segunda-feira, agosto 23, 2010

Como fazer uma criança feliz

Anda a pedir-me há tanto tempo (desde os 3 anos) para a ensinar a ler que decidi nas férias mostrar-lhe como se junta as letras. Peguei nos ditongos e expliquei-lhe como se fazia. Agora anda de "peito feito" a pensar que já sabe ler.
-" Mariana como é que se lê um A e um I?"
-" Ai."- diz orgulhosa.
(E o pai lá me vai explicando que não posso perguntar-lhe assim, no ar. Que ela é muito pequena e que tem que ver as letras escritas, não é imaginá-las).
-" E se tiver um V atrás?"
-" Vai."
Anda tão feliz que já pensa que sabe ler tudo.

(E agora temos o piolhico a perguntar também:
-" O que tá ali esquito mamã?"
Não chegava andar sempre a perguntar que horas são...)

Etiquetas: ,

4 Comments:

At 24/8/10 13:55, Blogger Ianita said...

Só há um cuidado a ter... a desmotivação no 1º ano, quando tiver de voltar a "aprender" isso. É à conta disso que muitas das crianças sobredotadas têm mau aproveitamento, ou apenas suficiente. Porque facilmente se desmotivam com o nível das aulas...

Por outro lado, não me parece certo não ir alimentando a curiosidade dela... têm de estar atentos e encontrar um ponto intermédio.

A Mariana vai ser uma génia! :)

Beijos a todos!

 
At 25/8/10 17:38, Blogger Unknown said...

A tua mais pequena deve ser como o André, quando a mana está a fazer os trabalhos diz que também quer fazer os trabalhos e depois faz bolas e diz "é com ó mãe!" LOL

 
At 26/8/10 11:02, Blogger Myself said...

A tua Mariana é como a minha Matilde...esgota a paciência a um santo com tanta vontade de saber mais e mais...
Apesar do cansaço que gera é um espectáculo vê-las crescer desta maneira...

;)

 
At 26/8/10 18:59, Blogger Elsa Filipe said...

Olá.
É de facto delicioso. A desmotivação pode acontecer mas isso passa se souber como levar as coisas quando essa altura chegar. Eu sabia ler quando fui para a 1ª classe e não era por isso que não gostava das aulas.

 

Enviar um comentário

<< Home