segunda-feira, agosto 31, 2009

Cirilo

Três anos (e um dia) desde que partiste. Estás bem presente no nosso coração. Até um dia.

Etiquetas:

sábado, agosto 29, 2009

Trinta



A única memória que tenho de existirmos apenas nós duas foi há precisamente trinta anos. De te ver feia e pequenina, nos teus 51 cms e 3400 kgs. Agarrada à minha mamã. E uma relação que começa assim, pode demonstrar-se conturbada. Chegaste, roubaste-me o papá e a mamã. Eras feia e choravas muito e muito alto. Eras maria rapaz e não brincavas às minhas brincadeiras sempre mais intelectuais do que físicas. Batias-me com o aspirador.
Como eu sempre fui uma rapariga simpática, lá fui dando o benefício da dúvida e aprendi a perdoar-te teres aparecido para me destronares. Amoleceste-me o coração e a verdade é que 30 anos depois nada faria sentido se não tivesses existido sempre. Um pouco mais bonita (Mas não muito. Ou melhor, linda de morrer. Não dizem que as minhas filhas são parecidas contigo?), és uma força da natureza. Um vulcão permanentemente em ebulição. E já não te imagino doutra maneira. À tua maneira. E amamos-te assim.
Trinta anos. Parabéns mana Rita. Que tenhas uma vida muito feliz e longa.

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 28, 2009

A despertar

A Mariana nunca devia ter reparado que havia pessoas com a pele de cor diferente da nossa. No Algarve, enquanto jantávamos:
-"Papá, porque é que aquela senhora tem a cara castanha?"
E pronto, o pai "chutou" a resposta para mim e lá lhe estive a explicar que somos todos diferentes mas todos iguais no coração, etc. A verdade é que pensava que esta fase destas perguntas ainda estava longe. Ou melhor, pensei que começaria com as perguntas de carácter sexual. Nem me lembrei que existem outras, que podem ser tão ou mais complicadas que esssas. Na altura pensei:
Urgente comprar um livro para responder aos porquês das crianças, de uma forma pedagógica. Alguma sugestão?

Etiquetas: ,

quarta-feira, agosto 26, 2009

Agora estar cansada é "crime"

Os dias têm sido cansativos por aqui. Faltava-me só alguém num dos sítios onde trabalho, dizer que não posso andar cansada. Aconteceu ontem. Portanto, a partir de hoje estarei de férias novamente, para não andar cansada (ou não, mas é pena). Há pessoas que rasam o cúmulo do ridículo.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 25, 2009

Parece mentira mas é verdade

O meu marido tem do lado dele, em cima da cama, uma placa que diz:
"Nesta casa vive um sportinguista feliz".
Eheheh.
Sim, porque ele prometeu-me que mudava para o Sporting se eu namorasse com ele. Não mudou. Mas agora dorme com a placa por cima dele. Eu sabia que um dia ele se converteria. (Ou não).

Etiquetas:

sexta-feira, agosto 21, 2009

Do regresso ao trabalho

As férias foram boas, sim. Mas agora estou a pagá-las. Mais cansada do que quando fui de férias, é como me sinto. E ainda faltam 2 dias para domingo.
(E quinhentos mil assuntos pendentes. Ai...)

Etiquetas:

quarta-feira, agosto 19, 2009

Retorno

A mais velha agora também chora quando a mais nova chora. Hoje
a pequena a chorar porque caiu, e a mais velha:
-"Mamã a mana caiu e eu não a agarrei"- a chorar, pois claro.
Estou feita...

Etiquetas: ,

segunda-feira, agosto 17, 2009

Irmãs

A Matilde quando ouve a irmã chorar, começa chorar também. Solidariedade (Um must, esta miúda).

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 14, 2009

As perguntas dela

-"Mamã, o que é um SPA?"
-"Oh filha um Spa, é um sítio onde fazem massagens, blá, blá, blá, blá, blá, blá, onde as pessoas vão para descansarem e para ficarem mais bonitas. Queres ir um dia com a mamã a um Spa?"
-"Mas porquê mamã, nós somos feias?"- pergunta ela com um ar muito aflito.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 11, 2009

8 de Agosto- 13 meses (cheios de estilo)


Parabéns princesa. Não podia amar-te mais.

Etiquetas:

A banhos (de água e de areia)

A quantidade de areia comida pela pequena é directamente proporcional à de água (da piscina) engolida pela mais velha. Enfim, já dizia o velho ditado, o que não mata engorda.

Etiquetas: ,

sábado, agosto 01, 2009

Só por isto já se vê que me vai dar muito trabalhinho- 12 meses

Já disse mais vezes não à pequena em 12 meses, que à outra em dois anos. Uma peste.

Come mais que a irmã. Gosta de tudo. Até cebola crua (da salada). Adora tomate, pepino, melão e meloa. Gosta de arroz de feijão e adora experimentar comida nova. Come tudo à dentada e não é preciso partir nada muito pequeno.

Adora a mama. Quando não quer mais, tira-a da boca e põe a chupeta. Quando está farta duma, tira-a e vai mamar na outra. É independente. Nem precisa de ajuda (Se eu não existisse, ela desenrascava-se só com as mamas. Eheheh.). Mama à noite antes de adormecer e depois por volta das 7/7.30.

Anda muito bem. É desenrascada. Domina muito bem a técnica e então na de trepar, já é mestre.

Não é chorona e é meiguinha, mas quando quer alguma coisa grita muito.

Gosta muito de dançar. Assim que ouve música começa logo a bater palmas e a dançar. Então os parabéns (também, com tanto ensaio...).

Tenta calçar-se sozinha e ajuda a despir-se levantando os braços.


Diz palavrinhas. Ontem enquanto lhe dávamos comida, ia pedindo "mai" (mais). A palavra melhor dita é mamã quando que colo e miminho. De derreter o coração. E papa. Diz muito bem. Pudera, com que ela come. Só podia dizer mesmo bem. Claro que das mais ditas, é "qué" (quero).
O cã, a mana, também são muitas vezes chamados. E o papá, claro.
Gosta do jogo do "a Matilde não está cá" e começa logo "tá, tá".
Ao telefone começa logo: "Tá. Qui é?" ou "Óá"

Tem aquele ar de marota e é gozona. Não sei onde aprende a ser tão malandreca.

Faz pequenos recados como ir buscar a chupeta e dar-nos.

Encosta-se a nós e dá beijinhos. Sorri muito. Gosta de mimos. Não é envergonhada.

Está linda, linda.

Etiquetas: ,

Delas

São mesmo irmãs. Dão-se como tal. Brincam muito e reservam uma para a outra as maiores brincadeiras, mimos e sorrisos. Mas também podemos observar momentos de roubo de brinquedos e puxões de cabelos. No outro dia a pequena foi ter com a mais velha para lhe "morder" (abriu a boca e riu-se) o braço. Eu lá lhe expliquei:
-"Ai, ai, ai Matildinha. Não. Não se morde. Tau-tau. Dá beijinho à mana."
Veio ter comigo, deu-me um beijo e enquanto me batia, dizia tá-tá (tau-tau).
Quando a Mariana lhe tira os brinquedos é certo e sabido que há puxões de cabelos e gritos.
Mas tirando estes momentos, é delicioso vê-las. Abraçam-se e beijam-se de uma forma que enternece qualquer um. Meigas. Lindas. Eu fico babadíssima. Principalmente porque a Mariana adora a irmã. Sempre a tratá-la por princesa, amor. Nunca se esquece dela.
São muitas vezes também, cúmplices nos disparates (embora a Mariana normalmente faça as suas queixinhas quando a mana os faz). Comem pela mesma colher e a pequena chupa a escova de dentes da mais velha (Oh God, e o que grita quando lha tiro e lhe explico que aquilo não se faz). E abraçam-se tanto. Até mais pequena se sentir apertado e guinchar.
Esta fase de enamoramento não devia terminar nunca.

Etiquetas: ,

O exame

Correu bem e já vou para o último ano (com exames). Em Outubro começa nova jornada. Foi difícil, este ano. Demasiado. Há um mês atrás jurava a pés juntos que não conseguiria passar a um único exame. Passei mas as olheiras acusam o esforço. Mas estamos felizes (sim, porque tem sido um trabalho conjunto, que sem a ajuda do Pedro tinha sido ainda mais difícil. E não, ele não estuda por mim, mas vai segurando as pontas...).
Hoje fui de manhã cedo para Lisboa (exame e assuntos pendentes), vim à hora de almoço e fui trabalhar para Coimbra. Depois ainda vim terminar o dia cá mais perto de casa. Estou cansada mas de férias. Até o cansaço tem outro sabor.
E amanhã, temos casamento. Depois iremos rumo ao sul. Gosto tanto da primeira noite de férias...

Etiquetas: , , ,