sexta-feira, novembro 13, 2009

Dias (mesmo) não

Ontem, depois de mais uma linda cena "típica" da educadora da Mariana, tive uma conversa com a directora da escola. Saí de lá de rastos, porque percebi que por mais que me esforce, a minha maneira de ser, não é compatível coma personalidade da educadora. E o que mais me revolta, é que o assunto até nem era directamente com a educadora, mas ela intrometeu-se e resolveu à maneira dela. E tem uma maneira tão estranha de resolver os assuntos, que me ponho a pensar que decididamente não era uma pessoa assim que queria para educar a minha filha. Custa-me especialmente porque não gosto desta sensação de estar sempre pé atrás com alguém. Não condiz comigo. Gosto de me dar bem com toda gente para não ter problemas. Eles já aparecem sem os pedirmos, quanto mais ainda os arranjarmos voluntariamente. Mas já vi que neste caso não dá. Ainda há muitos assuntos que não consegui ultrapassar.
Pois bem, depois de sair de lá, em lágrimas (que a directora foi o mais atenciosa e correcta possível, mas eu estava demasiado nervosa), liga-me a "excelentíssima" educadora a dizer que tinham feito o ventilan à Mariana, mas ela continuava com uma crise de tosse e falta de ar. E que estava muito acelerada (taquicárdica). E já tinha ido dar uma volta com ela, mas que não resolvera.
Na Segunda-feira à noite, teve uma crise vinda do nada, que acalmou como sempre, com o Ventilan. Na Terça-feira, na escola à hora de almoço, outra. Na Quarta-feira ao final da tarde teve novamente tosse, que se resolveu da mesma maneira. Apareceram-lhe também umas borbulhas na cara, como sempre que tem estas crises.
Ontem quando acordou, reparei que não reagiu tão bem ao Ventilan como costume, mas pensei que apenas demoraria mais tempo até fazer efeito (por vezes acontece). Quando a fui buscar, tossia como nunca tinha visto. Não parava mais que 2 ou 3 segundos. Liguei para a Saúde24 e fomos enviadas para o hospital. Depois de auscultada e feita a oximetria (92), fez 3 "máscaras", Rosilan e um anti-histamínico. Portou-se muito bem mas viemos para casa com uma menina ainda com muita tosse. Fui trabalhar aqui perto e ela ficou em casa da minha mãe, até o Pedro chegar. Tossiu toda a tarde, embora já respirasse melhor. À noite, custava olhar para ela. Branca como cal, e com umas olheiras fundas. Durante a noite, a tosse acalmou mas estava cada vez mais branca. Por volta das 4 da manhã, estava toda suada, e até os lábios pareciam brancos.
Por volta dessa hora também, a Matilde que esteve a mamar toda a noite, começou a ter febre (38,9º C). Já andava com uma ligeira "farfalheira" desde há dois dias.
E eu não dormi nem uma hora seguida. Depois do desgaste do dia, do trabalho e da noite, levantei-me e nem me segurava em pé.
Agora estão melhores. A Matilde já não tem febre e a Mariana já respira melhor. Vamos vendo.
Em relação à Mariana, vou dar a última oportunidade à pediatra de averiguar a situação. A médica do hospital disse-me que não podia medicá-la para prevenir estas crises porque "não conhece" a Mariana. Óbvio. Mas desde sempre que digo à pediatra que ela quando corre, tosse. E que basta mexer em qualquer coisa (pó?) que pode desencadear uma crise.
A educadora acha que é stress e que sou eu que lhe provoco essas crises (como já me chegou a dizer) e que as borbulhas que ela arranha que lhe aparecem nestas situações, são tiques. E depois pergunta-me sempre se já fui ao médico com ela. Eu já lhe respondi que sim. Ela acha que eu devia ir à pneumologista ou ao alergologista. Em relação ao primeiro, a assistente de um deles disse-me que não valia a pena vir tão nova, que ele antes de determinada idade não lhe fazia nada. A pediatra aconselhou-me também a não ir. Em relação ao alergologista, também teríamos que esperar por esta idade. E para além disso, a pediatra é que deve encaminhar. Eu já não posso ouvir a educadora a dar palpites. Mas a verdade é que a criança também não pode continuar assim. Cada vez que há frio, ou corre, ou há pó, lá vem outra crise. E é por isso que vou tentar mais uma vez, resolver com a pediatra. Se não der solução, tomo outras providências.
Mas tive muito medo, ontem. Nunca a tinha visto assim. A minha rica menina.

Etiquetas: , , ,

9 Comments:

At 13/11/09 16:04, Blogger Flor de Leite said...

Ela não faz 'bomba' (com Brisovent ou Pulmicort) como prevencão, ou seja, rotineiramente? E o Singulair, toma? Desculpa perguntar, mas não me recordo se alguma vez mencionaste isso.

Eu conheço o Ventilan apenas em solução, para nebulizar...

Bjs e as melhoras

 
At 13/11/09 16:07, Blogger Flor de Leite said...

Pelo que sei, as situações stressantes também podem provocar as crises. Mas ela diz que a causa és tu, pq? :S

 
At 13/11/09 16:08, Blogger Mamã e Tesourinhos said...

Custa sempre ver os miúdos doentes...

Quanto à questão do alergologista, quando o Pipo era bebé tinha bronquiolites de mês a mês e acabei por levá-lo a um alergologista. Fez-lhe análises que apesar de não serem conclusivas, já dão alguns indícios e todos os anos na Primavera e no Outono faz tratamentos de prevenção. Com o Henrique também tive a mesma abordagem e não estou arrependida. Por isso acho que não perdes em ouvir uma opinião.

Se quiseres o contacto, avisa-me.

Fica bem.
Bjs.

PS: Aproveito e convido-te a visitares o meu novo projecto: http://pequenos-presentes.blogspot.com. Fico a aguardar comentários.

 
At 13/11/09 16:24, Blogger ♥pezinhos de lã♥ said...

Olá.Leio-vos em silêncio há muito... acho que nunca comentei. Mas hoje decidi deixar-te uma palavra de apoio. por cá já tivemos situações parecidas com médicos e divergências de opiniões entre eles. e eu no meio de tanta opinião sem saber o que fazer.
Não é fácil tomarmos decisões que implicam tanto para a saúde dos nossos filhos. Já mudei de pediatra, mesmo com o meu marido a não concordar com a ideia. E já procurei segundas e terceiras opiniões de médicos diferentes.
Quanto à educadora vou ser muito sincera. Também sou educadora e nunca na vida pensaria sequer em dar uma opinião dessa índole a uma mãe. Até porque não somos médicas, pelo que nos devemos abster de dar essas opiniões.Quanto ao te culpar pelas crises... se fosse comigo não admitiria, pronto. Sou muito pouco tolerante nessas coisas.
vá, não me alongo mais.Um beijinho e força
:)

 
At 13/11/09 16:30, Blogger apimenta said...

Se fosse eu ia mesmo a um alergologista. A partir dos 3 anos eles já fazem os testes. Tente o ICA, tem lá bons profissionais
http://www.alergoline.com/

Deve ser um sufoco. O meu filho faz prevenção de alergéneos no inicio do outono e tem resultado.

As melhoras da Mariana e que corra tudo bem. A culpa não é sua de certeza.

 
At 13/11/09 16:50, Blogger Lúcia said...

Não é verdade q é nova para o alergologista e ela devia fazer medicação de prevençao da asma, receitada pelo alergologista, pois claro. Singulair, por exemplo. Eu fiz crises de asma diarias e andei em alergologista mto pequena, alias, com 2 crises de insuficiencia respiratoria deve procurar se um especialista.

 
At 13/11/09 20:28, Anonymous Anónimo said...

Olá Patricia,

Gostava de deixar também uma palavra de apoio.
As pessoas por vezes têm atitudes e formas de estar um bocadinho dificeis de entender, ainda mais quando ocupam determinadas tarefas tão vitais hoje na sociedade, como é o educar e tratar dos adultos de amanhã.
As melhoras das meninas e vai correr tudo bem.
Celia Rodrigues

 
At 14/11/09 10:41, Blogger coisascomgosto said...

Olá Patricia

Já há muito tempo que passo por cá sempre no anonimato, mas hoje decidi deixar um comentario.
Tenho dois filhotes gêmeos de quase 7 anos e um deles fica várias vezes com a "farfalheira" nos pulmões e como o pai tem alergias, falei com a pediatra sobre isso e com uma análise ao sangue descobriu-se que têm várias alergias, no entanto um manifesta-se mais do que outro. Resumindo está a fazer o Singulair e o Aerius todos os dias à noite, no entanto já teve duas pneumonias, mesmo com estas prevenções todas.
Sei que nos deve de custar mudar de pediatra, mas na minha opinião seria de procurar uma segunda opiniao.
Imagino o desespero ver um filho nosso com dificuldades em respirar e não podermos fazer mais nada do que aquilo que já fizemos...
Desejo-vos tudo de bom!
Sandra

 
At 30/11/09 22:18, Blogger RiTa said...

Olá.. eu costumo espreitar mas é rarissimo comentar.. talvez por preguiça...
mas desta vez nao podia deixar de comentar ,visto que já estive numa situação identica...Á minha filha Mariana foi lhe diagnosticado asma com 4 anos... e simplesmente tinha alguns episodios quando corria, ou quando brincava.até que começou a ser de 15 em 15 dias e cada vez mais graves...
foi a um alergologista fez os testes e confirmou-se, é alergica a praticamente tudo... agora com 11 anos, está completamente controlado ( desde os 4 anos que faz uma medicação com uma bomba expansora)
vai a um especialista que ela
vai poder correr, brincar ...
bjs de melhoras e depois conta

 

Enviar um comentário

<< Home