Hoje falava com uma amiga por causa da Mariana ser muito infantil. Se por um lado ela reconhece as cores desde cedo, conta correctamente até 12 e já se vai saindo bem até 20, e até sabe contar em inglês até ao 6 (por causa dos DVD´s da Dora), é muito infantil noutras coisas. Por exemplo, no Natal todas as crianças quando lhes perguntávamos o que queriam, respondiam. A Mariana não, olhava para nós como se não percebesse o que lhe estávamos a perguntar. E parece que só está interessada em desenhos animados, dançar e cantar. Quase todas as histórias que ela conta falam do Noddy ou do Bob ou de personagens de ficção. Como quando as crianças passam por aquelas fases das princesas. Que só falam nas princesas. Assim está ela mas com Bobs, Noddys, Rucas, Doras, etc.
Mesmo nos gostos musicais, só quer ouvir música infantil. Nada de "inglesices" ou música de adulto.
Por exemplo, ela demorou imenso tempo até pedir desculpa ou até mostrar sentimentos (claro que sempre deu abraços e beijinhos, mas estou a referir-me a falar disso). Parecia que não compreendia porque tinha que pedir desculpa, por exemplo.
Às vezes fico a pensar que é mesmo demasiado infantil. Não faz aquelas perguntas típicas da idade dela. Parece que não se preocupa, por exemplo em deixar a fralda. Mesmo quando lhe explico que ela já é crescida e não é suposto os meninos crescidos usarem fralda. Não liga. Diz que quer ir à sanita mas depois não faz nada. Vive muito no mundo dela. No mundo de fantasia ou no mundo que ela cria.
(Bem sei que cada criança tem o seu ritmo e os seus interesses mas às vezes acho-a mesmo demasiado infantil. Não que não goste de a ter assim bebé. Nada disso. E também não quero que cresça à força. Mas sou mãe e como tal preocupo-me que isso possa vir a ser um problema no futuro.)
Etiquetas: Mariana 30 meses