quarta-feira, março 11, 2009

Paula, Patrícia e Mamã de sonho de bebé:

Há 3 ou 4 meses eu diria que era impossível começar o desfralde nocturno à Mariana. Não só por o diurno ter sido um processo que merecia um filme (e que espero relatar aqui um dia, para não me esquecer), como pelo facto de ela durante a noite encher sempre as fraldas até não caber mais. Agora, e sem sermos nós a pressionar, ela deixou de fazer nas fraldas há cerca de 2 meses e começou a levantar-se para fazer há umas semanas. Mesmo assim mantivemos as fraldas para não a pressionar. Porque eu já lhe tinha perguntado se queria dormir sem a fralda e ela disse-me que sim mas à noite quando foi para se deitar já me disse que não. Como eu não queria retrocessos, não pressionei. Com calma ela perceberia que já não precisava dela. Até que aproveitámos o facto de ela ter adormecido sem ela e experimentámos (claro que o facto de já estar tempo melhor também ajudou à decisão). Como foi o amadurecimento dela a este nível que condicionou o desfralde e não uma imposição nossa, penso que não vai haver grandes descuidos. Por exemplo, durante o dia, como foi quando ela decidiu que deixou a fralda, só teve 2 descuidos e um deles foi numa excursão. Não foram necessários roupas extras, etc. É por isso que com a Matilde vai ser diferente. Sem pressões de ter esta ou aquela idade ou de pessoas que falam, falam, mas quando lhes toca a elas... Não quero saber, a idade ideal, para mim é quando atingem maturidade para isso. Chamem-me o que quiserem mas não vou cair no mesmo erro outra vez de tentar antecipar as coisas só porque nos livros é a idade certa. Estou-me nas tintas. Não quero gritos, choros, descuidos desnecessários. Para isso já lhes vai bastar as outras coisas que lhes vão ser impostas.
E bem sei que há teorias das fraldas que poluem o ambiente, e que até aos 3 anos é que se desfraldam as crianças e que se forem precoces são mais espertas, etc. Nem estou nem aí. Quero paz. Quero sorrisos em vez de gritos. Quero crianças meigas em vez dos "bichos" que se transformam quando as apressamos. Nós cá por casa, até prova em contrário pensamos assim...
;)

Etiquetas: , ,

9 Comments:

At 11/3/09 14:33, Blogger Xana said...

Concordo contigo! O Vasco ainda não largou a fralda à noite e... paciência! Não estou muito preocupada. Quando acontecer, aconteceu!
A minha nora está um senhora!

Beijinhos

 
At 11/3/09 14:51, Blogger Ana Santos said...

Concordo contigo.
O meu Marco pelos 27 meses deixou a fralda de dia, sem pressões. Por volta dos 3 anos não queria usar durante a noite, mas tenho que ser eu a o por a fazer xixi durante a noite, faz mesmo a dormir. Por vezes lá vem um descuido na cama, para o efeito ainda uso um plástico e panos debaixo dele e por cima cobre-o primeiro com um endredon de bebé, assim evito lavar lençóis e cobertores grandes.
Quanto ao Júlio já vai a caminho dos 3 anos e de dia nem diz que quer fazer xixi, diz que o fez, mas não é sempre. Quando estou em casa vesti-o de cuecas, mas ainda não tenho tido resultados apesar dele às vezes puxar a calçinha para baixo e dizer que quer fazer xixi.
Paciência, pois gostava de deixar de comprar fraldas, mas ele ainda não amadureceu nessa parte. Como digo não pode ser cedo para tudo, pois começou a falar e andar cedo.
Beijinhos,
Ana e seus tesourinhos

 
At 11/3/09 15:34, Blogger sonho de bebé said...

O desfralde diurno do David também só correu bem lá para a terceira vez, porque ele já estava preparado fisica e psicologicamente para tal. O nocturno vou esperar, até que veja sinais nele de que está pronto.
Obgigada pelas dicas.
Beijinhos

 
At 11/3/09 15:45, Blogger PSoMac said...

Pois!! Tens toda a razão, ás vezes o facto de querermos apressar as coisas sem motivo e sem que estejam preparados pode ter os seus dissabores ;)

Beijinhos

 
At 11/3/09 17:37, Blogger Paula Oliveira said...

Eu partilho da mesma opinião... as teorias são todas muito bonitas... mas muitas das vezes não passam disso mesmo... teorias!!! Li algures que o desfralde deveria começar a ser feito no Verão a seguir ao 2º aniversário... sinceramente se achar que a minha filhota ainda não está preparada, não vou insistir nem de perto!!! Por enquanto vai indo ao bacio... por graça, e também para evitar as assaduras que nela são muito frequentes... obg pela atenção especial, é sempre bom ouvir a opinião de outras mamãs, principalmente quando se é mãe de primeira viagem!!!!

beijos

 
At 11/3/09 18:56, Blogger Lúcia said...

Sou tanto assim que os desfraldes com ela correram bem e os 2 por vontade dela e não por pressão nossa.
Até te digo mais, eu no teu caso, só lhe tiraria a fralda ( mesmo que ela acordasse de noite e não fizesse nada ) quando ela pedisse e não contra a vontade dela.
bjnhs

 
At 11/3/09 21:27, Blogger Banita said...

A minha Banitita deixou a fralda de dia porque não queria usar fralda e sim cuecas! Apesar de ter sempre a pressão da minha mãe a dizer-me que ela já não devia usar fraldas, etc., consegui sempre resistir e deixar até que ela quisesse andar sem fralda!
Mas, o cocó faz quase sempre na cuecas, apesar de ter feito várias vezes no bacio, regrediu sem eu entender porquê!
Eu até dizia que ela havia de usar fraldas até ter 18 anos, porque eu não a iria pressionar!
Para tirar a da noite é que ainda vai demorar, pois a minha ainda enche uma fralda inteirinha! Tal como dizeste que a tua fazia há algum tempo atrás.

 
At 11/3/09 22:44, Blogger Catarina Mendes said...

Apoiado!!
O rafa só quis deixar a fralda depois dos 3 anos (e depois do mano ter nascido). Foi quando ele quis, foi raro ter acidentes e pouco depois deixou de noite por n precisar. A Flor também foi ela a dizer q n queria fralda e correu bem. :)

 
At 12/3/09 12:29, Blogger Ália said...

Olá...

Desculpa a invasão mas não podia deixar de comentar!

Concordo plenamente que o desfralde deve ser feito quando a criança atinge maturidade para tal.
As pressões para seja o que for nos bebés/crianças só serve para os stressar!

Parabéns

Ália

 

Enviar um comentário

<< Home