sexta-feira, agosto 28, 2009

A despertar

A Mariana nunca devia ter reparado que havia pessoas com a pele de cor diferente da nossa. No Algarve, enquanto jantávamos:
-"Papá, porque é que aquela senhora tem a cara castanha?"
E pronto, o pai "chutou" a resposta para mim e lá lhe estive a explicar que somos todos diferentes mas todos iguais no coração, etc. A verdade é que pensava que esta fase destas perguntas ainda estava longe. Ou melhor, pensei que começaria com as perguntas de carácter sexual. Nem me lembrei que existem outras, que podem ser tão ou mais complicadas que esssas. Na altura pensei:
Urgente comprar um livro para responder aos porquês das crianças, de uma forma pedagógica. Alguma sugestão?

Etiquetas: ,

3 Comments:

At 28/8/09 22:53, Anonymous ccoimbra said...

Olá! Todos passam por esta fase :) e por vezes simplesmente concluem q se são de cor diferente são maus e têm medo (a Filipa pelo menos passou por esses terrores...). Este livro do Todd sobre a diferença é muito engraçado. Vale a pena ter por casa:
http://www.gailivro.pt/index.php?go=detalhe&id=707

Bjs~
Carla

 
At 30/8/09 13:16, Blogger Pat said...

sei perfeitamente o que isso é, e embora sendo de cara castanha como diz a Mariana, a minha filhota não compreende tb porque é assim e queria ser de cor de pele. Só mesmo com o dia a dia, eles indo conhecendo pessoas de cores diferentes e convivendo com elas.

um bjinho

Pat

 
At 2/9/09 12:44, Blogger Xana said...

O Vasco sempre teve meninos de várias raças na sala dele. Sempre achou normal.

Um dia comentou que um colega tínha chamado preto a outro e nós explicamos-lhe que tal como eu e o avô temos os olhos azuis, o pai e ele castanhos, a avó verdes. Eu com o cabelo amarelo, ele castanho, o pai preto, também há cores de pele diferentes. Tal como ele e eu temos a pele muito branca o pai tem a pele morena, ou seja castanha. E ele assimilou dessa forma. Não foi nada difícil com ele.

 

Enviar um comentário

<< Home