terça-feira, abril 15, 2008

Onde é que eu já ouvi isto?

Ontem estive toda a tarde com uma dor que me tem acompanhado há uns dias. Para além disso sinto uma pressão na zona abdominal inferior. Vim de Coimbra já tarde, e o meu obstetra já não estava na clínica, mas eu já tinha decidido que não podia deixar passar mais dias sem ser observada. Passei no hospital (não estava lá quase ninguém para ser atendido) e entrei quase imediatamente. A médica muito meiga começou por me perguntar qual é a minha profissão (por causa dos sintomas que eu já tinha descrito à Sra Enf. na triagem). Engelhou o nariz e começou logo a falar na ameaça de parto prematuro. Que tinha que tomar o magnésio ou neste caso aumentar a dose. Mas que ainda não tinha visto nada. Só pelos sintomas.
Assim que me observou e depois do toque (e já lá vão meia dúzia nesta gravidez, pelo menos) disse-me que tinha o colo já quase apagado. Ainda sem dilatação mas muito amolecido. E um útero muito reactivo. Ou seja, ela só me deu um ligeiro toque na barriga e o útero contraiu logo. Consequências disto? Basta um pequeno estímulo para desencadear contracções que em menos de nada podem fazer dilatação. Segundo a médica, bastam horas no meu caso, para isso acontecer. (E mais não lhe disse que na gravidez da Mariana a dilatação foi tão rápida). Disse-me que duvidava que eu chegasse às 37 semanas como na gravidez da Mariana. Que se já na primeira tinha sido assim, agora era tudo mais rápido. Deu-me um miminho (Colocou o doppler para eu ouvir o coração da Matilde. Embora ela mexa tanto que quase não era preciso ouvir o coração. Mas sabe sempre bem).
Disse-me que tinha que usar sempre a cinta, não pegar na Mariana nem em pesos, não andar, não subir escadas, não andar de carro ou se andar, não trabalhar nesse dia (as duas coisas no mesmo dia é que não), etc. E repousar. Se mesmo assim não passar, repouso absoluto. Disse-me que achava muito tempo até à próxima consulta. Que tinha que ser vista antes.
Explicou tudo. Foi muito meiga. Gostei muito dela. Não gostei do que ouvi, embora já soubesse o veredicto. Na gravidez da Mariana aconteceu o mesmo (mas só em Maio, com mais 4 ou 5 semanas). Nesta gravidez as coisas já iam nesse sentido. E estou preocupada. Muito. Já estou a repensar o horário de trabalho. Quero muito ver a minha filha mas com saúde e na altura certa.
E hoje ainda trabalhei normalmente porque ainda não pude alterar. Amanhã já reduzo, tal como no resto da semana. Só sábado vai ser mais violento. Depois abrando. E vou tentar aguentar para já pelo menos até à 35º semana. Vou também começar a organizar a roupa para lavar e fazer a mala. E repousar muito, muito. (E já disse que tenho muito medo?)

Etiquetas: ,

13 Comments:

At 16/4/08 09:48, Blogger alma said...

OUve a tua filhotinha..
ela precisa mesmo que a mama abrande o ritmo!
Beijinhos enormes
cate

 
At 16/4/08 11:11, Blogger Lúcia said...

Sabes o que te digo... que não tens juizo nenhum. Abranda mulher!

 
At 16/4/08 11:26, Blogger YupiE said...

Como diz o sr. da novela da noite: "Muita calma nesta hora!!!"...
Vou ficar aqui a torcer para que a Matilde aguente tanto tempo na tua barriguinha, como a Mariana aguentou...
Um beijinho muito grande no teu coração...

 
At 16/4/08 11:45, Blogger Xana said...

O que é que eu ouvi mais de uma vez? "Eu sei que vou abrandar, só não abrandoa gora porque não estou grávida, mas uma gravidez, vai-me obrigar a fazê-lo". Será que ouvi, ou sonhei? Comadre, comadre!!!
A mariana está a ficar a cara da Helena e um pouco parecida com a tia Vera.
Estás uma grávida linda, gostei do update das fotografias!

Beijinhos

 
At 16/4/08 12:06, Blogger Maria said...

Não vale a pena comentar... já comentei antes, não fui simpática, ti ficaste de dar resposta ao meu comentário e até hoje continuo a aguardar...

 
At 16/4/08 12:53, Blogger Tia Moky said...

Sosssega! Muita força neste momento!!

Vais conseguir, vais ver! É só seguires as indicações!

Muito juízo!

Beijos

Moky

 
At 16/4/08 13:43, Blogger CLS said...

Ó mocinha, vamos lá guardar a Matilde mais um tempo dentro do casulo, está bem? Repousa, pensa nela, o trabalho tem sempre redistribuição possível, mas a Matilde não dá para distribuires para outra barriga, não é?
Um beijinho e muito descanso.

 
At 16/4/08 15:04, Blogger Bailarina said...

Não faz sentido " ralhar" com alguém que está com medo! Tu és uma grande mulher, mas cuidado no abuso da sorte!cuidado!beijos e tudo de bem

 
At 16/4/08 16:49, Blogger rutinha said...

fala alguem q nao percebe nada disto, mas o importante é o bem-estar da pequena matilde que está dentro da tua barriguita...
já te deram ralhetes, conselhos e mais importante ainda, vindos de médicos. não te conheço pessoalmente, e espero q nao fikes chateada, mas pq continuas a insistir em arriscar? a sério que não percebo...
bjs

 
At 16/4/08 17:36, Blogger Diana Bento said...

Vais ter mesmo que fazer um esforço enorme para aguentares a Matilde durante mais algumas semanas, no quentinho da tua barriga, que ainda é muito cedo. Vá lá, põe as coisas em dia e descansa o mais que puderes, sim?

Beijo grande!

 
At 16/4/08 19:28, Blogger Sara CS said...

Patrícia, até me deixas nervosa! Acho melhor parares..., abrandares. Põe baixa, rapariga. Ainda é muito cedo para a chegada da Matilde.
Beijinhos e as melhoras.

 
At 16/4/08 20:47, Blogger Dianamãe said...

Óh kida, tem calma esse friozinho no estômago essa ansiedade só te fará sentir ainda pior... sei que é muito fácil falara e tal...
Mas vais conseguir!!! vais ver! como alguém me disse um dia.... é só mais um bocadinho.
Tudo o resto tu sabes!
Mas força, ok? não te deixes desmotivar, ok começa cedo, mas estás numa posição favorável (pela experiência que tens).

Jinhos grandes

 
At 16/4/08 22:22, Anonymous Anónimo said...

Patrícia tb eu estou em casa desde as 24 semanas e ao contrário do Gustavo que trabalhei até ás 35 e tdo foi tão diferente e bem mais calmo. A minha obstetra usa uma expressão que eu aprecio bastante «a natureza é muito sábia e está a mostrar bandeira amarela, é melhor respeitar para evitar algo que não queremos...»

Sei que é complicado (já estou farta de estar em casa) mas por vezes é mesmo necessário abrandar/parar.

Muito pensamento positivo e muito juízo!

Um grande bj

Patrícia+Gustavo(35meses)+Inês(32semanas)
pajbcoelho@yahoo.com.br

 

Enviar um comentário

<< Home