sexta-feira, junho 06, 2008

Não sei se ria pou se chore ou o que mais me vai acontecer nesta gravidez

Entrámos e a assistente mandou-nos sentar, enquanto o Dr. estava a preparar a sala de observação. Só o ouço no gozo:
- "Olha, a Patrícia que tem a bebé transversa e como tal já pode pular e trabalhar 10 horas seguidas, por dia. Como está transversa, não nasce."
Ele estava no gozo, porque na segunda feira depois da eco, fui pedir-lhe para me diminuir a medicação, porque supostamente se ela estava atravessada, não nasceria. (Claro que eu sei que o desencadear do trabalho de parto não tem nada a ver com a posição do bebé, mas fiz-me de burrinha para ele me deixar diminuir a medicação).
Assim que me viu, começou logo a dizer que eu estava com um sorriso rasgado. Que estava diferente. Até estava mais bonita.
Mediu a tensão, etc e passei à observação. Eu já tinha notado que a barriga desde terça feira tinha descido e que a Matilde estava mais do lado direito mas nunca pensei ouvir o que ouvi a seguir. A criança decidiu passar a posição pélvica. Ou seja, está sentadinha. O que vale é que eu ando tão feliz por ter passado as 32 semanas que reagi bem. Mas disse-lhe que não queria um parto normal com ela sentada (se sou estreita para um bebé cefálico, o que não será com um sentado). Mas que também não quero uma cesariana. Ele riu-se e perguntou-me o que queria, então.
Falou-me da possibilidade de desencadear o trabalho de parto e depois ter mesmo de ser cesariana. E acreditam que eu estou tão estupidamente feliz, que nem estava a imaginar bem a coisa.
Falámos sobre as próximas análises, próxima consulta e sobre parto humanizado, doulas, etc. Aconselhou-me a ler um livro sobre estes temas e disse-me que era bom que fosse à próxima consulta das 35 semanas +5 dias. Diz que antes das 34 nem pensar e que mesmo depois disso, um bebé muito pequeno me vai dar muito mais trabalho futuramente e muito mais desgaste. Assim sendo, não me deixou retirar a medicação, porque embora ela esteja sentada ainda pode virar e se eu entrar em trabalho de parto, ela nasce de qualquer maneira. Mantem-se as recomendações (e o colo do útero continua molinho mas não evoluiu mais).

Etiquetas: ,