sábado, dezembro 04, 2010

Começa cedo este ano, a saga do aniversário

Todos os anos em Janeiro, quando a menina mais velha da sala da Mariana faz anos, ela começa a contar os dias que faltam para o seu aniversário. Este ano há um menino "novo" na sala, que não foi para a primária porque só fazia anos no final de Novembro. Assim que ele fez os 6 anos, a Mariana começou a falar novamente no aniversário dela (afinal já "só" faltavam 8 meses). E agora todos os dias fala nisso.
Ontem acordou bem disposta e eu achei estranho ser Sexta-feira e ela não "rabujar" por causa da piscina. Até meados deste ano, ela tinha medo da piscina (penso que por causa do que aconteceu em Porto Santo). Depois nas nossas férias de Abril perdeu o medo. No Verão, embora reticente ao início, começou a nadar com braçadeiras. Como pensamos que é importante que aprenda a nadar, iniciou as aulas de natação como actividade extra-curricular, este ano lectivo. Nas primeiras aulas adorou. Depois começou a dizer que não queria ir (mas como era Halloween, pensei que era para ficar a brincar). Na semana a seguir voltou a "fazer fita" e até pensei que era por vergonha do professor (como aconteceu no piano). Lá descobri que era porque lhe tiravam uma braçadeira para ela nadar e a mandavam sem braçadeiras para mergulhar. Mas claro que não a deixámos desistir. Por ela, à primeira dificuldade deixava de ir, tal como queria fazer no piano. Não é que ela não queira ir, só que tem medo. E quando tem medo, tenta desistir.
Nas últimas duas semanas já não disse que não queria ir. Eu a medo perguntei-lhe se estava a gostar. Ela lá me explicou os níveis em que cada um estava e depois começou:
-"A C., o A., o G. (amigos da sala dela) já sabem nadar e a M. (menina um ano mais nova, que ela gosta muito) também já está na piscina à frente da minha."
-" Já sabem nadar, filha? Se calhar foram os pais que ensinaram ou então como já andavam na piscina o ano passado, aprenderam."- disse-lhe eu.
-" Quando chegar à escola vou perguntar ao A., ao G e à C. como é que eles aprenderam e depois quando estiver sentada à espera do autocarro toco no ombro da M. e pergunto-lhe. Blá, blá blá. Blá blá blá... Sabes mamã, eu e mais três meninos conhecemos o papá da M.."
-" Ai sim? Olha, eu também conheço. Quando a mamã diz que vai ao Sr. Dr. à noite, sabes? É o papá da M. que é o Dr. da mamã."
-" Ai é, mamã? Então, se a M. já tem 4 anos e tu conheces o papá dela, ela já pode vir aos meus anos. Assim tens que imprimir 19 convites para eu levar para a escola. Está bem, mamã? E o meu bolo pode ser de letras com o Pai Natal? E podíamos fazer os enfeites com bonecos de neve. Blá blá blá..."
-" Logo se vê, filha. Até lá..."

(Nota 1- Ela faz anos em Julho, e com o calor que deve estar, deve apetecer mesmo ter bonecos de neve na festa.
Nota 2- Os amiguinhos da sala dela são 18 e ela fez logo os cálculos para ter a certeza que eu não me esquecia deles e da M.
Nota 3- Agora até Julho, todas as conversas vão ter ao aniversário dela. Quer crescer à força.)

Etiquetas: ,