terça-feira, abril 15, 2008

Onde é que eu já ouvi isto?

Ontem estive toda a tarde com uma dor que me tem acompanhado há uns dias. Para além disso sinto uma pressão na zona abdominal inferior. Vim de Coimbra já tarde, e o meu obstetra já não estava na clínica, mas eu já tinha decidido que não podia deixar passar mais dias sem ser observada. Passei no hospital (não estava lá quase ninguém para ser atendido) e entrei quase imediatamente. A médica muito meiga começou por me perguntar qual é a minha profissão (por causa dos sintomas que eu já tinha descrito à Sra Enf. na triagem). Engelhou o nariz e começou logo a falar na ameaça de parto prematuro. Que tinha que tomar o magnésio ou neste caso aumentar a dose. Mas que ainda não tinha visto nada. Só pelos sintomas.
Assim que me observou e depois do toque (e já lá vão meia dúzia nesta gravidez, pelo menos) disse-me que tinha o colo já quase apagado. Ainda sem dilatação mas muito amolecido. E um útero muito reactivo. Ou seja, ela só me deu um ligeiro toque na barriga e o útero contraiu logo. Consequências disto? Basta um pequeno estímulo para desencadear contracções que em menos de nada podem fazer dilatação. Segundo a médica, bastam horas no meu caso, para isso acontecer. (E mais não lhe disse que na gravidez da Mariana a dilatação foi tão rápida). Disse-me que duvidava que eu chegasse às 37 semanas como na gravidez da Mariana. Que se já na primeira tinha sido assim, agora era tudo mais rápido. Deu-me um miminho (Colocou o doppler para eu ouvir o coração da Matilde. Embora ela mexa tanto que quase não era preciso ouvir o coração. Mas sabe sempre bem).
Disse-me que tinha que usar sempre a cinta, não pegar na Mariana nem em pesos, não andar, não subir escadas, não andar de carro ou se andar, não trabalhar nesse dia (as duas coisas no mesmo dia é que não), etc. E repousar. Se mesmo assim não passar, repouso absoluto. Disse-me que achava muito tempo até à próxima consulta. Que tinha que ser vista antes.
Explicou tudo. Foi muito meiga. Gostei muito dela. Não gostei do que ouvi, embora já soubesse o veredicto. Na gravidez da Mariana aconteceu o mesmo (mas só em Maio, com mais 4 ou 5 semanas). Nesta gravidez as coisas já iam nesse sentido. E estou preocupada. Muito. Já estou a repensar o horário de trabalho. Quero muito ver a minha filha mas com saúde e na altura certa.
E hoje ainda trabalhei normalmente porque ainda não pude alterar. Amanhã já reduzo, tal como no resto da semana. Só sábado vai ser mais violento. Depois abrando. E vou tentar aguentar para já pelo menos até à 35º semana. Vou também começar a organizar a roupa para lavar e fazer a mala. E repousar muito, muito. (E já disse que tenho muito medo?)

Etiquetas: ,

sábado, março 08, 2008

20 semanas


20 semanas, hipotético meio do caminho até conhecer a minha princesinha.

Etiquetas: ,

sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Finalmente o sexo (acabaram as apostas)

Este suspense foi apenas para provar a quem disse o contrário, que eu aguentava sem contar desde ontem até hoje.
Mas agora que passei a noite toda em pulgas para vir contar, aqui vai:
O nosso bebé é:


Uma Matilde

(Ficámos tão felizes. Tanto como se fosse um menino, pois claro. Mas aquele momento em que um bebé "vira" menino ou menina é mágico. Foi muito giro. O médico a dizer que não conseguia ver a pilinha, e eu a ver que era uma menina e a dizer-lhe: "Pode procurar Dr, que não vai encontrar. Não tem." Eheheh. O ecógrafo não é perfeito mas dia 17 já tiramos o 1% de dúvida que possa haver, na morfológica.

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 29, 2008

Querida tia X.:

está aponte a teu palpite. (Para equilibrar mais o palpite de menino. Eheheh). Obrigada ;)

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Desta fase da gravidez

Hoje parte do meu dia de trabalho foi em Coimbra. Como só vou lá de 15 em 15 dias, as assistentes andam sempre a ver se já engordei.
Uma delas sabe que estou grávida. A outra deve saber mas não fui eu que lhe disse. A que sabe, em jeito de segredo, enquanto eu despia o casaco:
- "Não se nota nada".
A que, supostamente, não sabe:
- "Ai que cada vez está mais magra..."

E é por isto que esta fase da gravidez não tem piada. O besnico não mexe, logo não sabemos se está tudo bem. As pessoas não vêem a nossa barriga, logo não sabem que estamos grávidas (ou se sabem, não ligam).

Etiquetas:

Apetites

Não há dúvida que tenho uma fome de leão. Mas também sempre fui um bocadinho assim. O que varia agora é o que me apetece comer. Gosto de fruta mas há muitos anos que não me lembro de descascar uma laranja para comer (prefiro beber o sumo) ou de estar mortinha por comer ananás. Pois bem, são as frutas que agora me apetece comer. A carne e o peixe, agora, só de pensar, fico com vómitos. Só se for caldeirada (nada de peixes "secos") ou carne com molho (tipo à bolonhesa). Mesmo assim não é todos os dias. Hoje estava a trabalhar e já estava a imaginar o meu jantar: batatas, cenouras e cebola cozidas misturadas com ovo e tudo "esborrachado" com o garfo. Soube-me pela vida.
Temos por hábito comer sopa a todas as refeições (porque em casa dos meus pais habituei-me a isso). Até me chamam "a mulher da sopa" porque eu tenho sempre um lugarzito no estômago para um prato de sopa (até ao pequeno almoço ou à sobremesa). A única sopa que eu dispenso é canja. Agora, todos os dias me apetece canja (!!!)
Na gravidez da Mariana só me apetecia bacalhau com natas e rissóis. Agora não consigo comer fritos (só a parte do recheio dos rissóis).
Ainda dizem que a gravidez não dá apetites esquisitos...

Etiquetas:

Olfacto apurado

Uma das diferenças desta gravidez para a da Mariana, foi que nesta gravidez, ainda não tinha feito o teste de gravidez e já tinha o olfacto apuradíssimo. E como os cheiros intensos me incomodam imenso, lá vinham os enjoos a seguir aos cheiros. O Pedro até se admirava como é que eu "cheirava tudo à distância". Agora estou melhor. Ainda bem que não enjoei o cheiro dele... Eheheh.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 02, 2008

Reacções (que tardavam) ao nome da besnica...

Vera Angélico said...
As hormonas... o incrível poder das hormonas! Ainda dizem que o pai não engravida...
Benedita, Evelina, Caetana...
Porque não Pancrácia, Inácia, Virgulina, Estefânia, Samanta ou Cátia Vanessa? Hummm???


Estão a ver, estão a ver? A própria madrinha não gosta da criança e quer que lhe chamemos Inácia Pancrácia... Há cada gosto. Ainda dizem que só as grávidas é que têm alterações hormonais...

Etiquetas:

Desta gravidez III

Com o fim da toma da progesterona, os enjoos melhoraram, embora depois disso ainda tivesse tido vómitos. O cansaço passou a ser mais suportável mas o medo continuou. Ainda era muito cedo.
Tinha decidido contar à família mais próxima mais tarde para não criar falsas expectativas mas a partir da eco, fomos contando consoante as oportunidades. As reacções foram variadíssimas. As manas ficaram com uma cara de espanto mas felizes. Os meus sogros quase não reagiram mas no fim de semana a seguir foram logo comprar mais uma cadeirinha para a mesa da É. e da Mariana. Disseram que era para o besnico. A minha cunhada é sempre a mais expansiva e acho que ficou feliz (estou à espera que nos acompanhem, R. ...).
O Natal foi vivido com muito receio por causa da lembrança do que aconteceu quando estava grávida da Mariana. Mas tentei aproveitar o facto de estar grávida na época do ano que considero mais bonita. Se bem que muitas vezes ainda me esqueço que estou grávida. Talvez por ter tentado não me afeiçoar muito a este besnico para não me desiludir (como se isso fosse possível).
Claro que com o passar do tempo vou ficando mais confiante que é possível que esta vida que trago dentro de mim cresça saudável. Hoje sinto-me mais grávida que ontem. "Amanhã", se tudo correr bem, ainda mais.
Os enjoos já passaram e agora apenas a barriguita que começa a crescer e uma fome desmensurada me alertam para o facto de estar grávida. E um amor que cresce de mansinho por este besnico. Ainda tão projecto mas já tão desejado.

Etiquetas: