quarta-feira, janeiro 09, 2008

Coisas de mãe

E já agora que estou numa de me queixar: alguém sabe se tem algum significado ela desenhar muita vez em pontilhado?

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At 9/1/08 21:29, Blogger Dianamãe said...

Só depois dos 3 anos e meio é que poderás tirar dos desenhos dela uma interpretação, tendo como base estudo de psicólogos infantis.
Assunto, que eu confesso gostar particularmente.

Deixo-te aqui uns extracto de uma reportagem:
"Aproximadamente seis meses depois da fase do "rabiscar descontrolado" e ao atingir os dois anos de idade a criança descobre que existe uma relação entre os movimentos que executa com o lápis e os traços no papel…

Esta é uma etapa importante uma vez que a criança descobre o controlo visual que possui sobre os traços que executa. Nesta etapa dedicam-se a rabiscar com mais entusiasmo, uma vez que coordenam o controlo visual e motor.

Vejamos algumas das características desta etapa:

o Dirige a sua mão com a vista sobre a superfície em que desenha (coordenação visual-motora).

o Incrementam-se o número de traços horizontais

o Controla os limites do suporte, mas por vezes excede-os com o entusiasmo.

o Utiliza várias cores.

o Aparecen traços reiterados: circulares, linhas cortadas, pontos, etc. com centros de intersecção.

o O desenho tem significado para a criança, e embora não chege a representar algo reconhecível a criança relaciona frequentemente os seus desenhos com o ambiente.

o Os pais devem motivar as crianças com os seus desenhos e prestar atenção às suas representações.

o Começa-se a desenvolver na criança uma verdadeira integração visual e motora.

o A criança gosta de deixar marcas reiteradas nos materiais de modelagem.

o Por vezes a criança varia o modo de segurar no lápis, seom conseguir no entanto segurá-lo na posição de pinça.

Esta etapa dura aproximadamente até aos três anos e meio, e representa o início da integração visual e motriz que se estabelecerá definitivamente no início da adolescência.

Insistir na importância de que os pais prestem atenção e demonstrem interesse pelas representações gráficas das crianças, sem nunca os forçar a: desenhar, copiar desenhos, segurar o lápis da forma correcta , etc. Estas acções são contrárias ao desenvolvimento normal da criança e poderiam fazê-la perder o interesse por uma actividade natural e necessária para o seu desenvolvimento, podendo ainda afectar a sua auto-estima, assertividade e a segurança em si mesma.

Depois desta etapa a criança dá mais um passo no seu desenvolvimento pictórico, e trata de representar objectos e pessoas concretas do entorno que a rodeia."

Jinhos

 

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