quarta-feira, outubro 01, 2008

O que nos deixa a pensar

Já me habituei aos meus valores baixinho. Da tensão, da glicose, do colesterol, etc.
Há uns dias tive uma hipoglicémia. Não tão grave como a que tive antes de engravidar da Matilde, mas também me pôs de rastos. Comecei a deixar de ver os contornos dos objectos e das pessoas, a suar muito e a sentir-me sem forças. Ainda coloquei o pacotito de açúcar debaixo da língua mas já estava com valores demasiado baixos para esta "terapia".
A sensação é demasiado angustiante. De morte eminente. E o meu aspecto devia ser tão bom ou tão mau, que me recordo de várias pessoas terem vindo ter comigo oferecerem-me auxílio. Não me recordo bem das caras ou do que disseram. Apenas uma me ficou na memória. Viu-me com a Matilde tão pequena e perguntou-me se me sentia bem. Com muito esforço, lá lhe respondi que estava a melhorar. Ela perguntou-me se tinha alguma coisa a ver com a bebé. Que também tinha tido um bebé. Que se sentia mal frequentemente e lhe tinham diagnosticado uma depressão pós parto. Se precisava de ajuda. Lá lhe expliquei que era apenas uma hipoglicémia mas fiquei a pensar (ou melhor, quando recuperei pensei) que muitas vezes é preciso uma puérpera se sentir mal para alguém reparar que as coisas não estão bem. Que o pós parto é levado demasidas vezes com uma ligeireza incrível. Que o apoio depois do parto devia passar muito pelo acompanhamento das mulheres.
Claro que estamos muito longe dessa realidade. Que por enquanto, quase todas vamos passando pelos Blues e algumas de nós por depressões pós-parto sozinhas. Sem que ninguém repare. E como temos a mania que somos super-mulheres, aguentamos. Até aquele dia...
(E não, por enquanto não é o meu caso).

Etiquetas: , , ,

5 Comments:

At 1/10/08 10:06, Anonymous Anónimo said...

Tens muita razão, acho que é por isso que nunca nos deviam apelidar de sexo fraco.

Nós que vivemos 9 meses de tranformações e aguentamos todas as mazelas de uma gravidez, que passamos pelo parto, que passamos noites sem dormir para tratar do recém-nascido e ainda assim continuamos a tratar dos outros filhos, da casa, do marido...

E parece que nunca temos o direito se quer a pensar em ficar doentes, pois o ritmo da vida não nos deixa abrandar... nós somos sim super-mulheres!

Bjos

 
At 1/10/08 10:08, Blogger Xana said...

Então amiga? E não podes fazer nada relativamente à hipoglicemia?

Em relação à depressão pós parto, acho que nem quem está à nossa volta, quanto mais o Sistema Nacional de Saúde!

Beijinhos

P.S. Então e "aquilo"?

 
At 1/10/08 12:35, Blogger Mamã e Tesourinhos said...

Penso que tudo o que está relacionado com o foro psicológico ainda é muito mal aceite na nossa sociedade, o que infelizmente pode levar a consequências muito graves tanto para a própria pessoa como para quem vive com ela.
Fica bem.
Bjs.

 
At 1/10/08 15:41, Blogger Unknown said...

:(
Espero que estejas melhor minha linda!
Beijocas

 
At 2/10/08 00:29, Blogger YupiE said...

As melhoras... e vê se te cuidas... ninguém é de ferro!!!
Beijinhos Gordos!!!

 

Enviar um comentário

<< Home