segunda-feira, novembro 29, 2010

Da doença da minha menina doce

Fez Sábado um ano que a Mariana teve a pior crise de asma de sempre. E eu apanhei um dos maiores sustos desde que sou mãe. Fez ontem um ano que fomos à consulta de Pneumologia, onde a doença da Mariana passou a ter um nome. Começou nesse mesmo dia a tomar medicação. Que fez até Maio deste ano, interrompendo até Outubro. Este mês recomeçámos novamente porque começou a ter crises. Nunca imaginei que um dia teria uma filha com uma doença crónica, mas dentro do rol de doenças que há, não me queixo. Espero que com a idade as crises vão desaparecendo.

Etiquetas:

3 Comments:

At 1/12/10 05:28, Blogger Ianita said...

Na minha fase revoltada da minha doença, gravei um "Sociedade civil" que falava inteiramente sobre problemas de tiróide.

Estava lá o director/fundador/especialista da associação de endocrinologistas ou whatever que disse que, se tivesse de escolher uma doença crónica para um filho, escolhia o hipotiroidismo. E explicou-se.

A partir desse dia deixei de fazer birra e aceitei. Há que aprender a relativizar. E a Mariana pode ter uma doença crónica, mas está diagnosticada e medicada. E vai vencer. E daqui a umas dezenas de anos vamos estar no discurso dela de aceitação do Nobel pela descoberta da cura das doenças crónicas todas :)

Beijos muitos e até já!

 
At 3/12/10 20:49, Blogger Dianamãe said...

Olá!
Não te perdi :D mas o tempo para comentar não tem sido muito... e este blog é daqueles que guardo na minha gaveta para ir visitando, memso que lá está, não chegue a comentar.
Mas ao fim das contas já lá vão uns aninhos de partilha :)

POis asma...
O meu Rafael ainda é do tempo em que nunca se dizia que uma criança era asmática, lavavam anos apelidados de crianças com bronquites asmáticas.
Até que no meio da idade em que tudo podia melhorar, a coisa complicou-se e aqui não vou mais possível esconder a verdade.
O Rafael passou a ser asmático.
Há 6 anos que vive com a doença, há quase 3 que passou a não viver doente.
Isto porque ainda hoje a doença não está controlada.
Significa que continua com medicação potentíssima.
Significa que estamos a tentar reduzir.

Sabes, o que mais custa, nem é ver os nossos filhos doentes, em plena crise... é vê-los a dizer com lágrimas nos olhos e por detrás de uma máscara, sentado numa cadeira de hospital, ao fim de 3 horas: "mãe porque é que eu sou asmático? já tou farto disto!"
Isto sim, trespassa-nos o coração...

Como mães temos que estar preparadas - para tudo!

Já passei as passinhas do Algarve com esta doença, é terrívelmente silenciosa... já passei horas aflitivas, medos impensáveis, responsabilidade acrescida. Mas estou aqui!
Assim como tu também conseguirás encontrar a melhor defesa para a tua filha.

Irás começar a identificar os sinais dela, irás dar por ti com o ouvido pregado às costas dela, tentando antecipar qualquer coisa.
Saberás também ajudá-la a respeitar a doença, a respeitar o seu tempo, a não se sentir vítima, com os exemplos de quem já passou esta fase e encontrou um equilíbrio - ele existe!

Nas fases das crises, não é fácil, eu compreendo-te.

Quando eles começam a falar e a exprimir as suas dores... para mim é bem mais complicado do que em bebés... porque as cólicas? essas passam, as doenças crónicas? essas tentamos controlar, para não descontrolarmos :)

Como sempre... qualquer coisa podes ser apitar!

jinhos grandes e toca a andar pr'á frente!

 
At 5/12/10 16:52, Blogger Patríciangélico said...

Obrigada Diana, por tudo. Um beijinho.

 

Enviar um comentário

<< Home