segunda-feira, junho 30, 2008

Da escolinha da Mariana

Tive uma reunião na escola há um tempo, com a educadora que me disse que ela falava muito bem para a idade, e que no início era muito tímida mas que se foi soltando e que está plenamente integrada em todas as actividades (parece que tinha vergonha do prof. de música e que passava o dia todo sem falar). Que canta muito e que não faz birras. Que é muito meiga e gosta de mimos.
Depois tivemos a reunião do final do ano. Essa esteve acesa. Porque nós pagamos quase tanto no mês de Agosto como nos outros meses e o infantário está fechado. A directora lá se foi desculpando que não tinha inscrições suficientes para abrir nesse mês. Eu fico passada. A receber aquele dinheiro todo, nem que tivesse só uma criança já lhe compensava. Lá teve que ouvir que se houvesse outro infantário com as mesmas condições ali perto, que toda a gente mudaria (não fui eu que disse mas tenho pena). Acho eu não gostou.
Depois lá falou a educadora sobre as evoluções e trabalhos ao longo do ano. Mostrou a pasta com a avaliação deles desde que entraram lá na escola. Por fim fizeram um filme com fotos do ano e as actividades desenvolvidas por eles (culinária, música, motricidade e dias festivos). Estava giro.
Depois ainda nos mostraram as instalações para as quais os nossos filhos vão transitar. Aqui claro que não há opção possível e nós que tínhamos ponderado colocá-las noutra escolinha por causa da arrogância da directora, decidimos inscrevê-las lá novamente. A outra, que fui ver também era muito boa, mas mais longe. Aqui é tudo muito bem pensado, as actividades, as instalações, etc, e felizmente quase nunca temos que lidar com a directora. Para além disso a educadora e a auxiliar serão as mesmas e a Mariana adora-as. Ainda falaram qualquer coisa sobre um Dvd mas nós chegámos tarde e não ouvimos. Começaam a programar a festa de final de ano. Eu não me inscrevi para ajudar porque nem sabia se podia ir. Mas fui.
Foi sábado e teve uns moldes diferentes do costume. Só os mais velhos (a partir dos 4 anos, se não me engano) é que fizeram teatro e os outros só receberam o diploma. A festa era tipo uma feira de barraquinhas, com actividades programadas a diversas horas. Havia as barracas da comida (sopas, doces, pizzas, porco no espeto, sardinhas, etc) e as das actividades (da física, da química, do ambiente, da astronomia, da matemática, das tecnologias, da informática, caça ao tesouro, da fotografia, da música, dos contos, dos jogos tradicionais, da diversão). Havia escalada para os mais velhos ( a escola também tem primária) e um hospital dos bonecos com tudo (sala de espera, triagem, consultório, zona de curativos, internamento, zona de Rx, etc). E no fim eles recebiam o boletim de saúde, o Rx, a receita (com carimbo e vinheta) e uma medalha e diploma de bom comportamento. Havia uma sala onde foram dadas diversas palestras sobre vários temas de saúde, por pais com diversas formações nessa área.
Havia concursos de jogos tradicionais, de conhecimentos sobre reciclagem (com muitos panfletos informativos), etc.
Estava muito bem organizada e com muitos recursos. Foi mesmo muito bem conseguida. E são estas coisas que me fazem tentar engolir certas coisas que não concordo nada. Mas enfim, lá sei que estão bem (sim, porque a Matilde também irá aos 6 meses como a Mariana)...

Etiquetas: ,