sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Enroscadelas

Ontem depois do infantário, conta-me que:
- "Mamã, o Leo taba em xima da Meiana"
- "O quê filha? O Leo esteve em cima da Mariana? Ah, esse maroto..." (Eu a pensar que era uma briga. Inocente...)
- "A Meiana taba em xima do Leo"
- "Oh filha, então era o Leo em cima da Mariana ou a Mariana em cima do Leo?"
- "O Leo em xima da Meiana"

Quando contámos ao Pedro, ele disse logo que tinha que ir ter uma conversinha com esse Leo.

À noite, esteve o jantar todo em cima da prima Helena. As duas enroscadas com as pernitas entrelaçadas e tudo (Bem que a Helena se queria livrar dela, mas a Mariana era persistente). Acho que gostou daquilo de estar deitada com o L.. Começamos cedo.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Outro fds como este "faxavore"







Etiquetas:

Ontem

Ela vê-me de bata:
-"Mamã, tira o bibe"

Etiquetas:

domingo, janeiro 27, 2008

Imagens deste inverno

Etiquetas:

Ainda da consulta

Perguntamos-lhe se tinha gostado de ver a mana.
Começou a contar a consulta e a certa altura diz:
"A mamã despiu a oupa".
(Ok, ok. Já percebi que não me posso despir que a minha filha vai logo contar...)

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 23, 2008

Cenas do dia

Está toda contente a tomar banho. Canta, fala, brinca, sorri. Está feliz. E eu a contemplá-la, sinto aquele amor indescritível e sinto uma lágrima a querer saltar (malditas hormonas). Cresceu tanto. Está feliz. É a minha princesa.

(Isto no banho da noite com o pai, porque comigo de manhã é sempre o mesmo festival que acaba invariavelmente com ela aos gritos e eu a passar-me com ela.)

Etiquetas:

Ladaínha dela

"Taím Taão
Cabexa de cão
Oelha de bato
Xaaão"

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Da minha filha mais velha

Espontaneamente, abraça-nos com muita força, enquanto diz:
"Huuuumm, tão bum" (Huuuumm, tão bom).
Sem palavras. Dos melhores abraços da minha vida.

Etiquetas:

domingo, janeiro 13, 2008

Bem comportada

Agora sempre que lhe digo ou peço alguma coisa responde:
"Está bem, mamã". Mesmo que tenha dito que não antes, pensa um bocadinho e acaba por me responder que está bem. Será que chegámos à fase da obediência, minha rica filha? (Não passes, fase do "está bem").

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Com uma entoação que só ouvido

"Fecha a porta. Fodo, papá" (Fecha a porta. Fogo, papá)
(Aqui está um aspecto negativo da convivência com muita gente. Apanham-se estas expressões sabe-se lá aonde)

Etiquetas:

Das suas manifestações de carinho

Chegar ao pé da minha filha e ela atirar-se a mim num abraço apertado e depois agarrar-me a cara com as suas mãozinhas pequenas enquanto dizia: "Um miminho, mamã" é simplesmente delicioso. Atrevo-me a dizer que é o melhor momento do meu dia. E aquela expressão nos olhinhos, de amor misturado com admiração deixam-me de coração cheio.
Amo-te demais princesa.

Etiquetas:

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Coisas de mãe

E já agora que estou numa de me queixar: alguém sabe se tem algum significado ela desenhar muita vez em pontilhado?

Etiquetas:

No mundo dela

Hoje falava com uma amiga por causa da Mariana ser muito infantil. Se por um lado ela reconhece as cores desde cedo, conta correctamente até 12 e já se vai saindo bem até 20, e até sabe contar em inglês até ao 6 (por causa dos DVD´s da Dora), é muito infantil noutras coisas. Por exemplo, no Natal todas as crianças quando lhes perguntávamos o que queriam, respondiam. A Mariana não, olhava para nós como se não percebesse o que lhe estávamos a perguntar. E parece que só está interessada em desenhos animados, dançar e cantar. Quase todas as histórias que ela conta falam do Noddy ou do Bob ou de personagens de ficção. Como quando as crianças passam por aquelas fases das princesas. Que só falam nas princesas. Assim está ela mas com Bobs, Noddys, Rucas, Doras, etc.
Mesmo nos gostos musicais, só quer ouvir música infantil. Nada de "inglesices" ou música de adulto.
Por exemplo, ela demorou imenso tempo até pedir desculpa ou até mostrar sentimentos (claro que sempre deu abraços e beijinhos, mas estou a referir-me a falar disso). Parecia que não compreendia porque tinha que pedir desculpa, por exemplo.
Às vezes fico a pensar que é mesmo demasiado infantil. Não faz aquelas perguntas típicas da idade dela. Parece que não se preocupa, por exemplo em deixar a fralda. Mesmo quando lhe explico que ela já é crescida e não é suposto os meninos crescidos usarem fralda. Não liga. Diz que quer ir à sanita mas depois não faz nada. Vive muito no mundo dela. No mundo de fantasia ou no mundo que ela cria.
(Bem sei que cada criança tem o seu ritmo e os seus interesses mas às vezes acho-a mesmo demasiado infantil. Não que não goste de a ter assim bebé. Nada disso. E também não quero que cresça à força. Mas sou mãe e como tal preocupo-me que isso possa vir a ser um problema no futuro.)

Etiquetas: