quarta-feira, janeiro 09, 2008

No mundo dela

Hoje falava com uma amiga por causa da Mariana ser muito infantil. Se por um lado ela reconhece as cores desde cedo, conta correctamente até 12 e já se vai saindo bem até 20, e até sabe contar em inglês até ao 6 (por causa dos DVD´s da Dora), é muito infantil noutras coisas. Por exemplo, no Natal todas as crianças quando lhes perguntávamos o que queriam, respondiam. A Mariana não, olhava para nós como se não percebesse o que lhe estávamos a perguntar. E parece que só está interessada em desenhos animados, dançar e cantar. Quase todas as histórias que ela conta falam do Noddy ou do Bob ou de personagens de ficção. Como quando as crianças passam por aquelas fases das princesas. Que só falam nas princesas. Assim está ela mas com Bobs, Noddys, Rucas, Doras, etc.
Mesmo nos gostos musicais, só quer ouvir música infantil. Nada de "inglesices" ou música de adulto.
Por exemplo, ela demorou imenso tempo até pedir desculpa ou até mostrar sentimentos (claro que sempre deu abraços e beijinhos, mas estou a referir-me a falar disso). Parecia que não compreendia porque tinha que pedir desculpa, por exemplo.
Às vezes fico a pensar que é mesmo demasiado infantil. Não faz aquelas perguntas típicas da idade dela. Parece que não se preocupa, por exemplo em deixar a fralda. Mesmo quando lhe explico que ela já é crescida e não é suposto os meninos crescidos usarem fralda. Não liga. Diz que quer ir à sanita mas depois não faz nada. Vive muito no mundo dela. No mundo de fantasia ou no mundo que ela cria.
(Bem sei que cada criança tem o seu ritmo e os seus interesses mas às vezes acho-a mesmo demasiado infantil. Não que não goste de a ter assim bebé. Nada disso. E também não quero que cresça à força. Mas sou mãe e como tal preocupo-me que isso possa vir a ser um problema no futuro.)

Etiquetas:

4 Comments:

At 9/1/08 12:25, Blogger Lúcia said...

Mas tu queres que ela ouça o quê? Rádio Cidade? Depois envio-te email. Não a acho infantil, aliás, tem mais é de ser infantil, afinal tem 2 anos ( e meio ) não 10.
Bjnhs

 
At 9/1/08 21:16, Blogger Dianamãe said...

sabes o que me parece? é que tens no teu grupo de amigos muitas meninas e poucos meninos.
Sabes porquê?
porque os meninos são mesmo infantis, para eles tudo é pão pão queijo queijo, não há tempo para fantasias e preocupações por banalidades do dia a dia.
parece estranho? mas é verdade.
Ok há sempre miudos e miudas também, que são mais "avançados(as)".
Eu noto imensa diferença quando estou na presença de meninas, com idade igual ou parecida com as dos meus filhos.
E se são diferentes!
Mas normais, ora pois.
Os meus filhos falam muito tarde, não me chateia isso.
Quanto ao sentimento de interesse pelo outro, isso minha kida, é algo que se vai ensinando e ela sim ainda está numa fase imatura desse sentimento.
Normal, portanto.
Podes a ir incentivando a ter compaixão, a entender que o menino x ou y ficou triste por isto ou por aquilo.
Mas Patrícia isso leva tempo e ela tem de vida 2 anos e meio de tempo vivido, tens mesmo que esperar que ela amadureça os sentimentos e as atitudes.

É super normal essa tua preocupação e genial a tua honestidade sobre este assunto.
Acredita que vim a aprender que é mesmo preciso lhes dar tempo, fazer comparações venham dizer o que quiserem, mas eu faço-as, acho até saudável mas claro que não exijo de um filho determinada coisa só porque o irmão o fazia quando tinha a idade dele.

E sabes que mais? até acho que tens muita sorte, porque ela podia ser uma menina cheia de birras de se mandar para o chão e tal, e não ela é uma linda menina com uma personalidade forte (nota-se até nas fotos) que gosta do Rucca do Noddy, e é muito bom!
Sempre vai aprendendo pequenas lições dos episódios, sim porque aquilo dos tachos e das princesas é para gaja "futil". eh eh eh

jinhos grandes e tudo está na normalidade da idade, tu é que um dia te irás "arrepender" de ter tido algum dia esse tipo de pensamento, sim porque ela vai crescer, sim porque dá-lhe mais uns 3 anos e ela está com uma independência que te assustará, e aí lembraste-á do que disseste que achaste chata a infantilidade da mariana com com 2 anos e meio :D

 
At 10/1/08 11:40, Anonymous Anónimo said...

oh mãaaaaeeee...! a miúda tem 2 anos e meio, mãe! e nem que tivesse 3 ou 4! tem mais é que ser infantil! e embora eu perceba esse teu conceito de "infantil" a que te referes. fica descansadinha que eu, do alto dos meus estudos de psicologia :p posso dizer-te que está tudo muito bem! :)

beijinhos

 
At 11/1/08 00:43, Blogger Sara CS said...

Cada um com o seu tempo para crescer. A mim parece-me que a Mariana esta óptima.
Dá-lhe tempo, há-de ser crescida e saber de tudo um pouco.
Beijinhos.

 

Enviar um comentário

<< Home