sexta-feira, agosto 31, 2007

A saga do desfralde

Aos 23 meses a Mariana levantava-se e pedia-me para fazer xixi. E fazia. Decidi começar o desfralde em casa dia 11 de Junho. Na quarta feira seguinte, com tudo preparado na escola, as educadoras começaram lá. Mas sempre com má vontade. Porque estavam a fazer aos outros meninos que são mais velhos, mas que fizeram 2 anos no Inverno. Logo no primeiro dia, começaramlogo a dizer quera muito cedo. Ainda nem tinham começado. Ora ela tinha todos os requisitos para começar. Tinha quase 2 anos. Pedia algumas vezes para fazer e fazia no bacio.
Em casa às vezes fazia, outras fazia no chão e vinha logo aflita pedir o "panho" (pano). nós tinhamos que ir atrás dela ver onde tinha feito porque ela não nos queria dizer, embora nós lhe explicássemos que não fazia mal ter um descuido que só queríamos ir limpar.
Na escola a vontade nunca foi muita de colaborar. O Pedro ia buscá-la e quase todos os dias lhe diziam que era muito cedo e que ela estava sentada no bacio mas que só fazia ou na sesta quando tinha a fralda ou já à tarde antes de ir embora pelas pernitas abaixo.
Em casa continuava a fazer às vezes no sítio certo, outras vezes nem por isso.
Ao fim de uma semana, disseram no infantário que era melhor adiar. Que talvez lá para aAgosto. Passei-me porque achei que estava a dizer aquilo porque em Agosto o infantário fechava e elas não queriam ter trabalho.
Eu disse ao Pedro que não ia voltar atrás porque ela em casa até colaborava. Que não se devia recuar. Na semana seguinte na quarta e na sexta, fez no bacio da escola e nunca se descuidou.
Pensava eu que estávamos no bom caminho.
Na semana seguinte, voltou a reter o xixi todo o dia e fazia quando não aguentava mais. Em casa continuava a fazer umas vezes no sítio certo, outras não e a pedir algumas vezes.
No infantário voltaram a dizer, pela 5º vez, ao meu marido que devíamos adiar. A mim, de manhã quando eu a ia levar nunca me diziam nada. Passei-me e fui falar com a educadora. Achei que tinham tido má vontade desde o início. Expliquei-lhe que ela tinha todos os requisitos e que não se devia voltar atrás só porque os outros eram mais velhos e ficavam envergonhados quando faziam nas cuecas e ela não dizia nada. Porque em casa ela dizia. A educadora disse-me que ela se controlava muito bem, até demais, mas que raramente fazia no bacio. Que tinha medo que ela fizesse uma infecção urinária por estar tanto tempo a reter. Eu disse-lhe que nem que demorasse 10 meses achava que não se devia voltar atrás porque as crianças não são todas iguais e ela podia demorar mais do que as 2 ou 3 semanas que ela dizia que era normal. Depois da conversa decidimos continuar até ir à pediatra na semana seguinte (dia 3).
A pediatra achou que se ela em casa pedia e às vezes fazia no bacio, e que nunca fazia nas cuequitas que devíamos continuar. Que quando ela não quisesse fazer no bacio para abrirmos uma fralda e colocarmos aberta para ela fazer.
Só que depois disto tudo, destes recuos e avanços, ela começou a berrar cada vez que falávamos em bacios. Não queria mesmo. Lá continuámos até eu ficar doente, dia 5. A partir daí andei tão zombie que nem me lembro muito bem como é que as coisas se desenrolaram. Deixamos de insistir e eu tinha pensado continuar nas férias. Mas não tive coragem. Estava demasiado esgotada. Precisava de descansar e não queria estar a pressioná-la por forma a termos umas férias menos descansadas. Estou tão pouco tempo com ela que achei que talvez não fosse assim tão importante. Até porque estava ao mesmo tempo a a desmamá-la.
E às vezes perguntava se ela queria ir ao bacio e ela começava logo a choramingar. Desisti. Vou deixar passar um tempo para ela esquecer. Quando ela achar que as fraldas a incomodam, há-de pedir. Não há-de usar fraldas até aos 18 anos. O que me intriga é o que é que terá acontecido no infantário para ela se comportar assim. Porque ela sempre fez tudo mais precocemente no infantário que em casa. Enfim, tem muito tempo.

Etiquetas:

4 Comments:

At 31/8/07 23:21, Anonymous Anónimo said...

pois parece que tiveste um episódio bastante intrigante, mas parece que o melhor mesmo é lhe dares um tempo a ela.
Eles é que mandam, e sim aos 18 anos de certeza que não terá fraldas na mala!

Com calma, a altura talvez não seja a melhor, o próprio desmame não é pêra doce para os canininhos.

Nas creches eles desfraldam a sala ao mesmo tempo, é assim que tenho assitido em várias creches, ou seja, não é a pedido dos pais, porque envolve uma alteração de alguma rotina da sala, de todas as crianças.

Jinhos e calma que melhores dias virão!!

 
At 1/9/07 15:53, Anonymous Anónimo said...

Eu acho que aquilo que se passou na creche foi precisamente ela aperceber-se da má vontade , eles com esta idade já percebem muito do que os adultos dizem... nós vemos isso em casa e acho estranhíssimo que na creche elas achem que eles ainda são bébés!
Beijinhos da Filipa e da Sara (2 anos e um mês e desfralde sem data prevista)...

 
At 4/9/07 06:40, Blogger Patrícia said...

Eu iniciei o desfralde e acabei por adiar também uns meses, porque apercebi-me, juntamente com o colegio e a pediatra, que o Miguel nao estava preparado...

Penso que não tem mal nenhum! O importante é nao forçar e nao fazer disto um problema. Se nao deixar aos 2 anos, deixa aos 2 e meio ou aos 3! Há-de deixar...

Fizeste bem em adiar...

 
At 5/9/07 00:07, Blogger Lúcia said...

Fizeste bem, ela ha de querer.


PS-Preciso do teu e mail.
aluciacarvalho@gmail.com

Bjnhs

 

Enviar um comentário

<< Home