quarta-feira, agosto 30, 2006

Não consigo perceber porquê. Estou de rastos.

Partiu

Mais uma estrela no céu a olhar por nós. Dói muito.

Infelizmente à espera do fim

Dói muito perder a esperança. Luta Cirilo, por favor luta. Nós vamos rezando.

terça-feira, agosto 29, 2006

Parabéns mana Rita



Apesar da fase difícil que atravessamos por causa do estado de saúde do Cirilo, hoje é um dia especial. Há 27 anos, lembro-me de ter dormido sozinha com o papá na Nazaré e não ter percebido bem porquê. Eras tu que chegavas. Parecias um ratinho (posso dizer que eras feia?) e choravas muito. Vinte sete anos depois (e bastante mais bonita...) estamos aqui para festejar mais um aniversário teu. Espero que este dia seja o início de uma nova fase e que possamos sorrir em breve. Que Deus te proteja e muitas felicidades. O dia é teu e nós esperamos conseguir preenchê-lo ( a Mariana até aprendeu a andar sozinha sem medo para quando tu chegares correr para ti). Beijinhos de Parabéns.

segunda-feira, agosto 28, 2006

Largou-se

Finalmente a minha princesa perdeu o medo e largou-se. Dois meses e uns dias depois de ter dado os primeiros passos sozinha, perdeu o medo. Andou muito e agora é vê-la toda contente com a nova habilidade. Para mim foi uma emoção, não pelos passos, que ela já dava sozinha antes, mas por ter ultrapassado mais um obstáculo. Levanta os braços (parece que está a dançar o rancho) e lá vai ela direitinha ao que quer. Quando chega ao objectivo, ri-se e põe as mãozitas no chão. Adoro vê-la tão independente (mas ainda um pouco trôpega às vezes).

Adenda- Só se largou novamente aos poucos e em casa da minha mãe. Continuou com muito medo e só no dia 4 é que se fartou de andar na feira da gastronomia em Leiria. Mesmo assim só nos dias seguintes foi ganhando confiança em casa das outras pessoas e na minha.

domingo, agosto 27, 2006

Desespero de mãe

A Mariana não come quase nada. A sopa nunca quer. Vegetais, batatas, arroz, massa e afins só se estiver com muita fome. Come peixe mas a carne ainda é o que come melhor. Fruta come às vezes. Papa e iogurtes come melhor mas tem que ter mesmo fome. Alguém tem alguma sugestão para as refeições dela? É que ela já é um peso pluma e assim ainda vai ficar mais...

Sem conseguir dormir

Estou muito preocupada com o Cirilo. Sempre que parece começar a melhorar, há alguma coisa que corre mal. Porquê tanto sofrimento?

sexta-feira, agosto 25, 2006

Em stress

O que eu gosto de sextas feiras quando não tenho que ir a Montemor no sábado (que não é o caso).

Tradução

Mais um "espanholês" decifrado. Na linguagem dela, "Bá" é bola.

quinta-feira, agosto 24, 2006

Socorro, estou a criar uma pestinha

A minha filha para adormecer quando não está comigo, chora (entenda-se, berra) até cair para o lado (literalmente no sentido das palavras).
Hoje a empregada da minha mãe não a conseguia adormecer e sentou-a na cama. Berrou, berrou, berrou, caiu para o lado e adormeceu.
Nem com açúcar, nem com mel quer a chupeta. Alguém tem sugestões que ajudem a adormecê-la (ou a usar a chupeta para ser mais fácil)?

(E pestinha não é só por isto, também pelo que tem feito nos últimos dias. Volta infantário, estás perdoado.)

quarta-feira, agosto 23, 2006

Constatações

Sabemos que há crianças em casa quando:
- fechamos um armário e um brinquedo qualquer nos assobia
- desligamos a luz e uma vaca muge ( a sério)
- temos cerca de 30 cd´s espalhados pelo chão em 5 minutos
- ouvimos a musica do Noddy 100 vezes seguidas

A Mariana gosta mais da Diciopédia do que o pai (tudo bem que ela é só para tirar os cd´s da caixa).

A Mariana tentou virar o prato da comida depois de ter mandado comida para o chão de propósito. Como o pai não deixou, pôs-se aos berros. (O não agora é acompanhado de berros dela, invariavelmente. A fase do aceitar já era)

A Mariana ontem de manhã pegou num bocado de uma amostra de Halibut e tentou comer. Agarrei-lhe e mão e limpei-lha e enquanto isto meteu a outra à boca e comeu o creme desenfreadamente (ai,ai).

Deixei cair um iogurte que rapidamente se abriu no chão. Saltou iogurte para todo o lado. Dois segundos depois a Mariana mamava no copo de iogurte

(Ainda me perguntam porque estou a ficar louca?)

A música do "Nhé" (Noddy)...

está a pôr-me louca. Socorro.

terça-feira, agosto 22, 2006

Retiro o que disse no post anterior

Na cozinha, os dois:
- Queres mais Mariana?
Digo eu do computador:
- Não dês bolo à menina (bolo de mel)
- Porque... - diz ele
- Porque eu não quero - respondo eu
- Porque... - continua ele
- Habitua-se - respondo eu
- E... - continua ele
- Faz-lhe mal - irrito-me eu
- A...- ele em tom de gozo
- A muita coisa- respondo eu muito irritada
- Tenho que criar uma aliada- replica ele

(Não me chega já um hiper-guloso. Eu com tanto cuidado na alimentação dela e ele a dar-lhe bolo de mel. Isto só a mim...)

OK, OK

Hoje o meu querido maridinho fez-me o jantar (como quase todos os dias, aliás) e estava delicioso (como sempre), brincou muito com a Mariana antes de eu chegar, deu-lhe o jantar, comprou-me um cacto com um vaso muito giro (as únicas plantas que se dão cá em casa e por isso tenho imensos), arranjou os brinquedos da Mariana (vulgo mudar as pilhas), mudou as lâmpadas fundidas cá em casa (acreditem ou não eram muitas porque os candeeiros têm muitas) e arrumou as compras. Graças a isso e ao facto de ter saído mais cedo (às 20 h já estava em casa, yeah) pude brincar muito com a Mariana. Muito obrigada papá Pedro (graxa, eh eh eh).

Novidades de hoje (posts chatos para lembrança futura)

- O papá Pedro ensinou-a a encaixar uns carros sem os virar ao contrário (ao contrário é mais fácil e já o faz há algum tempo)
- Aprendeu a pôr a bola no buraco certo do cubo da Imaginarium e na rampa do mesmo cubo
- Começou a fazer o som da vaca: "bu" (mu) quando lhe perguntamos (o do cão já faz há algum tempo mas não sabe de mais nenhum animal)
- Fez o primeiro rabisco em papel com lápis de cera (pelo menos à minha frente; tudo bem que tentou comer os lápis e a brincadeira favorita foi enfiar os lápis na caixa)
- Começou a perguntar "quié" (quem é) quando vê pessoas na rua ou quando lhe pergunto quem vem lá? (Já tinha perguntado antes mas eu não tinha percebido nem associado à situação)

segunda-feira, agosto 21, 2006

A "lata" da miúda

Já não é a primeira vez que a apanho a molhar sorrateiramente, pão no molho do meu prato. Depois come o pão toda satisfeita.
Ontem agarrou num saco com bolachas de chocolate e começou a lamber o saco (por fora) para ver se chegava ao chocolate.
Não sei onde terá aprendido isto mas tem muita lata.

domingo, agosto 20, 2006

Aos 13 meses a Mariana

- Pesa 9 kilos, o que a mantem no mesmo percentil 25 (embora a OMS tenha feito umas tabelas novas para bebés alimentados com leite materno e nessas esteja no percentil 50 na altura e peso). Não sei quanto mede mas deve manter o percentil
- Come tudo o que nós comemos e quando está com fome come muito bem. Parece que a faceta de "pisca" era só com a comida sem sal. Já provou inúmeros alimentos, mas o que gosta mais é de carne e peixe
- Demora muito a adormecer a menos que ande de carro ou mame. Continua a não querer a chupeta, o que dificulta a tarefa das outras pessoas a adormecerem (eu tenho sempre a solução)
- Dorme até às 6 ou 7 horas sem pedir mama, a essa hora mama e dorme normalmente até às 10 h
- Já tem 4 dentes
- Aponta (há um mês mais ou menos) desde que o papá Pedro a ensinou
- Continua a ser de sorriso fácil mas está muito mais envergonhada e estranha muitas vezes as pessoas que não conhece
- Adora cães e gatos. Assim que ouve um cão a ladrar começa logo a apontar para onde vem o som e a dizer "cã". Quando os vê começa logo a dizer "À cá" (vem cá)
- Adora o nhê (Noddy). Vai direita à mais ínfima imagem dele e começa a apontar e a dizer "nhê". Adora dançar a música dele
- Assim que ouve música começa logo a dançar. Quando não há música, canta ela ( a acompanhar-nos ou para adormecer, principalmente)
- Para além do que dizia, consegui decifrar: "nhê" (Noddy), "cã" (cães e gatos), "papá" (já não diz só pá), "uteé?" ou "utéito" (o que é ou o que é isto?), "pá" (papa), "pa" (upa), "teti" (titi), "bô" (avó), "adê" (adeus), "a qué" (quer), "nã qué" (não quer), "aua" (água), "pã" (pão),"té" (leite), "tátá" (já está), "tatau" (tau-tau), "ati" (aqui), "bubu" (carro), e "na" (Mariana)
- Tenta imitar sempre que dizemos palavras mais difíceis (ex: livro, diz "vu")
- Quando perguntamos como se chama responde logo: "nã"
- Compreende e obedece a ordens simples (quando não está com a birra)
- Aponta para a barriga quando lhe perguntamos onde está, tal como os pés e as mãos
- Quando quer chamar a atenção de alguém começa a repetir : "Ouá, óua, óua"
- Quando vê alguma coisa que quer vai logo a apontar e dizer "a qué" (mesmo que estejam lá mil coisas , ela já sabe bem o que quer, estou feita). Quando lhe tentamos dar alguma coisa que não quer, empurra, faz huum e diz "nã qué" (continuo a estar feita)
- O pedro ensinou-a uma manhã quando chegámos ao Algarve a descer da cama para não se mandar de cabeça. Aprendeu rapidamente e agora mesmo para descer um degrau com 4 ou 5 cms, usa a mesma técnica
- Adora subir e descer escadas e passa horas nisto (se alguém tiver paciência para a acompanhar, como as tias. Acho que tenho que lhe oferecer um step)
- Adora o jogo de "A Mariana não está cá" (que lhe fazemos quase desde que nasceu e agora é ela que o faz)
- Adora bater palmas para tudo, para cantar, quando acaba de fazer alguma coisa bem ou quando está feliz
- Anda muito direitinha mas muito rápida mas temos que ser nós a largá-la porque ela não se larga sozinha. Às vezes manda-se para nós ou põe as mãos no chão para se apoiar
- Continua muito linda, sorridente e bem disposta mas às vezes tem o feitiozinho do pai (pois, pois...)

Não me importo...

"a taça é de barro".

(Nunca mais vou é ver um jogo em que é tudo azul e branco. Acho que fiquei traumatizada. Ainda me ecoa a palavra Porto nos ouvidos. O papá Pedro vai ter que me compensar bem. Ai vai, vai.)

sábado, agosto 19, 2006

Uma folga inesperada...

amanhã. Parece que o fim de semana até corre melhor. Era em vez de ganhar o euromilhões (que eu até nem jogo) os sábados livres, faxavore.

quinta-feira, agosto 17, 2006

Voltamos...

assim que houver um tempinho.

sábado, agosto 12, 2006

Chegámos...

agora. Para amanhã, as novidades fresquinhas.

sexta-feira, agosto 04, 2006

De fugida

Estamos a adorar as férias e temos muitas novidades. Já lemos (na diagonal) as vossas novidades mas quando voltarmos, com calma "falamos". Beijinhos.