quinta-feira, abril 10, 2008

O meu avô V.

O meu avô é pai do meu pai. Sempre foi uma pessoa muito importante na minha vida. Um homem que admiro como poucos. Lembro-me de crescer a ouvir as suas histórias sobre mouros, sobre D. Afonso Henriques que tinha tanta força que agarrava em pedras do tamanho de casas e as atirava aos mouros e outras coisas "sobrenaturais". Afirmava sempre convicto que era tudo verdade. Sorria com o nosso ar espantado. Terminava todos as histórias com :" E depois veio uma menina de vestido encarnado e o conto está acabado".
Sorri cada vez que alguém lhe relembra que tem apenas netas e bisnetas. Oito a caminho das nove. Diz prontamente que as netas logo lhe arranjam netos. Fala de nós com um orgulho desmedido e dá tudo por nós.
Faz as "coisinhas" dele. Faz comida. Até anda a ler um livro de petiscos e já escolheu um para nos fazer no já combinado jantar lá em casa dele. Dá bombons às meninas sempre que elas lá vão. Preocupa-se connosco e diz-me muitas vezes que estou bonita.
Sofreu muito com a morte do meu pai. Evita falar da partida do seu único filho (homem). Sofreu com a partida da minha avó. Mostrou-se sempre forte. Costumava dizer que morria 30 anos antes dela. Agora diz que quem já muito durou, pouco pode durar.
Hoje disse que tinha a melhor família do mundo, porque nos dávamos todos bem. Por sermos muito unidos. E eu ouvi orgulhosa. Aos 81 anos o meu avô diz o que lhe vai no coração. E embora nunca consigamos retribuir tudo o que tem feito por nós, ele sente-se recompensado.
Obrigada avô. Amo-te muito.

Etiquetas:

4 Comments:

At 11/4/08 10:56, Blogger Xana said...

Fizeste-me deitar um lagrimita e não é fácil! Eu amava tanto a minha avó que morreu, faz este mes 6 anos!!!
Tadinhos dos Mouros, nós por cá gostamos desses senhores. Temos tantas costelas deles! Os pés do meu V. não enganam, a mancha nas costas da minha sobrinha de coração M. também não, a cor do Luís, das bisavós do V. e mucho mas! Mas dev+ia ser empolgante ouvir essas histórias!!!

Beijinhos

 
At 11/4/08 12:03, Blogger CLS said...

Aproveita-o bem, goza a sua companhia o mais que puderes, um dia as lembranças vão saber-te tão bem! E promove o contacto próximo do bisavô com as bisnetas, é lindo de se ver, não é?
:)

 
At 14/4/08 12:39, Blogger Patríciangélico said...

Amiga, sabes que o meu avô diz que nós somos descendentes dos mouros. Porque ele tem no nome Morouço, e por isso é que contava aquelas histórias...

CLS, a Mariana adora ir a casa dele. Mas acho que ainda é por causa dos bombons. Mas logo vai crescer e aprender a dar valor a uma pessoa tão especial.

 
At 14/4/08 20:53, Blogger Pipa said...

O teu avô é um senhor 5 estrelas, muito simpático e, apesar de não se lembrar do meu nome, sabe sempre dizer que sou a amiga da Vera. E o piadão que eu lhe acho quando ele chega na sua mota :) E isto leva-me a pensar na saudades imensas que tenho dos meus avós, que falta me fazem...

 

Enviar um comentário

<< Home