quarta-feira, junho 06, 2007

Há 4 anos, um dia antes do nosso casamento

Tinham sido meses e meses de preparativos para que tudo corresse bem. O tema do casamento era "Histórias de amor".
Tivemos tantos contratempos que a certa altura a mana Vera já dizia que se nos conseguissemos casar mesmo, todos iriam aplaudir com certeza (desde outro casamento no mesmo dia na mesma quinta, que só dá para um casamento, à mudança de igreja 1 mês ou 2 antes do evento).
Escolhemos a igreja, que mais tarde teve que ser mudada, mas que hoje sabemos que foi melhor assim. Escolhemos a pessoa que celebrou a missa. Escolhemos os padrinhos (de baptismo) e a menina (crescida) das alianças. Escolhemos a quinta (lindíssima, na minha opinião), o restaurante e a ementa. O conjunto que tocou e cantou na igreja. O fotógrafo. O Dj. As músicas para casa momento: a da entrada na igreja, as da cerimónia, a da entrada no restaurante e a da do corte do bolo. Preparámos várias surpresas para vários momentos. Escolhemos cuidadosamente a lua de mel.
Fizemos os convites com um texto feito especialmente para nós, pela mana Vera, e uma foto nossa também caseira.
Para a recepção em casa, a mana Vera, fez um texto de boas vindas e uns mapas de localização da igreja e da quinta para distribuir .
Para a igreja, fizemos os missais com anjinhos feitos à mão (de arame e pedras) também por nós (a mana Rita, deu bastante ao dedo...). Personalizámos os saquinhos das pétalas e arroz e o cesto que os carregava. Escolhemos as leituras que falavam de amor. Escrevemos um texto dedicado ao meu pai, sentidamente dito no final da missa.
Mandámos fazer umas velas grandes para os arranjos de flores e a florista arranjou a igreja ao nosso gosto. Com passadeira vermelha, flores e velinhas ao longo do comprido corredor. Escolhi as pessoas que entrariam comigo na igreja e me levariam ao altar (o meu padrinho desde o carro até à passadeira e depois o meu avô até ao Pedro). Escolhemos os vestidos das nossas sobrinhas que ainda eram muito pequenas mas que tinham que ter um lugar de destaque.
Decorámos a quinta com fios de flores caídas. Preparámos um espaço com animação para as crianças. Colocámos um quadro para que cada pessoa deixasse um pouco da sua arte para nós (ficou giríssimo). Deixámos espalhados, textos de agradecimento aos nossos pais. As ementas, em texto (a mana Vera fez um texto muito giro) e as resumidas, tal como o porta guardanapos também foram feitos por nós. Em diferentes tecidos e adequados ao tema de cada mesa. Para marcar as mesas, fizemos marcadores com o nome de histórias de amor. O "placard" improvisado pela mana Vera eram corações pendurados nos fios de flores (que tinhamos pendurado em volta da quinta). Comprámos umas máquinas descartáveis para que cada mesa pudesse durante o dia ir gravando os momentos mais importantes da festa. Decorámos um livro "Uma história de amor" com fotos nossas e o texto oficial do casamento (mais uma vez, escrito pela mana Vera), onde todos podiam deixar o seu testemunho.
Oferecemos um pequeno brinquedo às crianças, conforme as idades. Aos adultos oferecemos bolos que é tradição dar aqui nos casamentos e um cd personalizado com dedicatória e músicas de amor escolhidas por nós.
Convidámos familiares e amigos. Havia 7 casamentos nesse dia (algumas pessoas conhecidas e outras dali de perto) mas mesmo assim foram 250 convidados. Muitos amigos como o meu pai gostaria.
No final, uma grande amiga minha, disse-nos que tinha sido o casamento que ela mais tinha gostado de ir. Um amigo do Pedro disse-lhe o mesmo, e um amigo de família disse-nos que se via que tinha havido muito amor a organizar tudo. Que tinha adorado, principalmente a forma como conseguimos que o meu pai "estivesse também presente", mas sem tristeza. Com muita alegria e amor como se pretendia naquele momento. Nunca vou esquecer estas e outras palavras.
Porque sempre imaginei um dia perfeito e dedicámo-nos muito para nos divertirmos e passarmos um dia muito feliz. Para que os nossos amigos sentissem o mesmo. Acho que sim. Que conseguimos.
Para mim, foi um dia perfeito. Que descreverei mais tarde, para que as memórias não fiquem por isso mesmo. Para que a minha filha um dia possa ler onde, e como começou esta nossa aventura. A nossa família. A nossa união.

4 Comments:

At 6/6/07 17:38, Blogger Diana Bento said...

Fiquei com os olhos cheios de lágrimas. Em cada linha, em cada palavra que aqui li, vi amor. Desejo, do fundo do coração, que se multipliquem os anos e que estejam sempre, todos, presentes, sem tristezas.

Beijo grande.

 
At 6/6/07 18:28, Anonymous Anónimo said...

E o termos ficado até às 4 da manhã a preparar as coisas na quinta quando tinhamos que acordar super cedo no dia a seguir? Foi uma aventura mas correu tudo tão bem, tava tudo tão giro! Principalmente o karaoke no final da noite, nem queríamos deixar o senhor ir embora! LOL!

 
At 6/6/07 19:57, Blogger Ana Rangel said...

Este texto está lindo e parece ter sido escrito com imenso carinho... :)

Beijinho.

 
At 7/6/07 13:53, Blogger Ricardo Fonseca said...

Difícil, difícil, foi encontrar sapatos para ir ao vosso casamento. E eu que detesto usar sapatos...lá encontrei e desde então só os calço em dia de casamento...têm de durar porque foram os únicos que não me faziam doer os pés.

Mas foi, de facto, um casamento muito giro.

Parabéns pelo aniversário de casamento...

 

Enviar um comentário

<< Home