sexta-feira, agosto 31, 2007

Amamentação- fim

A principal novidade é que a Mariana já não mama. Nas férias tivemos uma rotina diferente e deu para a ir desabituando. Viemos para casa e ela ainda mamou duas ou três vezes porque ela quando está com muita gente e se sente envergonhada, vem ao meu colo e começa logo a pedir como se fosse um refúgio. Ou quando tem fome e o "ámoço" (almoço) ainda não está pronto. A última vez que lhe dei foi a semana passada porque ela pediu e eu quis dar-lhe uma última vez. Ainda tenho algum leite mas não quero secá-lo com aqueles medicamentos horrorosos. (Alguma sugestão mais natural?)
Claro que depois disto ainda olha para mim e começa: - "As maminhas da mamã. Eu qué té, mamã."

Depois destes 25 meses, já não sinto aquela nostalgia como quando era para ter terminada a amamentação há algum tempo atrás. Foi muito bom ter o privilégio de durante este tempo alimentar e acarinhar a minha filha nestes momentos só nossos. Acho que criámos (mais) um laço que nunca se perderá. Mas agora é tempo de outras conquistas. Ela está a crescer e os nossos momentos estão a diversificar-se mais. Mas foi muito bom. Dei muito de mim. Recebi algo com um valor incalculável. Aqueles momentos e aqueles olhinhos com a sua expressão que nunca vou esquecer.

Etiquetas:

4 Comments:

At 31/8/07 11:20, Blogger Ana said...

Salsa, muita salsa. Acho que é o melhor para secar o peito de forma natural. E mantém-te uns tempos longe do bacalhau (principalmente das peles).

Bj,
Ana

 
At 31/8/07 23:27, Anonymous Anónimo said...

Eu da primeira vez sequei o leite com comprimidos, da 2ª vez não.
Isso fez-me sentir muitas vezes aflita, tentei não tirar com a máquina, só mesmo com as mãos, o leite suficiente de forma a não enrijecer a mama nem a encaroçar.
Consegui.
Mas não sei se será disso ou não, tive há uns 4 meses um caroço na mama esquerda que me doía a tocar e não só.
Tinha passado mais de 1 ano de ter deixado de amamentar!
Tive que tomar antibiótico e voltei ao normal.

Nada para te assustar nem te aconselhar a secar com compridos, nada disso, só que eu passei um susto do caraças com o tal caroço, e quero-te só avisar que pode acontecer.

Passados vários meses sem amamentar ainda tinha leite.


Jinhos grandes e parabéns por este desmame estar a correr lindamente!


ps. lembro-me de ouvir que algodão embebido em alcool ajuda a secar o leite, como disse não fiz nada disso

 
At 2/9/07 02:22, Blogger Helena said...

Agora que penso nisso eu não fiz absolutamente nada para secar o leite. Amamentei em exclusivo até aos 5 meses e continuei até aos 9. Nessa altura parei porque a Adriana não aumentou nada de peso entre os 8 e os 9 meses e ela já não demonstrava interesse em mamar. Ainda tinha leite mas sumiu-se sozinho. Será mesmo necessário fazeres alguma coisa? É que agora que penso nisso nunca senti qualquer incómodo e o leite pura e simplesmente desapareceu.
beijocas
Cá por casa também se experimentam os sapatos do pai e da mãe.

 
At 7/11/07 16:21, Blogger RH said...

Parabéns pelo blog.
Convido a ler o artigo:

http://dr-hugo-jorge.blogspot.com/2007/11/amamentao-leite-materno-aumenta-qi-em.html

Hugo Jorge
http://dr-hugo-jorge.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home