quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Da consulta de urgência

Hoje (que é como quem diz ontem, que já passa da meia noite) e depois duma tarde/noite de contracções, lá fui eu estrear as idas ao hospital nesta gravidez (na da Mariana por esta altura já tinha ido 3 ou 4 vezes). Não podia esperar até amanhã para ir ao meu obstetra porque estava realmente preocupada com estas contracções todas, durante estes dias todos.
Depois de muito tempo à espera porque estavam a fazer cesarianas de empreitada (só no tempo que a funcinária de atendimento lá estava, já tinham nascido 7 meninas), entrei para triagem. Perguntas e xixi no copo (da praxe) e lá estava a sra enfermeira a tentar reconfortar-me. Tão simpática e compreensiva que estranhei. Mais um tempo de espera e lá me chamaram porque se tinham esquecido de me medir a tensão. Depois de dar duas vezes 170/99, lá nos lembrámos que as mangas talvez estivessem a apertar-me o braço e fosse essa a causa. Era. 11/7 (um pouco mais alta que o costume mas mais normal que os 170/99).
Depois de mais um tempo de espera lá me chamaram. Duas médicas, uma delas estagiária. Depois das perguntas da praxe passaram à observação. Colo do útero muito posterior mas fechado e não amolecido (Para já, como fez questão de frisar a médica. Porque para o caso mudar de figura não é preciso muito tempo). Falou-me nos riscos de aborto que corro ainda nesta fase se não diminuir a actividade e disse-me que tinha o útero demasiado contraído. Com um tónus muito, muito aumentado. Depois lá andou à procura de ouvir o coração do bebé mas não estava fácil (tenho placenta anterior). Eu já estava em pânico. Até que de repente lá se começa a ouvir o batimento rítmico do meu bebé (Mesmo que não percebesse nada do assunto, os olhos da médica estagiária diziam tudo. Também ela parecia respirar de alívio).
Depois lá me disse que tinha que fazer 2 comprimidos de magnesona, três vezes ao dia, dois de progesterona, três vezes ao dia e o folicil também. Que com esta contracção uterina tinha que diminuir a actividade e não andar de carro, estar em pé ou sentada muito tempo. Não fazer força, nem passar a ferro, varrer,... (entretanto desliguei porque me parecia que basicamente me aconselhava para não fazer nada).
Já mais tarde disse-me que não devia ter relações sexuais (como se isso me passasse pela cabeça com estas dores). Que o marido tinha que compreender (Bem se vê que não nos conhece... mas acredito que haja maridos que não sejam como o Pedro).
Perguntou-me se na outra gravidez já tinha esta profissão. À resposta afirmativa torceu o nariz. Aconselhou-me novamente e disse para me portar bem. Desejou-me sorte.
Saí de lá felicíssima por o meu bebé ter o coraçãozinho a bater e por ter sido tão meigamente observada e tratada. Mas apreensiva por estar ciente que esta saga ainda agora começou (ainda mais cedo que da Mariana) e que esta vida neste momento depende de mim. Apreensiva também porque se mal aguentava os vómitos e o cansaço quando tomava um comprimido de progesterona, como vou aguentar dois? E o pior, o que vou fazer à minha vida? Como é que vou conseguir conciliar descanso com trabalho?
Esta noite vai ser de reflexão. Prometi a mim mesma se me mandassem descansar nesta gravidez, não ia arriscar como na da Mariana. E tenho que cumprir.
Assim, a chegar às 17 semanas estou (não?) oficialmente de repouso. E ainda falta tanto. Este meu útero é mesmo parvo...

Etiquetas:

8 Comments:

At 14/2/08 01:44, Blogger Dianamãe said...

upsss. não são coisas boas de se ouvir, não senhora...
bom é teres sido assim dessa maneira atendida, sim assim TÃO BEM! tiveste (mais uma vez) sorte!

Pois agora parece-me, fora de brincadeiras, que deves mesmo cumprir essa promessa, e não fazeres como a outra que fizeste e depois inscrevest-te ;)
Tal e qual como te confessas, esta vida depende de ti, agora, depende de teres mais calma, de sossegares, e é mesmo custe o que custar.
Puxaste a corda, sei que e é dificil sossegares esses bichinhos carpinteiros, mas alguém lá de cima faz isto só para te irritar, parece-me ;)

Muito calmamente vê este descanso (obrigatório) como um período de reflexão e não é só a noite, ok?
Vais ter tempo de ter um pc ao colo e curtires o teu colchão maravilha, vais poder ver a tua menina surpreendida com tanto tempo que passas em cas :D

Patrícia, atenção que agora tens uma telespectadora muito atenta, e é disso que eu notei mais diferença (1ª e 2ª gravidez), é que já basta um mano(a) novo(a), já basta a mãe andar sempre com ele(a) atrás, já basta a mãe ter que ir ao Hospital porque se sente mal (coisa que não fazia), depois já não basta ter que ir ao Hospital e ficar lá, e trazer um bebé ao cólo... todos sobrevivem à fase de deixar de ser filho único, não é nenhum bicho de 7 cabeças, não.
Mas quem é a mãe que gosta de estar internada num Hospital e deixar um(a) filho(a) em casa???? Nenhuma de certeza!

Cuida-te!
Mesmo!!
E tudo ficará bem!
Quantas mulhers não tiveram que descançar na gravidez, agora vê lá o que fazes! não vais querer que te ponham numa cama de Hospital, pois não?

Para tudo se dá um jeito!
Para tudo!
Tens ao teu lado lindas pessoas, tenho a certeza que estarás rodeada de muito carinho!

FORÇA!!

Jinhos grandes

 
At 14/2/08 09:41, Anonymous Anónimo said...

Minha querida companheira desta 2ª e Não menos importante viagem...parece k tens mesmo de colocar travão para teu bem e principalmente do besnico k tanto precisa de ti.

Muita calma, muitos mimos e tudo a correr bem é o k desejo sinceramente:D

Beijinhos
Patrícia+Gustavo(33meses)+Inês(23semanas)

 
At 14/2/08 10:06, Blogger CLS said...

Então vamos lá a seguir os bons conselhos e dar descanso a esse bebé, que é a tua prioridade neste momento, certo? O resto... log se arranja solução, pode não ser a perfeita como tu querias mas tudo se arranja.
Um beijinho e muita calma.

 
At 14/2/08 10:46, Blogger Lúcia said...

Não acho que o teu útero seja parvo, tu é que exageras. Pensa nas prioridades e descansa.
Bjnhs e as melhoras

 
At 14/2/08 12:42, Blogger Xana said...

Eu lembro-me que me disseste ao telefone que tínhas noção que este bebé te ía ajudar a abrandar o teu ritmo de vida. Que não conseguirías fazê-lo por ti e que ele pesava mais e que te iría ajudar a fazê-lo. A médica já te disse o que tínhas a fazer, tu como médica também sabes, a pergunta é só uma: "do que é que estás à espera?". Só me passa uma frase pela cabeça: a vida é feita de preoridades e de momento tens de escolher qual é a tua, se ses, sem mas.
Sabes, coração de amiga não se engana. Devía ser um sinal. Esta noite sonhei contigo e com a mana Vera. Sonhei que tínham vindo ter comigo. À noite telefono-te.

Beijinhos

 
At 14/2/08 13:55, Blogger YupiE said...

Fico muito contente por saber que tanto tu como o bebé estão bem...
Agora é tempo de prioridades, e tu e o teu besnico/a estão em primeiro lugar, tenta por um pouco de lado o trabalho e as preocupações...
Reduz a velocidade e aproveita para curtires esta gravidez a 100%, afinal 9 meses passam depressa"...
Um beijinho grande no teu coração...

 
At 14/2/08 16:07, Blogger Diana Bento said...

Ora então vamos lá a abrandar (como é tão fácil dizer e muito difícil fazer...).

Beijo grande!

 
At 15/2/08 21:39, Blogger Eu said...

Só hoje tive tempo de passar por aqui. Deixo-te um grande beijinho!
calma lá com essa vida...

 

Enviar um comentário

<< Home