vou ser bailarina e purssora (professora)."

Depois de eu a repreender, ela a afastar-se:
-" Têm a mania das limpezas, porra."
(Sem comentários...)

" És tão reguila Matilde. Mamã, o que significa reguila?"

Etiquetas:

Da pequenita...

A saltar na cama:
-" Eta cama não páia (pára) quieta".

Enquanto me puxa um atilho do pijama:
-" Olha, a puxada."
(Mais uma a inventar palavras...)

Com um ar de sábia:
" Tinta e quato, tinta e xinco, tinta e nobe,...

"Conta exta históia, papá. Xá lemos exta. Não fexa o uibo."

Etiquetas:

terça-feira, junho 08, 2010

23 meses

Tão peste e tão linda, ao mesmo tempo...

Etiquetas:

Ontem, a um dia dos 23 meses

A pequena diz sempre que não quer tomar banho. Depois da primeira resistência, começa a despir-se.
Ontem, enquanto a água corria para a banheira, o Pedro foi buscar qualquer coisa. Quando chegou à casa de banho, a "madame" estava dentro da banheira com as calças vestidas e a fralda por baixo.
Toda contente. Mais um cuidado a ter: nunca a deixar sozinha nem uns segundos, que ela é perigosa. Consegue entrar na banheira sozinha e fá-lo mesmo vestida. Tão peste...

Etiquetas:

segunda-feira, junho 07, 2010

7 anos

Já passámos por muito juntos. Tanto, que me esqueço que não fizeste sempre parte da minha vida. Há 7 anos, dissemos o sim que nos uniu "na saúde e na doença, na alegria e na tristeza,..., em todos os dias da nossa vida". E 7 anos depois, continuamos a olhar na mesma direcção, com sonhos comuns e as mesmas ambições. Independentemente de tudo o que possa atravessar-se na nossa vida. Porque juntos somos mais fortes. 7 anos depois, uma vez mais, essa confirmação. Que possamos continuar sempre assim. Felizes.
Amo-te.

Etiquetas: , ,

sábado, junho 05, 2010

Dias difíceis

A adiar o inadiável. O corpo já reclama há muito tempo. As lembranças da última fase destas, há 3 anos, retiram-me as forças para um passo que tem que ser dado. Os dias têm sido difíceis. Hoje com a ajuda da mana, minoraram-se os danos. Não dá mais. Não vai passar assim. E eu tenho tanto medo...

(Três anos depois, parece um ciclo. Outro pós parto com amamentação. Outro problema grave familiar que quase nos tirou novamente o chão. Outro processo difícil no trabalho. Outro curso.
Novo ciclo. Velhos problemas...)

Etiquetas: ,

Dia da criança

Mal as vi. Nem sei bem se se divertiram, num dia especialmente pensado para elas (crianças) na escola.

Etiquetas:

E das pequenas

Mariana:
Continua todos os dias a falar na festa de anos. Sabes os meses quase todos seguidos (excepto o Setembro e o Novembro) e vai sabendo os dias que cada um tem. Tudo para chegar a Julho. Cada vez mais ansiosa. Sabe os meses (e o dia) que nós e os amigos fazem anos.

Hoje:
-" Mamã, viste o autocarro dos hospitais?"
-" O quê?"
Era uma ambulância...
Tão engraçada a minha princesa.

Matilde: (Coisas deliciosas dela...)
- " Queio comê uma banana à mão. Óbigada."
-" Eu tou a ber o casteuo lhá em xima"
-" Góto de ti, meu amô, mamã."
-" Eu bou lebái os munhecos todos, tá bem mamã?"

Canta tudo. Todas as músicas que ouve. Perfeitinhas. Dá gosto ouvi-la. Tão linda a minha bebé.

Etiquetas: ,

quinta-feira, junho 03, 2010

Só para me lembrar desta fase

A vidinha não tem sido fácil. Piores dias virão (em breve), por isso nem vale a pena queixar-me.

Etiquetas: