quarta-feira, março 05, 2008

À hora de almoço, numa bomba

Fui pôr gasóleo e carreguei nos botões da quantia que queria. 25,00 euros. Aparece-me marcado 25,o1. Vou para pagar e a rapariga que estava a atender, ignora o meu "boa tarde", e continua na conversa sobre a vida dela ou não sei de quem, com uma senhora. Faz-me o gesto como quem diz "passa para cá o cartão" e introduz a quantia na máquina. Continua na conversa, até a outra senhora ir embora. Aproveito para educadamente lhe dizer que queria perguntar-lhe porque é que se marcamos 25 euros, nos aparece 25,01. Começa a dizer que não sei quê do sistema analógico. Eu digo-lhe que não pode acontecer isto. Se as pessoas marcam um valor é esse valor que tem que ser abastecido. Diz-me que se pagasse com dinheiro não me pedia o cêntimo. Explico-lhe que não é essa a questão. Começa a divagar num tom de quem tem a lição bem estudada que os técnicos dizem que tem a ver com o valor do gasóleo estar sempre a mudar. Mostro-lhe por "a mais b" que nós consumidores não temos nada a ver com isso e que me parece uma explicação pouco convincente. Começa a levantar-me a voz e eu peço-lhe que fale mais baixo que me estou a sentir ofendida. Modera o tom. E lá me vai dizendo mais uma vez que se eu pagasse com dinheiro não me pediria o cêntimo. Explico-lhe que não tem a ver com um cêntimo meu, mas sim com o de toda a gente que se vê obrigada a pagar mais do que o que queria. Para isso não seria necessário marcar o valor a abastecer. E constato também que em dinheiro fica mais barato abastecer que com cartão. Volta a dizer-me que se fosse com dinheiro não pagava o cêntimo. E acrescenta heroicamente que quando pagar com cartão, posso pedir para não pagar o cêntimo. Explico-lhe que isso não resolve a situação do contador não estar correcto. Continua com aquilo dos técnicos, e o analógico e o facto de em dinheiro não pagar o cêntimo.
Não peço o livro de reclamações porque acho que apenas servem para situações realmente graves. Resigno-me com o facto de ela me ignorado no início, de me tentar dar explicações pouco convincentes e de achar que eu só queria o cêntimo de volta, e termino a conversa. Despeço-me com um obrigada e boa tarde. E saio com a sensação que não era a primeira vez que isto lhe acontece. Tinha a lengalenga já tão mecanizada que parecia nem sequer me estar a ouvir.
Moral da história: pagar o gasóleo com dinheiro fica mais barato. Não vale a pena tentar mudar o que o que não está correcto, mais vale remediar se alguém reclamar. E mais importante de tudo, quem anda certinho, é que está mal (sim, porque nunca ouvi daquela boca, algo parecido com "tem razão mas...").

Etiquetas:

7 Comments:

At 5/3/08 15:18, Blogger Xana said...

Sem comentários...

Beijinhos

 
At 5/3/08 17:25, Blogger Is@ said...

E pronto, nós é que temos de nos amanhar porque infelizmente precisamos de abastecer...
Mas já te aconteceu noutras gasolineiras?
É que aqui no Porto nunca me deparei com isso...


Beijinho

Isabel

 
At 5/3/08 17:41, Anonymous Anónimo said...

Chama a ASAE

 
At 5/3/08 18:38, Blogger Butterfly said...

Eu acho que tens razão... São sempre os mesmos que pagam a crise... Não é pelo cêntimo... é mais pela atitude... e que o gasóleo sobe quase todos os dias já nós sabemos... é uma desculpa muito esfarrapada... Já agora em que bomba foi?

 
At 5/3/08 20:42, Blogger Coração de Tangerina said...

Apesar de a rapariga não ter culpa directa, devias ter pedido o livro de reclamações e registar a a queixa e mesmo a forma como te respondeu e recebeu!!!
Não é assim que devemos ser tratadas como clientes...eu trabalho directamente com clientes e sei bem que não posso tratar assim o meus clientes, bolas...respeito, respeito, respeito é o que eu exijo como vendedora e como cliente!!!

Um beijo e beijinho para mexida Matilde!!!

 
At 5/3/08 22:23, Blogger Dianamãe said...

ora, mas tu não sabias que a classe humana divide-se em 2 camadas? as educadas e as que teimam em ser mal educadas!
ah pois é barnabé :D
a culpa é das tuas hormonas!
para a próxima berras que nem uma cigana, metes a mão na cintura e chamas a bófia ....................
ah ah ah ah de certeza que a falares com a dita moça à maneira dela, ela até te pagava o gasóleo, e assim SIM é que ficava muito mais barato
(risos)
esquece lá isto, mas apeteceu-me!
olha para a próxima fazes aqui como a je, acerto sempre a conta disparando combustível, quais botãozinhos qual carapuça, é muuuuito mais giro acertar em cheio, qual euro milhões!
(risos)

jinhos grandes

PS vai dar um olhinho no meu blog, mas não te assustes!
http://www.clubedospais.pt/blog.php?u=647

 
At 6/3/08 14:06, Blogger . said...

Que vaca! Que bois! Que chulos. Desculpa a linguagem, pus-me na tua pele e irritei-me à brava. Luz

 

Enviar um comentário

<< Home