domingo, novembro 28, 2010

É assim que o recordo

Sou sempre reticente em relação a aceitar modernices. Com o Facebook não foi de forma diferente. Foi o pedido de um amigo que estava a viver em San Diego, que me fez aceitar aderir à rede social. No início nem percebia se estava no meu perfil ou na página principal. Com o tempo aprendi a movimentar-me. Mas sinceramente, tirando meia dúzia de conversas que tive por lá, usei pouco as potencialidades da dita rede. Há uns dias, a escola onde andei até ao 9º ano, fez 25 anos e houve uma festa, mas eu não pude ir. A minha irmã foi e disse-me que tinham estado em exposição os livros de ponto, com as nossas fotos. Fiquei com tanta pena de não ter ido. Quem me conhece, sabe como gosto destas "relíquias". Mas uns dias depois já tinham colocado os ditos livros de ponto no Facebook. E foi bom rever aquelas caras que conheci na infância. Algumas com quem tenho recordações partilhadas, tão especiais. Um dia destes vi o nome de um grande amigo daquela altura no FB e "fizemos amizade facebookana". Já não o vejo há uns anos, mas a mãe dele que recorre ao meu trabalho, mostrou-me uma foto da filha dele, mais nova que a Matilde 7 meses. Hoje, veio falar comigo:
-" Então miúda?"
E assim começou uma conversa espectacular. Estivemos a recordar algumas situações daquele tempo. E que recordações. Andávamos sempre juntos. Estudávamos juntos. Fomos os únicos de todo o 9ºano que fomos para a escola onde andámos até ao 12º ano. Sempre juntos. No 12º separam-nos de turma e depois a vida encarregou-se de continuar a "separação". Encontrámos-nos uns anos mais tarde em jantares do ano. Falámos como se nunca nos tivéssemos separado. Mas as nossas vidas em locais distantes um do outro voltaram a levar a melhor.
Hoje combinámos encontrar-nos para pormos a conversa em dia. E para as miúdas se conhecerem. Trocámos números de telemóvel. Falei tão à vontade com ele, como se não tivessem existido estes anos a separar-nos. E fiquei tão contente.
Lembro-me das tardes de estudo e brincadeira. Duma partida que ele pregava sempre ao meu cão. Dos 15 postais que me escreveu quando foi 15 dias para Inglaterra. Das corridas de bicicleta. De ele dizer aos rapazes que estavam a jogar futebol que só jogaria se me deixassem jogar também. De me levar ao colo na subida maior do Funchal porque eu tinha uma ferida no pé. De me carregar os sacos e as mochilas. Dos jogos de ténis, em minha casa. Das viagens de carro até à escola. Do cheiro dele. Das piadas. Das brincadeiras. Das zangas e pazes.
E hoje sinto que reencontrei "um irmão". E o que já me ri a relembrá-lo. As gargalhas que já dei hoje à conta daqueles nossos momentos. E o que eu gosto daquele rapaz inteligente, educado e com um sentido de humor apuradíssimo. Obrigada M. por estares de volta.

Etiquetas:

2 Comments:

At 29/11/10 01:19, Blogger Marta said...

Estudaste em Viseu? Provavelmente conheces alguns dos meus amigos, que também foram a esse encontro! :)
Realmente, em tempos, vi-te em Viseu e até te disse isso depois aqui no blogue, mas não fazia ideia que tinhas raízes geograficamente tão próximas das minhas, que vivo na Guarda! :)
Beijinhos

 
At 29/11/10 12:15, Blogger Unknown said...

O Facebook tem essa vantagem :D Eu ando a reencontrar é a malta do meu tempo de Coimbra e é tão bom :)))

 

Enviar um comentário

<< Home