domingo, junho 19, 2005

Medo do parto

Costumo dizer que não me assusta. Respondo sempre que se as outras conseguem eu não sou mais nem menos. Nas aulas de preparação enquanto discutiamos o assunto- medo do parto- lembro-me de referir que as aulas me ajudavam porque o que me costuma assustar é o desconhecido. Não saber quanto tempo vou estar na dilatação. Não conhecer anteriormente o "quanto" vai doer e ao trocar experiências boas e más (claro!) nas aulas, a mentalização tem-me ajudado a não pensar muito nisso. Até já pensei que quero viver esse momento ( se for possível) só a pensar em colaborar muito para que a minha menina venha ao mundo rapidamente e sem sofrer muito. Porque os bebés também sofrem... O que realmente me assustava era ter de ficar no hospital. Tanto tempo passado em hospitais e nunca fiquei internada. Vou ter de ficar lá, com a minha bebé mas sem o meu bebé grande: o papá Pedro. Penso que há dois anos para cá só muito esporadicamente passo uma noite sem ele- quando vou a congressos mais longe.
Mas na quarta-feira fui visitar um bebé que nasceu na terça, filho de uma amiga. Lembro-me que a primeira reacção foi de medo. Confesso que pela primeira vez tive medo. Olhei para ele e pensei: como é que sendo ele tão grande ( até nem era, é um bebé com 3070 kgs) nasceu por onde nasceu... Senti medo. Não sei se por estar ali no hospital onde a minha menina em princípio também vai nascer. Não sei se por me consciencializar que está para breve. Não sei se por imaginar que vou estar ali o dia todo sem as manas, sobrinha, mamã e o meu Pedrinho. Sei que me lembro de a seguir pensar que não sei se vou conseguir tomar conta de um bebé que embora já sendo meu, agora ainda não tem muita dificuldade em tratar e mimar. E quando nascer, serei capaz? Senti-me assustada. Claro que uns minutos depois já estava recomposta. Embora tenha sempre pensado que não tinha medo, se calhar até tenho um bocadinho se pensar muito em tudo. Penso que a solução é não imaginar situações e viver cada momento. Aproveitar a gravidez que estou a adorar e que está prestes a terminar( passou tão depressa!) e viver o os últimos momentos antes da chegada da minha menina sem ansiedade e com um sorriso nos lábios porque a etapa que se avizinha é a concretização de um dos meus sonhos. Ser mãe deve ser a sensação mais bonita do mundo. E eu não quero perder nem um segundo deste sonho.

1 Comments:

At 20/6/05 17:38, Blogger Ana Luísa said...

Não tenho filhos mas um dos meu grandes medos é, precisamente, o parto... A ideia em si assusta-me bastante mas depois tb dou por mim a pensar que 'se toda a gente' consegue, pq é que eu não irei conseguir?... E que se fosse assim tão horroroso, os humanos já não andariam por cá...
Felicidades para si e para a filhota que vem a caminho para chegar em pleno Verão. Assim é que é ;-)

 

Enviar um comentário

<< Home