terça-feira, abril 15, 2008

Desfralde- parte II ou preciso de dicas

Depois do que se passou o ano passado, tinha jurado a mim mesma que só tirava a fralda à criança quando ela me dissesse que queria cuecas e que já tinha feito xixi na sanita/bacio. Nem que fosse aos 18 anos.
Antes de ir de férias, informaram-me no infantário que quando regressássemos iniciariam o desfralde da Mariana. Ok, resignei-me. Comecei logo a imaginar o tormento do ano passado. Das horas a conter o xixi para não ir ao bacio. Dos gritos. Dos medos. Etc.
Começou faz hoje 8 dias. Fez uma vez nas cuecas nesse dia. Na terça fez 3 vezes (e eu passada com a "brilhante" decisão do desfralde, ainda por cima numa semana com tanta chuva). Na quarta não fez (e eu a passar-me porque esteve imensas horas sem fazer mesmo, nem na sanita nem nas cuecas. Eu a ver o mesmo filme, outra vez). Na quinta fez sempre na sanita, sexta idem e hoje idem. Pelo meio um cocó nas cuecas, quinta feira. Mas isto tudo na escola. Porque em casa grita e chora e não quer ir à sanita. Avisa-me que vai fazer mas não se quer sentar na sanita, nem por nada. No outro dia disse que tinha cocó. Ainda lhe tirei as cuecas a tempo mas quando a sentei no bacio e ela viu o cocó lá, chorou aflita como quando se "afogou" na piscina. Lá lhe expliquei aquela treta do cocó ir para o mar e acalmou. Foi dizendo "xau xau. O cocó vai para o mar" e lá se calou.
Ou seja, eu já com os nervos em franja com o desfralde, optei com o Pedro, por não a forçar em casa e fazer o desfralde por etapas. Costuma ser primeiro de dia e depois de noite, e nós transformámos o desfralde em desfralde da escola, depois de casa e finalmente de noite.
Alguém que tenha passado por isto? Precisam-se de dicas (O ano passado tivemos que desistir porque devido à má vontade das educadoras, ela pedia e fazia em casa e na escola não fazia e ficava horas a reter o xixi. Era até não aguentar mais a conter, e fazer pelas pernas abaixo. Desistimos porque ela podia ganhar uma infecção urinária à conta de tantas horas a conter-se. Em casa foi "ganhando medo" e acabou também por deixar de pedir e começou a ter medo de se sentar no bacio/sanita. Depois foi aquela fase da minha doença e adiámos. Supostamente até ela pedir)

10 Comments:

At 15/4/08 01:30, Anonymous Anónimo said...

Há uma imensidão de técnicas que vão dando os seus resultados mas que, como todas, dependem de criança para criança. Além das conversas sobre o que é o o chichi e o cócó (a comida que engolimos mas que o nosso corpo não precisa e deita fora, como fazemos com o lixo lá de casa) e que apesar de serem um bocadinho nojentas ajudam a interiorizar a coisa e a diminuir o bicho de sete cabeças que para algumas crianças é sentarem-se numa sanita ou num bacio e cuspirem coisas de dentro do corpo para fora. A conversa do mar é nesta onda, por exemplo. tornar isto o mais pacífico e natural possível quando elaas não o entendem assim.

Depois há a compra de cuecas com imagens que ela goste, porque ja é uma menina crescida e pode escolher em vez de usar a fralda que aperta e magoa. (Não se se resulta com ela) No seguimento disto tens os reforços positivos. Por cada chichi ou cócó no bacio ou na sanita uma estrelinha para colar na camisola, num livro de autocolantes, um brinquedo simbólico.

Podes também comprar um redutor para a sanita que seja engraçado e que torne o utensiliomenos assutador.

A regra escola > casa > noite parece-me bem, já que ela parece estar a resistir tanto. A acrescentar a esta, junta-lhe a maior facilidade nos chichis do que nos cocós, coisa que varia igualmente de criança para criança.

E nada de stresses com "se ela não conseguir num mês é melhor desistir". Nada disso. Há miúdos que precisam deuma semana, a Mariana e outros tantos podem precisar demeio ano, so what?

Acho que o importante é não desistirem mesmo, mostrarem-lhe que ela é capaz - porque é - e que vocês, papás de quem ela tanto gosta, não desistem dela! Porque me parece que isto lhe causa algum tipo de sofrimento (o facto de reter, por exemplo). É importante que ela fique com a ideia de que se não conseguir hoje ou amanhã ou depois não faz mal! Às vezes ajuda convergir ao nível deles. Pormo-nos de joelhos e vermos que, de facto, aquela coisa não é um objecto simpático e ainda por cima carrega-se num botão e vai tudo por ali abaixo, e se eu cair lá também? ;)

E nada de associar amenina crescida que ela está a ser ao facto de até estar a chegar a mana mais nova porque aí o mais provável é terem o caldo entornado, que ela ainda é bebé e pequenina para estas coisas que lhe causam medo por desconhecer. ;P

Desculpa o testamento! Eu entusiasmo-me facilmente. LOL!

Beijinhos. =)

 
At 15/4/08 10:20, Blogger Helena said...

Acho que cada caso é mesmo cada caso. ou melhor cada criança é uma criança.
Cá por casa não tem sido fácil. Começámos a tentar o verão passado, mais por insistência da minha sogra (com quem ela fica quando estou a trabalhar) do que propriamente por minha vontade. Sempre achei que só funciona quando são elas a decidir que chegou a hora. A primeira vez que se sentou no bacio cá em casa sem ser na brincadeira fez logo um cocó e olhou para ele muito enojada, agora quer ver sempre que fez na fralda!
Foi-se adaptando lentamente e já raramente havia descuidos.
Com o nascimento do Dani tudo o que já tinha evoluído neste aspecto foi por água abaixo. Voltou a usar fraldas 24horas por dia. Usa também cuecas por cima da fralda e é sempre ela que escolhe as que quer vestir.
Voltou a fazer em casa da avó com pouquíssimos descuidos. em nossa casa diz que não faz e quando a deixava só de cuecas fazia sempre pelas pernas abaixo. até podia ir ao bacio ou à sanita com o redutor mas assim que se sentava dizia logo: "já está" e a verdade é que não estava coisa nenhuma.
Vou-lhe perguntando se quer fazer e responde-me sempre que não.
No Domingo surpreendeu-me e não quis a fralda. Fez 3 xixis na sanita no espaço de 2 horas. Mas cerca de 2ou 3 minutos depois de lhe ter perguntado se queria fazer fez novamente pelas perninhas abaixo. não fiz dramas tentei só explicar-lhe que não fazia mal que da próxima vez tinha de pedir, que assim molhava as cuequinhas e a roupa. Não voltou a pedir para fazer...
estou convencida que agora quando o tempo aquecer, o simples facto de a fralda incomodar por causa do calor e de andar com menos roupa e em que lhe seja mais fácil despir-se sózinha começaremos a ter o problema resolvido.
Não são dicas nenhumas, eu sei, é apenas a nossa experiência cá de casa.
Não me parece que existam regras universais...
beijocas

 
At 15/4/08 11:41, Blogger Lúcia said...

Não sei o que te diga porque o desfralde diurno e nocturno foi pacífico e rápido no entanto não acho grande ideia dizeres que o cócó vai para o mar, imagina no verão ... provavelmente não vai querer ir ao banho na praia

 
At 15/4/08 16:08, Blogger Butterfly said...

Patricía, aqui fica a sugestão de uma educadora...
Se ainda não tens um bacio para ela, sugiro que o vás comprar com ela... ela que escolha, pode ser uma ideia engraçada... Ou então comprar um redutor para a sanita... Ela que escolha também... Mas se a sanita a assusta, acho que é melhor o bacio... Diz-lhe que tem que fazer chichi ou cócó, e que ninguém se chateia com ela, se ela fizer nas cuecas... Sugiro que deixes que a fralda seja tirada de dia, mas de noite talvez ainda seja cedo... :) Boa Sorte... :)

 
At 15/4/08 19:06, Blogger Butterfly said...

Não tinha lido o teu post até ao fim... Afinal ela já tem bacio... Acho que o melhor mesmo é começar pelo bacio e depois passar para a sanita... Explica-lhe que todos já passámos pelo mesmo, e que não há mal nenhum em fazer nas cuecas (se bem que às vezes isso não nos agrada muito). :)

 
At 15/4/08 23:58, Blogger Patríciangélico said...

Obrigada a todas pelas dicas que li atentamente. Algumas não resultaram com ela, outras não experimentei ainda. Bem sei que cada caso é um caso mas algumas vou adaptando.
(Lúcia, esta do mar foi uma psicóloga amiga que me disse que se costuma dizer às crianças quando elas têm problemas com a "separação" do chichi ou do cocó)

 
At 16/4/08 19:24, Blogger Sara CS said...

Estou como a Lúcia, o desfralde da Joana foi pacífico. Ainda antes de completar os dois anos foi de dia e um mês depois à noite, sem problemas.
E se tentares pôr os bonecos também a fazer xixi, com um bocado de teatro à mistura. Os bonecos a rir e divertidos, por exemplo! Lembro-me de usar esse truque para a Joana deixar que o chuveiro lhe molhasse o cabelo. Sei que parece pavoíce, mas pode ser que resulte.
Boa sorte!

 
At 16/4/08 20:51, Blogger Dianamãe said...

Ás vezes a imaturidade em que se encontra a criança no inicio do desfralde pode despultar muita coisa.
se é verdade ou não, não sei.
O Rafael começou o desfralde com 3 anos (tarde dirás tu), os rapazes são sempre um pouco mais "atrás" do que as meninas.
Passou por meses horriveis com o cocó... terriveis... tinha obstipação, os gritos que ele dava de dor, sentado na sanita... enfim, não desejo a ninguém...
Comprei o xarope de maçã reineta que se compra nas farmácias, tentei mudar a alimentação com certos alimentos (ele era mt mau para comer de tudo).

Mas da mesma maneira que começou terminou, sem grandes truques.


Jinhos e que tudo corra bem

 
At 18/4/08 00:05, Blogger Patríciangélico said...

Não Sara, não me parece parvoíce nenhuma. É uma boa ideia. Obrigada.

Obrigada Diana. Já nem sei como te agradecer as dicas e os mimos.

 
At 19/4/08 15:05, Blogger Ana Zurk said...

Oi, Patrícia, sem stresses. O meu Piolhinho é um pouco mais novo do que a Mariana e, até há pouco tempo fazia as guerras que tu descreves em relação à sanita e ao bacio. O que é certo é que há pouco tempo ele próprio tomou a iniciativa de deixar a fralda. Nesse momento tive a certeza que cada criança tem o seu ritmo, o seu timing e que quem o decide são elas próprias. Qualquer dia ela apercebe-se que os outros meninos também não têm fralda e vai aperceber-se que é mais confortável andar sem ela. Beijinhos e boa sorte.

 

Enviar um comentário

<< Home