Paula, Patrícia e Mamã de sonho de bebé:
Há 3 ou 4 meses eu diria que era impossível começar o desfralde nocturno à Mariana. Não só por o diurno ter sido um processo que merecia um filme (e que espero relatar aqui um dia, para não me esquecer), como pelo facto de ela durante a noite encher sempre as fraldas até não caber mais. Agora, e sem sermos nós a pressionar, ela deixou de fazer nas fraldas há cerca de 2 meses e começou a levantar-se para fazer há umas semanas. Mesmo assim mantivemos as fraldas para não a pressionar. Porque eu já lhe tinha perguntado se queria dormir sem a fralda e ela disse-me que sim mas à noite quando foi para se deitar já me disse que não. Como eu não queria retrocessos, não pressionei. Com calma ela perceberia que já não precisava dela. Até que aproveitámos o facto de ela ter adormecido sem ela e experimentámos (claro que o facto de já estar tempo melhor também ajudou à decisão). Como foi o amadurecimento dela a este nível que condicionou o desfralde e não uma imposição nossa, penso que não vai haver grandes descuidos. Por exemplo, durante o dia, como foi quando ela decidiu que deixou a fralda, só teve 2 descuidos e um deles foi numa excursão. Não foram necessários roupas extras, etc. É por isso que com a Matilde vai ser diferente. Sem pressões de ter esta ou aquela idade ou de pessoas que falam, falam, mas quando lhes toca a elas... Não quero saber, a idade ideal, para mim é quando atingem maturidade para isso. Chamem-me o que quiserem mas não vou cair no mesmo erro outra vez de tentar antecipar as coisas só porque nos livros é a idade certa. Estou-me nas tintas. Não quero gritos, choros, descuidos desnecessários. Para isso já lhes vai bastar as outras coisas que lhes vão ser impostas.
E bem sei que há teorias das fraldas que poluem o ambiente, e que até aos 3 anos é que se desfraldam as crianças e que se forem precoces são mais espertas, etc. Nem estou nem aí. Quero paz. Quero sorrisos em vez de gritos. Quero crianças meigas em vez dos "bichos" que se transformam quando as apressamos. Nós cá por casa, até prova em contrário pensamos assim...
;)
Etiquetas: 44 meses Mariana, Coisas minhas, Desfralde




